Você está tendo problemas com a tela do seu PC ou Mac? A ruptura da tela aparece como uma linha horizontal na tela, onde a metade inferior da imagem não está em sincronia com a metade superior. Geralmente ocorre ao jogar videogame ou assistir a vídeos. Pode durar apenas alguns quadros ou ser uma falha persistente durante uma sessão de jogos. Se você está enfrentando esse problema, geralmente há uma correção fácil. Este artigo ensina como consertar a tela rasgando em qualquer computador.
1
Altere sua resolução e taxa de atualização. Uma das primeiras maneiras de tentar corrigir a ruptura da tela é ajustar a resolução da tela e a taxa de atualização do seu computador. Ajustar as configurações de exibição para algo mais compatível com a sua GPU pode consertar ou reduzir o rasgo de tela que você vê. Use as etapas a seguir para fazer isso: Windows: [1] Clique no menu Iniciar do Windows. Clique no ícone Configurações. Clique no sistema. Clique em exibição. Clique em Propriedades do adaptador de exibição de exibição avançada para exibição 1. Clique em Liste todos os modos na janela pop-up. Selecione uma resolução diferente e um modo de exibição e clique em OK. Experimente diferentes modos de exibição para ver qual funciona melhor com pouca ou nenhuma ruptura da tela. Mac: [2] Clique no ícone da Apple. Clique em Configurações do sistema. Clique em exibição. Use o menu suspenso ao lado da “taxa de atualização” para selecionar uma taxa de atualização diferente. Clique OK. Tente diferentes taxas de atualização para encontrar uma com pouca ou nenhuma ruptura da tela. Você também pode tentar alterar a tela.
2
Ligue ou desative o V-Sync. O V-Sync, um recurso que vem com placas gráficas mais recentes, foi projetado para eliminar a ruptura da tela, sincronizando a taxa de atualização do seu monitor com sua GPU. Às vezes, o V-Sync aumenta o atraso de entrada. Se o seu GPU vier com V-Sync, você poderá corrigir a ruptura da tela ativando-a. Se você já habilitou o V-Sync, tente desligá-lo para ver se isso corrige os problemas. Use uma das seguintes opções para ativar ou desativar o V-Sync: NVIDIA Cards: Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e clique em Mostrar mais opções. Clique no painel de controle da NVIDIA. Clique em Gerenciar configurações 3D. Use o menu suspenso ao lado de “Sync Vertical” para ativar ou desativar o V-Sync. Cartões de gráficos da AMD: clique com o botão direito do mouse na sua área de trabalho e clique em Mostrar mais opções. Clique em Software AMD Radeon. Clique em Configurações Clique na guia Graphics. Clique em Advanced para expandir o menu. Clique em Aguarda pela atualização vertical. Selecione sempre ou sempre desligado. Placas de gráficos Intel: [3] Abra o centro de comando Intel Graphics. Clique na guia Home. Selecione um jogo em “Meus Jogos”. Clique em Custom para criar um perfil personalizado para esse jogo. Defina a opção de sincronização vertical para sempre ou sempre desligar. Clique em Aplicar.
3
Altere sua taxa de atualização da GPU. Outra maneira de limitar a ruptura da tela é definir a saída da taxa de atualização na sua placa de gráfico para uma configuração que é igual ou inferior à taxa de atualização do seu monitor. Se você não tiver certeza de qual é a taxa máxima de atualização do seu monitor, defina a taxa de atualização da GPU para 60 quadros por segundo (FPS) ou menos. Use uma das etapas a seguir para fazer isso: NVIDIA Cartões gráficos: Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e clique em Mostrar mais opções. Clique no painel de controle da NVIDIA. Clique em Gerenciar configurações 3D. Clique em MAX Frame Taxa: Clique na opção de rádio ao lado de “ON”. Use a barra deslizante para definir a taxa máxima de atualização. Cartões de gráficos da AMD: clique com o botão direito do mouse na sua área de trabalho e clique em Mostrar mais opções. Clique em Software AMD Radeon. Clique em Configurações Clique na guia Graphics. Clique em Advanced para expandir o menu. Use a barra deslizante ao lado de “Max FPS” para definir a taxa máxima de atualização. Placas de gráficos Intel: [4] Abra o centro de comando Intel Graphics. Clique na guia Exibir. Clique em Custom em seguida para “Configurações de resolução”. Clique em Ok. Digite o número máximo de quadros por segundo ao lado de “taxa de atualização”. Clique em OK.
4
Altere sua resolução no jogo e configurações de taxa de atualização. Você também pode ajustar a resolução e exibir configurações para a maioria dos jogos. Se a ruptura da tela ocorrer apenas para um jogo, vá para as configurações de exibição ou gráficos do jogo em seu menu Configurações e diminua a taxa de resolução e atualização ou quadros por segundo (FPS). Você também pode ativar ou desativar a sincronização vertical para esse jogo.
5
Desativar opções de limitação de quadros em jogos. Muitos jogos têm recursos que limitam o número máximo de quadros por segundo no menu Configurações gráficas. Isso é para manter o desempenho consistente, mas às vezes pode interferir no processo de renderização. Tente entrar no menu Configurações e desativar esse recurso para ver se ele corrige a ruptura da tela.
6
Atualize seu driver gráfico. Se o seu driver de gráficos estiver desatualizado ou corrompido, pode causar rasgo de tela. Tente atualizar seu driver gráfico para ver se ele corrige o problema. Use as etapas a seguir para fazer isso: Clique com o botão direito do mouse no menu Iniciar do Windows. Clique em Gerenciador de dispositivos. Clique para expandir os adaptadores de exibição. Clique com o botão direito do mouse no driver da placa gráfica. Clique em Atualizar driver.
7
Reinstale o driver gráfico. Se a atualização do seu driver de gráficos não resolver o problema, tente reinstalar. Para fazer isso, você precisará desinstalar o driver atual, baixar os drivers mais recentes do site do fabricante e instalá -los. Isso será diferente, dependendo do modelo da placa gráfica que você tem. Use as etapas a seguir para reinstalar o driver da placa gráfica: clique com o botão direito do mouse no menu Iniciar do Windows. Clique em Gerenciador de dispositivos. Clique para expandir os adaptadores de exibição. Clique com o botão direito do mouse no driver da placa gráfica. Clique em desinstalar driver. Faça o download dos drivers gráficos mais recentes do site do fabricante da sua placa de gráfico. Abra o arquivo de instalação na sua pasta de downloads. Siga as instruções para instalar os drivers de gráficos.
8
Desligue o modo de jogo no Windows. Modo de jogo, um recurso introduzido no Windows 10, melhora o desempenho dos jogos e permite transmitir e gravar sua jogabilidade. No entanto, houve alguns relatos de que isso pode causar rasgo de tela. Use as etapas a seguir para desativar o modo de jogo no Windows: clique no menu Iniciar do Windows. Clique no ícone Configurações. Clique em jogos. Clique no modo de jogo. Clique no interruptor de alternância para desligar o modo de jogo.
9
Desligue o modo de economia de energia. A maioria dos laptops possui um modo de economia de energia, o que limita o desempenho para salvar a duração da bateria. Isso pode causar rasgando a tela no seu laptop. Se você está jogando em um laptop, é melhor mantê-lo conectado e selecionar um modo de alto desempenho. Use as etapas a seguir para alterar o modo de configurações de energia do seu laptop: pressione a tecla Windows + R para abrir a execução. Digite “PowerCfg.cpl” em Run e clique em OK. Clique na opção de rádio ao lado de alto desempenho ou desempenho final. Reinicie o seu computador.
10
Atualize sua GPU ou monitor. Se nada estiver funcionando, talvez seja hora de atualizar sua placa de gráfico e/ou monitor. Você pode comprar e instalar e uma nova placa gráfica que melhor atenda às suas necessidades. Se o seu monitor for mais antigo, você pode comprar um novo monitor que suporta uma alta taxa de atualização.
O que está rasgando a tela?
A ruptura da tela é quando a metade superior da tela do seu computador está fora de sincronia com a metade inferior. Rasgar aparece como uma linha visual que divide a metade superior da imagem da metade inferior. Muitas vezes, ocorre com monitores de alta taxa de resfriamento enquanto jogam e assistem a vídeos. A ruptura da tela também pode ocorrer em monitores padrão de taxa de atualização de 60 GHz. Rasgar geralmente aparece apenas para alguns quadros rápidos, mas pode ser persistente. Se você está jogando, a ruptura da tela pode causar problemas com o atraso de entrada. Com o tempo, a ruptura da tela pode causar tensão ocular.
Causas
a ruptura da tela acontece quando sua GPU está fora de sincronia com a taxa de atualização do seu monitor. Isso resulta em seu monitor apenas sendo capaz de renderizar imagens parciais. Sua GPU ou CPU está processando mais quadros do que o monitor do computador pode lidar. Isso geralmente ocorre quando sua GPU está sob uma carga de trabalho pesada, como quando você está jogando um jogo com intensidade de gráficos ou tem muitas tarefas em segundo plano. [5]