O que ensinava a Academia de Platão | academia de platão

A Academia objetivava formar novos homens, no sentido transformador do amor ao bem, num ato de sublimação, visando o tornar-se virtuoso pela ação. O filósofo é aquele que escreve na alma. E o verdadeiro conhecimento, é universal, refletido em si mesmo e de si toma consciência.

Qual era o objetivo da escola de Platão?

A educação, segundo a concepção platônica, visava a testar as aptidões dos alunos para que apenas os mais inclinados ao conhecimento recebessem a formação completa para ser governantes. Essa era a finalidade do sistema educacional planejado pelo filósofo, que pregava a renúncia do indivíduo em favor da comunidade.

Que filósofo criou a academia?

A Academia (em grego antigo: Ἀκαδημία), também chamada Academia de Platão, Academia Platônica ou Academia Platónica, Academia de Atenas ou Academia Antiga, foi uma academia fundada por Platão, aproximadamente em 384/383 a.C. nos jardins localizados no subúrbio de Atenas.

O que ensinava a escola platônica e a escola aristotélica?

Aristóteles desenvolveu a lógica para servir de ferramenta ao raciocínio, visando à elaboração de uma visão científica da realidade. Platão era poeta, narrava mitos, e Aristóteles comparava-se a um enciclopedista, se detendo a escrever todos os detalhes. A maior parte de seus escritos era utilizada nas suas aulas.

Qual é a frase mais famosa de Platão?

Platão
De todos os animais selvagens, o homem jovem é o mais difícil de domar. Deve-se temer a velhice, porque ela nunca vem só. Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz que o injustiçado. Tente mover o mundo – o primeiro passo será mover a si mesmo. Uma vida não questionada não merece ser vivida.

Por que Aristóteles não assumiu a Academia de Platão?

Aristóteles ambicionava ser o novo escolarca da Academia, mas, para sua decepção, a instituição foi herdada pelo sobrinho de Platão, Speusipo, que foi escolarca durante oito anos.

Qual a escola de Aristóteles?

A Escola peripatética foi um círculo filosófico da Grécia Antiga que basicamente seguia os ensinamentos de Aristóteles, o fundador. Fundada em c. 336 a.C., quando Aristóteles abriu a primeira escola filosófica no Liceu, em Atenas, durou até o século IV.

O que é o conhecimento em Platão?

Segundo Platão, atingir o conhecimento implica converter o sensível ao inteligível – ou seja, despertar, reviver e relembrar esse conhecimento esquecido. Dessa forma, a alma se liberta das aparências para se abrir ao conhecimento das ideias verdadeiras. Para isso, Platão recorre à dialética, essencialmente dialógica.

O que é a verdade na visão de Platão?

Para Platão e Aristóteles a verdade seria a “exata correspondência” de um enunciado com a realidade da coisa por ele proferida.

Qual é a verdadeira realidade para Platão?

Platão acredita que por de trás do nosso mundo, chamado mundo dos sentidos, existe uma realidade abstrata, chamada de mundo das ideias, onde tudo é perfeito e eterno. Nós só podemos chegar a este mundo, onde se encontra o verdadeiro conhecimento, por meio da razão.

Como era a pedagogia de Aristóteles?

Aristóteles pensa a educação como causa da felicidade, pois acredita que todas as causas têm um fim. A educação seria a maneira de preparar o cidadão para a vida em sociedade, e essa vida em sociedade deveria se dar por meio de virtude calcada na boa educação e na prática de atos virtuosos.

Qual escola teve grande influência de Aristóteles?

No ano de 335 a.C., o pensador fundou Liceu, uma escola filosófica para ensinar os seus discípulos. Havia muitas semelhanças entre o Liceu de Aristóteles e a Academia de Platão.