O que é CP em química | calor especifico do ar

Calor específico é uma grandeza física intensiva que define a variação térmica de determinada substância ao receber determinada quantidade de calor.

O que é o calor específico?

O calor específico é definido como a quantidade de energia necessária para que 1 g de uma substância sofra aumento ou diminuição de temperatura de 1°C.

O que é CP da água?

A capacidade calorífica da água pode ser determinada pelo aquecimento de uma certa massa, m, conhecida de água, sendo conhecidos a variação da temperatura (ΔT) e a quantidade de energia fornecida. Cp ∆ = . Sendo V a voltagem, t o tempo de fornecimento de energia elétrica e R a resistência do ebulidor.

Como calcular o volume específico do ar?

Às vezes, o volume específico é expresso em termos do número de centímetros cúbicos ocupados por um grama de uma substância. Nesse caso, a unidade é o centímetro cúbico por grama (cm3/g ou cm3·g−1). Para converter m3/kg em cm3/g, multiplique por 1000; inversamente, multiplique por 0,001.

O que é cv e CP?

Para um processo a volume constante a capacidade térmica (CV) é definida com base na energia interna (U) do material. No caso de um processo a pressão constante o cálculo da capacidade térmica (CP) requer a substituição da energia interna pela entalpia (H).

Porque o CP é maior que o CV?

Por que Cp é maior que Cv (Cp>Cv)? porque, para uma mesma variação de 1 grau kelvin, K, na temperatura de um corpo, precisa-se de mais calor à pressão constante do que à volume constante, porque parte desse calor é gasto em trabalho (W) sem haver aumento da variação de energia interna do sistema.

Como calcular Q MC ∆ t?

Essa equação define a quantidade de calor (Q) que um corpo de massa (m) e calor específico (c) absorve ou libera para variar sua temperatura em certo valor (ΔT). Para calcular a quantidade de calor, basta isolar Q na equação acima, obtendo a expressão: Q = m.c.ΔT.

O que significa calor específico alto?

Portanto, uma substância ter um calor específico mais alto significa que ela precisará de mais energia para que ocorra variação de sua temperatura. De maneira parecida, uma substância com calor específico baixo necessitará de menos energia para variar a sua temperatura.

Qual é a diferença entre calor específico e capacidade térmica?

Capacidade Térmica e Calor Específico

Em outras palavras, a capacidade térmica (C) é uma grandeza física característica de corpo, ou seja, ela intervém na sua massa. Já o calor específico (c) é uma grandeza física característica de substância.

Qual é a diferença entre calor específico e calor latente?

Exemplos de Calor Latente

Também chamado de calor específico, o calor latente, diferente do calor sensível, é aquele que provoca mudança no estado físico (sólido, líquido, gasoso). É quando a substância troca calor por grama de massa durante a mudança no estado físico.

Quanto menor o calor específico?

Quanto menor o calor específico de uma substância, mais facilmente ela pode sofrer variações em sua temperatura. Veja a simulação para a mesma massa de três substâncias diferentes que recebem a mesma quantidade de calor.

Como calcular TF TI?

t= tf – ti = variação de temperatura. Observações: 1. Se tf > ti o corpo recebe calor, isto é, Q > 0; se tf < ti o corpo cede calor, isto é, Q < 0.

Qual o calor específico do vapor de água?

calor específico da água 1,0 cal/g °C.

Como calcular volume de um fluído?

O volume de uma porção do fluido num tubo pode ser escrito como V = A d V=Ad V=AdV, equals, A, d, onde A é a área da seção transversal do fluido e d é a largura desta porção de fluido, veja o diagrama abaixo.

Como se calcula o volume de uma esfera?

A fórmula para o volume de uma esfera é V = 4/3 πr³. Veja-a sendo usada em um exemplo em que temos o diâmetro da esfera.

Qual é a densidade do ar em kg m3?

As constantes importantes para o ar padrão (temperatura de 21,1oC e uma pressão barométrica de 101,325 kPa) e a água no SI são: – aceleração da gravidade normal, g = 9,80665 m/s; – constante de gás para o ar, R = 287 J/kgoC; – densidade do ar ao nível do mar, ρar = 1,201 kg/m3; – calor específico à pressão constante do