O que é um processo exotérmico | processo exotérmico

Processos exotérmicos: São aqueles em que ocorre liberação de calor. O prefixo exo significa “para fora”.

Quais são os processos Exotermicos?

Os processos que liberam calor são denominados exotérmicos e nos transmitem sensação de aquecimento. É o caso, por exemplo, das combustões. Por outro lado, a sensação de frio que sentimos ao sair de um banho, ou quando pegamos um cubo de gelo, está associada a processos endotérmicos.

Qual a diferença entre o processo endotérmico e exotérmico?

Quando fornecemos temperatura a um sistema em equilíbrio, por exemplo, estaremos favorecendo a ocorrência da reação que absorve calor, isto é, a reação endotérmica. Por outro lado, se diminuirmos a temperatura do sistema, estaremos favorecendo a reação que libera calor, ou seja, a reação exotérmica.

Como saber se é exotérmica ou endotérmica?

Na classificação, existem dois principais tipos de reações termoquímicas: reações exotérmicas: que liberam energia e calor; e. reações endotérmicas: que utilizam/absorvem calor e energia.

Quais são os processos endotérmicos e exotérmicos?

Resumindo: Nos processos exotérmicos, o sistema perde calor e o ambiente é aquecido; Nos processos endotérmicos, o sistema ganha calor e o ambiente resfria-se.

São processos endotérmicos e exotérmicos respectivamente?

1)Podemos classificar, como processo endotérmico e exotérmico, respectivamente, as mudanças de estado: a) liquefação e solidificação. b) condensação e sublimação.

Quando uma reação e endotérmica?

Uma reação endotérmica é uma reação química cuja energia total (entalpia) dos seus produtos é maior que a de seus reagentes, ou seja, ela absorve energia (na forma de calor). Um exemplo seria a decomposição da bauxita, para obtenção de alumínio.