Algumas pessoas se sentem especialmente felizes ou nostálgicas quando bebem, enquanto outras se sentem mal -humoradas ou tristes. Quantos tipos de personalidade bêbados existem, e como você sabe qual você se enquadra? Abordaremos um paradigma comum que destaca 7 personalidades bêbadas diferentes, bem como um paradigma baseado em pesquisa que lista 4 personalidades bêbadas distintas. Nós até cobriremos como o álcool afeta seu cérebro e seu corpo, para que você possa ficar seguro na próxima vez que beber.
1
O álcool bêbado afetuoso afeta o córtex cerebral do seu cérebro, o que diminui a sensação de restrição e inibição que você teria quando sóbria. [1] Com isso em mente, você pode ficar mais sensível e afetuoso com as pessoas ao seu redor quando estiver bêbado, mesmo que não seja algo que normalmente faria. Um bêbado afetuoso pode confessar seus sentimentos à paixão, ou dar aos amigos abraços quando eles não são normalmente uma pessoa abraçada.
2
O álcool bêbado irritado tem uma variedade de impactos no seu cérebro e como você observa e interage com o mundo ao seu redor. Por um lado, o álcool torna mais difícil analisar todas as diferentes dicas sociais de uma situação. Também facilita a compreensão mal do comportamento de outra pessoa e reduz as inibições que você normalmente teria. [2] Por causa disso, algumas pessoas tendem a ser rotuladas como bêbados “raivosos” ou “agressivos”. Um bêbado irritado pode iniciar uma partida de gritos depois que alguém esbarra neles ou pode até recorrer à violência física.
3
O feliz álcool bêbado é uma substância engraçada-enquanto é tecnicamente um depressor, pode aumentar os hormônios de uma pessoa como serotonina e dopamina. [3] Por causa disso, algumas pessoas tendem a ser realmente de espírito livre e alegre quando começam a beber. Um bêbado feliz pode ser super rir, bem como alegre e amigável com todos que conhecem.
4
O álcool bêbado irresponsável afeta sua capacidade de fazer julgamentos sólidos, o que pode levar a algumas decisões bastante questionáveis e imprudentes. [4] Bêbados irresponsáveis podem consistentemente usar o consumo como uma oportunidade para tomar decisões ruins. Um bêbado irresponsável pode tentar fazer uma tatuagem ou piercing ou tomar uma decisão financeiramente mal aconselhada com seu cartão de crédito.
5
O triste álcool bêbado joga sua química no cérebro fora de equilíbrio. De fato, pesquisas mostram que frequentemente beber muito pode ser conectado à depressão. [5] Os bêbados tristes podem usar o álcool como uma maneira de lidar com seu estado de espírito atual e/ou eles podem se sentir azuis sempre que bebem. Um bêbado triste pode se manter enquanto bebe, ou pode até começar a chorar.
6
O bêbado desleixado, já que o álcool afeta diretamente o cérebro, seu senso de equilíbrio e coordenação é frequentemente expulso se você já bebeu muito. Isso pode levar a um comportamento “desleixado”, como tropeçar, ter problemas com tarefas simples e derramar bebidas. [6] Um bêbado desleixado pode ter dificuldade em sentar por conta própria, ou eles podem cambalear a caminho do banheiro.
7
O álcool bêbado melancólico pode ter todo tipo de impacto em seu estado emocional – tudo depende da pessoa. Algumas pessoas, por exemplo, podem parecer especialmente nostálgicas e melancólicas depois de tomar uma bebida. De fato, os homens relataram em uma pesquisa que o uísque inspirou especificamente sentimentos nostálgicos neles. [7] Um bêbado nostálgico pode gastar a maior parte do tempo focando em “os bons velhos tempos” ou divertidas e despreocupadas do passado.
4 Personalidades bêbadas apoiadas pela ciência
Um estudo usou um teste de personalidade para desenvolver 4 tipos de personalidade bêbada. Na comunidade psicológica, o modelo de personalidade de 5 fatores é uma teoria bem conhecida usada para medir a personalidade de uma pessoa usando 5 características principais: abertura, consciência, extroversão, concordância e neuroticismo. [8] Os pesquisadores usaram essa teoria para identificar 4 tipos diferentes de personalidades “bêbadas”: Hemingway, Mary Poppins, Sr. Hyde e o Professor de Nutty. [9] Afetura refere -se à maneira como uma pessoa interage com outras pessoas. A consciência se relaciona mais com o senso de controle de impulso de uma pessoa. [10] A extroversão é sobre quanta interação social uma pessoa precisa. [11] Nota: Para o bem do estudo, os pesquisadores mediram a “estabilidade emocional” em vez de neuroticismo e “intelecto” em vez de abertura. [12]
Hemingway O tipo de bêbado “Hemingway” se comporta de maneira semelhante à maneira como eles estão quando sóbrios. Mais de 40% dos estudantes universitários estudados caíram nessa categoria, mostrando níveis mais baixos de consciência e intelecto graças à sua intoxicação. [13] Esse tipo de personalidade é nomeado para o famoso autor americano Ernest Hemingway, o autor de romances conhecidos como o velho e o mar e para quem a campainha pedágio. [14]
Mary Poppins “Mary Poppins” tipos de bêbados são agradáveis de estar por perto quando estão bêbados e sóbrios, embora apenas cerca de 15% dos estudantes universitários tenham caído nessa categoria. Os indivíduos do tipo Mary Poppins têm alta agradabilidade quando estão sóbrios, mas têm níveis abaixo da média de concordância, intelecto e consciência enquanto bebem. No filme da Disney, Mary Poppins, a babá titular é conhecida por sua atitude borbulhante e otimista enquanto ela se importa com duas crianças pequenas.
Sr. Hyde nomeou o Dr. Jekyll fictício, que tinha um ego maligno conhecido como “Sr. Hyde, “” Sr. Hyde ”os bêbados experimentam uma forte mudança de personalidade depois de começarem a beber. O Sr. Hyde normalmente experimenta grandes quedas em sua concordância, consciência e níveis de intelecto enquanto estavam intoxicados. Pouco mais de 20% dos estudantes estudados tinham uma personalidade bêbada do tipo Sr. Hyde. [15] O nome “Sr. Hyde ”vem do caso Strange, de Robert Louis Stevenson, Strange do Dr. Jekyll e Hyde. Dr. Jekyll é um médico de boa índole que acaba se dando um alter ego sinistro após um experimento que deu errado. [16]
O professor de nozes esses bêbados são introvertidos quando estão sóbrios, apenas para se tornarem muito mais extrovertidos e sociais após algumas bebidas. As pessoas nessa categoria tendem a ser muito mais bêbadas extrovertidas do que quando estão sóbrias e têm níveis mais baixos de consciência quando bêbados. No estudo, 20% dos estudantes pesquisados pareciam ter o tipo de personalidade bêbada do Professor Nutty. [17] Essa categoria vem o filme da Disney de 1996, The Nutty Professor, um filme sobre um professor tímido e com excesso de peso que diminui temporariamente com eles a ajuda de uma fórmula especial. Enquanto ele é magro, ele assume a persona de um indivíduo rude e extrovertido conhecido como “Buddy Love”. [18]
O que o álcool faz com o seu cérebro?
O álcool torna difícil para o seu cérebro se comunicar com seu corpo. A comunidade médica classifica o álcool como uma neurotoxina – uma das principais razões para isso é que ela atrapalha as comunicações do seu cérebro. Por causa disso, indivíduos bêbados geralmente são desequilibrados e descoordenados, e têm problemas para serem constantes de pé. [19] Biologicamente falando, o álcool leva apenas 5 minutos para chegar ao seu cérebro depois que você começa a beber. Você pode notar seus efeitos em apenas 10 minutos. [20] Essa desconexão no cérebro é por que é tão perigoso para as pessoas bêbadas dirigirem. [21]
O álcool afeta a capacidade do cérebro de armazenar memórias. Quando alguém bebe uma quantidade excessiva de álcool, pode impedir a capacidade do cérebro de mover memórias de curto prazo para o hipocampo (a área de armazenamento para memórias de longo prazo). Por causa disso, alguns indivíduos bêbados “apagam” ou não se lembram do que aconteceu quando estavam intoxicados. [22]
Sinais de que você bebeu muito
Seu discurso é arrastado ou inteligível. Beber muito álcool pode afetar sua capacidade de se comunicar adequadamente – você pode se sentir perdendo foco enquanto fala ou acabar divagando sobre algo confuso. Se você não conseguir manter uma conversa regular, é provável que seja hora de se cortar. [23] Na próxima vez que você comprar ou pedir álcool, comece com 1 porção de álcool e veja como você se sente. Aqui está um guia prático para referência quando você está comprando ou conversando com um barman: cerveja (5%): 12 fl oz (0,35 L) licor de malte (7%): 8 a 10 fl oz (0,24 a 0,30 L) Vinho ( 12%): 5 FL OZ (0,15 L) Vinho fortificado (17%): 3 a 4 fl oz (0,089 a 0,118 L) licor ou cordial (24%): 2 a 3 fl oz (0,059 a 0,089 L) Liquor duro (40%): 1,5 fl oz (44 ml)
Você está se sentindo desequilibrado. Quando você está realmente bêbado, pode se encontrar tropeçando nos objetos ao seu redor (como móveis) ou tendo dificuldade em caminhar em uma linha reta. Os sinais de intoxicação também incluem balançar no lugar, sentir -se desequilibrado em seus pés e cair no chão. Se você está tendo problemas para se mover corretamente ou se manter coordenado, provavelmente é hora de pausar sua bebida. [24] Quando você está realmente bêbado, também pode ter problemas para concluir tarefas simples, como obter dinheiro da sua carteira ou abrir uma porta.
Seu comportamento é visivelmente exagerado e/ou fora de caráter. Talvez você seja um pouco mais agressivo ou argumentativo do que costuma ser, ou é especialmente mal -humorado, barulhento ou desordenado. Comportar -se mal é um sinal -chave de que você bebeu demais e que é hora de se refrescar. [25] Sonolência, falta de foco, confusão, grosseria e amizade extra são pistas comportamentais possíveis de que você pode estar bêbado.
Você está mostrando sinais de envenenamento por álcool. Isso ocorre quando você bebe muito álcool em um curto período de tempo. Se você estiver experimentando envenenamento por álcool, pode se sentir confuso e pode ter dificuldade em ficar acordado. Você também pode experimentar sintomas físicos, como vômito, apreender, respirar extremamente lentamente (menos de 8 vezes em um minuto), pele pálida ou azul e hipotermia. Ligue para os serviços de emergência se você suspeitar que você (ou alguém com quem está) tem envenenamento por álcool. [26] O envenenamento por álcool pode ser com risco de vida, por isso é importante obter assistência médica imediatamente.