Ler versículos na Bíblia é uma ótima maneira de enriquecer sua prática espiritual e aprender mais sobre os ensinamentos de Deus e Jesus. Você também pode querer ter uma noção melhor da Bíblia como texto através de leitura e meditação atentas. Analise os versículos lendo -os em voz alta e identifique quaisquer perguntas ou idéias levantadas. Você também pode selecionar versículos para estudar com base em seus interesses. Depois de fazer uma leitura atenta dos versículos, aplique -os à sua vida diária para aprofundar sua espiritualidade.
Método 1
1:
Leia os versículos da Bíblia em voz alta. Ouça como os versículos soam. Observe quaisquer palavras ou termos repetidos nos versículos, pois geralmente são importantes. Pense em que emoções ou pensamentos você tem quando ouve os versos em voz alta. [1] Você também pode achar útil ouvir gravações de áudio dos versículos da Bíblia. Muitos livros da Bíblia, como as cartas de Paulo, foram originalmente lidos em voz alta para uma congregação, em vez de escritos. Ouvir as gravações de áudio pode aprofundar sua compreensão dos versículos e experimentá -las como foram originalmente pretendidas. Procure gravações de áudio da Bíblia em sua biblioteca local ou online.
2:
Identifique o tipo de literatura usada nos versículos. Existem vários tipos diferentes de literatura nos livros da Bíblia, desde leis e regras a história, canções, provérbios, cartas e evangelhos. Também existem diferentes tipos de literatura nos próprios versículos, como prosa, parábolas, profecias e genealogias. Identificar a literatura usada nos versículos pode ajudá -lo a entendê -los melhor. [2] Por exemplo, se você está lendo versos que descrevem os detalhes e eventos do nascimento de Jesus no Livro de Lucas, estaria olhando para a prosa. Se você está lendo versos que usam linguagem poética e frases curtas, provavelmente está lendo poesia. Você também pode encontrar parábolas que descrevem uma cena curta e fazem perguntas retóricas ou terminam com uma lição clara.
3:
Coloque os versículos no contexto do restante da passagem. Veja os versos em torno dos versos que você está estudando. Considere como os versos circundantes configuram os versos que você está olhando. Verifique qualquer informação sobre quem escreveu a passagem e para quem foi escrito nos versos vizinhos. Você também pode encontrar informações sobre por que elas foram escritas e o tópico que o autor estava tentando abordar ou explorar. [3] Por exemplo, se você está lendo versículos que descrevem o nascimento de Jesus, verifique os versículos vizinhos para obter detalhes sobre eventos que levam ao nascimento de Jesus ou à introdução do autor.
4:
Determine as principais idéias e perguntas nos versículos. Pense em quais idéias ou conceitos os versos estão destacando e discutindo. Sublinhe ou circule palavras -chave relacionadas a uma ideia ou conceito. Procure quaisquer frases ou palavras que levantem questões para você. Passe algum tempo separando os versos para que você possa entendê -los melhor. [4] Por exemplo, você pode se concentrar em uma frase específica como “não tenho medo do mal, pois você está comigo” para determinar a idéia principal nos versículos. Você pode fazer perguntas sobre a frase, como “Quem é o ‘você’ e o ‘eu’ na frase?” “O que essa frase diz sobre meu relacionamento com Deus?” “Com quais males eu temo ou me preocupo na minha vida?”
5:
Interprete os versículos usando a lógica e a cultura do passado. Evite tentar impor seu entendimento moderno aos versículos. Em vez disso, pense nas tradições, costumes e cultura da época em que os versos foram compostos. Reconheça as diferenças culturais entre agora e então. Coloque -se no lugar de alguém no passado e leia os versos metaforicamente, e não literalmente. [5] Por exemplo, você pode analisar um versículo como: “Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas confiamos em nome do Senhor nosso Deus”, considerando a importância de carros e cavalos no tempo em que o versículo foi escrito. Pense em como você pode interpretar idéias ou termos mais antigos usando uma perspectiva moderna.
6:
Ore sobre os versos. Depois de ler e considerar os versos de perto, reserve um tempo para orar sobre isso. Feche os olhos e coloque as mãos em oração ou sobre os versos. Peça a Deus orientação sobre os versos. Pense em como Deus pode querer que você os interprete e entenda. [6] Você pode achar útil orar frequentemente nos versículos ao ler a Bíblia. Isso pode aprofundar sua prática espiritual e fazer você se sentir mais perto de Deus enquanto lê.
Método 2
Selecionando versos para ler
1:
Localize versículos usando o nome do livro, o número do capítulo e o número do verso. A Bíblia é dividida em vários livros que foram unidos. Os livros são então separados em capítulos e versos numerados. Os capítulos e versos foram implementados pelos estudiosos para facilitar a localização de uma passagem na Bíblia. Para procurar um versículo da Bíblia específico, procure o nome do livro. Em seguida, verifique o número do capítulo e os números do verso. [7] Por exemplo, se você estiver tentando encontrar Provérbios 31: 25-27, procuraria no Livro de Provérbios para o Capítulo 31, versículo 25-27. Lembre -se de que, de uma perspectiva espiritual, os números do capítulo e do verso não têm nenhum significado sobre o significado dos versículos. Eles estão estritamente lá para facilitar a localização de versículos específicos.
2:
Veja os versículos da Bíblia nos Evangelhos para entender a vida e o ministério de Jesus. Os Evangelhos são compostos de quatro livros, o Evangelho de Mateus, o Evangelho de Marcos, o Evangelho de Lucas e o Evangelho de João. Cada livro é composto e compilado por um discípulo de Jesus. Os Evangelhos se concentram na vida de Jesus, bem como em sua abordagem à espiritualidade e à religião. [8] Você pode começar com alguns versos de um dos evangelhos para aprofundar sua compreensão da vida e dos ensinamentos de Jesus. Eles geralmente são uma boa opção se você é novo na leitura de versículos da Bíblia.
3:
Escolha versos com base em um tema. Você pode ler versículos da Bíblia que se concentram em temas como esperança, amor, cura ou medo. Ou você pode considerar temas específicos como relacionamentos familiares ou uma crise de fé. Procure on -line versículos focados em um tema que você está interessado. Como alternativa, você pode falar com seu padre, pastor ou guia espiritual para orientação sobre versos relacionados a um tema. [9] Você também pode examinar a Bíblia em busca de versos que contêm termos como “esperança”, “amor”, “cura” ou “medo”.
4:
Escolha versículos aleatoriamente para leitura espontânea. Às vezes, pode ser útil simplesmente abrir sua Bíblia e escolher um verso aleatoriamente. Isso pode adicionar espontaneidade à sua leitura e permitir que você descubra novos versos. Também pode ser uma boa maneira de você se desafiar mergulhando em uma leitura de perto sem pensar demais. [10] Você pode tentar escolher versículos da Bíblia aleatoriamente para ler e analisar uma vez por dia para poder passar mais tempo com a Bíblia. Isso também pode ampliar sua fé e aprofundar sua compreensão da Bíblia como um texto.
5:
Use uma Bíblia cronológica se quiser entender a ordem dos eventos. A Bíblia não é organizada cronologicamente, por isso pulará a tempo. Se você preferir entender a ordem dos eventos discutidos na Bíblia, procure um cronológico em sua loja bíblica local ou online. Será reordenado para que os eventos estejam em sequência. [11] Isso pode ser útil se você for novo na leitura da Bíblia e gostaria de tornar mais fácil a compreensão da sequência de eventos no texto.
6:
Siga uma programação de leitura da Bíblia. A Bíblia pode ser esmagadora de ler tudo de uma vez. Pegue um livro ou capítulo de cada vez para que você possa fazer uma leitura completa. Você pode criar uma programação em que trabalha em um livro ao longo de vários meses ou um ano. Você também pode tentar ler a Bíblia com base em um tema por vários anos para aprofundar sua prática espiritual. [12] Tente ler um livro da Bíblia em uma sessão ou durante o período de vários dias, pois eles foram projetados para serem lidos de uma só vez.
Método 3
Aplicando os versos à sua vida
1:
Carregue os versos com você e consulte a eles quando precisar deles. Escreva os versos em um pedaço de papel ou coloque -os no seu telefone. Leve -os com você para que você possa puxá -los e meditar neles quando se encontrar em uma situação difícil ou confusa. Use os versículos como referência para ajudá -lo a processar quaisquer conflitos ou problemas que você possa enfrentar. Você também pode retirar os versos regularmente para poder lê -los e tentar entendê -los melhor. Às vezes, simplesmente ler e orar sobre os versos pode ser uma grande ajuda.
2:
Use ensinamentos nos versículos em sua vida diária. Coloque em prática a sabedoria e a orientação dos versículos, ajustando seus hábitos ou rotinas. Tente manter um versículo específico em mente enquanto você passa o seu dia para permanecer centrado e focado. [13] Por exemplo, você pode seguir um ensino sobre confiança na Bíblia, mudando como você fala com seu parceiro ou como se comunica com Deus.
3:
Retorne aos versículos se você tiver um dilema ou problema. Se você está lutando com um problema específico ou está enfrentando conflitos em sua vida, procure versículos da Bíblia para orientação. Procure versículos da Bíblia que se concentram em um tema ou tópico que pode ajudá -lo a encontrar consolo e pensar em maneiras de mediar o problema. [14] Por exemplo, se você está lutando com sentimentos de medo ou dúvida, pode ler e refletir sobre versos que abordam esses tópicos.
4:
Compartilhe os versículos com outras pessoas para obter inspiração e orientação espiritual. Mostre versículos da Bíblia que você acha útil ou esclarecedor para seus amigos e familiares. Traga um verso específico para o seu sacerdote, pastor ou guia religioso para que você possa discuti -lo em detalhes. Coloque os versículos da Bíblia em sua conta de mídia social para que outras pessoas possam ler e refletir sobre eles também. [15] Você também pode trazer os versos para um grupo de estudo da Bíblia para que você possa compartilhá -los com outras pessoas e refletir sobre eles juntos.