beta é a volatilidade ou risco de um estoque específico em relação à volatilidade de todo o mercado de ações. [1] A versão beta é um indicador de quão arriscado é um estoque específico e é usado para avaliar sua taxa de retorno esperada. A versão beta é um dos fundamentos que os analistas de ações consideram ao escolher ações para suas carteiras, juntamente com a relação preço/lucro, patrimônio líquido, relação dívida/patrimônio e vários outros fatores.
Parte 1
calcular a beta usando uma equação simples
1
Encontre a taxa livre de risco. Essa é a taxa de retorno que um investidor poderia esperar de um investimento em que seu dinheiro não esteja em risco, como as projetos de lei do Tesouro dos EUA para investimentos em dólares americanos e notas do governo alemão para investimentos que negociam euros. Este número é normalmente expresso como uma porcentagem.
2
Determine as respectivas taxas de retorno para as ações e para o mercado ou índice apropriado. Esses números também são expressos como porcentagens. Geralmente as taxas de retorno são figuradas ao longo de vários meses. [2] Um ou ambos os valores podem ser negativos, o que significa que investir nas ações ou no mercado (índice) como um todo significaria uma perda durante o período. Se apenas uma das duas taxas for negativa, a versão beta será negativa.
3
subtrair a taxa livre de risco da taxa de retorno da ação. Se a taxa de retorno da ação for de 7%e a taxa livre de risco for de 2%, a diferença seria 5%.
4
subtrair a taxa livre de risco da taxa de retorno do mercado (ou índice). Se a taxa de retorno de mercado ou índice for 8%e a taxa livre de risco for novamente 2%, a diferença seria de 6%.
5
Divida a primeira diferença acima pela segunda diferença acima. Essa fração é a figura beta, normalmente expressa como um valor decimal. No exemplo acima, o beta seria 5 dividido por 6, ou 0,833. O beta do próprio mercado (ou o índice apropriado) é por definição 1.0, pois o mercado está sendo comparado a si mesmo, e qualquer número (exceto zero) dividido por si mesmo é igual a 1. [3] um beta menor de 1 significa que O estoque é menos volátil que o mercado como um todo, enquanto um beta maior que 1 significa que o estoque é mais volátil que o mercado como um todo. O valor beta pode ser menor que zero, o que significa que as ações estão perdendo dinheiro enquanto o mercado como um todo está ganhando (mais provavelmente) ou que as ações estão ganhando enquanto o mercado como um todo está perdendo dinheiro (menos provável). Ao calcular a versão beta, é comum, embora não seja necessário, usar um representante de índice do mercado no qual as ações negociam. Para as ações dos EUA, o S&P 500 é o índice geralmente usado, [4], embora a análise de um estoque industrial possa ser melhor servida comparando -o com a média industrial da Dow Jones. Existem vários outros índices que podem ser usados adequadamente. Para ações que negociam internacionalmente, o MSCI EAFE (representando a Europa, australásia e o leste da Ásia) é um índice representativo adequado.
Parte 2
Usando beta para determinar a taxa de retorno de uma ação
1
Encontre a taxa livre de risco. [5] Este é o mesmo valor descrito acima em “Cálculo da versão beta para um estoque”. Para esta seção, usaremos o mesmo valor de exemplo de 2 %, como usado acima.
2
Determine a taxa de retorno para o mercado ou seu índice representativo. Neste exemplo, usaremos o mesmo número de 8 %, conforme usado acima.
3
Multiplique o valor beta pela diferença entre a taxa de retorno de mercado e a taxa livre de risco. Para este exemplo, usaremos um valor beta de 1,5. Usando 2 % para a taxa livre de risco e 8 % para a taxa de retorno de mercado, isso funciona de 8 a 2 ou 6 %. Multiplicado por uma versão beta de 1,5, isso produz 9 %.
4
Adicione o resultado à taxa livre de risco. Isso produz uma soma de 11 %, que é a taxa de retorno esperada da ação. Quanto maior o valor beta para uma ação, maior será a taxa de retorno esperada. No entanto, essa taxa de retorno mais alta é acoplada a um risco aumentado, tornando necessário analisar os outros fundamentos das ações antes de considerar se deve fazer parte do portfólio de um investidor. [6]
Parte 3
Usando gráficos do Excel para determinar beta
1
Faça três colunas de preços no Excel. A primeira coluna será sua coluna de data. Na segunda coluna, abaixe os preços do índice; Este é o “mercado geral” com o qual você estará comparando sua versão beta. Na terceira coluna, abaixe os preços das ações para as quais você está tentando calcular beta.
2
Digite seus pontos de dados na planilha. Tente começar com intervalos de um mês. Escolha uma data – por exemplo, no início ou no final do mês – e insira o valor correspondente para o índice do mercado de ações (tente usar o S&P 500) [7] e depois o preço das ações para esse dia. Tente escolher 15 ou 30 datas recentes, talvez estendendo um ano ou dois até o passado. Observe o preço do índice e o preço das ações para cada data. Quanto mais tempo você escolher, mais preciso será o seu cálculo beta. A beta histórica muda ao monitorar o estoque e o índice por mais tempo.
3
Crie duas colunas de retorno à direita das suas colunas de preços. Uma coluna será para os retornos do índice; A segunda coluna serão os retornos do estoque. Você estará usando uma fórmula do Excel para determinar os retornos, que você aprenderá na seguinte etapa.
4
Comece a calcular retornos para o índice do mercado de ações. Na segunda célula da sua coluna de retorno de índice, digite um “=” (é igual a sinal). Com o seu cursor, clique na segunda célula na coluna do índice, digite A “-” (sinal de menos) e clique na primeira célula da coluna do índice. Em seguida, digite A “/” (“Divida por” sinal) e clique na primeira célula na coluna do índice novamente. Coloque “Return” ou “Entre”. Como o retorno é um cálculo ao longo do tempo, você não colocou nada na sua primeira célula; deixe em branco. Você precisa de pelo menos dois pontos de dados para calcular retornos, e é por isso que você iniciará a segunda célula da coluna de retornos de índice. O que você está fazendo é subtrair o valor mais recente do valor mais antigo e dividir o resultado pelo valor mais antigo. Isso apenas fornece a porcentagem de perda ou ganho para esse período. Sua equação para a coluna de retorno pode parecer algo assim: = (b4-b3)/b3
5
Use a função de cópia para repetir esse processo para todos os pontos de dados na sua coluna de preço índice. Faça isso clicando no pequeno quadrado no canto inferior direito da célula de retorno de índice e arrastando-o para o ponto de dados mais inferior. O que você está fazendo é pedir ao Excel para replicar a mesma fórmula (acima) para cada ponto de dados.
6
Repita o mesmo processo para calcular retornos, desta vez para o estoque individual em vez do índice. Após o término, você deve ter duas colunas, formatadas como porcentagens, que listam os retornos para o índice de estoque e o estoque individual.
7
Plote os dados em um gráfico. Destaque todos os dados nas duas colunas de retorno e pressione o ícone do gráfico no Excel. Selecione um gráfico de dispersão na lista de opções. Rotule o eixo x com o nome do índice que você está usando (por exemplo, S & P 500) e o eixo y com o nome do estoque que você está usando.
8
Adicione uma linha de tendência ao seu gráfico de dispersão. Você pode fazer isso selecionando o layout da linha de tendência em versões mais recentes do Excel ou encontrando -o manualmente clicando no gráfico → Adicionar linha de tendência. Certifique -se de exibir a equação no gráfico, bem como o valor R2. Escolha uma linha de tendência linear, não uma média polinomial ou móvel. Exibir a equação no gráfico, bem como o valor R2, dependerá de qual versão do Excel você tem. As versões mais recentes permitirão que você represente graficamente a equação e o valor R2 clicando no gráfico Layouts e encontrando o layout do valor da Equação R2. Nas versões mais antigas do Excel, navegue para o gráfico → Adicione as opções da tendência →. Em seguida, verifique as duas caixas ao lado de “Exibir equação no gráfico” e “Exibir valor R2 no gráfico”, respectivamente.
9
Encontre o coeficiente para o valor “X” na equação da linha de tendência. [8] Sua equação da linha de tendência será escrita na forma de y = βx + a. O coeficiente do valor X é o seu beta. O valor R2 é a relação de variação das ações retorna à variação dos retornos gerais do mercado. Um número grande, 0,869, por exemplo, indica uma variação altamente relacionada entre os dois. Um número baixo, 0,253, por exemplo, indica uma variação menos relacionada entre os dois. [9]
Parte 4
Compreendendo o beta
1
Saiba como interpretar a beta. A versão beta é o risco, em relação ao mercado de ações como um todo, um investidor assume por possuir uma ação específica. É por isso que você precisa comparar os retornos de uma única ação com os retornos de um índice. O índice é a referência contra a qual as ações são julgadas. O risco de um índice é fixado em 1. Uma versão beta inferior a 1 significa que o estoque é menos arriscado do que o índice com o qual está sendo comparado. Uma versão beta superior a 1 significa que o estoque é mais arriscado do que o índice com o qual está sendo comparado. [10] Veja este exemplo: diga que o beta do exterminador de germe de Gino é calculado em 0,5. Comparado ao S&P 500, o benchmark com o qual o Gino está sendo comparado, é metade do arriscado. Se o S&P descer 10%, o preço das ações de Gino tenderá a cair apenas 5%. Como outro exemplo, imagine que o serviço funerário de Frank tenha uma versão beta de 1,5 quando comparado ao S&P. Se o S&P cair 10%, espere que o preço das ações de Frank cair mais que o S&P, ou cerca de 15%.
2
Saiba que o risco geralmente está relacionado ao retorno. Alto risco, alta recompensa; baixo risco, baixa recompensa. Um estoque com um beta baixo não perderá tanto quanto o S&P quando cair, mas não ganhará tanto quanto o S&P quando publicar ganhos. Por outro lado, um estoque com um beta acima de 1 perderá mais do que o S&P quando cair, mas também ganhará mais do que o S&P quando for um ganho. Por exemplo, finja a extração de Venom de Vermeer tem uma versão beta de 0,5. Quando o mercado de ações salta 30%, a Vermeer ganha apenas 15%. Mas quando o mercado de ações derrama 30%, a Vermeer cai apenas 15%.
3
Espere que uma ação com um beta de 1 se mova em bloqueio com o mercado. Se você fizer seus cálculos beta e descobrir que o estoque que está analisando tem uma versão beta de 1, não será mais ou menos arriscado do que o índice que você usou como referência. O mercado sobe 2%, seu estoque sobe 2%; O mercado cai 8%, seu estoque cai 8%.
4
Coloque as ações de alto e baixo teor de beta em seu portfólio para diversificação adequada. Uma boa mistura de ações de alto e baixo teor de beta ajudará você a resistir a qualquer desaceleração dramática que o mercado aceite. Obviamente, como os estoques de baixo teatro geralmente têm um desempenho inferior ao mercado de ações como um todo durante um mercado em alta, uma boa mistura de betas também significa que você não experimentará o mais alto dos máximos quando os tempos são bons.
5
Entenda que, como a maioria das ferramentas de previsão financeira, a beta não pode prever com segurança o futuro. A versão beta apenas mede a volatilidade passada de um estoque. Podemos querer projetar essa volatilidade no futuro, mas isso nem sempre funciona. A versão beta de uma ação pode mudar drasticamente de um ano para o outro. É por isso que não é uma ferramenta preditiva terrivelmente confiável.