Se você estiver procurando por uma solução de piso resistente a umidade, graxa e piso resistente a arranhões, o epóxi pode ser a escolha perfeita para você. Uma das superfícies mais difíceis e duráveis a se ter no seu piso, o epóxi é perfeito para áreas industriais, como garagens, calçadas e workshops. Neste artigo, levaremos você exatamente como testar, preparar e aplicar epóxi no seu piso para garantir um acabamento suave e impecável.
Parte 1
1
Teste o seu piso quanto a umidade, prendendo um saco de lixo de plástico. Coloque um saco de lixo de plástico no chão da garagem e prenda -o com fita adesiva nos 4 lados. Após 24 horas, levante suavemente o canto da bolsa para verificar o acúmulo de umidade. Se o chão estiver seco por baixo, você poderá prosseguir com o revestimento do piso. [1] Se houver umidade, seu piso não é adequado para o epóxi – conside que usa um revestimento de piso diferente, como um selante de acrílico. Um piso com umidade presente fará com que o epóxi siga de maneira inadequada e retire.
2
Verifique se o seu concreto foi selado derramando água no chão. Se a água se rejeitar imediatamente, um selador de concreto foi usado no seu piso no passado. Se for esse o caso, é melhor renunciar ao projeto epóxi, pois o selante de epóxi e concreto são incompatíveis. [2]
3
Aguarde pelo menos 28 dias antes de aplicar epóxi a uma nova laje de concreto. [3] Se você estiver lidando com uma laje de concreto recém -instalada, aguarde pelo menos 28 dias (de preferência 2 meses) antes de aplicar o epóxi. Isso dá tempo ao chão para curar e secar bem antes do revestimento.
4
Remova qualquer tinta de piso com bicarbonato de sódio e uma unidade de explosão. [4] Um revestimento de epóxi não selará corretamente se aplicado sobre tintas de poliuretano ou piso de látex. Se o seu piso estiver coberto por um desses materiais, você deverá tirar o piso com bicarbonato de sódio e uma unidade de explosão antes de iniciar o processo epóxi. Uma unidade de explosão (blaster de maconha) funciona de maneira semelhante a uma lavadora de energia e está disponível para alugar em uma loja de ferragens local. Enxágue bem o chão com água limpa, deixe secar durante a noite e use um vácuo industrial para remover qualquer pó restante ou detritos.
Parte 2
Limpeza e preparação do piso
1
Use um degrestante para remover manchas de óleo e graxa. Manter todo o seu piso usando um degregador industrial ou limpeza à base de solvente, de acordo com as instruções do seu produto da escolha. Depois de permitir que o chão seque, procure manchas de óleo/graxa restantes. Limpe o ponto essas áreas com um degrescante de concreto e uma escova de esfoliação rígida. [5] Em seguida, enxágue o piso inteiro com água limpa e deixe secar durante a noite.
2
Lixar o chão com uma lixa de grão fino. Prenda a lixa de 180 grão a uma lixadeira, mão ou piso. Lentamente, analise a totalidade do seu piso, prestando atenção especial à areia de qualquer arranhão de pneus de borracha que possa ter se acumulado no seu piso. [6] Termine lavando o chão com água limpa e deixe secar durante a noite. As lixas de piso estão normalmente disponíveis para alugar na sua loja de ferragens locais e tornar o processo de lixamento significativamente mais fácil e rápido.
3
Afaste todos os produtos de limpeza ou detritos restantes. Use um vácuo de resistência industrial para sugar completamente a poeira, o pó de limpeza restante e outra sujeira. Detritos restantes podem causar bolhas e imperfeições em seu revestimento epóxi, portanto, remova tudo para garantir que o seu piso saia perfeitamente.
4
Use uma arruela de pressão para limpar profundamente o piso. [7] Usando uma lavadora de energia industrial, pulverize o chão da garagem para que as impurezas restantes saiam da garagem e em direção a um ralo. Permita que seu piso seque durante a noite. Apirar o piso com um VAC úmido depois de cada vez que você o expõe à água pode ser útil para acelerar a quantidade de tempo necessária para secar, além de remover detritos caídos do processo de limpeza. As lavadoras de pressão estão disponíveis para alugar em muitas lojas de melhoria da casa ou em outros pontos de aluguel da sua área. Para evitar qualquer dano potencial ao seu piso, use uma configuração de pressão abaixo de 1.750 psi.
5
Grave o piso com ácido muriático. [8] Para gravar o piso, você precisará de cerca de 0,25 galões (950 ml) de ácido muriático (também conhecido como ácido clorídrico) para cada 50 a 70 pés quadrados (4,6,5 m2) do piso. Sempre siga as instruções do fabricante sobre o seu produto de escolha para garantir sua aplicação adequada. As instruções gerais para gravar um piso de concreto incluem: mangueira bem no chão com água. Misture 1 parte do ácido muriático com 3 partes de água em um balde de plástico. Use uma lata de plástico ou um pulverizador de pressão para revestir o piso com o ácido diluído. Finalmente, espere até que o ácido pare de borbulhar (entre 2-15 minutos).
6
Neutralizar e remover o ácido muriático com bicarbonato de sódio e água. Misture 8 onças fluidas (240 ml) de bicarbonato de sódio com 3,800 ml de água. Aplique esta mistura no chão para neutralizar o ácido. [9] Alguns produtos de ácido muriático não precisam ser neutralizados. Revise as instruções da sua garrafa para determinar se é esse o caso. Você também pode usar água e amônia em uma proporção de 20: 1 para neutralizar seu piso, embora o refrigerante bancário seja considerado mais seguro, pois a amônia é um produto químico prejudicial.
7
Enxágue o chão com água limpa e deixe -a secar durante a noite. Manguar o chão com água limpa para enxaguar qualquer ácido e neutralizador restante no ralo mais próximo. Certifique -se de deixar o chão secar durante a noite antes de continuar o processo epóxi. [10]
8
Patch qualquer rachaduras com um preenchimento de trincas epóxi. [11] Depois que o piso estiver completamente seco, examine -o quanto a rachaduras. Rachaduras que são 0,64 cm de 0,25 polegadas (0,64 cm) ou maiores, bem como quaisquer orifícios ou áreas espaciais, precisarão ser preenchidas com preenchimento de trincas epóxi. Coloque o produto na abertura da rachadura ou fenda e use uma faca para raspar -a para baixo para o nível da superfície e suavizá -la. Deixe o preenchimento de rachadura epóxi secar por 4-6 horas.
Parte 3
Escolhendo e misturando um produto epóxi
1
Escolha entre epóxi baseado em água ou baseado em água. Os epóxis à base de solventes aderem bem e estão disponíveis em muitas cores. A desvantagem é que esses produtos são extremamente perigosos. Os epóxis à base de água são claros e não produzem fumaça perigosa, criando um processo de aplicação mais seguro. [12] Ambos os produtos normalmente contêm 40-60% de sólidos (epóxi). Quanto maior a porcentagem, mais difícil será o seu piso e mais caro o produto provavelmente se tornará. O uso de um ventilador ao aplicar produtos epóxi baseado em solvente é obrigatório.
2
Compre um primer epóxi se o seu piso tiver rachaduras e buracos. Os primers epóxi suavizam pequenas imperfeições no chão e dão ao epóxi uma base melhor para se unir. Além disso, os iniciadores adicionam força e durabilidade a qualquer piso. [13] Os primers devem ser usados em pisos porosos, escamosos, calcários ou ásperos. Sempre selecione um produto compatível com o epóxi que você planeja usar.
3
Compre epóxi suficiente para 2 demãos. Para uma garagem de 42 pés quadrados (42 m2) (uma garagem típica de 2 carros), você precisará de 2 a 3 galões (7,6-11 L) de epóxi por casaco. Esse valor pode variar com base na porcentagem de sólidos no epóxi que você compra, por isso verifique os rótulos para garantir que você adquiriu o valor correto. Compre epóxi suficiente para cobrir seu piso em pelo menos 2 casacos. [14] Os produtos epóxi baseados em solventes são mais desafiadores de encontrar. Embora algumas lojas especializadas em tinta possam carregá-las, pode ser necessário visitar uma loja de suprimentos industriais. Os produtos epóxi à base de água podem ser adquiridos na maioria das lojas de suprimentos domésticas.
4
Reduza os riscos usando equipamentos de proteção e desligando a energia. Luvas, proteção para os olhos, respirador e botas de borracha são essenciais enquanto a epóxia para mantê -lo a salvo de produtos químicos nocivos. Além disso, não se esqueça de desativar o gás/energia para qualquer aquecedor de água ou outros aparelhos na garagem. [15] Mantenha crianças e animais de estimação longe da área durante a aplicação e secagem e execute um ventilador durante todo o processo.
Parte 4
Aplicando o epóxi
1
Use um rolo de soneca de 3⁄4 polegadas (1,9 cm) para aplicar o primer epóxi. [16] Mergulhe o rolo no balde e espalhe uma fina camada de primer epóxi no chão, começando no canto traseiro da sala e trabalhando em direção à saída. Evite deixar o rolo ficar muito seco para garantir que o aplicativo epóxi permaneça suave e sem costura. O uso de uma alça de extensão no seu rolo pode simplificar o processo de aplicação. Lembre -se de usar um respirador e manter a porta da garagem aberta.
2
Deixe o casaco do primer secar por 12-24 horas. [17] Mantenha a ventilação adequada, mantendo as portas e as janelas abertas e evite chegar perto do chão enquanto o casaco do primer cura. Aguarde um dia inteiro antes de retomar o trabalho no chão para obter melhores resultados.
3
Misture um lote de cada produto epóxi imediatamente antes da aplicação. Tanto o primer epóxi quanto o epóxi padrão virão em 2 partes. [18] Misture os dois componentes epóxi por 5 minutos usando uma broca e um bit de mexer. Em seguida, despeje a mistura em um segundo balde por mais 5 minutos. Os kits epóxi são pré-medidos. Misture toda a parte A com toda a parte B para criar a quantidade de epóxi listado. A maioria dos produtos epóxi (incluindo a maioria dos iniciadores) tem uma “vida útil do balde” de cerca de 40 minutos, o que significa que você deve aplicar a mistura nessa janela de tempo antes de endurecer.
4
Aplique sua primeira camada de epóxi com um rolo de soneca de 3⁄4 polegadas (1,9 cm). Comece no canto da sala e vá em direção à saída. Tente manter o rolo molhado o tempo todo para garantir um casaco uniforme e fino. [19] Mova -se o mais rápido possível, sem ser desleixado. O epóxi tem um curto tempo de trabalho.
5
Aguarde 24 horas para a sua primeira casaca secar. [20] Planeje esperar um dia antes de aplicar um segundo casaco. Enquanto sua primeira camada seca, verifique se possível a ventilação adequada durante o processo de secagem, mantendo as janelas e as portas abertas, se possível. Evite chegar perto do chão enquanto o primeiro casaco cura. O tempo de cura varia levemente entre os produtos epóxi. Leia e siga as instruções do fabricante para o produto que você selecionar.
6
Verifique se há rachaduras e orifícios antes de aplicar uma segunda camada de epóxi. Examine seu piso para obter problemas, incluindo rachaduras, orifícios ou superfícies irregulares que não estavam visíveis antes. Sele todas as rachaduras com um enchimento de trincas epóxi e/ou arear áreas irregulares com lixa fina de 180 grão. [21] Se você usou lixa, faça outra corrida com o vácuo para remover qualquer detrito.
7
Aguarde 12-16 horas para que o preenchimento de rachadura seque se você o usasse. [22] Se você tiver que consertar novas rachaduras ou orifícios na sua primeira camada de epóxi, espere pelo menos meio dia para que o preenchimento de rachaduras seque antes de aplicar uma segunda camada.
8
Aplique uma segunda camada de epóxi com uma solução não esquisita adicional. Para ajudar a impedir que seu piso se torne muito escorregadio, considere adicionar uma solução comercial não esquisita ao seu balde de epóxi misto de acordo com as instruções do produto. [23] Misture bem a solução com uma broca e um pouco de mexer por cerca de 5 minutos. Em seguida, aplique seu segundo casaco, começando no canto e gradualmente movendo -se em direção à saída. Em geral, adicione 3-4 onças fluidas (89-118 ml) de solução antiaderente por cada 1 galão (3,8 L) de epóxi.
9
Deixe a segunda camada de epóxi secar por 24 horas. Evite chegar perto do chão enquanto o segundo casaco seca, garantindo que a sala esteja aberta e adequadamente ventilada. Dê ao chão pelo menos um dia para curar antes de andá -lo ou usá -lo. [24]