O que é coesão por referência | coesão por referência

A coesão referencial é responsável por criar um sistema de relações entre as palavras e expressões dentro de um texto, permitindo que o leitor identifique os termos aos quais se referem. O termo que indica a entidade ou situação a que o falante se refere é chamado de referente.

Quais os tipos de coesão referencial?

Pode ocorrer coesão referencial em elipses, anáforas, catáforas, contiguidades e reiterações.

Quais são os três tipos de coesão por referência *?

São cinco os tipos de coesão: por referência, por substituição, por elipse, por conjunção e pelo léxico. A coesão textual é um importante elemento que não deve ser esquecido em uma boa redação.

O que é o referente de um texto?

Os referentes textuais são os mecanismos lingüísticos que estabelecem a conectividade e a retomada de idéias, garantindo a coesão textual.

O que é elemento referencial?

A coesão referencial é um elemento de articulação textual que utilizamos para criar vínculos entre as palavras, entre as orações e entre diferentes partes de um mesmo texto.

O que é coesão e exemplo?

⇒ Coesão por substituição: são empregadas palavras e expressões que retomam termos já enunciados através da anáfora. Observe o exemplo: Os alunos foram advertidos pelo mau comportamento. Caso isso volte a acontecer, eles serão suspensos.

O que é coesão referencial e lexical?

A coesão lexical é um processo de coesão textual que assenta na repetição de uma mesma palavra ao longo do texto ou então na sua substituição por outras palavras que mantenham com ela uma relação semântica. No caso apresentado, existe, de facto, uma relação lexical entre as palavras Orpheu e revista.

O que é anáfora catáfora e elipse?

Anáfora e catáfora são antecipações ou retomadas de termo presente ou não no texto. A diferença entre esses mecanismos depende da posição ocupada em relação ao item referido.

Quais são as formas de progressão referencial?

A referenciação ocorre, basicamente, por meio de dois movimentos, chamados de movimentos retrospectivo e progressivo, respectivamente anáfora e catáfora. Tomando como objeto de análise o mesmo exemplo, vamos observar agora as anáforas e catáforas presentes no texto.

Quais são os elementos de coesão?

Os elementos da coesão — preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais — deixam claro qual é a relação lógica entre cada ideia, dando ao leitor uma indicação do rumo que a frase vai tomar.

O que é referente exemplos?

Referente é um adjetivo que significa relativo a, que diz respeito a, respeitante. Por exemplo: “No referente à segurança, o presidente anunciou que o Estado comprará novos satélites para monitorar as fronteiras e combater o narcotráfico”.

Como identificar o referente?

Por referente, entende-se a entidade extralinguística que é identificada por um nome comum especificado por um artigo definido ou um demonstrativo («a maçã», «esta/essa/aquela maçã»), por um pronome pessoal (eu, tu, ele/ela, etc.) ou por um nome próprio (Raquel, João, Maria, etc.).

Qual o papel dos elementos de referência em um texto?

Esta é responsável pela progressão do texto através da retomada de referentes, utilizando vários mecanismos, como a repetição de expressões, o uso de pronomes, a elipse, etc.