Como escrever uma carta de reclamação aos recursos humanos (com modelos)

Seu chefe está ameaçando seu emprego se você não “veja as coisas dele?” Um colega de trabalho está sabotando você ou recebe o crédito por suas idéias? O local de trabalho pode ser estressante o suficiente sem esses problemas para lidar, e muitos problemas como esses são contra a política da empresa (ou mesmo contra a lei). Felizmente, ao fazer uma queixa formal aos recursos humanos (RH), você pode resolver quaisquer problemas em seu trabalho e encontrar uma solução que funcione para todos. Continue lendo para aprender exatamente o que incluir em sua carta e como acompanhar o HR.

Método 1

Carta de reclamação de assédio

1

Defina o que o assédio no local de trabalho é antes de começar. Identificar o assédio no local de trabalho ajudará você a formular sua carta. O assédio sexual é uma forma de assédio no local de trabalho, mas não é a única forma. Você pode ser assediado com base em sexo, raça, cor, religião, origem nacional, deficiência, idade ou informações genéticas. [1] Considere os seguintes comportamentos, que podem se qualificar como assédio: observações depreciativas ou insultos com base nas ameaças de intimidação da característica protegida e em agressões físicas contando piadas ofensivas

  • Observações depreciativas ou insultos com base na característica protegida
  • Intimidação
  • Ameaças e agressões físicas
  • contando piadas ofensivas
  • 2

    Anote detalhes sobre o assédio. Dê recursos humanos o máximo de informações possível. Sente -se e escreva o seguinte: [2] que perseguiu você e o relacionamento deles com você. Você pode ser assediado por um supervisor ou por um colega de trabalho. Além disso, o assédio pode vir de alguém do mesmo sexo que você. Quando cada ato de assédio ocorreu – date, tempo e localização. Anote também o que a pessoa disse ou fez e como você respondeu. Que testemunharam o assédio. Anote seus nomes e cargos. Que evidência tangível você tem do assédio. Por exemplo, você pode ter assediando e -mails, e -mails de voz ou notas.

  • Quem assediou você e o relacionamento deles com você. Você pode ser assediado por um supervisor ou por um colega de trabalho. Além disso, o assédio pode vir de alguém do mesmo sexo que você.
  • Quando cada ato de assédio ocorreu – date, tempo e local. Anote também o que a pessoa disse ou fez e como você respondeu.
  • que testemunharam o assédio. Anote seus nomes e cargos.
  • Que evidência tangível você tem do assédio. Por exemplo, você pode ter perseguindo e -mails, e -mails de voz ou notas.
  • 3

    Formate sua carta como uma carta comercial. Se você souber o nome do contato em recursos humanos, inclua isso na saudação. Ligue e pergunte se você não sabe. [3]

    4

    Apresente a si mesmo e a seu propósito. No primeiro parágrafo, dê uma idéia do HR por que você está escrevendo para eles. Por exemplo, afirme que você deseja apresentar uma queixa sobre assédio e identificar seu assessor. [4]

    5

    Estabeleça os fatos do assédio. Seja claro e vá direto ao ponto. [5] Forneça informações suficientes que o RH pode ver que há um problema de assédio que precisa de investigação. Explique onde e quando o assédio ocorreu, assim como quem o testemunhou. Descreva os incidentes em ordem cronológica, que é a mais fácil para as pessoas entenderem. Em algumas organizações maiores, o RH pode não conhecer todos, como um colega de trabalho. Identifique quem eles são, por exemplo, “Jason Jones, que trabalha no cubículo ao meu lado, viu nosso chefe fazer o gesto obsceno”. Atenha -se aos fatos. Não faça nenhum tipo de alegação ou cobrança de que você não possa fazer uma prova, como suas memórias escritas ou testemunha. Por exemplo, não especule sobre a motivação do seu chefe ou colega de trabalho para o que eles disseram ou fizeram, pois não há como provar isso.

  • Descreva os incidentes em ordem cronológica, que é a mais fácil para as pessoas entenderem.
  • Em algumas organizações maiores, o RH pode não conhecer todos, como um colega de trabalho. Identifique quem eles são, por exemplo, “Jason Jones, que trabalha no cubículo ao meu lado, viu nosso chefe fazer o gesto obsceno.”
  • Atenha -se aos fatos. Não faça nenhum tipo de alegação ou cobrança de que você não possa fazer uma prova, como suas memórias escritas ou testemunha. Por exemplo, não especule sobre a motivação do seu chefe ou colega de trabalho para o que eles disseram ou fizeram, pois não há como provar isso.
  • 6

    Explique como você respondeu à situação. Isso é legalmente importante. O assédio é apenas ilegal se não for bem -vindo. Declare o que você fez ou disse em resposta. Por exemplo, você pode ter dito a alguém para não tocar em você. [6] Explique também se você tentou resolver o problema. Por exemplo, você pode ter se encontrado com seu assediador para pedir que eles parem de fazer piadas sexualmente explícitas. Lembre -se de explicar como o assédio fez você se sentir. Por exemplo, você pode ter tido problemas para trabalhar em uma equipe com a pessoa que estava assediando você, o que fez você pular o trabalho ou executar abaixo de seus padrões usuais.

  • Explique também se você tentou resolver o problema. Por exemplo, você pode ter se encontrado com seu assediador para pedir que eles parem de fazer piadas sexualmente explícitas.
  • Lembre -se de explicar como o assédio fez você se sentir. Por exemplo, você pode ter tido problemas para trabalhar em uma equipe com a pessoa que estava assediando você, o que fez você pular o trabalho ou executar abaixo de seus padrões usuais.
  • 7

    Propor uma solução. No final da carta, declare o que você deseja do RH. Por exemplo, você pode querer ser transferido para um departamento diferente. Você também pode solicitar que o RH investigue seu assediador e dê consequências. No entanto, evite dizer ao RH para “disparar” seu assediador. Esse é o julgamento deles a fazer. [7] Lembre -se de encerrar a carta agradecendo a RH pelo seu tempo. Insira “melhor” ou “sinceramente” e depois assine a carta.

  • Lembre -se de encerrar a carta agradecendo a RH pelo seu tempo. Insira “melhor” ou “sinceramente” e depois assine a carta.
  • 8

    Evite usar linguagem ofensiva. Embora você possa estar com raiva, tente não mostrar. O uso da linguagem obscena pode minar sua capacidade de obter ajuda. De fato, a pessoa que lê a carta pode ficar com raiva de você, que é o oposto do que você quer. [8] Em vez de escrever: “Estou tão chateado agora”, escreva “Estou com raiva”. Em vez de “meu chefe é um fanático”, escreva “Sr. Jones me intimida gritando repetidamente comigo usando insultos raciais. ”

  • Em vez de escrever: “Estou tão chateado agora”, escreva “Estou com raiva”.
  • Em vez de “meu chefe é um fanático”, escreva “Sr. Jones me intimida gritando repetidamente comigo usando insultos raciais. ”
  • 9

    Envie a carta para o HR. Depois de assinar sua carta, faça uma cópia antes de enviá -la. Segure também qualquer documentação de apoio, como e -mails, correios de voz, notas ou declarações de testemunhas. Pode ser necessário compartilhá -los se o RH abrir uma investigação. [9]

    Método 2

    Carta de reclamação geral

    1

    identificar exatamente por que você deseja enviar uma carta de reclamação. Existem muitos problemas que você deve trazer à atenção dos recursos humanos. Por exemplo, você pode reclamar do seguinte: Você não foi pago corretamente: sua empresa pode estar retendo o salário, sem calcular corretamente, etc. Você não recebeu o que foi prometido sob seu contrato de trabalho. Seu chefe ou colegas de trabalho estão intimidando você. Alguns abusos não se qualificam como assédio no local de trabalho. Legalmente, o assédio deve ser baseado em uma característica protegida, como raça, gênero, religião, idade, etc. [10] No entanto, alguém pode intimidá -lo simplesmente porque não gosta de você. Você está sendo discriminado, seja por raça, religião, gênero ou crenças políticas.

  • Você não foi pago corretamente: sua empresa pode estar retendo o salário, sem calcular corretamente, etc.
  • Você não recebeu o que foi prometido sob seu contrato de trabalho.
  • Seu chefe ou colegas de trabalho estão intimidando você. Alguns abusos não se qualificam como assédio no local de trabalho. Legalmente, o assédio deve ser baseado em uma característica protegida, como raça, gênero, religião, idade, etc. [10] No entanto, alguém pode intimidá -lo simplesmente porque não gosta de você.
  • Você está sendo discriminado, seja por raça, religião, gênero ou crenças políticas.
  • 2

    Reúna os fatos sobre o que aconteceu. Imagine o funcionário de RH que lê sua carta. Eles podem não saber quem você é ou ter qualquer conhecimento do que está acontecendo. Por esses motivos, preencha sua carta de reclamação com fatos. Reúna o seguinte: [11] O que aconteceu, quando e onde. Se você foi intimidado, anote os detalhes. Que está envolvido (seu supervisor imediato, colega de trabalho, um funcionário em uma parte diferente da organização etc.) como você tentou resolver o problema. Você conversou com um supervisor? Peça ajuda ao RH já? Anote as datas e os nomes de quem você falou. Além disso, resuma todas as respostas que você recebeu.

  • O que aconteceu, quando e onde. Se você foi intimidado, anote os detalhes.
  • Quem está envolvido (seu supervisor imediato, colega de trabalho, um funcionário em uma parte diferente da organização, etc.)
  • Como você tentou resolver o problema. Você conversou com um supervisor? Peça ajuda ao RH já? Anote as datas e os nomes de quem você falou. Além disso, resuma todas as respostas que você recebeu.
  • 3

    Configure sua carta usando um formato comercial. Formate corretamente seu documento de processamento de texto, escolhendo um tamanho e estilo legíveis da fonte (Times New Roman 12 Point funciona bem). Use também parágrafo de bloco. [12] Entre em contato com o RH e pergunte a quem abordar sua carta. Escreva uma saudação como “Caro Sr. Marshall” ou algo equivalente.

  • Entre em contato com o RH e pergunte a quem abordar sua carta. Escreva uma saudação como “Caro Sr. Marshall” ou algo equivalente.
  • 4

    Chegue rapidamente ao ponto. Declare que você deseja fazer uma reclamação e identificar a substância da reclamação. Se você trabalha em uma grande organização, identifique -se também. [13] Por exemplo, comece com algo como: “Eu sou um funcionário de processamento de dados em nosso escritório de contabilidade. Estou escrevendo para reclamar que meu pagamento total é impreciso há 2 meses. ”

  • Por exemplo, comece com algo como: “Eu sou um balconista de processamento de dados em nosso escritório de contabilidade. Estou escrevendo para reclamar que meu pagamento total é impreciso há 2 meses. ”
  • 5

    Forneça detalhes. Dê ao leitor informações suficientes para que eles possam efetivamente investigar. [14] Se você não foi pago corretamente, identifique os períodos de pagamento. Se você estiver sendo intimidado, forneça uma discussão cronológica dos principais incidentes de bullying. Escreva algo como o seguinte: “Houve 3 grandes incidentes de bullying” e depois escreva “Além disso, houve um bullying de baixo nível, que fico feliz em discutir pessoalmente com você.”

  • Escreva algo como o seguinte: “Houve 3 grandes incidentes de bullying” e depois escreva “Além disso, houve bullying de baixo nível, que fico feliz em discutir pessoalmente com você.”
  • 6

    Explique como você lidou com o problema. Informe o RH quais tentativas você fez para corrigir o problema e por que você está insatisfeito com os resultados. Se você falou com um supervisor, afirme isso. Lembre -se de fornecer datas. [15] Por exemplo, “Em 12 de janeiro, eu disse ao meu supervisor Larsa Chavez, sobre o meu pagamento estar errado. Embora ela tenha dito que iria investigar, meu salário não mudou e ela não parece muito preocupada com isso. Agora estamos nos aproximando da marca de 2 meses e ainda não estou sendo pago corretamente. ” Também deixe o RH saber como você está se sentindo. Por exemplo, se você está sendo intimidado, explique brevemente como isso afetou sua saúde. Identifique se você teve que tirar uma folga ou ter que consultar um médico. [16]

  • Por exemplo, “Em 12 de janeiro, eu disse ao meu supervisor Larsa Chavez, sobre o meu pagamento estar errado. Embora ela tenha dito que iria investigar, meu salário não mudou e ela não parece muito preocupada com isso. Agora estamos nos aproximando da marca de 2 meses e ainda não estou sendo pago corretamente. ”
  • Também deixe o RH saber como você está se sentindo. Por exemplo, se você está sendo intimidado, explique brevemente como isso afetou sua saúde. Identifique se você teve que tirar uma folga ou ter que consultar um médico. [16]
  • 7

    Termine a carta com um pedido de resolução. Peça ao RH para investigar e entrar em contato com você se eles tiverem perguntas. Assine sua carta abaixo da palavra “sinceramente” e mantenha uma cópia da carta para seus registros. [17] Se você não acha que o RH tem seu número de telefone, inclua isso também.

  • Se você não acha que o HR tem seu número de telefone, inclua isso também.
  • Método 3

    Resolvendo o problema

    1

    Encontre -se com um investigador de RH. Dependendo da gravidade da sua reclamação, o RH pode nomear um investigador para coletar mais informações. Pode ser necessário sentar para uma entrevista. Também forneça documentação de suporte imediatamente. [18] Embora você possa saber que a entrevista é confidencial, espere que muitas outras pessoas da organização saibam o que você escreveu.

  • Embora você possa saber que a entrevista é confidencial, espere que muitas outras pessoas da organização saibam o que você escreveu.
  • 2

    Participar da mediação se o RH o recomendar. Os recursos humanos podem ter um programa de mediação que você pode usar para resolver disputas. Na mediação, você e a pessoa com quem você está tendo problemas se encontrará com o mediador, que é um terceiro neutro. O mediador não é juiz. No entanto, eles podem ajudar cada conversa lateral e ouvir um ao outro. [19] O objetivo da mediação é resolver a disputa voluntariamente para que cada lado possa se sentir bem. Se o assédio tiver sido grave, não se sinta compelido a mediar uma disputa com seu empregador. Em vez disso, encontre um advogado e discuta os próximos passos. Seu empregador pode oferecer “conciliação”, que é como mediação. No entanto, o conciliador está mais envolvido na tomada de decisões do que um mediador, que permite que as partes decidam sobre uma resolução adequada.

  • O objetivo da mediação é resolver a disputa voluntariamente para que cada lado possa se sentir bem.
  • Se o assédio tiver sido grave, não se sinta compelido a mediar uma disputa com seu empregador. Em vez disso, encontre um advogado e discuta os próximos passos.
  • Seu empregador pode oferecer “conciliação”, que é como mediação. No entanto, o conciliador está mais envolvido na tomada de decisões do que um mediador, que permite que as partes decidam sobre uma resolução adequada.
  • 3

    Arquive uma taxa de assédio na EEOC se o RH não for investigar. A Comissão de Oportunidades de Emprego Igual (EEOC) investiga reivindicações de assédio no local de trabalho. Você pode registrar uma reclamação (“cobrar”) com eles. Você também pode reclamar com uma agência estadual que investiga o assédio. Evite atrasar esta etapa. Você tem 180 dias a partir da data do assédio para registrar uma acusação de discriminação na EEOC. [20] Sua agência estadual pode lhe dar mais tempo. Geralmente, a lei federal da EEOC aborda a maioria dos empregadores. Mas alguns empregadores menores podem ser cobertos apenas pela lei estadual. Se o seu empregador tiver 15 ou menos funcionários, pode ser necessário reclamar com sua agência estadual.

  • Evite atrasar esta etapa. Você tem 180 dias a partir da data do assédio para registrar uma acusação de discriminação na EEOC. [20] Sua agência estadual pode lhe dar mais tempo.
  • Geralmente, a lei federal da EEOC aborda a maioria dos empregadores. Mas alguns empregadores menores podem ser cobertos apenas pela lei estadual. Se o seu empregador tiver 15 ou menos funcionários, talvez seja necessário reclamar com sua agência estadual.
  • 4

    Contrate um advogado para escalar a situação além do seu local de trabalho. Você precisa de assistência especializada para proteger seus direitos. Um advogado pode ajudá -lo se seu empregador retaliar contra você, continuar a assediá -lo ou se recusar a pagar salários devidos. Entre em contato com sua associação de advogados local ou estadual e peça uma indicação. Visite a American Bar Association para encontrar sua associação de bares mais próxima. Peça um advogado de emprego. Quando você ligar para estabelecer uma consulta, pergunte quanto o advogado cobra. Prepare -se para sua consulta, reunindo documentos úteis, como uma cópia da sua carta de reclamação ao RH. Na consulta, você discutirá se tem um caso legal. Nem toda conduta de assédio sobe ao nível de assédio legal. Por exemplo, 1 piada fora da cor provavelmente não se qualifica.

  • Peça um advogado de emprego. Quando você ligar para marcar uma consulta, pergunte quanto o advogado cobra.
  • Prepare -se para a sua consulta, reunindo documentos úteis, como uma cópia da sua carta de reclamação ao HR.
  • Na consulta, você discutirá se tem um caso legal. Nem toda conduta de assédio sobe ao nível de assédio legal. Por exemplo, 1 piada fora de cor provavelmente não se qualifica.