Quais são as características dominantes da economia colonial brasileira | quais as características dominantes da economia colonial brasileira

Propriedade latifundiária, trabalho indígena e produção de monocultora do açúcar. Propriedades diversificadas, exportação de matérias-primas e trabalho servil. Pequenas vilas mercantis, monocultura do açúcar e trabalho escravo.

Qual a importância das atividades econômicas desenvolvidas no Brasil Colônia?

Sua importância era tamanha que a Coroa Portuguesa chegou a exigir que parte das terras dos senhores de engenho fosse destinada a esse tipo de cultura. Muitos deles não aceitavam perder recursos e mão-de-obra nesse tipo de atividade, tendo em vista os melhores lucros obtidos na exploração açucareira.

Quais as características do período Pré-colonial brasileiro?

Os anos iniciais da colonização portuguesa, conhecidos como Período Pré-colonial, foram pautados pela exploração do pau-brasil e do trabalho indígena a partir do escambo. O Período Pré-Colonial compreende desde a chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, até meados da década de 1530.

Quais foram as características dominantes da colonização portuguesa na América?

(Fuvest-95) Foram características dominantes da colonização portuguesa na América: pequenas unidades de produção diversificada, comércio livre e trabalho compulsório.

Como era a economia colonial no Brasil?

A economia colonial brasileira é integrada ao processo mundial de expansão do capitalismo mercantil. Baseada no monopólio colonial – Portugal tem a exclusividade do comércio com a colônia –, é altamente especializada e dirigida para o mercado externo. Internamente tem caráter predatório sobre os recursos naturais.

Quanto à produção de açúcar no Brasil colonial?

Foi somente a partir da expedição colonizadora designada pelo Império Português a Martim Afonso de Sousa, entre 1530 e 1532, que a produção do açúcar passou a se desenvolver no Brasil, tornando-se, depois, a base da economia colonial até o século XVIII e caracterizando o que ficou conhecido como Ciclo do Açúcar.