Para calcular o volume de uma pirâmide, use a fórmula, onde L e W são o comprimento e a largura da base, e H é a altura. Você também pode usar a fórmula equivalente, onde está a área da base e H é a altura. O método varia ligeiramente, dependendo de a pirâmide ter uma base triangular ou retangular. Se você quiser saber como calcular o volume de uma pirâmide, basta seguir estas etapas.
Método 1
pirâmide com uma base retangular
1
Encontre o comprimento e a largura da base. Neste exemplo, o comprimento da base é de 4 cm e a largura é de 3 cm. Se você estiver trabalhando com uma base quadrada, o método é o mesmo, exceto que o comprimento e a largura da base quadrada serão iguais. Anote essas medidas. [1] Lembre -se, então você precisa saber e primeiro.
2
Multiplique o comprimento e a largura para encontrar a área da base. Para obter a área da base, simplesmente multiplique 3 cm por 4 cm. [2] 2 [3] Lembre -se, então você precisa saber. Você pode encontrar isso conectando e da etapa anterior.
3
Multiplique a área da base pela altura. A área da base é de 12 cm2 e a altura é de 4 cm, para que você possa multiplicar 12 cm2 por 4 cm. Lembre -se, então você precisa saber. Você pode encontrar isso usando a etapa anterior.
4
Multiplique seu resultado até agora. Ou, em outras palavras, divida por 3. Lembre-se de declarar sua resposta em unidades cúbicas sempre que estiver trabalhando com espaço tridimensional. [4] Lembrar, . Você pode se conectar a partir da etapa anterior.
Método 2
pirâmide com uma base triangular
1
Encontre o comprimento e a largura da base. O comprimento e a largura da base devem ser perpendiculares um ao outro para que esse método funcione. Eles também podem ser considerados a base e a altura do triângulo. Neste exemplo, a largura da base é de 2 cm e o comprimento do triângulo é de 4 cm. [5] Se o comprimento e a largura não forem perpendiculares e você não conhece a altura do triângulo, existem alguns outros métodos que você pode tentar calcular a área de um triângulo. Lembre -se, então você precisa saber e primeiro.
2
Calcule a área da base. Para calcular a área da base, basta conectar a base e a altura do triângulo na fórmula a seguir: [6] Lembre -se, para que você precise saber. Você pode encontrar isso usando e a partir da etapa anterior.
3
multiplique a área da base pela altura da pirâmide. A área da base é de 4 cm2 e a altura é de 5 cm. Lembre -se, então você precisa saber. Você pode encontrar isso usando a etapa anterior.
4
Multiplique seu resultado até agora. Ou, em outras palavras, divida por 3. Seu resultado mostrará que o volume de uma pirâmide com uma altura de 5 cm e uma base triangular com uma largura de 2 cm e um comprimento de 4 cm é de 6,67 cm. [7] 3 Lembre -se ,. Você pode se conectar a partir da etapa anterior.