Porque Guarda-roupa tem hífen | guarda roupa como se escreve

Mas por que guarda-roupa não entra nesta regra? A resposta é simples, o uso do hífen permanece exatamente por não ser uma palavra prefixada, mas sim uma palavra composta por uma forma verbal mais um substantivo. Vale lembrar que a mesma regra para guarda-roupa vale também para guarda-sol, guarda-corpo.

O que é palavra com hífen?

Segundo o atual Acordo Ortográfico, o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h. A mesma regra serve para elementos não autônomos e falsos prefixos.

Por que a palavra Guarda-roupa tem?

Etimologia (origem da palavra guarda-roupa). A palavra guarda-roupa deriva pela junção da forma regressiva do verbo guardar, guarda, e roupa.

Quais as palavras que perderam o hífen?

1.6 Em qualquer tipo de locução o hífen deixou de ser empregado. Aero; agro; anti; auto; arqui; circum; co; contra; des; entre; ex; hidro; hiper; in; inter; mini; pan; pós; pré; pró; pseudo; sub; semi; super; tele; ultra; vice.

Como se escreve Guarda-roupa no novo acordo ortográfico?

Se analisar bem a enumeração dos prefixos e falsos prefixos da Base XVI do novo Acordo Ortográfico, verificará que guarda- não figura entre eles. Nestes dois compostos em apreço, guarda é uma forma verbal do verbo guardar. Assim, continuará a escrever-se: guarda-roupa, guarda-sol.

Porque Guarda-chuva tem hífen?

Ficou na dúvida? Como se diz no futebol, a regra é clara: em palavras compostas por justaposição que formam uma unidade semântica, ou seja, em termos que se unem dando origem a um novo significado, o uso do hífen é obrigatório. Dessa forma, GUARDA-CHUVA, com hífen, é a grafia correta.

Quais são as palavras compostas?

Palavras compostas são formadas pela união de duas ou mais palavras (ou radicais). Normalmente, apresenta um significado novo, diferente do significado daquelas que a formam. palavra composta: girassol = vegetal que produz uma flor alaranjada e sementes comestíveis.

Qual a diferença entre roupeiro e guarda-roupas?

O guarda roupa comum é aquele que compramos nas lojas e ele é move, portando você poderá mudá-lo de local, cômodo, etc. O closet seria o guarda roupa fixo, roupeiro ou ainda o armário que você usará para guardar roupas e outros objetos de uso no quarto.

Onde foi criado o Guarda-roupa?

O uso como suporte para roupas deu-se apenas no fim do século X, com armários extremamente bem trabalhados feitos de mogno. Além disso, o nome “guarda-roupas” foi definido com base a um cargo honorífico usado na corte do Brasil e Portugal, uma posição de apoio aos reis e familiares.

Quando separar por hífen?

Utiliza-se hífen para separar uma palavra composta sempre que a segunda for um substantivo e quando ambas formarem um único conceito ou significado.

O que mudou no uso do hífen?

Hífen: O uso do hífen não será mais usado nos compostos cujo primeiro elemento (prefixo) termina por vogal e o segundo elemento começa com vogal diferente. O uso do hífen permanece nos compostos com prefixo em que o segundo elemento começa com “h” e quando o prefixo termina com “r” e o segundo elemento começa com “r”.

Porque pé de moleque não tem hífen?

A reforma ortográfica cassou o tracinho dos compostos por justaposição com um termo de ligação. São em geral três palavras que, soltas, nada têm a ver uma com as outras. Mas, juntas, formam um terceiro vocábulo. É o caso de pé de moleque.

Como se escreve Guarda-roupa hoje em dia?

A escrita correta é guarda-roupa. Essa dúvida é muito frequente por conta do novo acordo ortográfico, onde algumas palavras perderam o hífen.

Como se escreve p * * * * * * *?

p*** – Dicionário Online Priberam de Português.

Como se escreve Guarda-chuva nova ortografia?

A forma correta é guarda-chuvas.

É uma palavra composta formada por um verbo (guarda) e um nome (chuva) e, de acordo com a regra, apenas o segundo elemento varia em número.