O que é sinonímia e exemplos | o que é sinonímia

É a relação que se estabelece entre duas ou mais palavras que apresentam significados iguais ou semelhantes – SINÔNIMOS. Exemplos: cômico – engraçado. débil – fraco, frágil.

Como acontece a sinonímia nas frases?

As palavras têm a capacidade de estabelecer relações de sentido umas com as outras. Quando essa relação de sentido é de proximidade, as palavras apresentam significados semelhantes, ocorrendo sinonímia.

O que são sinonímia e antonímia?

A sinonímia se refere à relação de proximidade de sentidos que existe entre palavras sinônimas. Já a antonímia se refere à relação de oposição de sentidos que existe entre palavras antônimas.

Qual a diferença de sinônimo e sinonímia?

SINONÍMIA: Sinonímia é a divisão na Semântica que estuda as palavras sinônimas, ou aquelas que possuem significado ou sentido semelhante. Algumas palavras mantêm relação de significado entre si e representam praticamente a mesma ideia. Estas palavras são chamadas de sinônimos.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Quais palavras são antônimos?

Exemplos de Antônimos
Aberto e fechado.Alto e baixo.Amor e ódio.Ativo e inativo.Bendizer e maldizer.Bem e mal.Bom e mau.Bonito e feio.

Como palavras similares?

Sinônimo de como
de que modo, de que maneira, de que forma, de que jeito. da maneira que, do modo que, do jeito que, da forma que. quê, oi, diz, diga. dado que, visto que, uma vez que, já que, porque, pois que, porquanto. conforme, segundo, consoante, de acordo com, em concordância com, em conformidade com.

O que é sinonímia de conteúdo?

Conjunto de assuntos e ideias: 1 assuntos, ideias, temas, tópicos, temáticas, matérias, materiais, questões, argumentos, pontos, teses.

O que é antonímia e exemplos?

Antonímia é o contrário. É a relação entre palavras de significado oposto, como por exemplo entre frio e quente; ordem e desordem; entre mal e bem, bom e mau, bonito e feio. Por isso dizemos que frio e quente, bom e mau, etc., são palavras antónimas, ou simplesmente antónimos, porque têm significado contrário.

O que são homônimos e parônimos?

Homônimos e parônimos são elementos estudados pelo estudo da semântica, a qual analisa os significados de uma palavra, frase ou expressão dentro de um contexto. E as palavras homônimas e parônimas são aquelas que geram igualdade ou semelhança entre a fonologia e a grafia, porém com significados totalmente diferentes.

Para que serve a antonímia?

A antonímia é a relação que se estabelece entre palavras de sentidos opostos. Essas palavras, que exprimem ideias contrárias, são chamadas de “antônimas”.

Como usar os sinônimos?

O uso de sinônimos é uma ótima ferramenta para evitar repetições na redação de um texto. Ao utilizá-los, você conserva o sentido das frases e a ideia central da mensagem. Isso torna a leitura mais fluida e agradável, uma vez que a recorrência da mesma palavra pode empobrecer a qualidade da sua redação.

Qual a diferença entre os 4 Porquê?

“Por que” deve ser usado em perguntas e sempre que for possível inserir a palavra “razão” ou “motivo” na frase. “Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas.

Por que exemplos?

“O ‘por que’ separado sempre pode embutir a palavra ‘razão’ ou a palavra ‘motivo’”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas – “Por que você não foi?” vira “Por que razão você não foi?” e “Por que você não pagou a conta?” vira “Por que motivo você não pagou a conta?”.

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.