Qual o propósito da construção de Brasília | qual era o propósito da construção de brasília

A construção de Brasília foi a concretização de um projeto nacional que existia desde o século XIX, cujo intuito era o de levar a capital do nosso país para o planalto central. Essa obra aconteceu entre 1957 e 1960 e foi viabilizada pelo governo de Juscelino Kubitschek.

Porque a construção de Brasília foi importante para o desenvolvimento econômico do Brasil?

Esse planejamento fomentou a construção de estradas e usinas hidrelétricas e contribuiu significativamente para o crescimento industrial do Brasil. Do ponto de vista econômico, o Plano foi um sucesso, mas isso aconteceu, principalmente, graças à construção da nova capital, a cidade de Brasília.

Quais foram os motivos para Brasília ser a capital do Brasil?

Brasília, a 3ª capital do Brasil, foi inaugura no dia 21 de abril de 1960. A ideia de construir uma nova capital partiu do presidente Juscelino Kubitschek (JK), que queria povoar o centro do Brasil e também deixar a capital longe de possíveis ataques marítimos.

Qual foi o motivo que a capital do Brasil ser construída na região Centro-oeste?

Além disso os motivos para essa mudança eram os de proteger o poder de uma invasão, o que seria fácil através do litoral no Rio de Janeiro, assim como para levar o desenvolvimento a outras regiões do País. Brasília está localizada no planalto central, que possui uma topografia suave com altitude média de 1.172 metros.

Porque a construção de Brasília se tornou a meta símbolo do Plano de Metas do governo Kubitschek?

Brasília, meta síntese do Plano de Metas, surgiu como proposta do governo de Juscelino Kubitschek durante seu 1o. Diversas razões levaram à transferência da Capital para Brasília, sendo a promoção da integração nacional a mais forte delas.

Por que a construção de Brasília trouxe um impulso considerável no desenvolvimento e no crescimento populacional da região Centro-oeste?

A expansão da fronteira agrícola e maiores investimentos em infraestrutura proporcionou o fortalecimento e ampliou ainda mais os fluxos migratórios para a região Centro-Oeste. Entre 1960 e 1970, a população do Distrito Federal quase quadruplicou, recebendo um fluxo migratório de aproximadamente 30 mil pessoas por ano.

Por que o desenvolvimento é importante para a construção de um país?

Sem a engenharia, nada disso seria possível. Em países chamados emergentes, as obras são cada vez mais necessárias. É preciso crescer, se estruturar e buscar a integração de espaços que sejam para a sociedade uma forma de melhoria de vida e expansão econômico-social. O Brasil cresce e progride por meio de suas obras.

Por que o Parque Nacional de Brasília é importante para a população da região?

Além da preservação da fauna e flora, o parque contribui de forma significativa com o abastecimento de água potável para Brasília, pois preserva a represa Santa Maria, responsável por 25% da água potável que abastece a Capital Federal, e garante a qualidade de parte da água que forma o Lago Paranoá.

Porque a capital do Brasil se chama Brasília?

Brasília: Significa “natural do Brasil”, brasileira”, “aquela que provém de terras brasileiras”. O nome Brasília é uma versão feminina do nome Brasil. Partilha do mesmo significado de que Brasilina, que significa “natural do Brasil”, brasileira”, “aquela que provém de terras brasileiras”.

Como surgiu a ideia de Brasília?

Em 1956, com um terreno demarcado no interior de Goiás, o então presidente da República, Juscelino Kubitschek, encaminhou ao Congresso Nacional a “Mensagem de Anápolis”, que propunha o nome Brasília para a nova capital, entre outros assuntos ligados à construção da cidade.

Porque a capital foi transferida para o Rio de Janeiro?

Quando o ouro foi encontrado em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, Salvador perdeu o posto de porto mais importante. Desta maneira, a sede do governo é transferida para o Rio de Janeiro em 1763, com o intuito de fiscalizar as regiões de mineração durante o ciclo do ouro.

Como a mudança da capital brasileira para Brasília permitiu o desenvolvimento da região Centro-oeste?

A transferência da capital ajudou a conectar o Centro-Oeste às economias do Sul e Sudeste, mais desenvolvidas. A escolha do governo Juscelino Kubitschek de fazer essa interligação por estradas interestaduais iniciou o período conhecido como rodoviarismo.

Quais os fatores que contribuíram para o processo de urbanização do Centro-oeste?

A escassez de emprego levou milhares de pessoas às cidades próximas, ocasionando assim o fenômeno do êxodo rural. O processo do êxodo rural ocorrido na Região Centro-Oeste resultou em um rápido crescimento da população que ocupou os centros urbanos e até mesmo fez surgir novas cidades.

Por que Brasília foi construída em formato de avião?

O objetivo era tentar diminuir o problema de circulação de carros e pessoas. O plano inicial de Lúcio Costa era desenhar a cidade com base no formato de uma cruz ortogonal, contudo, a topografia do terreno e as necessidades de circulação fizeram com que o projeto fosse modificado, deixando o eixo transversal curvado.

Por que Brasília é considerada a Meta-síntese do governo de JK?

A fundação de Brasília, a nova capital do país, foi considerada a meta síntese do governo JK. A localização no planalto Central, em Goiás, era estratégica, pois criaria um polo dinâmico no interior do país.

Que meta representava a Meta-síntese?

Resumo: A metas-síntese é uma metodologia emergente nas ciências da saúde, que permite, através da síntese de resultados de estudos primários, valorizar a evidência científica da investigação qualitativa.

Quais foram as consequências da construção de Brasília?

Houve falta de planejamento financeiro, recursos mal administrados, gastos desenfreados e verba desviada. Como consequência, nos anos seguintes, a inflação disparou, a população empobreceu e a desigualdade social cresceu. Outra consequência foi a desigualdade regional.