Frases de Aborígine | Frases, Mensagens e Legendas

É uma coisa muito aborígine de se fazer, dar aos jovens maiores responsabilidades dentro da comunidade à medida que eles se tornam capazes de assumir essas responsabilidades. É uma transferência de papéis culturalmente apropriada que envolve respeito em ambas as direções. Do mais jovem para o mais velho e do mais velho para o mais jovem.

Como povo aborígene, sempre mantivemos a nossa resiliência, o nosso humor e a nossa integridade cultural – manteremos sempre os nossos sonhos e uma visão para o futuro do nosso povo.

Para os líderes aborígenes, a obrigação social e moral que acompanha a liderança comunitária é vitalícia. Aqueles que lideram, que têm autoridade, devem cuidar e cuidar daqueles que ficam atrás.

O tratamento dado pela Austrália ao seu povo aborígine será o motivo pelo qual o mundo julgará a Austrália e os australianos – não apenas agora, mas na perspectiva mais ampla da história.

Se você veio me ajudar, está perdendo seu tempo. Mas se você veio porque sua libertação está ligada à minha, então vamos trabalhar juntos.

Temos uma dívida com os povos aborígenes que já dura quatro séculos. É a sua vez de se tornarem parceiros plenos, no desenvolvimento de um Canadá ainda maior. E a reconciliação necessária pode ser menos uma questão de textos legais do que de atitudes do coração.

Devemos começar a compreender outras culturas, como a cultura aborígine. Eles têm uma harmonia com a Terra e dessa harmonia cresceu uma certa espiritualidade.

Ninguém diga que o passado está morto, o passado diz respeito a nós e a nós mesmos.

Onde quer que o europeu tenha pisado, a morte parece perseguir o aborígene.

Então, o que é o Sonhar? Eu diria que Sonho é um termo não-indígena usado em seu sentido mais amplo para descrever as histórias de nossos ancestrais e como eles moldaram a terra e como ainda fazem parte dela… Em toda a Austrália Aborígine existem tantos termos diferentes para Dreaming, pois existem grupos de idiomas

Quanto mais você sabe, menos precisa dizer.

É algo que sempre quis: ser conhecido como australiano. Quando eu era mais jovem, sempre fui chamado de tenista aborígine. Agora acho que o prêmio significa que fui reconhecido como artista e isso me deixa feliz… Provavelmente foi um prazer tão grande quanto vencer Wimbledon.

A maioria dos aborígenes não quer esmolas porque percebem que a assistência social os está matando.

Eu não estava ciente do impacto que tinha causado na vida dos aborígenes até viajar um pouco e visitar várias comunidades em Victoria. Ver a maneira como meu pessoal olhou para mim e saber que fiz a diferença para eles foi uma honra.

O problema de os políticos conhecerem as questões nos municípios indígenas é que tendemos a sofrer do que os aborígenes chamam de “síndrome da gaivota” – nós voamos, arranhamos e voamos.

Quanto mais você sabe, menos você fala.

Nós, como povo aborígine, ainda temos que lutar para provar que somos seres humanos simples, iguais a todos os outros. Você sabe, eu cresci, nasci em um cobertor do governo debaixo de uma palmeira. Vivi debaixo de arbustos de lantana, vi mais jantares do que jantares, conheci a discriminação, conheci o preconceito, conheci todas essas coisas… mas parte disso ainda está presente. nós… e isso precisa ser mudado.

As crianças, cada uma dessas crianças, está em contato com a natureza e a cultura tradicional aborígine, então uma parte muito importante de conseguir performances delas foi apenas deixá-las em paz e tentar capturar a espiritualidade única que havia em cada uma delas.

Minha arte fala e continuará a falar, transcendendo barreiras de nacionalidade, idioma e outras forças que podem causar divisão, fortalecendo a grandeza do espírito que sempre foi a base do povo Ojibwa.

Quanto mais você sabe, menos você entende.

Gênio. . . surge na preocupação natural e original pela unidade consciente de todos os fenômenos.

Ainda hoje, quando uma mãe aborígine percebe os primeiros sinais de fala em seu filho, ela deixa-o lidar com as “coisas” daquele país em particular: folhas, frutas, insetos e assim por diante. “Damos armas e jogos de computador aos nossos filhos”, disse Wendy. “Eles deram a terra aos filhos.”

A costa da Colúmbia Britânica foi um dos três principais centros da América aborígine.

Existe uma conexão direta entre a violência contra a Terra e a violência contra as mulheres.

Os conceitos de comunidade e vida comunitária, desde o Sonho, sempre tiveram um significado especial para os povos aborígenes porque ambos forneciam os ambientes físicos, culturais, espirituais e sociais, que apoiavam crianças, jovens, famílias e idosos.

Frases aborígines – Parte 2

A maioria dos australianos vive nas cidades da costa leste, onde o contato entre negros e brancos ocorreu 200 anos antes do que na costa oeste – e onde 95% dos australianos conseguem viver 95% de suas vidas sem nunca vendo um rosto aborígine.

Se a Austrália é o país da sorte, os aborígenes devem ser o povo mais azarado do mundo.

Os aborígenes são fundamentais porque têm uma noção diferente de onde pertencemos e como interagimos com a natureza.

Meu pai me ensinou, desde as primeiras lembranças de infância, por meio dessas conexões com povos aborígenes e tribais, que é preciso sempre proteger o status sagrado das pessoas, independentemente da praga.

Já enfrentamos muitos abusos ignorantes no passado, mas você se pergunta quando um ex-legista estadual ataca abertamente famílias aborígines que passaram por um inferno.

Grande parte da minha identidade como aborígene tem a ver com a família.

O que é importante é que fui capaz de demonstrar a outras mulheres e também aos aborígenes em geral que os aborígenes são capazes de fazer estas coisas e as mulheres são capazes de fazer estas coisas e as mulheres aborígenes são capazes de fazer estas coisas.

Infelizmente para muitos aborígenes, é claro, eles estiveram na situação de serem arrebanhados em reservas governamentais. A sua própria responsabilidade foi assumida pelos Protetores dos Aborígenes e pelos funcionários do governo e se você se tornar parte desse sistema, será sempre difícil escapar dele.

Vou vencer pelo meu país. Sou o primeiro aborígine a ganhar isto. Isso não é alguma coisa? Eu gostaria que meu pai estivesse vivo para ver isso. Ele ficaria tão orgulhoso quanto eu.

As famílias dos aborígenes que morreram sob custódia em NSW sofrerão novamente por causa dessas mentiras inocentes.

O nativo americano tem sido geralmente desprezado por seus conquistadores brancos por sua pobreza e simplicidade. Esquecem-se, talvez, que a sua religião proibia a acumulação de riqueza e o gozo do luxo… Além disso, era regra da sua vida partilhar os frutos da sua habilidade e sucesso com os seus irmãos menos afortunados. Assim, ele manteve seu espírito livre da obstrução do orgulho, da cupidez ou da inveja, e executou, como acreditava, o decreto divino – um assunto profundamente importante para ele.

Acho difícil dizer que sou negra primeiro e depois mulher ou vice-versa. Não posso fazer esse tipo de distinção. Entre as mulheres aborígenes, faço o meu melhor para aumentar a sua consciência, tanto como mulheres como como aborígenes.

Enquanto eles me conduziam, olhei para cima e ao redor das galerias e pude sentir que toda a raça aborígine, daqueles que tinham ido antes, estava lá em cima, e pude visualizar, pude ouvir vozes e entre aqueles vozes era a voz do meu avô dizendo: ‘Está tudo bem agora, garoto, você finalmente está no conselho com os Anciãos Australianos. Agora tudo vai ficar bem.’

Um futuro onde todos os australianos, independentemente das suas origens, sejam parceiros verdadeiramente iguais, com oportunidades iguais e com igual interesse na definição do próximo capítulo na história deste grande país, a Austrália.

Desde o início, os Povos Nativos viveram uma vida em harmonia com tudo o que nos rodeia. É uma crença de que toda a humanidade está relacionada entre si. Cada um tem um propósito, espírito e sacralidade. É um entendimento com o Grande Espírito ou Criador que seguiremos esses caminhos. E neste entendimento acreditamos que estamos relacionados com todas as outras espécies vivas.

Historicamente falando, passamos de índios a pagãos, a selvagens, a hostis, a militantes, a ativistas, a nativos americanos. Já se passaram quinhentos anos e eles ainda não conseguem nos ver. Ainda somos invisíveis.

Quanto mais você sabe, menos precisa.

Lembre-se de que quanto mais você sabe, menos teme.

Já me disseram muitas vezes que, quando ganho, deixo meu povo orgulhoso de ser australiano. Eu sou aborígene, sou um deles e cada vez que ganho ou sou homenageado assim, deveria ser um exemplo para os aborígenes que podem pensar que não têm para onde ir a não ser cair. Mas o mais importante é que sou australiano e gostaria de fazer com que todos os australianos se sentissem orgulhosos de ser australianos. A nossa sociedade é verdadeiramente multicultural e deve ser unida como tal. Gostaria de acreditar que os meus sucessos são celebrados por todos os australianos, unindo a nossa nação.

Quanto mais você sabe, menos você carrega

Em muitas tradições, o mundo nasceu com um canto: os aborígenes australianos acreditam que foi isso que os seus antepassados ​​fizeram. No pensamento hindu e budista, Om foi a sílaba-semente que criou o mundo.

Os governos atuais estão incentivando o separatismo na Austrália, fornecendo oportunidades, terras, dinheiro e instalações disponíveis apenas para os aborígenes.

Acho que esse é um dos problemas que estamos enfrentando nas questões indígenas. Por que não estamos confrontando as questões que vão resolver isso, a raiva e a culpa. A raiva do lado aborígine; a culpa do lado não aborígene. Temos que lidar com isso, seguir em frente e começar a fazer um trabalho de verdade.

Os povos aborígenes da Austrália ilustram sucintamente o conflito entre a tecnologia e o mundo natural, perguntando: ‘O que vocês farão quando os homens inteligentes destruírem sua água?’ Na verdade, é para isso que o mundo está chegando.

Os artistas urbanos têm que enfrentar o estigma não apenas da Austrália branca, mas também da Austrália negra; é horrível quando as pessoas dizem que sua arte não é “aborígine” se não contém pontos, linhas ou metades.

Frases aborígines – Parte 3

O espírito do homem é nômade, seu sangue é beduíno, e o amor é o primeiro rastreador do rastro desbotado do deserto de seu eu perdido; e assim passei a viver minha vida não por um plano consciente ou desígnio pré-arranjado, mas como alguém seguindo o vôo de um pássaro.

Temos muita sorte, como australianos, de ter entre nós as culturas mais antigas da história da humanidade. Culturas que ligam a nossa nação à mais profunda antiguidade. Temos arte rupestre aborígine em Kimberley que é tão antiga quanto as grandes pinturas rupestres paleolíticas em Altamira e Lascaux, na Europa.

…ontem, hoje e amanhã não são uma flecha que dispara do passado para o presente e para o futuro; antes, todos os tempos, o sono e a vigília, misturam-se e coabitam numa duração atemporal que vai além dos relógios e dos calendários. O mundo aborígine começou há muito tempo, quando os Ancestrais cantavam no Dreamtime os ritmos cósmicos que dão forma às coisas que vemos, e é o começo agora mesmo, quando um Tiwi vivo canta as canções dos Sonhos que continuam, ou são, o mundo.

Quero ser um modelo positivo, especialmente para as crianças e os aborígines… Quando as pessoas me veem, muitas vezes tudo o que veem é outro atleta australiano tentando. Só quando veem a imagem completa de Cathy Freeman é que percebem o quanto estou orgulhoso de minha ascendência e herança. Gostaria de um pouco mais de tolerância e aceitação da minha cultura e de todas as diferentes culturas que compõem a Austrália.

As cores são ideias primordiais, filhas da primeira luz incolor e de sua contraparte, a escuridão incolor. A Luz, esse primeiro fenômeno do mundo, nos revela o espírito e a alma viva do mundo através das cores.

Uma vez, papai me disse que, caso ele falecesse, se houvesse alguma maneira de me avisar que ele ficaria bem – que todos nós ficaríamos bem – a mensagem chegaria até mim na forma de um pena Branca. Então algo aconteceu comigo há cerca de dez anos, quando eu estava em turnê pela Austrália. Fui presenteado com uma pena branca por um ancião tribal aborígine, o que definitivamente me deixou sem fôlego. Uma coisa é certa é que a pena branca sempre representou paz para mim.

Tenho esperança de poder ser não apenas um primeiro-ministro, mas um primeiro-ministro para assuntos aborígines, o primeiro que imagino que já tivemos.

Ainda temos políticas vergonhosas para os requerentes de asilo e os aborígenes australianos continuam a morrer sob custódia.

O célebre pintor aborígine Albert Namatjira adorou as gomas fantasmas do Território do Norte… Elas são evocativamente australianas, seus troncos brancos contrastam com a terra vermelha e o céu azul profundo da região Dreamtime que durante séculos sustentou o povo Aranda de Namatjira .

A coisa mais perigosa é um adolescente entediado. Eles têm o estigma de serem indígenas, aborígenes e todas as armadilhas que isso acarreta. A conexão vem muito mais dessas crianças, desertas ou não. Eles estão saindo para o mundo.

A descoberta de ouro e prata na América, a extirpação, escravização e sepultamento em minas da população aborígine, a transformação de África num labirinto para a caça comercial de peles negras, assinalaram o alvorecer rosado da era capitalista. produção.

Na opinião comum, não apenas os únicos bons aborígenes estão mortos, mas todos os aborígenes são sagrados ou desprezíveis de acordo com o tempo em que estão mortos.

Minha relutância em iniciar qualquer relacionamento com homens foi afetada pelo fato de que muitos homens aborígenes estão muito feridos e não são capazes de ter um relacionamento saudável devido a danos históricos e com homens não-nativos porque não quero mais ter educá-los sobre questões indígenas. Estou cansado de ser educador ou enfermeiro.

É impossível restaurar as sociedades sustentáveis ​​dos povos indígenas e aborígenes. Mas os valores que incorporaram – a gestão cuidadosa da terra, o uso modesto das suas riquezas, a salvaguarda do futuro das gerações vindouras, a moderação e o mais alto grau de auto-abastecimento possível – podem reanimar sonhos antigos e ainda não realizados de uma economia segura. sustento para todos.

As orações nunca trazem nada… Elas podem trazer consolo para os idiotas, os fanáticos, os ignorantes, os aborígines e os preguiçosos – mas para os iluminados é o mesmo que pedir ao Papai Noel que traga algo para você no Natal

Os aborígenes têm muito a celebrar na herança britânica deste país

Este pássaro vê o homem branco chegar e o índio se retirar, mas não se retira. Sua voz indomável ainda é ouvida acima do tilintar da forja… Resta nos lembrar da natureza aborígine.

O que eu gostaria de ver são serviços de educação e saúde suficientemente bons sendo prestados ao povo aborígine, para que eles estejam preparados e prontos para sair e ingressar na corrente econômica dominante, se essa for sua escolha.

Nosso primeiro-ministro poderia abraçar e perdoar as pessoas que mataram nossos amados filhos e pais, e deveria fazê-lo, mas não poderia, não iria, pedir desculpas ao povo aborígine por 200 anos de assassinatos e abusos. A batalha contra os turcos, disse ele em Galípoli, era a nossa história, a nossa tradição. A guerra contra os aborígenes, já havia dito em casa, acontecera há muito tempo. A batalha nos fez; a guerra que venceu o continente foi melhor esquecida

Nós mesmos fazemos parte de uma guilda de espécies que residem dentro e fora de nossos corpos. Os povos aborígenes e os praticantes ayurvédicos da Índia antiga têm nomes para essas guildas, ou seres constituídos (como nós) por duas ou mais espécies formando um único organismo. A maior parte da natureza é composta por grupos de espécies que trabalham de forma interdependente.

A própria palavra “mudança” mudou. Quando eu era jovem – e não apenas porque era jovem – aguardávamos com impaciência e confiança a mudança. Mudanças planeadas, controladas e benéficas continuariam a limpar bairros de lata, a varrer os restos do império, a elevar os padrões de vida e de educação, a eliminar – com firmeza mas gentilmente – os últimos aborígenes que ainda deliravam com a glória marcial ou o orgulho da riqueza. Agora, parece-me que a mudança é definida quase exclusivamente na tonalidade menor, sendo a mudança vista esmagadoramente como perda.

Mais de 120 comunidades aborígines administram seus próprios serviços de saúde – algumas já fazem isso há 30 anos. Eles lutam com problemas médicos difíceis. Eles também tentam lidar com aconselhamento, questões de gerações roubadas, relações familiares, violência, prevenção de suicídio.

Meu melhor amigo era aborígine.

A Austrália aborígine é um lugar difícil de trabalhar, difícil e difícil.

Na Austrália Ocidental, minerais estão sendo extraídos de terras aborígenes e enviados para a China com um lucro de um bilhão de dólares por semana. Neste estado, o mais rico e “em expansão”, as prisões estão repletas de aborígenes atingidos, incluindo jovens cujas mães estão nos portões da prisão, implorando pela sua libertação. O encarceramento de australianos negros aqui é oito vezes maior que o de sul-africanos negros durante a última década do apartheid.

Frases aborígines – Parte 4

Infelizmente, hoje restam apenas alguns falantes de kakadu ou gagadju. O trabalho, então, preocupa-se com os meus sentimentos sobre este lugar, a sua paisagem, a sua mudança de estações, a sua estação seca e a sua estação chuvosa, o seu ciclo de vida e morte, o material melódico em Kakadu, como em grande parte da minha música recente, foi sugerido pelos contornos e ritmos do canto aborígine.

Em toda sociedade civilizada existe uma raça de homens que mantêm os instintos dos canibal aborígines e vivem de seus semelhantes como alimento natural.

A consciência é o primeiro Vigário de Cristo.

Ao lidar com o Estado, devemos lembrar que as suas instituições não são indígenas, embora já existissem antes de nascermos; que não são superiores ao cidadão; que cada um deles já foi obra de um único homem; toda lei e uso eram um expediente de um homem para atender a um caso particular; que todos eles são imitáveis, todos alteráveis; podemos fazer o mesmo; podemos melhorar.

Sim, sou aborígine, mas tenho o direito de ser vanguardista como qualquer artista branco.

Dentro do contexto do vocabulário alquímico, a experiência psicodélica, tal como nos é trazida através de plantas que há muito tempo estão na posse do povo aborígine, parece ser um fenómeno idêntico.

O nome Kylie pode ser usado para Scrabble, pois é uma palavra aborígine para bumerangue. É por isso que Minogue é tão boa em reviravoltas.

Se você possui o título de qualquer bloco de terra em Nova Gales do Sul, pode apostar que um aborígine em algum momento foi desapropriado dele.

A reconciliação não funcionará se der maior valor aos gestos simbólicos e às promessas exageradas, em vez das necessidades práticas dos aborígenes e dos ilhéus do Estreito de Torres em áreas como saúde, habitação, educação e emprego.

A chave amplamente oculta do mundo simbólico é o tempo; na verdade, está na origem da atividade simbólica humana. O tempo, portanto, ocasiona a primeira alienação, o caminho para longe da riqueza e da totalidade aborígines.

No que me diz respeito, qualquer aborígine que chega lá e aceita dinheiro que foi oferecido como um pacote para este bicentenário está na verdade aceitando dinheiro sangrento. Ainda temos pessoas com lepra e ainda temos problemas tremendos. Estes problemas não têm sido nossos, são os problemas da população europeia da Austrália.

É uma antiga palavra aborígine que significa ‘Vamos nos reunir e nos divertir’. Eles nos deram a palavra porque não precisavam mais dela.

Muitas pessoas simplesmente não conectam os problemas sociais com a história de desapropriação dos aborígenes. Há um problema com os activistas pró-palestinos na Europa e nos EUA: a forma como retratam Israel como se fosse uma ilha do mal num oceano de boa vontade. Infelizmente não estamos. Este mundo não é feito de Estados benignos e progressistas, sendo Israel a única exceção.

Para mim, nenhum pintor jamais compreendeu tão bem a luz, as distâncias, a fantasmagórica origem do oeste americano tão bem quanto Maynard Dixon. O grande clima de seu trabalho é a solidão, o efeito da terra e do espaço nas pessoas. Embora seu trabalho esteja perfeitamente bem em suas reivindicações de beleza, ele oferece uma visão espiritual do Ocidente indispensável para qualquer pessoa que o entenda.

Em 1976, eu estava trabalhando na região do Golfo, perto de Cape York, em uma comunidade aborígine de cerca de 300 pessoas. A Secretaria de Saúde enviou uma equipe e vacinou cerca de 100 deles contra a gripe. Seis morreram em cerca de 24 horas e nem todos eram idosos, um homem tinha vinte e poucos anos. Eles jogaram os corpos em caminhões para levá-los ao litoral, onde foram feitas as autópsias. Parecia que eles morreram de ataques cardíacos.

Ganhei a cadeira de Oxley em grande parte por uma questão que resultou em ser chamado de racista. Essa questão estava relacionada ao meu comentário de que os aborígenes recebiam mais benefícios do que os não-aborígenes.

Passei algum tempo no sertão, mas conhecer os aborígenes e trabalhar com eles foi maravilhoso. Isso me deu uma grande apreciação de como a vida é difícil e do espírito indomável que o povo aborígine sempre possuiu.

As líderes aborígenes de Papunya – as Artistas de Papunya – realizaram uma dança para mim: a dança da Formiga Mel. Eles nunca fizeram isso por mais ninguém. Eles me homenagearam com um bastão cerimonial que representa a história da terra.

Tenho toneladas de arte aborígine e nativa americana, mas gostaria de ainda mais.

Garanto-lhe, policial Morgan, que sou bastante são, pelo que entendo a palavra, talvez a pessoa mais sã nesta sala, pois não tenho ilusões. Eu me libertei, você vê, do fingimento que pesa sobre a maioria dos homens. Assim como a nossa presa, eu não imponho ordem onde ela não existe; Não pretendo que exista mais do que existe, ou que você e eu sejamos algo mais do que somos. Essa é a essência de sua beleza, Morgan, a pureza original de seu ser, e é por isso que os admiro.

A adoração do sol foi uma das formas mais antigas e naturais de expressão religiosa. Teologias modernas complexas são apenas envolvimentos e amplificações desta simples crença aborígine.

A mais justa de todas as guerras é a guerra contra os selvagens, embora possa ser também a mais terrível e desumana. O colono rude e feroz que expulsa o selvagem da terra coloca toda a humanidade civilizada em dívida com ele. …[É] de importância incalculável que a América, a Austrália e a Sibéria passem das mãos de seus proprietários aborígenes vermelhos, negros e amarelos e se tornem herança das raças dominantes no mundo.

Devo considerar os próprios alemães como aborígenes e não misturados de forma alguma com outras raças por meio de imigração ou relações sexuais. Pois antigamente não era por terra, mas sim a bordo de navios, que chegavam aqueles que procuravam emigrar; e o oceano ilimitado e, por assim dizer, hostil além de nós, raramente é acessado por uma vela vinda do nosso mundo.

Toda pessoa é um Hindu que considera e possui este Bharat Bhumi, esta terra do Indo aos mares, como sua Pátria e também como Terra Santa, ou seja, a terra de origem de sua religião… Consequentemente, o chamado tribos aborígenes ou das colinas também são hindus: porque a Índia é sua pátria e também sua terra santa de qualquer forma de religião ou culto que sigam.

Beyond Bookchin”, David Watson, do Fifth Estate, argumenta que a sociedade aborígine representa uma utopia viável. Ele cita favoravelmente o antropólogo Marshall Sahlins; “Temos tendência a pensar nos caçadores e coletores como pobres porque não têm nada, talvez seja melhor considerá-los, por esse motivo, como livres.

Frases aborígines – Parte 5

Uma das minhas primeiras lembranças é de estar nos bastidores do Bran Nue Dae, em Darwin, quando eu tinha oito anos. É um show tão divertido e feliz e uma verdadeira celebração de ser aborígine… foi realmente ótimo e alcançável como carreira. Tudo parecia normal.

Meu pai me ensinou, desde as primeiras lembranças da minha infância, por meio dessas conexões com os povos aborígenes e tribais, que é preciso sempre proteger o status sagrado das pessoas, independentemente do passado. Cada vez que você perde um animal, é como perder um tijolo de casa. Logo a casa cai, sabe?

Para os Amahuaca, os Koyukon, os Apache e os diversos povos aborígines da Austrália – assim como para vários outros povos indígenas – a coerência da linguagem humana é inseparável da coerência da ecologia circundante, da vitalidade expressiva do mais terreno mais do que humano. É a terra animada que fala; a fala humana é apenas uma parte desse discurso mais vasto.

Ao contrário dos caçadores aborígenes, os caçadores comerciais de focas deixam as carcaças no gelo para apodrecer.

A sabedoria antiga e os físicos quânticos são companheiros improváveis: na mecânica quântica, o observador determina (ou até traz à existência) o que é observado, e o mesmo acontece com os Tiwis, que dissolvem a distinção entre eles e o cosmos. Na física quântica, as partículas subatômicas influenciam-se mutuamente à distância, e isso está de acordo com a visão aborígine, na qual pessoas, animais, rochas e árvores se entrelaçam no mesmo tecido entrelaçado.

Cada vez mais, o antigo nome é absorvido por mim. Mannahatta, ‘o lugar cercado por muitas marés rápidas e águas cristalinas.’ Que nome adequado para a grande cidade-ilha democrática da América! A palavra em si, que linda! quão cedo! como parece erguer-se com torres altas, brilhando ao sol, com a atmosfera, a vista e a ação do Novo Mundo!

Minha família veio para a Austrália na Primeira Frota. Minha família está naquele país há muito tempo, mais de 100 anos. Se sua família mora na Austrália há muito tempo, todo mundo tem um pouco de [sangue aborígine]. Sei que minha família tem porque temos uma doença ocular que só os aborígenes têm.

Os astrônomos disseram: ‘Dê-nos matéria e um pouco de movimento e construiremos o universo. Não basta termos matéria, é preciso também ter um único impulso, um empurrão para lançar a massa e gerar a harmonia das forças centrífugas e centrípetas.’ … Não há fim para as consequências do ato. Esse famoso empurrão inicial se propaga por todas as bolas do sistema e por cada átomo de cada bola.

Agora, eu sei que há alguns aborígenes que não estão felizes com o Dia da Austrália. Para eles continua sendo o Dia da Invasão. Acho que uma visão melhor é a de Noel Pearson, que disse que o povo aborígine tem muito a celebrar na herança britânica deste país.

Por que o fato de 100 mil mulheres decidirem interromper a gravidez não é considerado uma tragédia nacional que se aproxima da escala, digamos, da expectativa de vida dos aborígenes ser 20 anos menor que a da comunidade em geral?

Povos nativos – cerca de dois terços do urânio nos Estados Unidos estão em terras indígenas. Em escala mundial, cerca de 70% do urânio está em terras aborígenes na Austrália ou no subártico do Canadá, onde os povos nativos ainda lutam contra a mineração de urânio.

Não somos nada: imitações, cópias, fantasmas: repetidores daquilo que mal entendemos, ou seja, quase nada: os fósseis animados de uma pré-história que não viveu nem aqui nem ali, conseqüentemente em lugar nenhum, pois somos aborígenes estrangeiros, transplantados desde o nascimento em nossos respectivos países de origem.

É muito fácil para os australianos que vivem nas grandes cidades romantizarem ou demonizarem a situação nos lugares aborígines – olharem para as coisas através do prisma dos “nobres inocentes” ou através do prisma “cronicamente disfuncional”, e suspeito que isso seja tantas vezes é o caso.

Pode não haver um bom trabalho para [os aborígenes], mas seja o que for, eles simplesmente precisam fazê-lo, e se estiver recolhendo lixo na comunidade, simplesmente precisa ser feito.

A cultura levou-nos a trair o nosso próprio espírito e totalidade aborígines, para um reino cada vez pior de estranhamento sintético, isolador e empobrecedor. O que não quer dizer que não existam mais prazeres quotidianos, sem os quais perderíamos a nossa humanidade. Mas à medida que a nossa situação se aprofunda, vislumbramos o quanto deve ser apagado para a nossa redenção.

Mesmo assim, Peter Norman levou em conta que os aborígenes estavam sofrendo tanto na Austrália quanto os negros nos Estados Unidos.

As pessoas olham para mim e não veem o que consideram ser um aborígine típico.

Aprendemos música russa e, claro, música clássica da Europa Ocidental, mas nada da nossa cultura tuvana. Penso que esse era o maior problema dos comunistas – eles não se importavam com a vida cultural dos povos aborígenes, especialmente aqui na Sibéria. Talvez isso os tenha levado ao colapso.