O que significa “baseado”? Gíria da Internet, explicada

O jargão de Tiktok se move a uma milha por minuto e, recentemente, uma palavra, em particular, encontrou seu caminho para o léxico on -line: “baseado”. O que é? isso é uma coisa boa? Um insulto? Baseado? Com base no que? Estamos aqui para deixar claro a última linguagem da Internet! Vamos preencher você sobre a definição, origem e spread e uso do termo de gíria “baseado”. Em seguida, explicaremos alguns termos relacionados para arredondar seu vocabulário on -line.

“Baseado” significa ser fiel a si mesmo sem reservas. Alguém que está “baseado” também pode ser descrito como um dissidente ou individualista. Eles vivem suas vidas em seus próprios termos, sem considerar o julgamento ou opiniões negativas dos outros. [1] O termo se aplica especialmente quando as opiniões ou o estilo de vida dessa pessoa é controversa. “A maneira como você faz suas próprias coisas é bastante baseada.” “Você vê aquele rolador de cara para trabalhar em uma fantasia de Elvis? Ele é tão baseado. ”

  • “A maneira como você faz suas próprias coisas é bastante baseada.”
  • “Você vê aquele cara que trabalha para trabalhar em uma fantasia de Elvis? Ele é tão baseado. ”
  • “Baseado” também é usado como um termo geral de acordo ou aprovação. Muitas vezes, as pessoas dizem “baseadas” nas mídias sociais como o Tiktok como um endosso rápido e ágil das declarações ou comportamentos de outra pessoa, especialmente quando podem ser vistos como radicais. Da mesma forma, pode simplesmente significar “legal” ou “bom”. [2] Às vezes, no entanto, o termo é usado ironicamente para expressar ridículo com as palavras ou comportamentos de alguém. Pessoa 1: “Eu simplesmente não acho que você possa viver uma vida completa enquanto trabalha 40 horas por semana”. Pessoa 2: “Baseado”.

  • Pessoa 1: “Eu simplesmente não acho que você possa viver uma vida plena enquanto trabalha 40 horas por semana.”
  • Pessoa 2: “Baseado”.
  • O termo também pode se referir a algo que é “anti-woke”. Os usuários de mídia social de direita às vezes usam o termo para descrever uma declaração ou ação que eles acreditam estar em oposição à política de esquerda. [3] Como alternativa, às vezes é usado em contextos políticos para significar “baseado de fato”, em referência a uma afirmação ou reivindicação, embora essa seja uma interpretação errônea do significado original. “Eu assisto a Fox News para a cobertura baseada na eleição.”

  • “Assisto pela Fox News para a cobertura baseada na eleição.”
  • Origem e disseminação de “baseado”

    O rapper Lil B cunhou o termo em 2010. Em uma entrevista com o Complex, Lil B (cujo nome dado é Brandon Christopher McCartney) explicou que ele escolheu usar o termo “cabeça de base” como um distintivo de honra. “Baseado significa ser você mesmo”, disse ele. “Não tendo medo do que as pessoas pensam de você. Não tem medo de fazer o que você quer fazer. Sendo positivo.” [4] Logo depois, Lil B foi apelidado de “Deus baseado” por seus fãs (particularmente aqueles em 4chan), ambos, ambos Como um termo genuíno de admiração, e parcialmente como um golpe de boa índole em suas declarações na entrevista. As letras de Lil B geralmente incluem a palavra “baseada”, e tornou-se uma espécie de marca para ele. Ele costuma percorrer campi da faculdade como um palestrante motivacional.

  • Logo depois, Lil B foi apelidado de “deus baseado” por seus fãs (particularmente pelos 4chan), tanto como um termo genuíno de admiração quanto parcialmente como um jab de boa índole em suas declarações na entrevista.
  • As letras de Lil B geralmente incluem a palavra “baseada”, e tornou -se uma marca para ele. Ele costuma percorrer os campi da faculdade como palestrante motivacional.
  • As comunidades de jogos de direita tornaram o termo político. Durante o Gamergate de 2014, um escândalo complexo que envolveu intenso assédio por mulheres e trabalhadores marginalizados na indústria de videogames, o termo “baseado” assumiu uma conotação de direita. Um comentarista de direita argumentou contra as alegações de que a indústria e a cultura dos videogames eram sexistas, e o público alinhado com ela começou a chamá-la de “mãe baseada” para suas visões contrárias, uma rotação em “deus baseado”. [5] de direita de direita O uso do termo então encontrou seu caminho para a política como um todo, e o termo foi aplicado a outros comentaristas e políticos de direita, como Donald Trump, como elogios por suas atitudes mais cavalheiras.

  • O uso de direita do termo encontrou seu caminho para a política como um todo, e o termo foi aplicado a outros comentaristas e políticos de direita, como Donald Trump, como elogios por suas atitudes de cavalaria.
  • “Baseado” foi originalmente derivado da palavra “cabeça de base”. “Basehead” refere -se a alguém viciado em crack. Era um termo popular e depreciativo na década de 1980, no auge da epidemia de crack cocaína. [6] O termo “cabeça de base” vem do ato de cocaína “Frebasing”, ou usar o medicamento em sua forma original de base. [7] “Basehead” também foi usado figurativamente para descrever alguém agindo excêntrico ou estranho.

  • “Basehead” também foi usado figurativamente para descrever alguém agindo excêntrico ou estranho.
  • usando “baseado”

    Use “baseado” para descrever alguém que vai contra o grão. Você conhece alguém que marcha até o ritmo de seu próprio tambor? Não se importa com o que as outras pessoas pensam deles? Usa roupas do zany? Spits Hot Takes in Tiktok ou Twitter? Tem… opiniões políticas alternativas? Diga a eles que eles são baseados em mostrar seu apreço pelo seu ethos estranho. [8] Eles: “Esta tarde, vou fazer uma dança interpretativa pública para os gorilas no zoológico”. Você: “Cara, você é a pessoa mais baseada que eu conheço.”

  • eles: “Esta tarde, vou fazer uma dança interpretativa pública para os gorilas no zoológico.”
  • Você: “Cara, você é a pessoa mais baseada que eu conheço.”
  • Use “baseado” para concordar com algo que alguém disse. De maneira mais geral, jogue fora um rápido “baseado” para que alguém saiba que você aprova ou concorda com suas opiniões. [9] Esse uso é especialmente comum ao discutir questões políticas ou assuntos controversos em Tiktok ou outras mídias sociais. Eles: “Eu apenas acho que se você precisar de algo para sobreviver, não deve pagar por isso”. Você: “baseado.”

  • eles: “Eu só acho que se você precisar de algo para sobreviver, não deve pagar por isso.”
  • Você: “Baseado”.
  • Use o termo ironicamente para zombar das opiniões ou estilo de vida de outra pessoa. Muitas vezes, os usuários da Internet dizem “baseados” como uma resposta explícita a opiniões ou comportamentos que consideram risível ou não ser levada a sério, especialmente em contextos políticos. Quando usado neste contexto, o termo significa essencialmente o oposto de sua conotação geral de aprovação. [10] Eles: “Devemos cobrar dinheiro para votar”. Você: “Sim, claro, porque isso iria tão bem. Baseada. ”

  • eles: “Devemos cobrar dinheiro para votar.”
  • Você: “Sim, claro, porque isso iria tão bem. Baseada. ”
  • Termos relacionados a “baseados”

    Cringe algo que “encolher” é profundamente descontraído ou mesmo digno de ridículo. [11] É o oposto polar de “baseado” e é usado para expressar desaprovação em relação às palavras ou ações de alguém. Pessoa 1: “O guarda -roupa dela é tão encolhido.” Pessoa 2: “Não, rindo do que outra pessoa veste é se encolher.”

  • Pessoa 1: “O guarda -roupa dela é tão encolhido.”
  • Pessoa 2: “Não, rindo do que outra pessoa usa é se encolher.”
  • Rediciei uma referência ao filme A matriz, a ser vermelha é ter tomado conhecimento da realidade de uma situação, geralmente contra as crenças populares. Este termo tem uso comum nos círculos da teoria da conspiração e é frequentemente usado em conjunto com “baseado” para expressar a aprovação de uma opinião impopular ou inflamatória. [12] Também pode ser usado ironicamente para expressar ridículo, ou meta-ironicamente para expressar aprovação, além de reconhecer a natureza radical de uma declaração. Pessoa 1: “Eles não querem que você saiba que a mídia social está mudando nossa química do cérebro”. Pessoa 2: “Parece que você foi redbilizado.”

  • Pessoa 1: “Eles não querem que você saiba que a mídia social está mudando nossa química do cérebro”.
  • Pessoa 2: “Parece que você foi reverso”.
  • Mid “Mid” é a abreviação de “Middling” e é usado para descrever algo que é dolorosamente médio. Não é excelente, não é terrível. Apenas meados. [13] Também pode descrever pessoas cujas opiniões ou comportamento são assombrosas ou não baseadas. Pessoa 1: “Como está sua pizza?” Pessoa 2: “Pretty Mid, mas faz o trabalho.”

  • Pessoa 1: “Como está sua pizza?”
  • Pessoa 2: “Pretty Mid, mas faz o trabalho.”