Quem costuma produzir textos jurídicos | quem costuma produzir esses textos jurídicos

b) Quem costuma produzir esses textos? R: Juristas, deputados, senadores, vereadores.

Qual o objetivo dos textos jurídicos?

Textos objetivos prestam serviço ao cidadão

Tal especificidade, por sua vez, confere à linguagem jurídica um grau de hermetismo que, embora não de todo inquestionável, explica-se pela necessidade de precisão dos conceitos, para muitos dos quais dificilmente se encontram formas alternativas mais simples de substituição.

Para quem foi produzido o CTB ou seja quem é o Público-alvo desse texto?

Quem é o público-alvo desse texto; ou seja, para quem provavelmente ele foi produzido? Para pessoas de diferentes faixas etárias, leitoras do portal G1, ou que tenham interesse por projetos sociais em geral.

Para quem foi produzido o ECA ou seja quem é o Público-alvo desse texto?

Em casos de violação de direitos, o ECA apresenta as medidas de proteção para as crianças e adolescentes brasileiros. E regulamenta os mecanismos da Justiça relativos à proteção dos brasileiros com menos de 18 anos, incluindo os procedimentos judiciais.

O que é um texto jurídico?

O exercício profissional na área do Direito, que passa pela redação de petições, contestações, réplicas, recursos, leitura de leis, doutrinas, e postulados de outros operadores do Direito, permite extrair algumas lições. Adiante, uma delas.

Como deve ser um texto jurídico?

Textos jurídicos devem ser pautados pela técnica e pela precisão vocabular. A ideia de uma redação jurídica é ser o menos ambígua possível, pois a narrativa dos fatos irá embasar a decisão do magistrado, assim como irá convencer os demais sujeitos do processo.

Como funciona a estrutura de um texto jurídico?

Após a introdução, passa-se ao desenvolvimento. O desenvolvimento é a parte do texto jurídico, no qual as idéias, as doutrinas, as informações, as explicações, as fundamentações e as teses argumentativas são apresentadas e explanadas de forma organizada e muito bem articuladas.

O que é o ECA e qual o seu objetivo?

1. O que é o ECA? O Estatuto da Criança e do Adolescente é a lei que cria condições de exigibilidade para os direitos da criança e do adolescente, que estão definidos no artigo 227 da Constituição Federal.

Por que foi criado o ECA?

O Estatuto foi criado logo após a promulgação da Constituição de 1988 para regulamentar o artigo 227 da Constituição Federal (CF), que garantia às crianças e adolescentes os direitos fundamentais de sobrevivência, desenvolvimento pessoal, social, integridade física, psicológica e moral, além de protegê-los de forma

Qual o dever do ECA?

O ECA regulamenta, em sentido amplo, direitos fundamentais previstos na Constituição, tais como: respeito à vida e à saúde, à liberdade e à dignidade, à convivência familiar e comunitária, à educação, cultura, esporte e lazer, à profissionalização e proteção no trabalho, à prevenção.

Quais são os textos jurídicos?

No gênero jurídico encontramos as mais variadas formas de textos entre eles: contratos, leis, regulamentos, estatutos, certidão de batismo, certidão de casamento, certidão de óbito, documentos pessoais, autorização de funcionamento, sentença de condenação, medida provisória, editais, dentre outras.

Como elaborar um texto jurídico?

Professora dá dicas para tornar a redação jurídica mais atraente e persuasiva
Prefira verbos mais incisivos. Evite a substantivação dos verbos. Verbos são melhores que adjetivos e advérbios. Prefira o específico, em vez do geral; e o concreto, em vez do abstrato. Evite frases sem substância. Seja direto.

Quais são os tipos de texto?

Tipos textuais
narrativo.descritivo.dissertativo.expositivo.injuntivo.