Os Melhores Restaurantes do Brasil

Apesar da boa comida estar em abundância no Brasil, há poucos restaurantes de alta gastronomia. Muitos restaurantes se baseiam na ampla bagagem cultural do Brasil, mas, sem dúvida, os melhores aproveitam ao máximo a abundância de ingredientes locais que crescem nativamente no Brasil. Aqui estão alguns dos melhores restaurantes do Brasil.

Um caldeirão de sabores

Desde peixes gigantes do rio Amazonas até bifes suculentos e carnudos, e com uma abundância de frutas e vegetais tropicais, a comida brasileira oferece algo para todos os tipos de gostos. Os pratos mais tradicionais são variações da comida portuguesa ou africana, mas há uma maravilhosa variedade de pratos, refletindo tanto o tamanho do Brasil quanto a influência de seus muitos grupos de imigrantes.

Frutos do mar tentadores, sushi fresco, carne grelhada, pratos italianos entusiasmados e deliciosas saladas estão todos amplamente disponíveis. Entretanto, a dieta básica para muitos brasileiros, independentemente do grupo cultural, ainda consiste em arroz, feijão e farinha – mandioca seca e moída.

O churrasco – um caso de amor brasileiro

Um dos favoritos em todo o país é o churrasco, ou churrasco, que se originou quando os gaúchos do sul assaram carne assada sobre fogueiras abertas enquanto trabalhavam os rebanhos. Muitas churrascarias oferecem uma opção de rodizio: por um preço fixo, você pode comer tudo que desejar de uma variedade de carnes tenras selecionadas diretamente do espeto. 

Comendo fora

Em muitos restaurantes uma porção é suficientemente grande para duas pessoas, e é perfeitamente aceitável (exceto nos lugares mais inteligentes) pedir um prato para compartilhar. Os restaurantes Comida a kilo (literalmente significando comida por peso) são ótimos lugares onde você pode obter uma ampla escolha de pratos baratos, geralmente de boa qualidade. Aqui você pode experimentar comidas desconhecidas, e não está limitado por um conhecimento pobre de português. 

O que comer

Feijoada, o prato nacional do Brasil

O alimento brasileiro mais picante é encontrado na Bahia, onde uma influência africana pode ser degustada no óleo de dendê e no leite de coco. Um dos grandes pratos brasileiros, a feijoada, é originário da Bahia. Consiste em feijão preto fervido com uma variedade de carnes secas, salgadas e defumadas (e muitas vezes o rabo, as orelhas e os pés de um porco). Foi desenvolvida como alimento para escravos, cujos senhores comiam os melhores cortes de carne, mas agora é considerada o prato nacional do Brasil (embora não seja encontrada em todos os lugares). As carnes são servidas em tigelas separadas, e são acompanhadas por arroz branco, couve (couve) finamente triturada, farofa (farinha de raiz de mandioca tostada) e laranjas fatiadas. As laranjas podem parecer um acompanhamento estranho, mas fornecem uma folha de alumínio perfeitamente picante para a riqueza do prato.

Outras especialidades

Uma importação portuguesa que é popular no Brasil é o bacalhau (bacalhau seco, salgado). À venda em lojas e mercados, parece folhas de papelão duro e cinza, mas quando ensopado e cozido, é transformado. Na maioria das vezes é servido em bolas tipo rissole – bolinhos de bacalhau – que são derretidas e ricas. Outro prato português é o cozido, que consiste em carnes e vegetais cozidos (geralmente várias raízes de legumes, abóbora, repolho e/ou couve) servidos com caldo de carne.

As especialidades regionais no nordeste e ao longo da costa incluem pratos de frutos do mar como o peixe a Brasileiro, um guisado de peixe servido com pirão (ração de mandioca cozida com caldo de carne). Nas áreas do interior, os pratos incluem carne seca ou carne de sol (carne seca salgada, frequentemente servida com abóbora) e cabrito assado. Minas Gerais tem uma saborosa culinária de porco e feijão – a saborosa linguiça de porco é chamada de linguiça – e o queijo minas é bom. 

Na Amazônia, os pratos exóticos incluem aqueles preparados com tucupi (folhas de mandioca, que entorpecem a língua). Os rios produzem uma grande variedade de peixes, incluindo a piranha e o pirarucu gigante. Em algumas partes do sul, a culinária reflete uma influência alemã, e imigrantes italianos e japoneses trouxeram suas habilidades culinárias para São Paulo.

Petiscos

Os salgadinhos são salgadinhos salgados brasileiros, muitas vezes servidos como aperitivos ou como um lanche rápido como pequenos pastéis recheados com queijo, frango, palmito, e assim por diante. Outros petiscos saborosos incluem pão de queijo e pastel (duas camadas de uma massa finamente enrolada e frita com um recheio selado no interior). Ao invés de batatas fritas, prove aipim frito (raiz de mandioca frita).

Sobremesas

A maioria das sobremesas são muito doces, e são feitas de frutas, coco, gema de ovo ou leite. As sobremesas à moda portuguesa são deliciosas, especialmente quindim (um rico creme de gema de ovo e coco). O creme faz outra aparição em olhos de sogra, nos quais é usado para rechear ameixas secas. Docinhos – pequenos doces – consumidos a qualquer hora do dia, são apenas versões em miniatura de sobremesas.

Melancia, mamão e abacaxi, estão entre a vasta gama de frutas oferecidas. A acerola rosa, semelhante à pele, é usada principalmente para sucos, e diz-se que contém a maior concentração de Vitamina C de qualquer fruta do mundo. A pasta de goiabada pegajosa, goiabada, contrasta com o queijo branco afiado em uma sobremesa brasileira favorita, conhecida como Romeu e Julieta.

D.O.M

Restaurante, Bar, Contemporâneo, Fusão, Brasileiro, Vegetariano, $$$

Você não pode errar com um restaurante de duas estrelas Michelin quando ele chega a uma cozinha de qualidade. O D.O.M é baseado em São Paulo e é liderado pelo chef mundialmente renomado, Alex Atala. A chave para o atrativo do restaurante é o toque local – afastando-se dos habituais ingredientes exclusivos de caviar e molho de trufas, Atala procura alimentos nativos do Brasil, em particular, extraindo da ampla oferta de ofertas incríveis da Amazônia. Espere por emparelhamentos incomuns, vinho soberbo, serviço sublime e garçons dedicados neste estabelecimento de alto nível.

Mani

Restaurante, Brasileiro, Sul-americano, Contemporâneo

Sendo o centro financeiro e a maior cidade do Brasil, não surpreende que São Paulo tenha alguns dos melhores restaurantes do país. Mani é um deles, com seu menu original e criativo que abraça a inovação contemporânea e traz à tona o que há de melhor em ingredientes nativos locais. Experimente o cardápio dos degustadores, enquanto que os garçons se emparelham habilmente com os sabores. Não deixe de fazer uma reserva – ele é embalado, com uma longa espera na fila.

Olympe

Restaurante, francês, brasileiro, $$$

O lago sereno Lagoa do Rio de Janeiro, nas proximidades, define o cenário para este restaurante luxuoso. Os chefs misturam inteligentemente clássicos franceses com ingredientes nativos brasileiros para criar pratos sublimes com combinações de sabores explosivos. Entre os destaques do cardápio estão o magret de pato com maracujá e a codorniz com cebola e a farofa de mandioca de passas. Experimente o menu de três ou quatro pratos para experimentar uma gama mais ampla de suas ofertas, e conte com o conhecimento especializado dos garçons em emparelhamentos de vinhos.

A Figueira Rubaiyat

Restaurante, Mediterrâneo, Frutos do Mar, $$$

É a decoração que é o primeiro aspecto mais atraente. Construído em torno de uma grande e antiga figueira, o restaurante continua aquela vibração natural com um terraço de madeira e móveis de madeira, criando uma cena de selva. No entanto, a decoração não tira os deliciosos sabores da culinária do restaurante, que serve feijoada saborosa, bifes e frutos do mar frescos.

La Madre Ristorante

Restaurante, Brasileiro, Frutos do Mar, $$

Localizado no norte do país, em Belém, La Madre Ristorante é um restaurante de inspiração francesa que aproveita ao máximo os ingredientes locais e amazônicos. Um dos principais destaques no cardápio são os camarões, que são frescos e complementados com excelentes combinações de alimentos. O bife é outra opção bem feita e vem servido com uma inusitada mas deliciosa farofa de banana.

Fogo de Chão

Restaurante, brasileiro, churrascaria, Argentina, $$$

O Fogo de Chão veio para representar o clássico churrasco brasileiro, e oferece uma experiência gastronômica única que permite aos convidados degustar o melhor da carne brasileira. Os garçons deslizam pelo restaurante carregando enormes espetos de carne, parando em cada mesa para oferecer as várias opções de comida aos comensais. As opções de carne variam de carne bovina ao clássico corte de picanha, ao frango, carne de porco, cordeiro e coração de frango, este último uma iguaria brasileira. Há também uma ampla salada e uma barra de massa para acompanhar o serviço “tudo o que você pode comer”.

Aprazível

Restaurante, Contemporâneo, brasileiro, $$

Deck de madeira, vistas de tirar o fôlego e a vibração boêmia de Santa Teresa criam uma atmosfera relaxante para uma experiência gastronômica sublime neste restaurante brasileiro no coração do Rio de Janeiro. A comida é toda feita em casa e extraída de ingredientes produzidos localmente com a ocasional adição incomum, mas maravilhosa, como pato, cabra e cordeiro. Experimente as caipirinhas que utilizam a cachaça de fabricação local para uma bebida suave e levemente levedada.