Os lírios de Calla fazem uma planta de casa surpreendentemente bonita. Melhor ainda, eles são bastante baixa manutenção e, com um pouco de cuidado, eles voltarão ano após ano. Se você recebeu um Lily de Calla como um presente ou espera cultivar uma nova planta a partir de uma lâmpada, temos todas as dicas que você precisa para cultivar e cuidar de uma lírio de Calla Lily.
Método 1
1
Coloque seu Lily de Calla, onde ele recebe 4-6 horas de luz por dia. Os lírios de Calla gostam de brilhante, então escolha um local ensolarado perto de uma janela ou porta de vidro. No entanto, evite uma área em que o sol brilha direto, especialmente no meio do dia. A luz solar direta pode queimar as folhas e as flores, fazendo com que elas fiquem amarelas. [1] Se a área em que você coloca a planta estiver muito fraca, seu lírio de Calla pode ser menor e a haste da flor pode não ser tão forte. [2]
2
Mantenha o solo úmido durante a estação de crescimento. A cada poucos dias da primavera ao outono, enfie o dedo no solo da sua planta para ver como ele é úmido. Se estiver seco para cerca de 2-4 pol. Em geral, sua Lily de Calla fará melhor se você mantê -lo regado regularmente. Se você deixar secar demais, pode começar a amarelo e cair, e as flores não parecerão tão vibrantes. [4] No entanto, não saturá a planta – isso levará à podridão da raiz. Se o top 2-4 pol (5,1-10,2 cm) do solo ainda parecer úmido, você ainda não precisa regar sua lírio de Calla.
3
Defina seu termostato como 65–75 ° F (18–24 ° C) da primavera ao outono. Os lírios de Calla realmente se saem muito bem à temperatura ambiente normal, que faz parte de seu apelo como plantas de casa. No entanto, faça o seu melhor para manter a temperatura bastante consistente – os balanços de big ao longo do dia podem afetar o quão bem sua planta florescerá. [5] Mantenha sua planta longe do aquecimento e do ar condicionado, pois essas áreas tendem a ter mais flutuações de temperatura.
4
Coloque uma bandeja de umidade sob a planta se você mora em um clima seco. Os lírios de Calla preferem um ambiente com cerca de 40% de umidade relativa. Se o seu ar estiver mais seco do que isso, encha uma bandeja rasa com seixos suaves e adicione água suficiente à bandeja para que o fundo fique coberto, mas as seixos não ficarem totalmente submersas. Coloque seu Lily de Calla em cima das seixos – como a água evapora da bandeja, ele umedecerá o ar, ajudando sua planta a prosperar. [6] Adicione mais água à bandeja a cada poucos dias ou sempre que secar. Você também pode elogiar seu Lily com um fino spray de água a cada poucos dias, se não quiser fazer uma bandeja de umidade. Como alternativa, você pode executar um umidificador de mistina fria para manter o ar em sua casa de secar. [7]
5
Fertilize seu lírio de Calla a cada 2 semanas com fertilizante líquido. Os lírios de Calla requerem muitos nutrientes em seu solo, para que eles se dêem melhor com a alimentação regular. Escolha um fertilizante líquido 5-10-5 ou 5-10-10, que contém nitrogênio a 5%, 10% de fósforo e 5% ou 10% de potássio. Isso deve ser seguro para usar a cada duas semanas durante a estação de crescimento. [8] Siga as instruções da etiqueta de como aplicar o fertilizante – geralmente as misturará na água e despeje a mistura no solo. Depois que suas flores desaparecerem, pare de fertilizar a planta. [9]
6
Corte os caules depois que suas flores desaparecem. Eventualmente, as flores em sua Lily de Calla começarão a murchar e ficar marrom. Quando isso acontecer, use tesouras para cortar o caule da flor próximo à base da planta. [10] Isso é principalmente apenas para fins estéticos, para que você não tenha uma flor morta ou caule murcha no meio da sua planta.
7
Repot sua planta a cada 2 anos ou quando parece ligada à raiz. Eventualmente, sua Lily de Calla crescerá fora de sua panela. Escolha uma panela nova que seja um pouco maior que a bola da raiz. Levante o Lily de Calla gentilmente para fora de sua panela velha e coloque -o cuidadosamente na panela nova. Encha a panela com um solo de envasamento bem drenante e dê à planta um pouco de água extra por alguns dias depois de replantá-la. [11] Tome cuidado para não danificar as raízes ao transferir a planta.
8
Mantenha seu Lily de Calla fora do alcance de crianças e animais de estimação. Cada parte do seu Lily de Calla é tóxica, desde os rizomas e raízes até as folhas e as flores. Se você tem filhos pequenos ou animais de estimação que podem tentar comer a planta-ou até apenas brincar com ela-mantenha-a em uma superfície alta em um lugar fora do caminho. [12] Se uma criança ou animal colocar o lírio de Calla na boca, você poderá notar babar e inchaço dos lábios, língua ou garganta. Eles também podem ter dor no estômago e diarréia. Ligue para o controle de veneno ou procure atendimento de emergência se você suspeitar de envenenamento por Lily de Calla.
Método 2
CALLA LILY PESTAS E DOENÇAS
1
corte a rega ou fertilização se as folhas tiverem pontas escuras. Pode ser difícil descobrir exatamente qual está causando o problema porque os resultados parecem iguais. No entanto, se você começou recentemente a fertilizar suas plantas com mais frequência (ou mudou para um novo fertilizante), esse pode ser o culpado. O mesmo para se você mudou recentemente seu cronograma de rega. [13] Se você ainda não tem certeza, dê uma pequena pausa na planta da fertilização e da rega. Espere até que o solo esteja seco a cerca de 4 cm (10 cm) antes de regar novamente e pule a fertilização por 3-4 semanas.
2
Verifique se as folhas parecerem cinza. Esses pequenos ácaros se alimentam do seu Lily, gradualmente, fazendo com que as folhas assumam uma cor cinza amarelada. Felizmente, é muito fácil remover esses ácaros – basta levar a planta para fora e pulverizar a planta com água. [14] Pode ser necessário repetir isso algumas vezes se os ácaros reaparecerem.
3
Pulverize a planta com óleo de nim se você encontrar pulgões. Os pulgões, também conhecidos como piolhos, são outra praga que pode se alimentar do seu Lily de Calla. Os pulgões são pequenos insetos com corpos macios, e você geralmente os vê em grupos. [15] Para evitá-los levemente as folhas do seu lírio de Calla com óleo de nim a cada 1-2 semanas. [16] Se preferir, você pode pulverizar a planta uma vez por semana com sabão inseticida.
4
Destrua a planta se perceber o vírus da podridão do caule ou do mosaico. Essas doenças podem se espalhar para outras plantas, e não há como curar a planta quando elas se formarem. Use luvas e puxe a planta para cima da panela, depois misture a planta inteira no lixo. Para ser seguro, provavelmente é melhor não reutilizar o solo em que a planta estava. [17] Se a sua planta tiver podridão, a haste começará a parecer macia e mole, e sua planta poderá começar a se inclinar. Se tiver vírus de mosaico anel, você notará uma descoloração amarela que se parece com listras ou manchas nas folhas e caules.
Método 3
Inverno Calla Lillies
1
Pare de regar e alimentar a planta a cada inverno. Isso dará à sua chance à sua chance de descansar por 2-3 meses, e é um processo importante se você quiser manter sua Lily por mais de uma temporada. Dê à sua planta uma férias de inverno, mesmo que você viva em um clima onde não fique muito frio. Se você não inverte sua planta, ela não floresce também no próximo ano, e pode não ser tão saudável em geral. [18] Embora você possa parar de fertilizar a planta assim que as flores, é melhor diminuir gradualmente com que frequência você rega a planta em vez de parar abruptamente. [19]
2
Corte as plantas até o solo, uma vez que se tornem amarelas. As temperaturas mais baixas combinadas com a falta de água e alimentos farão com que sua planta murcha. Não entre em pânico – é isso que você está procurando. Quando as folhas ficam amarelas ou marrons e comecem a cair, use um par de tesouras nítidas para apará -las até o solo. [20] Sua planta crescerá folhas novas e saudáveis na primavera.
3
Coloque a panela em algum lugar fresco e escuro. É bom deixar os rizomas na panela depois de cortar as folhas para trás. Basta colocar o recipiente inteiro em algum lugar que permanecerá em torno de 40-60 ° F (4-16 ° C), como uma adega. [21] Alguns especialistas em jardinagem recomendam adicionar apenas um pouco de água ao solo de vez em quando, para que os tubérculos não sequem completamente.
4
Repot os rizomas em solo fresco entre janeiro e março. Sua Lily será mais saudável se você replantar os rizomas – às vezes chamados os tubérculos – cada um ano no início da primavera. Puxe os rizomas para fora do solo – eles provavelmente parecerão um grande grupo, mas isso geralmente é dividido em várias seções menores, cada uma com seu próprio botão. Use uma tesoura afiada para separar esses rizomas individuais. [22] Em seguida, replante os maiores rizomas em solo de envasamento fresco, pois eles produzirão as plantas mais fortes. [23] Os brotos, também chamados de olhos, parecerão uma pequena ponta pontiaguda no rizoma. [24] Mesmo se você planeja aumentar seus lírios em ambientes fechados, é melhor iniciá -los cerca de um mês antes da sua última geada. Se você não dividir os rizomas, sua Lily provavelmente será grande demais para sua panela. Pode ser menos saudável à medida que cresce, e pode ter problemas para ficar em pé.
Método 4
envasando os rizomas
1
Escolha uma panela de 5 a 6 em (13 a 15 cm) de diâmetro para uma única lâmpada. Este tamanho de panela ficará bem com uma única planta de lírio de Calla crescendo. Além disso, ele fornecerá muito espaço para as raízes se espalharem. [25] Se você deseja plantar mais de uma lâmpada em um único recipiente, use um plantador de 8 cm de (20 cm) ou maior em diâmetro. Verifique se o seu recipiente possui orifícios de drenagem ou as raízes da sua planta ficarão alagadas e apodrecem. [26] Use o mesmo tamanho, esteja você plantando uma nova lâmpada de lírio de Calla ou está replantando que você se separou após o inverno.
2
Encha o recipiente com o solo de envasamento que drena bem. Existem muitas combinações diferentes de envasamento do solo que você pode usar, mas, em geral, é melhor começar com uma que tenha uma base de musgo. Esses tipos de solo podem permanecer úmidos sem se apegar ao excesso de umidade que pode apodrecer as raízes do seu Lily de Calla. [27] Tente usar uma mistura de envasamento feita de partes iguais de turfa e perlita. Teste o pH do solo para garantir que seja ligeiramente ácido – entre 5,5 e 6,5 pH – e ajuste -o se precisar.
3
Coloque o rizoma de Lily de Calla em um orifício de 1 a 2 pol (2,5 a 5,1 cm) de profundidade. Cavar um buraco raso com os dedos e, em seguida, coloque o rizoma dentro deste buraco com o botão voltado para cima. Em seguida, cubra -o com o solo para que o topo do rizoma apenas esteja aparecendo acima da superfície da sujeira. [28] Plante os rizomas maiores e mais firmes que você tem disponível – esses produzirão plantas mais fortes e maiores. [29] Geralmente, os tubérculos terão um lado redondo e um lado que tem um broto pontudo. [30]
4
Regue bem a planta depois de tocá -la. Plantas recém-votadas geralmente precisam de muita água, e sua Lily não é exceção. Dê uma quantidade generosa de água, mas não tanto que a água inunda o pote. [31] Certifique -se de que a mistura de vasos permaneça úmida durante o processo de crescimento.
5
Mantenha a panela em um ponto que permanece entre 70 e 70 ° F (21 e 24 ° C). As temperaturas mais quentes sinalizarão a planta que o inverno acabou. Em cerca de 2 semanas, você deve ver as primeiras sessões começando a aparecer. [32] Se o local que você escolher não tiver muito sol, mova a panela para um local mais ensolarado quando os brotos começarem a crescer. Seu Lily de Calla deve começar a florescer cerca de 13 a 16 semanas depois de repot o rizoma, dependendo do tipo de planta que você tem e das condições gerais de crescimento.