Depois de terminar de conduzir uma pesquisa, tudo o que resta a fazer é escrever o relatório da pesquisa. Um relatório de pesquisa descreve uma pesquisa, seus resultados e quaisquer padrões ou tendências encontradas na pesquisa. A maioria dos relatórios de pesquisa segue uma organização padrão, dividida sob certos títulos. Cada seção tem um objetivo específico. Preencha cada seção corretamente e revise o artigo para criar um relatório polido e profissional.
Parte 1
1
Quebre o relatório em seções separadas com títulos. Os relatórios de pesquisa geralmente usam títulos para cada seção. Embora possa haver pequenas diferenças entre os relatórios, os títulos são tipicamente os mesmos. Os títulos padrão para um relatório são: [1] Página de título Índice Resumo Executivo Antecedentes e Objetivos Metodologia Resultados Conclusão e recomendações Apêndices
2
Escreva um resumo executivo de 1-2 página parafraseando o relatório. Isso ocorre no início do relatório, após o índice. Um resumo executivo condensa os principais pontos do relatório em algumas páginas. Deve incluir: metodologia da pesquisa. Resultados -chave da pesquisa. Conclusões tiradas dos resultados da pesquisa. Recomendações com base nos resultados da pesquisa.
3
Declare os objetivos da pesquisa na seção de segundo plano. Comece a seção dizendo por que a pesquisa foi realizada. Explique a hipótese e os objetivos da pesquisa. Você geralmente não precisa escrever mais do que uma página. Certifique -se de identificar o: estudo ou população -alvo: quem está sendo estudado? Eles pertencem a uma certa faixa etária, grupo cultural, religião, crença política ou outra prática comum? Variáveis do estudo: qual está a pesquisa tentando estudar? O estudo está procurando a associação ou relacionamento entre duas coisas? Objetivo do estudo: Como essas informações serão usadas? Que novas informações esta pesquisa podem nos ajudar a realizar?
4
Forneça informações básicas explicando pesquisas e estudos semelhantes. Esta pesquisa pode ajudá -lo a determinar se os resultados da sua pesquisa suportam crenças atuais sobre o tópico ou discordam deles. Escreva 2 ou mais páginas explicando o problema e como outros pesquisadores o abordaram. [2] Procure pesquisas feitas por pesquisadores em revistas acadêmicas visualizadas por pares. Além disso, consulte relatórios produzidos por empresas, organizações, jornais ou think tanks similares. Compare seus resultados com os seus. Seus resultados apóiam ou conflitam com suas reivindicações? Que novas informações seu relatório fornece sobre o assunto? Forneça uma descrição do problema apoiado com evidências revisadas por pares. Defina o que você está tentando aprender e explique por que outros estudos não encontraram essas informações.
Parte 2
Explicando o método e os resultados
1
Explique como o estudo foi realizado na seção de metodologia. Esta seção ajuda os leitores a entender como a pesquisa foi realizada. Ele vem após a seção de segundo plano e objetivos. Dependendo da complexidade do seu estudo, esta seção pode ter várias páginas. Algumas coisas que você deve cobrir nesta seção incluem: quem você perguntou? Como você pode definir o sexo, a idade e outras características desses grupos? Você fez a pesquisa por e-mail, telefone, site ou entrevistas 1 contra 1? Os participantes foram escolhidos aleatoriamente ou selecionados por um certo motivo? Qual o tamanho do tamanho da amostra? Em outras palavras, quantas pessoas responderam aos resultados da pesquisa? Os participantes ofereceram alguma coisa em troca de preencher a pesquisa?
2
Descreva que tipo de perguntas foram feitas na seção de metodologia. Alguns tipos comuns de perguntas incluem múltipla escolha, entrevistas e escalas de classificação (chamadas escalas Likert). Descreva o tema geral das perguntas aqui, fornecendo alguns exemplos de perguntas. Por exemplo, você pode resumir o tema geral de suas perguntas dizendo: “Os participantes foram convidados a responder a perguntas sobre suas práticas diárias de rotina e dieta”. Não coloque todas as perguntas desta seção. Em vez disso, inclua seu questionário no primeiro apêndice (Apêndice A).
3
Relate os resultados da pesquisa em uma seção separada. Depois de detalhado a metodologia da pesquisa integralmente, inicie uma nova seção que mostre os resultados da pesquisa. Esta seção geralmente tem várias páginas. Se necessário, divida alguns dos seus resultados em balas para facilitar a leitura. Se sua pesquisa entrevistou pessoas, escolha algumas respostas relevantes e digite -as nesta seção. Consulte o leitor para o questionário completo, que estará no apêndice. Se sua pesquisa foi dividida em várias seções, relate os resultados de cada seção separadamente, com uma subposição para cada seção. Evite fazer reivindicações sobre os resultados nesta seção. Basta relatar os dados, usando estatísticas, respostas de amostra e dados quantitativos. Inclua gráficos, gráficos e outras representações visuais de seus dados nesta seção.
4
Aponte quaisquer tendências interessantes na seção de resultados. Você provavelmente tem uma grande quantidade de dados. Para ajudar seus leitores a entender o significado da sua pesquisa, destacam os padrões, tendências ou observações interessantes. [3] Por exemplo, as pessoas de uma resposta de faixa etária semelhantes a uma certa pergunta de maneira semelhante? Veja as perguntas que receberam o maior número de respostas semelhantes. Isso significa que a maioria das pessoas responde à pergunta de maneiras semelhantes. O que você acha que isso significa?
Parte 3
Analisando seus resultados
1
Declare as implicações de sua pesquisa no início da conclusão. No início desta seção, escreva um parágrafo que resume os principais pontos de argumento da sua pesquisa. Pergunte a si mesmo o que os leitores devem aprender com esta pesquisa? Aqui você pode se afastar do tom objetivo do restante do papel. Você pode afirmar se os leitores devem ficar alarmados, preocupados ou intrigados com alguma coisa. Por exemplo, você pode destacar como a política atual está falhando ou declarar como a pesquisa demonstra que as práticas atuais estão tendo sucesso.
2
Faça recomendações sobre o que precisa ser feito sobre esse problema. Depois de relatar os resultados da pesquisa, declare o que o leitor deve tirar da pesquisa. O que os dados implica? Que ação as pessoas devem tomar com base nos resultados? Esta parte pode ter de alguns parágrafos a algumas páginas. Algumas recomendações comuns incluem: mais pesquisas precisam ser feitas sobre este tópico. As diretrizes atuais ou a política precisam ser alteradas. A empresa ou instituição precisa agir.
3
Inclua gráficos, gráficos, pesquisas e testemunhos nos apêndices. O primeiro apêndice (Apêndice A) deve sempre ser o próprio questionário de pesquisa. Copie e cole a pesquisa inteira nesta seção. Se desejar, adicione apêndices mostrando seus dados estatísticos, resultados da entrevista, gráficos dos dados e um glossário de termos técnicos. Os apêndices são normalmente rotulados com letras, como Apêndice A, Apêndice B, Apêndice C e assim por diante. Você pode se referir a apêndices em todo o seu artigo. Por exemplo, você pode dizer: “Consulte o Apêndice A para o Questionário” ou “Os participantes foram feitos 20 perguntas (Apêndice A)”.
Parte 4
polindo seu relatório
1
Adicione uma página de título e um índice às 2 primeiras páginas. Estes devem vir na frente do relatório. A primeira página deve declarar o título do relatório, seu nome e sua instituição. A segunda página deve ser um índice. [4] O índice deve listar os números da página para cada seção (ou título) do relatório.
2
Cite sua pesquisa de acordo com o estilo necessário para o relatório da pesquisa. Em algumas aulas e campos profissionais, você pode ser solicitado a formatar o relatório de acordo com uma diretriz de estilo específica. Os comuns usados para relatórios de pesquisas incluem a American Psychological Association (APA) e os estilos de Chicago. Normalmente, você cita informações usando citações entre parênteses no texto. Coloque o nome do autor e outras informações, como o número da página ou o ano da publicação, entre parênteses no final de uma frase. Algumas organizações profissionais podem ter suas próprias diretrizes separadas. Consulte -os para obter mais informações. Se você não precisar de um estilo específico, verifique se a formatação para o papel é consistente o tempo todo. Use o mesmo espaçamento, fonte, tamanho da fonte e citações em todo o artigo.
3
Adote uma voz clara e objetiva em todo o artigo. Lembre -se de que seu trabalho é relatar os resultados da pesquisa. Tente não julgar os participantes ou os resultados da pesquisa. Se você deseja fazer recomendações, faça -o apenas na última seção do artigo. [5] Tente não editorializar os resultados enquanto os denuncia. Por exemplo, não diga: “O estudo mostra uma tendência alarmante do aumento do uso de drogas que deve ser interrompido”. Em vez disso, basta dizer: “Os resultados mostram um aumento no uso de drogas.”
4
Escreva em frases concisas e simples. Indique as informações da maneira mais simples possível. Evite linguagem florida ou complicada. Como algumas pesquisas podem ser muito complexas, um estilo de escrita simples ajudará seus leitores a entender seus resultados. Se você tiver uma escolha entre uma palavra simples e uma palavra complexa, escolha o termo mais simples. Por exemplo, em vez de “1 em cada 10 civis testemunham para absorver bebidas alcoólicas três vezes diariamente”, apenas diga “1 em cada 10 pessoas relatam beber álcool 3 vezes por dia”. Remova quaisquer frases ou palavras desnecessárias. Por exemplo, em vez de “para determinar a frequência da adoção de cães”, basta dizer “para determinar a frequência da adoção de cães”.
5
Revise seu artigo cuidadosamente antes de enviar. Certifique -se de que não haja erros gramaticais, erros de ortografia ou outros erros de digitação no papel. Antes de enviar o relatório ao seu chefe ou professor, verifique se a formatação está correta. Verifique se você tem números de página na parte inferior da página. Verifique se o índice contém os números de página certos. Lembre -se de que a verificação ortográfica dos processadores de texto nem sempre lança todos os erros. Peça a outra pessoa para revisar você para ajudá -lo a capturar erros.