Como identificar e lidar com bandeiras vermelhas em mulheres

Você pode brincar de que é uma bandeira vermelha se ela assistir a muitos reality shows ou colocar cubos de gelo em seu vinho. Mas, na verdade, existem algumas bandeiras vermelhas reais nas mulheres para se observar. As bandeiras vermelhas não são peculiaridades ou preferências de personalidade – elas são comportamentos tóxicos que são inapropriados em qualquer relacionamento. Às vezes, eles podem estar escondidos à vista, e estamos aqui para ensinar o que procurar. Continue lendo para aprender sobre algumas bandeiras vermelhas sérias que você nunca deve ignorar, não importa o quanto você goste dela. Este artigo é baseado em uma entrevista com nosso psicólogo clínico e autor publicado, Asa Don Brown. Confira a entrevista completa aqui.

1

Se você não abordar a vida da mesma forma, provavelmente terá pouco em comum. Um relacionamento de longo prazo funciona melhor quando vocês dois têm as mesmas idéias em mente para como é uma ótima vida. Se você deseja gastar seu tempo ou o que você gosta de fazer não é sincronizado, você terá dificuldade no futuro. Por exemplo, se você é uma vegana sóbria que dirige maratonas e prefere a reality show de compulsão com um pacote de seis e uma pizza de um amante de carne, seus estilos de vida provavelmente não são compatíveis. Isso não é necessariamente uma bandeira vermelha doentia-normalmente significa apenas que ela pode não ser a melhor parceira para você a longo prazo.

  • Por exemplo, se você é uma vegana sóbria que dirige maratonas e ela prefere a reality show de compulsão com um pacote de seis cerveja e uma pizza de um amante de carne, seus estilos de vida provavelmente não são compatíveis.
  • Isso não é necessariamente uma bandeira vermelha doentia-normalmente significa apenas que ela pode não ser o melhor parceiro para você a longo prazo.
  • 2

    Ela não compartilha seus valores.

    Casais fortes tendem a valorizar a maioria das mesmas coisas. Se você está procurando um relacionamento sério, quer saber que você e seu parceiro querem as mesmas coisas da vida. Objetivos compartilhados, ética do trabalho, crenças religiosas e padrões morais ou éticos se tornam mais importantes à medida que seu relacionamento se torna mais sério. Por exemplo, se você quer filhos e ela não, isso é definitivamente algo que vocês dois devem discutir antes de dar o próximo passo em seu relacionamento. Se a religião ou a espiritualidade é importante para você, verifique se vocês dois estão na mesma página com isso também. É algo que pode não surgir a princípio, mas você não quer ficar sério demais com alguém cujas crenças não são compatíveis com as suas. Ter objetivos semelhantes na vida é importante se você estiver pensando nela como um parceiro de vida. Converse com ela sobre o futuro, incluindo seus planos de carreira, objetivos financeiros e pensamentos sobre a aposentadoria.

  • Por exemplo, se você quer filhos e ela não, isso é definitivamente algo que vocês dois devem discutir antes de dar o próximo passo em seu relacionamento.
  • Se a religião ou a espiritualidade for importante para você, verifique se vocês dois estão na mesma página com isso também. É algo que pode não surgir no começo, mas você não quer ficar sério demais com alguém cujas crenças não são compatíveis com a sua.
  • Ter objetivos semelhantes na vida é importante se você estiver pensando nela como parceiro de vida. Converse com ela sobre o futuro, incluindo seus planos de carreira, objetivos financeiros e pensamentos sobre a aposentadoria.
  • 3

    ela é sempre vítima de rompimentos.

    Ambas as pessoas normalmente contribuem para rompimentos e precisam assumir a responsabilidade. Ela pode dizer que todos os seus ex -ex -seus eram loucos ou abusivos, ou que as coisas estavam indo muito bem até que repentinamente caíram um dia. Se ela sempre é a vítima, pode ser um sinal de que ela não está assumindo a responsabilidade por suas próprias ações e sempre culpará outra pessoa em vez de ser responsável. [1] Vale a pena falar com ela sobre esses relacionamentos anteriores para tentar entender o que aconteceu. Por exemplo, você pode perguntar a ela: “Eu sei que você disse que seu ex era louco, mas você pode me falar sobre algumas das coisas que eles fizeram? Eu gostaria de entender melhor o que você passou”. Tente se colocar no lugar de um de seus ex. Pergunte a si mesmo o que ela pode dizer sobre você se seu relacionamento terminou hoje. Ela também consideraria você um ex “louco”? Se você puder ver isso acontecendo, talvez seja hora de se afastar dela. Ela pode reconhecer que nem sempre é a vítima, mas diz que é “ruim nos relacionamentos”. Isso é um pouco de bandeira vermelha silenciosa – peça suas perguntas para descobrir exatamente o que ela quer dizer e por que esses relacionamentos terminaram.

  • Vale a pena falar com ela sobre esses relacionamentos anteriores para tentar entender o que aconteceu. Por exemplo, você pode perguntar a ela: “Eu sei que você disse que seu ex era louco, mas você pode me falar sobre algumas das coisas que eles fizeram? Eu gostaria de entender melhor o que você passou.”
  • Tente se colocar no lugar de um de seus ex. Pergunte a si mesmo o que ela pode dizer sobre você se seu relacionamento terminou hoje. Ela também consideraria você um ex “louco”? Se você pode ver isso acontecendo, talvez seja hora de se afastar dela.
  • Ela pode reconhecer que nem sempre é a vítima, mas diz que é “ruim nos relacionamentos”. Isso é um pouco de bandeira vermelha silenciosa – peça suas perguntas para descobrir exatamente o que ela quer dizer e por que esses relacionamentos terminaram.
  • 4

    Ela compartilha os segredos mais profundos de outras pessoas.

    Uma pessoa confiável sabe como manter a confiança de alguém. Quando ela diz a você algo que outra pessoa confidenciou nela, ela está mostrando que ela não respeita a privacidade das pessoas. Se ela não respeitar a privacidade deles, ela provavelmente também não respeitará a sua – e isso é uma bandeira vermelha. [2] Por exemplo, ela pode lhe dizer que um colega de trabalho que você está perto está roubando da empresa e que você deve ficar longe deles. Isso é especialmente perigoso se ela estiver lhe dizendo algo com a intenção de mudar sua opinião sobre alguém ou isolá -lo deles.

  • Por exemplo, ela pode lhe dizer que um colega de trabalho que você está perto está roubando da empresa e que você deve ficar longe deles.
  • Isso é especialmente perigoso se ela estiver lhe dizendo algo com a intenção de mudar sua opinião sobre alguém ou isolá -lo deles.
  • 5

    ela mente para você.

    A honestidade é a única maneira de estabelecer confiança. Muitas vezes, a primeira vez que você a pega em uma mentira, é algo estúpido – algo que ela aparentemente não tem motivo para mentir. Como não é importante, você provavelmente o escovará. Mas isso simplesmente diz a ela que ela se afastou da mentira para você, então ela não hesitará em fazê -lo novamente. [3] Tratar tudo reside o mesmo, independentemente de sua importância final. Você pode dizer: “Eu sei que você mentiu sobre o filme que você e sua irmã assistiram ontem à noite. Embora isso não importa para mim o que você assistiu, o fato de que você mentiu importa muito”. Normalmente, se você a pegar em uma mentira, será difícil voltar à maneira como as coisas eram antes. Sempre haverá uma parte de você que se pergunta se ela estiver mentindo novamente. A mentira frequente é um pouco de bandeira vermelha silenciosa. Se ela está mentindo sobre coisas que não afetam você ou seu relacionamento com ela, você pode ser tentado a ignorá -lo – Don ‘t. Ainda diz algo sobre o relacionamento dela com a verdade.

  • Tratar tudo reside o mesmo, independentemente de sua importância final. Você pode dizer: “Eu sei que você mentiu sobre o filme que você e sua irmã assistiram ontem à noite. Embora isso não importa para mim o que você assistiu, o fato de que você mentiu importa muito.”
  • Normalmente, se você a pegar em uma mentira, será difícil voltar à maneira como as coisas eram antes. Sempre haverá uma parte de você que se pergunta se ela estiver mentindo de novo.
  • A mentira frequente é um pouco de bandeira vermelha silenciosa. Se ela está mentindo sobre coisas que realmente não afetam você ou seu relacionamento com ela, você pode ficar tentado a ignorá -lo – não. Ainda diz algo sobre o relacionamento dela com a verdade.
  • 6

    ela fica falando sério muito rápido.

    Uma base forte leva tempo e esforço para construir. Se ela está abandonando a palavra “L” após o segundo ou terceiro encontro, isso provavelmente não é um bom sinal. Pode parecer lisonjeiro que alguém esteja tão interessado em você, mas também pode ser “bombardeamento amoroso”. Se ela é a atenção e o carinho de você muito cedo, pode ser um sinal de comportamento manipulador ou potencialmente abusivo por vir. [4] Por exemplo, ela pode ser muito rápida em confessar seu amor por você, afirma que nunca se sentiu assim sobre ninguém antes, ou falar sobre o quão incrivelmente compatível os dois são. A bomba de amor é uma tática usada por narcisistas e outros agressores para atraí-lo e fazer você se sentir confortável e feliz. Depois que você relaxar no relacionamento, eles gradualmente apertarão o laço e começarão a exercer mais controle sobre sua vida. E se ela não for bombardear? Se ela realmente acredita que se sente isso fortemente em relação a você, é um sinal de obsessão, que também é uma bandeira vermelha.

  • Por exemplo, ela pode ser muito rápida em confessar seu amor por você, afirma que nunca se sentiu assim sobre ninguém antes, ou falar sobre o quão incrivelmente compatível os dois são.
  • Bombante de amor é uma tática usada por narcisistas e outros agressores para atraí-lo e fazer você se sentir confortável e feliz. Depois de relaxar no relacionamento, eles gradualmente apertarão o laço e começam a exercer mais controle sobre sua vida.
  • E se ela não for bombardear? Se ela realmente acredita que se sente isso fortemente em relação a você, é um sinal de obsessão, que também é uma bandeira vermelha.
  • 7

    Ela não retribui seu esforço.

    Em uma forte parceria, os dois parceiros se esforçam igual. Se você é aquele que faz todas as doações e ela está fazendo toda a tomada, isso não é uma parceria igual. Dê voz a essas preocupações e veja o que ela diz. Se ela realmente não estiver interessada em colocar nenhum esforço no relacionamento, talvez seja hora de criar alguma distância. Por exemplo, se você sempre é quem liga ou mensagens de texto primeiro e planeja a data, poderá estar pensando que, se nunca a ligar ou enviar uma mensagem de texto a ela novamente, nunca mais a vê. É igualmente ruim se ela olhar para o esforço em um relacionamento como uma espécie de quid pro quo – “Você fez isso, então eu fiz isso em troca”. Em uma parceria saudável, os dois parceiros dão porque desejam, não reembolsar o que o outro fez.

  • Por exemplo, se você é sempre quem liga ou mensagens de texto primeiro e planeja a data, pode estar pensando que, se nunca a ligasse ou enviou uma mensagem de texto para ela, nunca mais a veria.
  • É igualmente ruim se ela olhar para o esforço em um relacionamento como uma espécie de quid pro quo – “Você fez isso, então eu fiz isso em troca”. Em uma parceria saudável, os dois parceiros dão porque desejam, não reembolsar o que o outro fez.
  • 8

    Ela se muda para se adequar às suas preferências.

    Um parceiro independente tem seus próprios interesses e preferências. Se ela está sacrificando seus próprios desejos e necessidades para os seus, isso pode ser um sinal de co -dependência. Uma pessoa que tem problemas com a co -dependência o tornará para que toda a sua vida gire em torno de seu parceiro. Isso significa que ela adota seus gostos e interesses como dela e se transforma em sua namorada perfeita. [5] Por exemplo, ela nunca manifestou interesse em esportes, mas assim que descobriu que você era fã de hóquei, comprou três camisas do seu time favorito para usar e assiste a hóquei o tempo todo. Embora você sinta que ela está apenas tentando agradá -lo, isso pode dar uma volta ruim se ela se perder completamente em você. Ela poderia eventualmente ficar ressentida com você porque está fazendo todos esses sacrifícios por você.

  • Por exemplo, ela nunca manifestou interesse em esportes, mas assim que descobriu que você era fã de hóquei, ela comprou três camisas do seu time favorito para usar e observa o hóquei o tempo todo.
  • Embora você sinta que ela está apenas tentando agradá -lo, isso pode dar uma volta ruim se ela se perder completamente em você. Ela poderia eventualmente ficar ressentida com você porque está fazendo todos esses sacrifícios por você.
  • 9

    Ela não respeita seus limites.

    Limites fortes são um ato de amor próprio e respeito próprio. Quando você define um limite, você está dizendo a alguém como interagir com você de uma maneira que não fará com que você fique chateado ou desconfortável. Seja um limite físico ou comportamental, você está dizendo a alguém como se relacionar com você corretamente. Se você estiver em um relacionamento com uma mulher que se recusa a fazer isso, ou que continuamente empurra ou ridiculariza seus limites, isso é definitivamente uma bandeira vermelha. [6] Por exemplo, se ela continuar se sentando perto de você e se apoiar em você depois que você disse a ela que você não quer ser tocado, ela se comunica com você que não respeita seus limites. Se ela não respeita seus limites, ela também pode dizer algo como: “Oh, iluminar – não é um grande negócio”. Ela também pode fazer uma piada, dizendo algo como: “Vamos lá, baby, eu estava apenas mexendo com você”. Se ela pressionar abertamente a mudar seus limites ou implica que seus limites não são válidos, isso provavelmente é um desacelero. Você não precisa estar com alguém que não se importa com seus limites pessoais.

  • Por exemplo, se ela continuar se sentando perto de você e se apoiar em você depois que você disser a ela que você não quer se tocar, ela está se comunicando com você que não respeita seus limites.
  • Se ela não respeita seus limites, ela também pode dizer algo como: “Oh, iluminar – não é um grande negócio”. Ela também pode fazer uma piada, dizendo algo como: “Vamos lá, baby, eu estava apenas mexendo com você.”
  • Se ela pressiona abertamente a mudar seus limites ou implica que seus limites não são válidos, isso provavelmente é um desbrobreak. Você não precisa estar com alguém que não se importa com seus limites pessoais.
  • 10

    ela monopoliza seu tempo.

    Parceiros iguais são independentes e dão um ao outro liberdade. Se ela é pegajosa e constantemente precisa de você, essa é uma provável bandeira vermelha. Um relacionamento saudável tem equilíbrio e não é tudo sobre uma pessoa que dedica todo o seu tempo e energia. Deixe -a saber que você precisa de algum espaço ou tempo para si mesmo e veja como ela reage. Por exemplo, você pode dizer: “Eu tenho me sentido realmente esgotado ultimamente. Vou ficar em casa e ler um livro hoje à noite, em vez de vir”. Se ela ficar com raiva ou chateada com você, porque você quer reservar um tempo para si mesmo, isso é uma bandeira vermelha definitiva. Não continue um relacionamento com alguém que não respeita sua independência ou sua saúde mental.

  • Por exemplo, você pode dizer: “Eu tenho me sentido realmente esgotado ultimamente. Vou ficar em casa e ler um livro hoje à noite, em vez de vir.”
  • Se ela ficar com raiva ou chateada com você, porque você quer dedicar tempo a si mesmo, isso é uma bandeira vermelha definida. Não continue um relacionamento com alguém que não respeita sua independência ou sua saúde mental.
  • 11

    Ela fica com ciúmes facilmente.

    Um parceiro seguro confia em você e em seu compromisso com ela. O ciúme geralmente vem da insegurança, mas ela também pode estar procurando controlá -lo. Ela acha que pode acabar com o comportamento se agir com raiva ou ciumento. Fique forte em sua crença de que, se ela realmente se importasse com você, ela confiaria em você e acreditaria no que você disse a ela. Por exemplo, ela pode insistir em que você esteja tendo um caso com um colega de trabalho. Consumida pelo ciúme, ela insiste em ver seus textos e aparece sem aviso prévio no seu trabalho para tentar “pegar você” traindo -a. No começo, você pode achar lisonjeiro quando ela ficar com ciúmes. Mas se você começar a sentir que precisar verificar com ela constantemente para evitar acusações, talvez seja hora de terminar o relacionamento.

  • Por exemplo, ela pode insistir em que você esteja tendo um caso com um colega de trabalho. Consumida pelo ciúme, ela insiste em ver seus textos e aparece sem aviso prévio no seu trabalho para tentar “pegá -lo” traindo -a.
  • No começo, você pode achar lisonjeiro quando ela ficar com ciúmes. Mas se você começar a sentir que precisa fazer o check -in constantemente para evitar acusações, talvez seja hora de terminar o relacionamento.
  • 12

    Ela exige que você mude as coisas sobre si mesmo.

    Um parceiro de aceitação o ama por quem você é. Ajudar você a melhorar as coisas sobre si mesmo que você falou sobre querer mudar é uma coisa. Mas se ela está criticando algo com o qual você está bem e insistindo que você mudará se quiser estar com ela, isso é uma bandeira vermelha. [7] Por exemplo, ela pode criticar suas opções de roupas em uma data e oferecer para levá -lo às compras. Dentro de algumas semanas, você tem um guarda -roupa totalmente novo de roupas que ela escolheu para você. Não tenha medo de colocar o pé no chão. Se você continuar mudando pequenas coisas para apaziguá -la, ela nunca vai parar. À medida que seu relacionamento avança, ela exigirá cada vez mais mudanças e você pode começar a sentir como se nunca seja bom o suficiente.

  • Por exemplo, ela pode criticar suas opções de roupas em uma data e oferecer para levá -lo às compras. Dentro de algumas semanas, você tem um guarda -roupa totalmente novo de roupas que ela escolheu para você.
  • Não tenha medo de colocar o pé no chão. Se você continuar mudando pequenas coisas para apaziguá -la, ela nunca vai parar. À medida que seu relacionamento avança, ela exigirá cada vez mais mudanças e você pode começar a sentir como se nunca será bom o suficiente.
  • 13

    Ela não aceita seus outros relacionamentos.

    Um parceiro seguro respeita seus relacionamentos com sua família e amigos. Isso geralmente indica que ela está tentando controlar sua vida ou isolá -lo para que ela possa ter todos vocês para si mesma. É mais provável que ela critique as pessoas que têm muita influência em sua vida – especialmente se essas pessoas também criticam ela. [8] Por exemplo, ela pode reclamar que você gasta muito tempo com sua irmã, que você chama seu pai com muita frequência ou que ela odeia seu melhor amigo. Ela também pode tentar lhe dizer coisas sobre seus amigos ou familiares para voltá -lo contra eles. Se seus amigos e familiares não gostarem dela, ouça -os! Eles podem ver coisas que você provavelmente está negligenciando – especialmente se você tem fortes sentimentos por ela.

  • Por exemplo, ela pode reclamar que você passa muito tempo com sua irmã, que você chama seu pai com muita frequência ou que ela odeia seu melhor amigo.
  • Ela também pode tentar lhe dizer coisas sobre seus amigos ou familiares para voltá -lo contra eles.
  • Se seus amigos e familiares não gostarem dela, ouça -os! Eles podem ver coisas que você provavelmente está negligenciando – especialmente se você tem fortes sentimentos por ela.
  • 14

    Ela fica na defensiva e não tem empatia.

    Um parceiro seguro e respeitoso assume a responsabilidade por suas próprias ações. As discordâncias vão acontecer em qualquer relacionamento – mas como ela lida quando você a chama em algo pode falar muito. Se ela imediatamente ficar na defensiva, culpa outra pessoa (ou você) ou se recusar a reconhecer como suas ações fazem você se sentir, isso é um mau sinal para o futuro. [9] Por exemplo, você pode estar chateado por ela estar atrasada para um encontro. Em vez de se desculpar, ela diz que você disse a ela um tempo diferente e não é culpa dela. Ela não se importa que você a espera por uma hora. Se ela faz continuamente as coisas que ultrapassa seus limites e depois fica na defensiva e não se importa quando você fica chateado, provavelmente é hora de desistir. Quanto mais tempo o relacionamento continuar, mais ela provavelmente o empurrará.

  • Por exemplo, você pode estar chateado por ela estar atrasada para um encontro. Em vez de se desculpar, ela diz que você disse a ela um tempo diferente e não é culpa dela. Ela não se importa que você esteja esperando por ela por uma hora.
  • Se ela continuamente faz coisas que ultrapassa seus limites e depois fica defensiva e não se importa quando você fica chateado, provavelmente é hora de desistir. Quanto mais o relacionamento continua, mais ela provavelmente o empurrará.
  • 15

    Ela o stonewalls ou dá o tratamento silencioso.

    A comunicação é uma das coisas mais importantes em um relacionamento. Se ela se recusar a falar com você sempre que está chateada com você, ela está em andamento, e isso é uma bandeira vermelha definitiva. Você não pode fazer nada para ajudar uma situação se ela não lhe disser o que está acontecendo. Quando ela te encaixa, ela está lhe dizendo que não o respeita o suficiente para se comunicar com você – e isso nunca é uma coisa boa. Por exemplo, você pode entrar em um pequeno texto sobre o texto que resulta em ignorar suas chamadas e textos por vários dias. Ela pode até bloquear você nas mídias sociais. Quando ela voltar, ela terá uma desculpa frágil (se houver – mais provável, ela tentará agir como se nada estivesse errado).

  • Por exemplo, você pode entrar em um pouco de texto sobre o texto que resulta em ignorar suas chamadas e textos por vários dias. Ela pode até bloquear você nas mídias sociais.
  • Quando ela voltar, ela terá uma desculpa frágil (se houver – mais provável, ela tentará agir como se nada estivesse errado).
  • 16

    ela brinca sobre comportamento abusivo.

    O abuso físico ou emocional não é uma questão de riso. Alguém que realmente se importa com você nunca vai brincar sobre prejudicá -lo. Isso é especialmente preocupante se você disser a ela que o que ela disse o chateou e ela volta com algo como: “Eu estou apenas brincando! Não é possível fazer uma piada?” [10] Por exemplo, se você ‘ Estou tendo um pouco de tiff na cozinha sobre lavar a louça e ela pega uma faca de açougueiro e diz: “Eu deveria esfaqueá -lo agora”, isso não é uma piada. Essa é uma bandeira vermelha. Mesmo que ela esteja “apenas brincando”, é seguro assumir que, se alguém é insensível o suficiente para brincar sobre abuso físico ou emocional, não seria um trecho para que eles sejam realmente abusivos. A chave para isso é que ela está dizendo algo que está completamente fora da norma que o deixa desconfortável. Se ela realmente se importar com você, ela não gostaria de dizer ou fazer qualquer coisa que o deixasse desconfortável.

  • Por exemplo, se você estiver tendo um pouco de tiff na cozinha sobre a louça e ela pega uma faca de açougueiro e diz: “Eu deveria esfaqueá -lo agora”, isso não é uma piada. Isso é uma bandeira vermelha.
  • Mesmo se ela estiver “apenas brincando”, é seguro assumir que, se alguém for insensível o suficiente para brincar sobre abuso físico ou emocional, não seria um trecho para que eles sejam realmente abusivos.
  • A chave para isso é que ela está dizendo algo que está completamente fora da norma que o deixa desconfortável. Se ela realmente se importa com você, ela não gostaria de dizer ou fazer qualquer coisa que o deixe desconfortável.
  • 17

    Ela tem problemas de saúde mental e não procurará ajuda.

    Todos são responsáveis ​​por sua própria saúde mental. Você pode apoiá -la, mas esse apoio só vai tão longe se ela não estiver disposta a procurar a ajuda profissional de que precisa. Você pode ajudá -la fazendo uma lista de profissionais locais que tratam seus problemas ou se oferecem para ajudar financeiramente se ela puder pagar tratamento. Mas você pode forçá -la a ir à terapia ou ver um psiquiatra se ela se recusar. [11] Tente ter uma conversa aberta e honesta com ela. Você pode dizer: “Estou realmente preocupado com seu estado de espírito ultimamente. Você gostaria que eu ajudasse a encontrar alguém com quem conversar?” Se seus problemas de saúde mental chegaram ao ponto de ela estar prejudicando você, ela mesma ou outros, envolva sua família ou outros amigos íntimos. Alguém que teve um longo relacionamento com ela provavelmente está melhor equipado para lidar com a situação.

  • Tente ter uma conversa aberta e honesta com ela. Você pode dizer: “Estou realmente preocupado com o seu estado de espírito ultimamente. Você gostaria que eu ajudasse a encontrar alguém com quem conversar?”
  • Se seus problemas de saúde mental chegaram ao ponto de ela estar prejudicando você, ela mesma ou outros, envolva sua família ou outros amigos íntimos. Alguém que teve um longo relacionamento com ela provavelmente está melhor equipado para lidar com a situação.
  • As pessoas também assistem:

    coisas fofas para dizer ao seu namorado

    eu te amo mensagens para namorado

    35 motivacional david goggins frases para inspirar trabalho duro

    90 frases e frases de engajamento para irma