Porque a Antivacinas optaram por não imunizar seus filhos | por que antivacinas optam por não imunizar seus filhos

Em alguns países como Afeganistão, Nigéria e Paquistão fundamentalistas religiosos incentivam a população a não vacinarem os filhos. Alegando que as vacinas contêm o vírus da aids ou causam impotência. Quando essas pessoas saem do país acabam levando doenças para locais que já a erradicaram.

Porque as Antivacinas?

Várias são as razões que levam as pessoas a não se vacinarem e não vacinarem seus filhos. Dentre elas pode-se destacar a falta de confiança nas vacinas e a dificuldade do acesso á elas. É um movimento que vem crescendo no Brasil e no mundo.

Qual a solução para o movimento Antivacina?

Uma das consequências é o retorno de doenças que já estavam praticamente erradicadas, como o sarampo. A solução mais próxima para controlar a pandemia é justamente a vacina, que já vem sendo aplicada em outros países.

Porque o movimento Antivacina não tem um pingo de sentido?

Graças às vacinas, doenças terríveis e altamente contagiosas foram quase erradicadas. Algumas, como a varíola, de fato sumiram do mapa. Justo em nosso país, que sempre foi exemplo internacional de um modelo de vacinação pública.

O que acontece se eu não vacinar meus filhos?

O descumprimento do dever de vacinar os filhos pode levar a algumas punições que variam em gravidade. A mais leve seria a aplicação de multa (artigo 249 do ECA).

Quais as consequências do movimento antivacina?

As consequências do movimento anti-vacina são a potencial volta de doenças já erradicadas, como a poliomielite e epidemias de patologias imunopreveníveis, como sarampo e coqueluche (SATO APS, 2018).

Quais as sanções possíveis que podem ser aplicadas aos pais ou responsáveis que não levarem seus filhos para vacinação obrigatória?

“Pais que não vacinarem seus filhos, nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias, inclusive contra a Covid-19, poderão ser penalizados com multa que varia de 3 a 20 salários mínimos (o dobro na reincidência)”, ressalta Dias.