É o processo que origina-se na parte posterior do arco da vértebra e se projeta posteriormente.
O que é C1 e C2?
A vértebra C1 apresenta uma forma anelar, duas massas laterais, com faces articulares e corpo vertebral ausente. A vértebra C2 possui corpo vertebral, com processo ósseo dentiforme que se articula com o arco anterior de C1, possui duas massas laterais e duas lâminas.
Quais as diferenças estruturais entre C1 e C2?
O atlas (C1) consiste em dois arcos (anterior e posterior) e contém duas massas laterais. As massas articulam com os côndilos occipitais do crânio, sustentando o seu peso. O axix (C2) contém uma projeção em formato de dente direcionada para cima (dente ou processo odontoide) e duas facetas articulares superiores.
O que é o processo transverso?
Os processos transversos de uma vértebra são dois processos (um na esquerda e outro na direita) presentes na vértebras. Eles servem como ponto de ligação de músculos e ligamentos. Uma vértebra cervical. (Processo transverso assinalado na região superior direita.)
Onde fica o processo espinhoso?
Processo espinhoso: na região posterior e abaixo da junção das lâminas, forma-se o processo espinhoso da vértebra, sendo esta palpável na região das costas.
Porque o processo espinhoso e bifurcado?
A coluna vertebral é dividida em quatro regiões: cervical, torácica, lombar e sacro-coccígea. Assim, o processo espinhoso bifurcado é encontrado na região cervical, a partir da vértebra 3 até a vértebra 7, em que o processo já não é mais bifurcado, caracterizando-se como processo espinhoso longo e proeminente.
O que passa pelo forame transverso?
foramen transversarium) é um forame característico das vértebras cervicais (C1 a C7). Se forma no processo tranverso dessas vértebras e se localiza simetricamente nas laterais. É menor ou pode estar ausente na última das vértebras cervicais, C7. Serve de passagem para artérias vertebrais, plexos venosos e simpáticos.
Qual vértebra não possui processo espinhoso?
-Atlas(C1): singular, nao possui corpo vertebral nem processo espinhoso.
O que é Atlas e Áxis?
Vértebras cervicais
Atlas: Primeira vértebra cervical, o Atlas tem o mesmo nome do titã da mitologia grega por ser responsável por sustentar a coluna. Essa é a vértebra que dá apoio ao crânio, e, juntamente com o Áxis, permite os movimentos do corpo entre a cabeça e a coluna vertebral.
Qual o nome da primeira e segunda vértebra?
Vértebras Cervicais
A primeira chama-se Atlas, fazendo a articulação com o crânio (processo articular superior do atlas com o côndilo do occipital), e a segunda, Axis, cujo dente (“Dente do Áxis”) articula-se com a Atlas. Ambas são fundamentais e singulares por permitirem os movimentos da cabeça.