O que é Micela e qual a sua função | o que são micelas

Micela é uma estrutura globular formada por um agregado de moléculas anfipáticas, ou seja, compostos que possuem características polares e apolares simultaneamente, dispersos em um líquido constituindo uma das fases de um coloide.

O que é uma Micela química?

Micelas são agregados moleculares, possuindo ambas as regiões estruturais hidrofílica e hidrofóbica, que dinamicamente se associam espontaneamente em solução aquosa a partir de certa concentração crítica (CMC), formando grandes agregados moleculares de dimensões coloidais, chamados micelas.

O que são micelas como as micelas atuam na remoção das gorduras?

Como ocorre a remoção de sujeiras gordurosas de roupas sujas ou de peças de louça engordurada? A remoção ocorre via formação de micelas que interagem tanto com as moléculas de óleo como com as moléculas de gordura e são capazes de se dissolver em água corrente para finalização da limpeza.

Quando as micelas são formadas?

As micelas são estruturas formadas por substâncias com regiões apolares e polares. Para que a região apolar diminua seu contato com as moléculas de águas, essas substâncias vão se agregando até formar, geralmente, uma esfera com a região polar voltada para a parte exterior e a parte apolar voltada para o centro.

Como ocorre a formação das micelas no metabolismo de gorduras?

Os lipídios são emulsificados pela ação dos sais biliares, formando micelas mistas de triacilgliceróis, que sofrem a digestão pela ação da lipase pancreática, liberando ácidos graxos.

Qual a importância da propriedade de formação de micelas para a tecnologia farmacêutica?

As micelas poliméricas são sistemas particulares que protegem os fármacos contra a degradação ao longo do trato gastrointestinal (TGI), prolongando o seu tempo de permanência no TGI e facilitando a sua passagem através das barreiras epiteliais, melhorando a sua absorção e promovendo o seu transporte para alvos

Qual a função micelas ácidos?

Äcidos graxos livres e monoglicerídeos produzidos pela digestão formam complexos chamados micelas, que facilitam a passagem dos lipídeos através do ambiente aquoso do lúmem intestinal para borda em escova.

O que são micelas de caseína?

Em termos físico-químicos, as micelas de caseína podem ser definidas como agregados supramoleculares esféricos e porosos, altamente hidratados, carregados negativamente, com diâmetro médio de 200 nm, e que apresentam aproximadamente 104 cadeias polipeptídicas.

Como calcular a CMC?

A concentração micelar crítica (c.m.c.) dos tensoativos pode ser determinada através de mudanças bruscas no comportamento de algumas de suas propriedades físicas em solução, tais como, espalhamento de luz, viscosidade, condutividade elétrica, tensão superficial, pressão osmótica e capacidade de solubilização de solutos

Como agem os detergentes na remoção de gorduras?

O detergente é utilizado na limpeza, pois consegue interagir tanto com substâncias polares (água), quanto com as apolares (sujeira). Assim ocorre a formação de micelas, que são gotículas de gordura aprisionadas por moléculas do detergente. Este processo de formação de micelas recebe o nome de emulsificação.

Como o sabão retira a gordura?

Veja que o sabão possui uma parte que é apolar (assim como a gordura e o óleo) e outra parte que é polar (assim como a água). Desse modo, a parte apolar da molécula do sabão interage com as moléculas apolares das gorduras e dos óleos, e a parte polar interage com as moléculas polares da água.

Como ocorre a formação de micelas em solução aquosa?

A formação de micelas é acompanhada por mudanças distintas em várias propriedades físicas tais como espalhamento de luz, vis- cosidade, condutividade elétrica, tensão superficial, pressão osmótica e capacidade de solubilização de solutos6-10.

Porque a formação de Micela permite a remoção dos resíduos de gordura?

É essa estrutura das micelas, que possibilita a remoção das gorduras. As moléculas de gordura ficam aprisionadas na região central das micelas. Por causa dessa característica, as moléculas de sabão interagem tanto com água como com gorduras, o que proporciona a limpeza da sujeira.

Por que compostos Anfipáticos em água tendem a se agrupar e formar micelas?

As moléculas anfipáticas interagem com a água através da porção hidrofílica que tende a ser hidratada e excluir a porção hidrofóbica. Essa interação forma agregados que são denominados de micelas.

O que são substâncias polares e Apolares exemplos?

HF, HCl e H2O são polares porque nos três compostos o hidrogênio está ligado a elementos muito eletronegativos. H2 e O2 são apolares, pois não há diferença de eletronegatividade nas moléculas. O CH4 também é apolar porque o número de nuvens eletrônicas é igual ao número de elementos ligados ao átomo central, o carbono.

Como é formado o Quilomicron?

Forma-se nas células intestinais a partir dos lipídios que absorvemos e cai no sistema linfático que chega ao ducto torácico, indo dai pra corrente circulatória. É uma estrutura esférica formada nos enterócitos (epitélio do intestino) depois da ingestão de gordura.

Como é feito o metabolismo de gordura?

As mitocôndrias são o centro de energia da célula. Nos seus músculos ou fígado, elas tiram um pouco de gordura (estocada como triglicérides) das suas células adiposas e a colocam num processo metabólico que a transforma em calor, dióxido de carbono, água e ATP (trifosfato de adenosina).

Como ocorre a emulsificação das gorduras?

Como ocorre a emulsificação? A emulsificação tem início com os processos de preparo do alimento e prossegue pela mastigação na cavidade oral, pela motilidade gástrica e pelos movimentos de mistura do delgado, o que faz com que as gorduras sejam misturadas às secreções salivar, gástrica, pancreática e biliar.