O que foi o COMECON e o Plano Marshall 1-0 P | sigla correspondente a conselho de assistência econômica mútua

A fundação do Conselho de Assistência Econômica Mútua (COMECON) aconteceu em 1949, a fim de integrar economicamente União Soviética, Bulgária, República Democrática Alemã (Alemanha Oriental), Tchecoslováquia, Hungria, Polônia e Romênia, países do Leste Europeu e impedir o avanço do Plano Marshall sobre a região.

O que é o Plano COMECON?

Organização de cooperação económica, científica e técnica entre os países do Bloco de Leste que foi fundada em 1949, em resposta ao Plano Marshall.

Por que foi criado o Plano COMECON?

COMECON: Contexto Histórico

A COMECON foi criada no contexto pós-Segunda Guerra Mundial, como uma resposta da URSS ao Plano Marshall, plano americano que visava apoiar a reconstrução econômica da Europa Ocidental.

Quais eram os objetivos do Plano Marshall e da COMECON?

Os principais objetivos desse plano eram garantir o apoio dos países da Europa Ocidental ao lado norte-americano e evitar o avanço da União Soviética sobre o Ocidente. Dessa forma, os Estados Unidos garantiam a presença capitalista na Europa, contrapondo-se ao comunismo liderado pelos soviéticos.

O que foi o Plano Marshall e qual seu objetivo?

Plano Marshall foi o nome dado a um programa de ajuda oferecido pelos Estados Unidos aos países europeus devastados pela Segunda Guerra Mundial. Ele foi implementado por meio de assistência técnica e financeira com objetivo de ajudar os países da Europa a se reerguer após a guerra.

Como funciona a COMECON?

O COMECON visava a integração econômica das nações do Leste Europeu e o impedimento do avanço do Plano Marshall sobre a região. Era formada pela União Soviética, Alemanha Oriental (1950-1990), Tchecoslováquia, Polônia, Bulgária, Hungria e Romênia.

Qual era o objetivo da Doutrina Truman?

A Doutrina Truman tinha como objetivo impedir a expansão do socialismo, especialmente em nações capitalistas consideradas frágeis. Doutrina Truman é o nome dado a uma política externa implantada durante o governo Truman e direcionada ao bloco de países capitalistas no período pré-Guerra Fria.

Qual é o maior símbolo da Guerra Fria?

O Muro de Berlim, como símbolo maior da Guerra Fria, marcou o início das tensões entre as duas superpotências, da mesma forma com que marcou o fim das mesmas.

Porque razão foram criadas a Otan e o Pacto de Varsóvia?

O objetivo desse pacto era contra-atacar caso algum integrante sofresse intervenção militar interna e garantir a cooperação mútua entre seus integrantes. O pacto só foi criado logo após a Alemanha Ocidental aderir à Otan, o que significou uma ameaça do Ocidente ao poder soviético na Europa Oriental.

Quem liderava o COMECON?

Já nos primeiros momentos da Guerra Fria, o governo de Joseph Stalin liderou a criação do “Comecon” (Conselho Econômico de Assistência Mútua), que buscava aumentar a interação econômica entre as nações socialistas. Buscava-se, assim, fragilizar o mercado capitalista, notadamente no Leste Europeu.

É lógico que os EUA?

(FATEC) “É lógico que os EUA devem fazer o que lhes for possível para ajudar a promover o retorno ao poder econômico normal do mundo, sem o que não pode haver estabilidade política nem garantia de Paz.” (Plano Marshall – 5. VI. 1947).

O que marca o fim da Guerra Fria?

Em 1989, o muro de Berlim foi derrubado, enquanto os Países Bálticos e outros estados soviéticos conquistavam a autonomia. Dois anos mais tarde, a URSS se dissolveu, episódio que marcou o fim da guerra fria.

Por que a União Soviética e os Estados Unidos criaram o Comecon e o Plano Marshall respectivamente?

Em resposta às conquistas alcançadas com o Plano Marshall, com medo de que os seus países pudessem migrar para os interesses norte-americanos, a União Soviética elaborou o Plano COMECON (Conselho para Assistência Econômica Mútua), que atuaria na política externa soviética como forma de bloquear a influência ideológica

O que foi o Plano Marshall e o bloqueio de Berlim?

De 1948 a 1949, a União Soviética protagonizou a primeira grande crise da Guerra Fria, denominada Bloqueio de Berlim. Durante o Plano Marshall, os EUA injetaram dinheiro na economia da Alemanha Ocidental e fomentaram sua reconstrução industrial.

O que foi o Plano Marshall e o kominform?

O Plano Marshall – ou Plano de Recuperação Europeia – foi um programa que garantiu de auxílio econômico dos Estados Unidos aos países da Europa Ocidental, após a II Guerra Mundial. O Plano vigorou entre os anos de 1947 e 1951. O objetivo precípuo era reconstruir as economias assoladas pelo conflito global.