Você deseja se tornar um leitor mais rápido? Ler mais rápido não é sobre arar livros ou textos sem compreender ou divertir; Trata -se de aprender a pegar a velocidade e ainda assim receber as informações de uma maneira agradável. Veja a etapa 1 abaixo para começar.
Método 1
1
Pratique um pouco todos os dias. Muitas das habilidades necessárias para melhorar sua velocidade de leitura não virão naturalmente para você, então você precisará praticá -las todos os dias até que se tornem uma segunda natureza. Mesmo 15 a 20 minutos de prática por dia podem fazer uma enorme diferença no seu ritmo geral. [1] Melhorar sua velocidade de leitura levará tempo, pois você está aprendendo a ler de uma maneira totalmente nova. Lembre -se de que você levou anos para aprender a ler bem como criança, então seja paciente consigo mesmo desta vez. Uma boa maneira de rastrear seu progresso é cronometrar -se regularmente. Defina um cronômetro e conte quantas palavras você lê por minuto. Quanto mais você pratica, maior esse número deve se tornar.
2
Comece com material mais fácil. Quando você está treinando -se para ler mais rapidamente, é uma boa ideia começar com material mais fácil – algo que você gosta ou ganha valor imediato – até que suas habilidades melhorem. Algo como um livro de viagens ou memórias de figura famosa, por exemplo, pode ser uma boa opção. Começar com algo muito denso – como um livro de física – pode jogá -lo fora e fazer com que todo o processo pareça mais assustador. Depois que suas habilidades melhorarem e você aprender o que procurar em um texto, você se encontrará muito melhor equipado para lidar com material mais longo e mais complexo. A essa altura, você terá desenvolvido uma boa compreensão de quais técnicas funcionam melhor para você e aprenderá a reconhecer quais partes de um texto são mais importantes.
3
Use o dedo ou um cartão de índice para definir o ritmo. É uma boa ideia usar o dedo, uma caneta ou um cartão de índice para marcar seu lugar na página enquanto você lê. E enquanto o uso de um ponteiro impede que você perca seu lugar e tenha que fazer regressões, este não é o único benefício. Ao mover o ponteiro rapidamente por cada linha e para baixo da página, você pode definir o ritmo que deseja ler, pois seus olhos serão forçados a acompanhar. Pense nos seus olhos como um ímã que é atraído pelo ponteiro da página – onde quer que vá, seus olhos seguirão!
4
Leia por períodos mais longos para melhorar seu foco. Seu cérebro precisa de algum tempo para afundar no ritmo da leitura, especialmente se você vier de outra atividade mais ativa. Incentive -se a ler por pelo menos 15 minutos por vez para garantir que seu cérebro tenha tempo para ajustar seu foco. Você ficará progressivamente melhor em encontrar seu foco com a prática. Não há problema em fazer pausas quando necessário também.
5
Mude sua atitude em relação à leitura. Além de implementar técnicas específicas para aumentar sua velocidade de leitura, também é importante que você revise sua atitude em relação à leitura em geral. Em vez de ver a leitura como uma tarefa ou algo que precisa ser feito, você deve olhar para a leitura como uma oportunidade – para se divertir, para aprender algo novo, para expandir seus horizontes. Não importa qual é o assunto – pode ser um livro sobre estatísticas ou um relato histórico da mineração no Colorado – desde que você aborda o tópico com a mente aberta e uma disposição de aprender, você encontrará o todo o processo muito mais agradável e fácil de passar.
6
Saiba quando desacelerar. Apesar dos benefícios da leitura mais rapidamente, é importante reconhecer que haverá momentos em que você precisa desacelerar e realmente fazer um esforço para compreender completamente o que está lendo. Não faz sentido desviar um texto se ele impedir que você compreenda totalmente o material ou retenha qualquer informação útil. Portanto, uma das habilidades mais importantes que você pode desenvolver é a capacidade de reconhecer quando deve ler lentamente. Além disso, existem certos tipos de textos que nunca devem ser ignorados ou encobertos muito rapidamente. Isso inclui obras de ficção, literatura clássica, poesia e peças. Esses tipos de textos são obras de arte e criatividade, onde todas as palavras devem ser lidas e até analisadas. Você perderá muito do valor desses textos se tentar lê -los muito rapidamente. [2]
Método 2
Breaking Bad Habits
1
Evite soar as palavras em sua cabeça. Muitas pessoas soam as palavras enquanto lêem – movendo os lábios ou ouvindo as palavras em sua cabeça. Isso é conhecido como sub-vocalização e é um dos principais problemas que afeta sua velocidade de leitura. [3] Embora soar palavras seja uma maneira eficaz de ensinar as crianças a ler, não é propício a ler mais rapidamente. Isso ocorre porque a subvocalização apenas permite que você leia as palavras o mais rápido possível-o que não é muito rápido. Ao eliminar a subvocalização, você pode potencialmente dobrar ou triplicar sua velocidade de leitura. Você pode evitar falar com as palavras mantendo a boca ocupada – mastigando chiclete, cantarolando ou qualquer outra coisa. Impedir -se de ouvir as palavras em sua cabeça enquanto você lê é um pouco mais difícil, mas pode ser alcançado com concentração, prática e arte da atenção plena.
2
Evite ler palavra por palavra. Outra prática comum que diminui a velocidade da leitura enormemente é a prática de ler cada palavra individual separadamente. Em vez disso, você deve tentar ler em pedaços. Por exemplo, a maioria dos leitores inexperientes lerá a frase “O cavalo está no celeiro” como “o” + “cavalo” + “é” + “” em ” +” the ” +” celeiro “, processando assim cada palavra individualmente. No entanto, seu cérebro tem uma capacidade incrível de preencher lacunas de informação; portanto, se você pode treinar seu cérebro para processar a frase “O cavalo está no celeiro” como uma única informação que contém as palavras -chave “cavalo” e “celeiro “, Seu cérebro preencherá o resto. Dessa forma, você pode obter o mesmo significado de um texto enquanto lê apenas 50% das palavras. Isso acelera o tempo de leitura consideravelmente.
3
superar o movimento ocular ineficiente. Quando as crianças aprendem a ler, elas são ensinadas a olhar para cada palavra individualmente antes de se mudarem para a próxima. No entanto, seus olhos são capazes de considerar muito mais do que uma única palavra de cada vez – até quatro ou cinco, de fato -, então essa prática torna a leitura muito menos eficiente. [4] Tente relaxar o rosto e suavizar o olhar enquanto lê – isso permitirá que você aprecie mais a página de uma só vez. Tente absorver pelo menos quatro palavras de cada vez, antes de mover os olhos para o próximo pedaço de palavras. Além disso, você deve tentar utilizar sua visão periférica enquanto lê. Isso permite que você leia até o final da frase sem a necessidade de reorientar seu olhar, economizando tempo.
4
Elimine a regressão. A regressão é a prática de ler a mesma frase ou seção duas ou três vezes, intencionalmente ou não intencionalmente. Obviamente, isso acrescenta muito tempo desnecessário à sua leitura, sem necessariamente melhorar sua compreensão do material. [5] Algumas pessoas regredam porque perdem seu lugar no texto e voltam ao início da página ou parágrafo para encontrá -lo novamente. Você pode evitar isso usando um ponteiro para marcar seu lugar enquanto lê – seja o seu dedo, uma caneta ou um cartão de índice. Outros regrediram porque sentem que realmente não entenderam o significado do texto pela primeira vez. Para superar isso, você precisa garantir que está realmente se concentrando na primeira vez-a leitura deve ser uma atividade ativa, não passiva-por isso se envolver com o material desde o início . Além disso, você precisa decidir se as informações são importantes o suficiente para reler – se você aprendeu o conceito básico de uma frase ou parágrafo (mesmo que você não tenha absorvido cada palavra individual), lê -la novamente é uma perda de tempo . [6]
5
Crie a atmosfera de leitura certa para suas necessidades. Muitas pessoas são leitores lentos simplesmente porque estão tentando ler em um ambiente inadequado. Além de encontrar um bom local de leitura sem distrações ou barulhos altos, experimente que tipos de atmosferas funcionam melhor para você pessoalmente para encontrar o local de leitura perfeito. [7] Se você preferir um ambiente tranquilo, tente se afastar da TV, música e conversa. Você também pode usar tampões para os ouvido ou fones de ouvido com cancelamento de ruído. Se você achar desconfortável sentar -se em total silêncio, tente colocar algumas músicas tranquilas que você já ouviu antes, para que você não fique distraído com novas letras ou ritmos. Você também pode usar uma máquina de ruído branco ou reproduzir sons suaves como chuva ou ondas. Se você gosta de se sentar, use um assento confortável ou até uma cadeira de feijão. Você também pode deitar no sofá ou em uma rede. Você pode achar mais confortável ficar de pé enquanto lê. Você pode comprar uma mesa em pé ou fazer o seu próprio empilhando caixas estáveis umas sobre as outras. Você também pode preferir estar se movendo para mantê -lo focado enquanto lê. Tente clicar em uma caneta, tocar na mesa, mastigar algo ou balançar as pernas.
Método 3
Mudando a maneira como você lê
1
Visualizar o material. Uma das maneiras mais eficientes de melhorar sua velocidade de leitura é visualizar o material antes de lê -lo. Isso pode ajudá -lo a ter uma noção do que é o texto e permitir que você decida se vale a pena ler integralmente. Para visualizar o material, tente ler o primeiro parágrafo inteiro, a primeira frase de cada parágrafo sucessivo e todo o último parágrafo. Entre esses itens, observe títulos, pontos de bala e palavras destacadas. Isso não fornecerá todos os detalhes, mas ajudará você a identificar as partes mais importantes para o qual voltar e o que você pode simplesmente desviar. Esta é uma boa técnica para textos longos, desconhecidos ou difíceis, dos quais você está tentando obter uma compreensão inicial.
2
Digitalizar as palavras mais importantes. Outra técnica é simplesmente escanear o material e escolher qualquer palavra -chave. Ao usar esse método, você pode desenvolver uma compreensão básica do material sem perder tempo no âmago da questão. Por exemplo, na frase “a temível leão furtivamente caçou sua presa desavisada – o antílope”, não é necessário ler cada palavra para entender seu significado. Ao desviar o texto para palavras -chave, você pode criar a frase “Lion – Hunted – Antelope”, que comunica essencialmente o mesmo significado. Seguir esta etapa permite reduzir pela metade o tempo necessário para ler um texto sem sacrificar muito significado. Esta técnica é melhor usada para textos curtos e simples, como artigos de revista e jornais.
3
Leia a primeira e a última frase de cada parágrafo. Se você está lendo um artigo, livro ou artigo com o único objetivo de coletar novas informações, uma técnica útil é apenas ler a primeira e a última frase de cada parágrafo, especialmente quando está reiterando algo que você já conhece. Muito trabalho de não ficção pode ser muito repetitivo e conter explicações longas de um conceito simples. Se você já tem uma compreensão do conceito, não há necessidade de passar por toda a linha de parágrafo por linha. Isso também vale para artigos de jornais e revistas – se você deseja apenas uma visão geral básica do conteúdo, é incrível quanta informação você pode coletar simplesmente lendo a primeira e a última frase de cada parágrafo.
4
Pule as peças que você já conhece. Se você estiver tentando melhorar sua velocidade de leitura, deve se acostumar com a idéia de pular informações que já conhece ou entende, pois a leitura dessas seções fornecerá pouco valor adicional. Você pode decidir quais seções valem a pena ler, examinando o texto para palavras -chave ou lendo a primeira frase de cada parágrafo. Isso lhe dará uma boa idéia do que o texto contém e permitirá que você decida se vale a pena o investimento em tempo. Isso também vale para as coisas nas quais você não está interessado. Se você está lendo algo como um livro de memórias ou uma conta histórica, é bom pular as partes sobre as quais você não está interessado em ler. Isso pode ser contra a sua natureza como leitor, mas economizará tempo e também o ajudará a manter o interesse no que você está pronto. Relacionado a isso, você não deve se sentir mal por abandonar um livro que não está gostando ou aprendendo nada. Muitos livros estão mal escritos ou não fazem um bom trabalho ao explicar conceitos avançados. Tente ler cerca de 10% de todos os livros que você pega e, se você achar que não está funcionando para abaixá -lo e passar para um livro diferente. Isso economizará tempo e será mais benéfico a longo prazo.
5
Mantenha as informações mais importantes. Um dos principais problemas que as pessoas têm quando começam a ler mais rapidamente é que têm dificuldade em absorver e reter as informações que encontram. Embora a principal solução para esse problema seja se tornar um leitor mais ativo e engajado, existem várias técnicas mais específicas que você pode tentar. Link conceitos no livro às coisas que você já conhece. Vincular idéias complexas a uma experiência pessoal, memória ou emoção ajudará você a acessar as informações com mais facilidade. Como um exemplo simples, vincular a palavra francesa Heureux (que significa feliz) a uma memória agradável, onde você experimentou sentimentos de felicidade, pode ajudá -lo a se lembrar da palavra com mais facilidade. Destaque informações importantes e escreva resumos. Use um marcador enquanto estiver lendo (ou apenas páginas inteiras de cães) para destacar conceitos ou idéias importantes. Depois de terminar o livro, volte a essas seções destacadas e use-as para fazer um resumo de 200-300 palavras do livro. Fazer isso fornecerá a você um banco de dados de referências que você pode usar no futuro, o que também ajudando a cometer as idéias com a memória.