Quem foi considerado o iniciador da literatura Infanto-juvenil | foi considerado o iniciador da literatura infanto juvenil

Charles Perrault (1628 – 1703), escritor francês considerado pai da literatura infantil, recebe Doodle do Google nesta terça feira (12), dia em que faria aniversário. Perraut deu forma ao que se chama de “contos de fada”, e é autor de grandes clássicos do gênero, como “Chapeuzinho Vermelho”.

Quando surgiu a literatura juvenil?

A origem do gênero infantojuvenil começa a se delinear na passagem entre os séculos XVII e XVIII quando a criança passa ser considerada em suas especificidades e suas diferenças em relação aos adultos.

Como surgiu a literatura Infanto-juvenil?

A literatura infantil teve origem no século XVII com Fenélon (1651-1715), com o intuito de educar moralmente as crianças. Nessa época as histórias continham informações maniqueísta que tinham como objetivo transmitir aos leitores o bem a ser aprendido e o mal a ser desprezado.

Quem são os representantes da literatura Infanto-juvenil?

Veja a seguir 18 grandes nomes da literatura infantil brasileira e conheça um pouco sobre suas obras:
Ana Maria Machado. Edimilson de Almeida Pereira. Eva Furnari. Mauricio de Sousa. Monteiro Lobato. Oswaldo Faustino. Rafael Calça. Ziraldo.

Porque Monteiro Lobato é considerado o pai da literatura infantil?

Monteiro Lobato criou um universo para a criança enriquecida pelo folclore, buscou o nacionalismo na ação das personagens que refletiam na brasilidade, na linguagem, comportamentos e na relação com a natureza.

Quem é considerado o pai da literatura brasileira?

José de Alencar: o pai da literatura brasileira. Nascido a 1o de maio de 1829, em Mecejana, no Ceará, José de Alencar era filho de José Martiriano de Alencar e de D. Ana Josefina de Alencar. O pai que se destacara na revolução de 1817, era filho da heroína pernambucana Bárbara Alencar.

Quando surgiu a literatura juvenil no Brasil?

Literatura Infanto-juvenil no Brasil

No final do século XVIII, a literatura infantil com caráter pedagógico começou a transitar no Brasil, com obras adaptadas de Portugal. Neste período, as traduções começaram a ter maior espaço no mercado, apesar de ser uma fase que podia ser considerada embrionária.

Quando é que surgiu a literatura?

Certos tempos primários podem ser considerados como os primeiros passos da literatura. Exemplos muitos antigos são Epopeia de Gilgamexe, datada de aproximadamente 2 000 a.C., e o Livro dos mortos, escrito em Papiro aproximadamente no ano 1600 a.C., mais provavelmente na data do século XVII a.C..

Quando e por quem foi criada a literatura Infanto-juvenil brasileira?

Em 1921, Monteiro Lobato publica Narizinho Arrebitado e distribui exemplares da obra para escolas públicas do estado de São Paulo. O escritor dedicou especial atenção ao segmento infantil, atuando tanto na escrita de histórias como na fundação de editoras.

Como era a literatura Infanto-juvenil?

A ideia de uma literatura infantil e juvenil é bem menos antiga que a de literatura, sem qualificativos. É a partir do século XVII, com a publicação de Fábulas e As Aventuras de Telêmaco, ambas escritas por Fénelon (1651-1715), que é a inaugurada a produção literária dirigida às crianças e jovens.

Qual é a definição de literatura Infanto-juvenil?

A literatura infantojuvenil é um ramo da literatura dedicado especialmente às crianças e jovens adolescentes.

O que motivou a expansão da literatura Infanto-juvenil brasileira?

Durante o início do Século XIX, com a vinda da família real para o Brasil e o conseqüente impulso para reformas e progresso, o país começa a vislumbrar um sistema educacional, fator primordial para a existência de uma literatura infantil própria.

Quem são os autores e quais são os textos mais significativos da literatura Infanto-juvenil mundial?

Autores e Obras de Literatura Infanto-Juvenil

Lewis Carroll: Alice no País das Maravilhas; Alice no País do Espelho; Algumas Aventuras de Silvia e Bruno; Rimas do País das Maravilhas; A Caça ao Turpente; Obras Escolhidas. Hans Christian Andersen: O Improvisador; Contos (Contos de Fadas).

Quais são os personagens da literatura infantil?

Os melhores personagens da literatura infantil de todos os tempos
O Pequeno Príncipe. Menino Maluquinho. Pinóquio. Chapeuzinho Vermelho. Dorothy Gale – Mágico de Oz. Branca de Neve. Gato de Botas. Turma da Mônica.

Quem foi o grande inovador da literatura Infanto-juvenil?

Monteiro Lobato criou um universo infantil enriquecido pelo folclore e pela sua criatividade. Buscou o nacionalismo na ação das personagens que refletiam na brasilidade, sendo um dos mais completos autores da Literatura Infantil.

Qual a importância de Monteiro Lobato para a literatura infantil?

O grande escritor Monteiro Lobato revolucionou a Literatura Infantil trazendo novos cenários e personagens para o público infantil, com isso Lobato introduziu as crianças no mundo da literatura de uma forma simples e ao mesmo tempo lúdica, inserindo as mesmas, desde cedo, no mundo da linguagem e da nossa cultura.

Por que Monteiro Lobato foi tão importante na literatura brasileira?

Ele foi um grande difusor da cultura com a revista do Brasil. E ele foi o nosso primeiro grande autor de livros infantis, com a Emília, com o Sítio do Picapau Amarelo. Então, ele é uma figura chave, uma figura inescapável da nossa cultura.

Qual a proposta de Monteiro Lobato na literatura brasileira?

Movimento Literário

Estilo de escrita simples, misturando elementos de realidade e fantasia, muito presente nas suas obras infantis. O autor dava importância à cultura nacional em seus textos e inovou ao colocar ensinamentos de disciplinas como geografia, matemática e história nos seus livros.