9 razões pelas quais você pode se sentir um fracasso (e o que você pode fazer sobre isso)

Sempre que você não é possível atender às expectativas de outras pessoas ou atingir as metas que você definir, pode ser fácil dizer a si mesmo que você falhou. Mas a verdade é que todo mundo comete erros, e o fracasso é o que nos ajuda a aprender e crescer. Se você está recentemente se sentindo abaixado, continue lendo para aprender o que pode estar causando esses sentimentos de fracasso e o que você pode fazer para superá -los.

1

Suas expectativas para si mesmo não são realistas. Muitas pessoas definem o fracasso como não sendo capaz de atingir as metas que estabeleceram para si mesmas. Portanto, quando você define expectativas e metas que estão além de suas capacidades ou irrealistas, dada a sua situação, pode ser muito mais fácil ser difícil consigo mesmo e dizer a si mesmo que você é um fracasso. [1] Por exemplo, convencendo -se de que você precisa fazer com que todos possam estar mais do lado irrealista, pois é natural que algumas pessoas não se dêem bem com outras. Lembre -se: é bom ter expectativas para si mesmo, mas passar por seus limites pode ser prejudicial. Todo mundo tem suas limitações, e você não é um fracasso apenas porque não pode fazer algo que possa ser difícil para qualquer outra pessoa fazer também.

  • Por exemplo, convencendo -se de que você precisa fazer com que todos como se estivessem mais do lado irrealista, pois é natural para algumas pessoas não se darem bem com outras.
  • Lembre -se: é bom ter expectativas para si mesmo, mas passar por seus limites pode ser prejudicial. Todo mundo tem suas limitações, e você não é um fracasso apenas porque não pode fazer algo que possa ser difícil para qualquer outra pessoa fazer também.
  • 2

    Você tem tendências perfeccionistas. Você pode sentir que tudo precisa ser impecável e sem erros antes de se permitir respirar. Infelizmente, essa atitude pode fazer com que você se fixa excessivamente em suas “falhas”, e pode ser fácil entrar em insegurança e críticas autodirigidas. [2] Você pode ficar realmente estressado ou ansioso se as coisas não seguirem do jeito que você esperava, e poderá gastar muito tempo se preparando para todos os cenários diferentes para garantir que as coisas corram bem. Lembre -se: todo mundo comete erros. É o que nos torna humanos. Só porque você não fez algo perfeitamente imediatamente ou alcançou os resultados que esperava não significa que você é um fracasso. Significa apenas que você tem outra oportunidade de tentar novamente.

  • Você pode ficar realmente estressado ou ansioso se as coisas não seguirem do jeito que você esperava, e pode gastar muito tempo se preparando para todos os cenários diferentes para garantir que as coisas corram bem.
  • Lembre -se: todo mundo comete erros. É o que nos torna humanos. Só porque você não fez algo perfeitamente imediatamente ou alcançou os resultados que esperava não significa que você é um fracasso. Significa apenas que você tem outra oportunidade de tentar novamente.
  • 3

    Você está se comparando com os outros. É natureza humana se comparar a amigos, membros da família e outros conhecidos em sua vida. No entanto, quando você vê outra pessoa ter sucesso ou alcançar algo, pode ser fácil deixar suas realizações ofuscar a sua e começar a ver sua vida como um fracasso. [3] A mídia social certamente não ajuda. As pessoas tendem a destacar apenas as melhores partes de sua vida em sites de mídia social, e esses tipos de postagens podem apenas alimentar esses sentimentos de fracasso e culpa que você pode estar abrigando. Lembre -se: todo mundo se move no seu próprio ritmo e vê o sucesso de maneiras diferentes. Só porque alguém alcançou algo de bom não significa que seus próprios sucessos não são tão dignos ou valiosos.

  • A mídia social certamente não ajuda. As pessoas tendem a destacar apenas as melhores partes de sua vida em sites de mídia social, e esses tipos de postagens podem apenas alimentar esses sentimentos de fracasso e culpa que você pode estar abrigando.
  • Lembre -se: todo mundo se move no seu próprio ritmo e vê o sucesso de maneiras diferentes. Só porque alguém alcançou algo de bom não significa que seus próprios sucessos não são tão dignos ou valiosos.
  • 4

    Você está lidando com a rejeição. Ter um parceiro romântico terminando com você, sendo recusado para um emprego que você realmente queria ou ser rejeitado da escola dos seus sonhos pode doer como nada mais. Ter que lidar com a rejeição depois de aumentar suas esperanças e colocar tanto esforço para alcançar seus objetivos pode realmente fazer com que sua confiança seja atingida e plantar pensamentos dizendo que você é um fracasso em sua cabeça. [4] Por exemplo, se você fizer muito esforço para escrever o currículo perfeito e a carta de apresentação de um emprego que você realmente queria, mas nem sequer recebeu uma oferta de entrevista, pode ser fácil dizer a si mesmo que você falhou. Lembre -se: a rejeição faz parte da vida. Nem tudo pode ser exatamente como planejamos, mas isso não significa automaticamente que você falhou. Significa apenas que talvez seja hora de seguir em frente e colocar sua energia em direção a outra coisa.

  • Por exemplo, se você fizer muito esforço para escrever o currículo perfeito e a carta de apresentação de um emprego que você realmente queria, mas nem sequer recebeu uma oferta de entrevista, pode ser fácil dizer a si mesmo que você falhou.
  • Lembre -se: a rejeição faz parte da vida. Nem tudo pode ser exatamente como planejamos, mas isso não significa automaticamente que você falhou. Significa apenas que talvez seja hora de seguir em frente e colocar sua energia em direção a outra coisa.
  • 5

    Você tem síndrome de impostor. Quando você tem síndrome de impostor, geralmente sente que não merece os sucessos que alcançou e sente constantemente que está subqualificado para fazer algo ou incompetente. Essa mentalidade pode fazer com que você perceba até pequenos erros como falhas maciças, enquanto você pode considerar seus sucessos como simplesmente boa sorte. [5] Por exemplo, você pode sentir a síndrome do impostor ao iniciar um novo emprego. Para você, pode parecer que você está fingindo até que você coma e que qualquer pequeno erro que você cometa o demitirá. Muitos pais iniciantes também lidam com a síndrome do impostor, pois ficam expostos à realidade da paternidade. Sempre que cometem um erro, pode parecer que falhou em seu papel como pai. Lembre -se: mesmo que pareça que todo mundo saiba exatamente o que está fazendo, também está aprendendo constantemente, cometendo erros e crescendo. Não há necessidade de colocar tanta pressão sobre si mesmo. Mesmo se você tropeçar, isso não faz de você um fracasso; apenas faz você humano.

  • Por exemplo, você pode sentir a síndrome do impostor ao iniciar um novo emprego. Para você, pode parecer que você está fingindo até que você coma e que qualquer pequeno erro que você cometa o demitirá.
  • Muitos pais iniciantes também lidam com a síndrome do impostor à medida que se expostos à realidade da paternidade. Sempre que eles cometem um erro, pode parecer que falhou em seu papel como pai.
  • Lembre -se: mesmo que pareça que todo mundo saiba exatamente o que está fazendo, também está aprendendo constantemente, cometendo erros e crescendo. Não há necessidade de colocar tanta pressão sobre si mesmo. Mesmo se você tropeçar, isso não faz de você um fracasso; apenas faz de você humano.
  • 6

    Você enfrentou grandes expectativas durante a sua infância. Para algumas pessoas, seus sentimentos de fracasso decorrem de uma infância que envolveu cuidadores altamente críticos. Se os cuidadores ou outras figuras adultas em sua vida durante sua infância sempre tiveram grandes expectativas para você ou culparam você quando as coisas deram errado, você pode estar lidando com esses sentimentos de fracasso há algum tempo. [6] Por exemplo, seus pais podem ter tido expectativas muito específicas quando se tratava de onde você estudava, que tipo de trabalho você tem e o tipo de pessoa com quem se casaria. Se você não conseguiu atender a esses padrões, pode ter ficado com sentimentos de culpa e fracasso. Lembre -se: você não é um fracasso apenas porque não atendeu às expectativas de outra pessoa. Quando se trata disso, você se conhece melhor, e os únicos padrões para os quais você deve se manter são os que você definiu para si mesmo.

  • Por exemplo, seus pais podem ter tido expectativas muito específicas quando se tratava de onde você estudava, que tipo de trabalho você tem e o tipo de pessoa com quem se casaria. Se você não conseguiu atender a esses padrões, pode ter ficado com sentimentos de culpa e fracasso.
  • Lembre -se: você não é um fracasso apenas porque não atendeu às expectativas de outra pessoa. Quando se trata disso, você se conhece melhor, e os únicos padrões para os quais você deve se manter são os que você definiu para si mesmo.
  • 7

    Outras pessoas em sua vida são excessivamente críticas às suas ações. Pode ser um pouco fácil começar a se sentir um fracasso quando as pessoas ao seu redor apontam constantemente cada pequeno erro que você comete. Pode parecer que nada que você faz será suficiente, o que pode levar a baixa auto-estima. [7] Ou pode ser que as pessoas ao seu redor costumam expressar suas queixas e pensamentos depreciativos que podem fazer com que você adote uma mentalidade semelhante. Lembre -se: a única opinião que importa é a sua. As pessoas podem dizer o que querem, mas só porque têm seus próprios padrões não significa que você é um fracasso.

  • Ou, pode ser que as pessoas ao seu redor costumam expressar suas queixas e pensamentos autodepreciativos que podem fazer com que você adote uma mentalidade semelhante.
  • Lembre -se: a única opinião que importa é a sua. As pessoas podem dizer o que querem, mas só porque têm seus próprios padrões não significa que você é um fracasso.
  • 8

    Você está lidando com baixa auto-estima. Quando você não tem confiança sobre quem você é e do que é capaz, pode ser difícil reconhecer completamente suas conquistas e apenas fixar suas falhas. É difícil ficar satisfeito consigo mesmo quando você está lidando com baixa auto-estima. Você também pode ter medo de cometer erros e decepcionar os outros. Outros sinais de baixa auto-estima incluem: [8] sendo extremamente crítico de si mesmo, dizendo que você é inferior a outras pessoas ao seu redor usando linguagem negativa para se descrever sem acreditar em outra pessoa quando eles elogiam que você se lembra: você tem o poder de mudar seu Percepção de si mesmo e aumente sua auto-estima. Desde que você reconheça esses pensamentos negativos e faça um esforço consciente para mudar, esses sentimentos de fracasso não durarão para sempre.

  • sendo extremamente crítico de si mesmo
  • Dizendo que você é inferior aos outros ao seu redor
  • Usando a linguagem negativa para se descrever
  • Não acreditando em outra pessoa quando ela elogiá -lo
  • Lembre-se: você tem o poder de mudar sua percepção de si mesmo e aumentar sua auto-estima. Desde que você reconheça esses pensamentos negativos e faça um esforço consciente para mudar, esses sentimentos de fracasso não durarão para sempre.
  • 9

    Você pode ter um problema de saúde mental mais grave. Infelizmente, problemas de saúde mental como a depressão também podem alimentar esses pensamentos negativos. Se esses sentimentos de fracasso também são acompanhados por sentimentos de desesperança ou tristeza, ou você descobrir que está faltando energia para fazer coisas que você amou, converse com um psicólogo ou profissional médico licenciado para obter apoio. Outros sinais de depressão incluem: [9] raiva, irritabilidade e frustração por pequenas coisas ansiedade ou inquietação problemas para pensar ou lembrar coisas de distúrbios do sono como insônia ou dormir muitos sentimentos de inútil ou culpa lembre -se: conversar com um terapeuta ou seu médico pode ajudar Você aborda questões de saúde mental como depressão e toma medidas para a cura. Você não está sozinho nisso, e há muitas pessoas que o apoiarão.

  • raiva, irritabilidade e frustração com coisas menores
  • Ansiedade ou inquietação
  • Problema de pensar ou lembrar de coisas
  • distúrbios do sono como insônia ou dormir demais
  • Sentimentos de inutilidade ou culpa
  • Lembre -se: conversar com um terapeuta ou seu médico pode ajudá -lo a lidar com problemas de saúde mental como depressão e tomar medidas para a cura. Você não está sozinho nisso, e há muitas pessoas que o apoiarão.
  • Como lidar com a sensação de um fracasso

    1

    Desafie seus pensamentos negativos sobre si mesmo. Sempre que você começar a pensar em coisas negativas sobre si mesmo, faça uma pausa e reflita sobre esse pensamento. Pergunte a si mesmo se há uma razão específica pela qual você está tendo esse pensamento e se há alguma evidência para fazer o backup. Você geralmente descobrirá que seus pensamentos negativos são completamente falsos. [10] Por exemplo, se você se encontrar pensando: “Sou um fracasso”, pergunte -se por que de repente está tendo esse pensamento. Aconteceu algo para fazer você se sentir um fracasso? Você realmente falhou ou apenas cometeu um pequeno erro? Pode ajudar a manter um diário e anotar seus pensamentos negativos quando eles ocorrem. Você poderá lê -los novamente e detectar quaisquer padrões em seu pensamento.

  • Por exemplo, se você se encontrar pensando: “Eu sou um fracasso”, pergunte -se por que de repente está tendo esse pensamento. Aconteceu algo para fazer você se sentir um fracasso? Você realmente falhou ou apenas cometeu um pequeno erro?
  • Pode ajudar a manter um diário e anotar seus pensamentos negativos quando eles ocorrem. Você poderá lê -los novamente e detectar quaisquer padrões em seu pensamento.
  • 2

    Pratique a atenção plena em se destacar de pensamentos negativos. Uma coisa que pode ajudá -lo a superar os sentimentos de fracasso é dar um passo atrás de seus pensamentos e vê -los de uma maneira mais objetiva. Praticar a atenção plena permite que você reconheça seus pensamentos e sentimentos e deixe -os ir para que eles não possam afetá -lo. [11] Uma maneira de praticar a atenção plena é fazer meditação. Isso permite que você se concentre apenas em si mesmo e no momento presente e se envolva totalmente com os pensamentos que está tendo.

  • Uma maneira de praticar a atenção plena é fazer meditação. Isso permite que você se concentre apenas em si mesmo e no momento presente e se envolva plenamente com os pensamentos que está tendo.
  • 3

    Falha de reforma como uma oportunidade de aprendizado. Aprender com seus erros é, em última análise, como você cresce e desenvolve novas habilidades. Em vez de simplesmente repreender -se por fazer algo errado, aceite que você cometeu um erro e pense no que pode aprender com essa experiência. Existe uma escolha melhor que você poderia ter feito? Você poderia ter pedido ajuda a alguém? Explore diferentes opções para ver como você pode melhorar no futuro. Por exemplo, se você estragou uma tarefa no trabalho, peça feedback do seu supervisor ou chefe para aprender o que você pode melhorar para a próxima vez. Certifique -se de apontar também as coisas que você fez bem. É altamente improvável que você não tenha feito uma única coisa certa, então lembre -se de seus pontos fortes e continue a usá -los para sua vantagem no futuro.

  • Por exemplo, se você estragou uma tarefa no trabalho, peça feedback do seu supervisor ou chefe para aprender o que você pode melhorar para a próxima vez.
  • Certifique -se de apontar também as coisas que você fez bem. É altamente improvável que você não tenha feito uma única coisa certa, então lembre -se de seus pontos fortes e continue a usá -los para sua vantagem no futuro.
  • 4

    Trate -se com bondade. Mostre -se compaixão e compreenda -se quando cometer erros ou sentir que falhou. Uma maneira de fazer isso é pensar em como você conversaria com um amigo próximo ou membro da família em sua situação. Você os repreenderia? Ou você apoiaria e encorajaria para eles? Seja perdoando para si mesmo quando cometer um erro. Você é apenas humano e todos cometem erros de tempos em tempos. Use afirmações positivas para aumentar sua confiança. Diga coisas como: “Eu sou capaz”, “sou forte” e “Eu sou uma boa pessoa”.

  • Seja perdoando para si mesmo quando cometer um erro. Você é apenas humano e todo mundo comete erros de tempos em tempos.
  • Use afirmações positivas para aumentar sua confiança. Diga coisas como: “Eu sou capaz”, “sou forte” e “Eu sou uma boa pessoa”.
  • 5

    Anote seus pontos fortes e realizações. Mesmo que não pareça no momento, certamente há muitas coisas em que você é bom. Identifique seus pontos fortes e anote -os para se lembrar de como você é capaz. Se você está tendo problemas, pergunte a amigos e familiares em que eles acham que você é bom. Você pode escrever coisas como; Cozinha cantando gerenciando seu tempo resolvendo quebra -cabeças sendo um bom ouvinte dando conselhos aos amigos

  • cozinhar
  • Cantando
  • Gerenciando seu tempo
  • Resolvendo quebra -cabeças
  • sendo um bom ouvinte
  • Dando conselhos aos amigos
  • 6

    Faça a auto -paração em vez de se comparar com os outros. Em vez de se manter com os padrões de outras pessoas, compare seu eu passado e presente para ver o quanto você alcançou. Por exemplo, pense em como você estava quando começou seu trabalho e quanto aprendeu desde então. Você provavelmente descobrirá que é tudo menos um fracasso. Outra maneira de evitar se comparar com os outros é fazer uma pausa nas mídias sociais e evitar ficar muito fixado nas vidas “perfeitas” que as pessoas transmitem em suas páginas de mídia social.

  • Outra maneira de evitar se comparar com os outros é fazer uma pausa nas mídias sociais e evitar ficar muito fixado na vida “perfeita” que as pessoas transmitidas em suas páginas de mídia social.
  • 7

    Pratique gratidão para construir uma mentalidade positiva. Quando pensamentos e sentimentos negativos começarem a surgir, reserve um momento para se lembrar de todas as coisas boas da sua vida. Algumas coisas pelas quais agradecem incluem familiares, amigos, animais de estimação, teto sobre sua cabeça e seu trabalho. Quando você escolhe se concentrar nos aspectos positivos, as coisas podem não parecer tão assustadoras quanto você originalmente pensava. Comece um diário de gratidão e anote 3 a 5 coisas pelas quais você é grato todos os dias para manter a positividade.

  • Comece um diário de gratidão e anote 3 a 5 coisas pelas quais você é grato todos os dias para manter a positividade.
  • 8

    Crie novos objetivos para se motivar. A definição de metas oferece algo para trabalhar, e alcançá -las pode substituir rapidamente esses sentimentos de fracasso pela satisfação do sucesso. Apenas certifique -se de que seus objetivos sejam realistas, dada sua situação pessoal e aspirações. Pense no que você realmente deseja alcançar e faça etapas acionáveis ​​que o aproximarão do seu objetivo. Uma idéia é definir metas inteligentes que garantam que suas visões permaneçam específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com tempo limitado. Por exemplo, se seu objetivo é escrever e publicar uma história curta, seu objetivo pode parecer: específico: vou escrever uma história curta e publicá -lo. Mensurável: escrevo cerca de 500 palavras por dia para o próximo mês. Atingível: tenho muito tempo livre antes e depois do trabalho para me dedicar à escrita. Relevante: gosto de escrever e já tenho um esboço para uma história. Time-Bound: Meu primeiro rascunho será feito até o início do próximo mês.

  • Uma idéia é definir metas inteligentes que garantam que suas visões permaneçam específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo limitado. Por exemplo, se seu objetivo é escrever e publicar uma história curta, seu objetivo pode parecer:
  • Específico: vou escrever uma história curta e publicá -lo.
  • Mensurável: vou escrever cerca de 500 palavras por dia para o próximo mês.
  • Atingível: tenho muito tempo livre antes e depois do trabalho para me dedicar à escrita.
  • Relevante: gosto de escrever e já tenho um esboço para uma história.
  • Time-Bound: Meu primeiro rascunho será feito até o início do próximo mês.
  • 9

    Correr riscos e experimente coisas novas. Às vezes, a chave para superar os sentimentos de fracasso é começar a se mover e se colocar lá fora. Você nunca sabe quando encontrará algo em que é realmente bom ou aprende algo interessante. Em vez de permitir o medo do fracasso em impedi -lo, tenha confiança em si mesmo e tente algo novo. [12] Por exemplo, encontre um novo hobby, faça uma aula para aprender uma nova habilidade ou fazer um esforço para conhecer novas pessoas no trabalho, escola ou em sua comunidade.

  • Por exemplo, encontre um novo hobby, faça uma aula para aprender uma nova habilidade ou fazer um esforço para conhecer novas pessoas no trabalho, escola ou em sua comunidade.
  • 10

    Tenha tempo para fazer coisas que você realmente gosta. Você pode achar que se sente mais confiante quando está no seu elemento fazendo as coisas que ama. Reserve um tempo para perseguir seus hobbies e interesses pessoais e criar um espaço seguro para si mesmo. Além disso, certifique -se de reservar um tempo para relaxar as coisas e cuidar de sua saúde física e mental. [13] Para sua saúde física, certifique -se de comer de forma saudável, dormir o suficiente todas as noites e se exercitar para combater o estresse e permanecer em forma. Faça atividades calmantes para cuidar de sua saúde mental, como ler um livro, ouvir música ou passar um tempo na natureza.

  • Para sua saúde física, verifique se você está comendo saudável, dormindo o suficiente todas as noites e se exercitando para combater o estresse e permanecer em forma.
  • Faça atividades calmantes para cuidar de sua saúde mental, como ler um livro, ouvir música ou passar um tempo na natureza.
  • 11

    Cerque -se de pessoas de apoio. Quando você está se sentindo baixo, amigos íntimos, familiares ou parceiros podem fazer maravilhas para elevar seu ânimo e motivá -lo a seguir em frente. Faça um esforço para nutrir relacionamentos com pessoas positivas e solidárias que você conhece estarão lá para você, mesmo em tempos difíceis. [14] Divertir -se com amigos e passar um tempo com a família também pode ser ótimo para sua saúde mental e emocional. Não tenha medo de confiar em pessoas em quem você confia em quaisquer preocupações que tenha. Provavelmente, eles estarão mais do que dispostos a ouvir e ajudá -lo da maneira que precisar.

  • Divertir -se com amigos e passar um tempo com a família também pode ser ótimo para sua saúde mental e emocional.
  • Não tenha medo de confiar em pessoas em quem você confia em todas as preocupações que tiver. Provavelmente, eles estarão mais do que dispostos a ouvir e ajudá -lo da maneira que você precisar.
  • 12

    Fale com um terapeuta se precisar de mais suporte. Se você está achando difícil lidar com esses sentimentos de fracasso por conta própria, pode achar útil conversar com um terapeuta. Um terapeuta licenciado pode lhe dar um espaço seguro para trabalhar com seus pensamentos e sentimentos, além de fazer exercícios para combater pensamentos negativos. [15]

    Como é realmente o fracasso?

    A definição de “falha” é diferente para todas as pessoas. A definição mais básica de falha é a falta de sucesso, mas isso pode parecer diferente de pessoa para pessoa. O problema é que pode ser difícil definir o que se qualifica como sucesso, para que você possa acabar se convencendo de que falhou mesmo quando alcançou grandes coisas. [16] É importante lembrar que a falha não é um conceito fixo e que você pode alterar a maneira como você vê a falha a qualquer momento. Em vez de dizer a si mesmo que o fracasso é algo que você deve temer e ter vergonha, ensine -se a ver o fracasso como uma oportunidade de crescimento.

  • É importante lembrar que o fracasso não é um conceito fixo e que você pode mudar a maneira como você vê a falha a qualquer momento.
  • Em vez de dizer a si mesmo que o fracasso é algo que você deve temer e ter vergonha, ensine -se a ver o fracasso como uma oportunidade de crescimento.