Quando seu nariz fica congestionado, pode se tornar difícil respirar corretamente. Felizmente, você pode respirar com facilidade novamente limpando suas narinas com um spray nasal ou uma lavagem nasal.
Método 1
1
Compre um kit de lavagem nasal com solução de sal ou faça sua própria solução. As lavagens nasais são boas para aliviar os sintomas nasais se você tiver problemas nasais crônicos ou problemas sinusais. Lavar o interior do nariz com uma solução salina reduzirá o inchaço, melhorará o fluxo de ar e abrirá suas passagens sinusais. Também removerá o muco do nariz e ajudará a aliviar qualquer material ou congestionamento. Procure kits de lavagem nasal em sua farmácia local ou faça sua própria solução salgada usando produtos domésticos. Para fazer sua própria solução salina, combine 1 litro de água destilada, 1 colher de chá de sal kosher e ½ colher de chá de bicarbonato de sódio em uma jarra de vidro limpo. Mexa a solução e guarde à temperatura ambiente. Substitua a solução depois de uma semana com água doce, sal e bicarbonato de sódio. Não use água da torneira. Se você não tiver água destilada, pode esterilizar a água da torneira fervendo -a por pelo menos um minuto, permitindo esfriar de volta à temperatura ambiente. Isso matará contaminados prejudiciais. [1]
2
Use uma seringa de lâmpada ou uma panela neti. Para enxaguar o nariz de maneira eficaz com a solução salgada, você precisará de uma seringa de lâmpada ou um pote de neti, que é uma panela de chá com uma longa picante feita para o nariz. Você pode encontrar seringas de bulbo e panelas neti em sua farmácia ou farmácia local. Lave as mãos bem antes de fazer um enxágue nasal para evitar a propagação de bactérias e germes. Em seguida, encha a seringa ou o pote de neti com a solução salina.
3
Fique sobre a pia ou sobre uma banheira. Quando você estiver usando a lavagem nasal, precisará suportar uma área que possa coletar qualquer água ou muco que escorre do nariz ou da seringa da lâmpada. Coloque a seringa da lâmpada na narina esquerda e esguiche suavemente a mistura na narina esquerda. Aponte o fluxo em direção à parte de trás da sua cabeça, não no topo da sua cabeça. Não inspire pelo nariz enquanto você esguicia. A seringa da lâmpada deve ser capaz de colocar a solução no nariz sem inalação de sua parte. Se você estiver usando uma panela Neti, coloque o bico na narina esquerda e incline a panela para que a solução entre no nariz. Se a solução não fluir para fora da panela Neti, levante a panela para que fique posicionada um pouco mais alta que a sua cabeça, mas não vire a cabeça sobre o ombro. Tente manter sua testa acima do queixo.
4
incline a cabeça para a frente com o queixo para o peito. Isso permitirá que o excesso de solução escorra do nariz na pia ou na banheira. Você pode segurar um pano de lavagem debaixo do queixo para ajudar a coletar qualquer excesso de solução. Não engula a solução se entrar em sua boca. Cuspir na pia ou banheira. [2] Depois de limpar a narina esquerda, você pode girar a cabeça para estar de frente para a pia ou banheira e expirar bruscamente pelas duas narinas. Isso ajudará a remover qualquer excesso de muco ou água. Você também pode usar um lenço para limpar qualquer excesso de muco ou água. No entanto, não pressione uma narina enquanto sopra pela outra narina, isso pode pressionar o seu canal da orelha interna. Repita o mesmo processo com a narina direita usando a seringa da lâmpada ou o pote de neti e a solução salgada.
5
narinas alternativas várias vezes até ficar sem solução. Pode haver uma sensação leve de queimação no nariz quando você usa a lavagem nasal pelas primeiras vezes. Esta é uma reação normal ao sal na solução e deve se tornar menos perceptível com o uso repetido da lavagem nasal. Se a solução continuar irritando o nariz, pode não ser salgado o suficiente ou muito salgado. Prove a solução de sal para determinar se ela é muito salgada (você tem muito sal) ou não é salgado o suficiente (você mal consegue provar o sal). Ajuste a solução para que você possa provar o sal, mas não é um sabor avassalador. Se você desenvolver uma dor de cabeça depois de usar uma lavagem nasal, sua testa poderá ter sido menor que o queixo, levando um pouco de água ao seio frontal. Depois de algum tempo, a água deve drenar por conta própria.
6
Use a lavagem nasal de uma vez por dia de manhã ou à noite. Se seus sintomas se tornarem mais graves ou você desenvolver uma infecção grave, aumente a dose para duas vezes por dia. Pode ser difícil para seus filhos usar uma lavagem nasal. Ajude seu filho quando estiver usando a lavagem nasal e verifique se eles não se deita ao usar a lavagem nasal. A lavagem nasal é mais eficaz quando feita enquanto está sentado ou em pé.
Método 2
Usando spray nasal
1
Procure por spray nasal de balcão na sua farmácia local. Se você está lutando com um nariz abafado, coceira ou corny devido à febre do feno ou alergias ao pólen, mofo, poeira ou animais de estimação, o spray nasal deve ajudar a aliviar seus sintomas. Você não deve usar spray nasal para tratar os sintomas de gripe ou resfriado, pois ele fornecerá apenas alívio temporário. Vá consultar seu médico sobre outros medicamentos mais eficazes se tiver problemas nasais devido a uma gripe ou resfriado. [3] O tipo mais comum de spray nasal sem receita é o spray nasal de fluticasona, que está em uma classe de medicamentos chamados corticosteróides. Os corticosteróides melhoram seus problemas nasais, impedindo a liberação de substâncias naturais que podem causar sintomas de alergia. Eles devem ser usados apenas para alergias crônicas. Você também pode usar um spray nasal que contém xilitol, água purificada, sal e extrato de semente de toranja. Esse tipo de spray nasal não tem efeitos colaterais e não contém medicamentos. Também é seguro para todas as idades. [4]
2
Use a dosagem recomendada no rótulo de spray nasal. Se você estiver usando o spray como adulto, começará com uma dose mais alta do spray nasal e diminuirá sua dose à medida que seus sintomas melhoram. Geralmente, esse é um spray em cada narina uma vez por dia, ou um spray em cada narina duas vezes por dia (uma vez pela manhã, uma vez à noite) se o seu médico recomendar uma dose mais alta para seus sintomas. Se você estiver dando o spray nasal a uma criança, inicie o tratamento com uma dose mais baixa e depois aumente a dose se os sintomas da criança não melhorarem. [5] Sempre siga as direções da dose no rótulo de spray nasal e peça ao seu farmacêutico que explique as instruções que você não entende. Nunca use mais ou menos do que o especificado no pacote ou conforme recomendado pelo seu farmacêutico. Se você perder uma dose, não dobre a dose. Em vez disso, espere até o dia seguinte e continue na dose recomendada para o dia. Crianças menores de quatro anos não devem usar spray nasal. Crianças com menos de 12 anos devem ser assistidas por um adulto ao usar spray nasal. Use apenas spray nasal no nariz. Não pulveriza em seus olhos ou boca. Além disso, você nunca deve compartilhar seu spray nasal com outra pessoa, pois isso pode espalhar germes e bactérias.
3
Lave as mãos bem antes de usar o spray nasal. Agite o spray nasal antes de cada uso. Em seguida, remova a tampa do pó no spray. Se você estiver usando o spray pela primeira vez, precisará preparar a bomba para poder usá -lo corretamente. [6] Segure a bomba para que o dedo indicador e o dedo médio segure o aplicador e o polegar descanse no fundo da garrafa. Aponte o aplicador para que se volte para longe do seu rosto. Pressione e solte a bomba seis vezes. Se você já usou a bomba anteriormente, mas não na semana passada, pressione e solte a bomba até liberar um spray fino.
4
soprar o nariz até que suas narinas se sintam claras. Se o seu nariz estiver muito empalhado, isso pode ser difícil de fazer. Faça o seu melhor para limpar o nariz de muco antes de usar o spray, pois isso garantirá que o spray entre no nariz corretamente. [7]
5
Seda uma narina com o dedo. Inclua a cabeça para a frente e coloque a gorjeta do aplicador nasal na sua outra narina. Mantenha a garrafa na vertical para que o spray libere corretamente. Você ainda deve estar segurando o aplicador entre o dedo indicador e o dedo médio. [8] Respire pelo nariz. Ao respirar, use o dedo indicador e o dedo médio para pressionar o aplicador, liberando o spray no nariz. Depois de lançar o spray, expire pela sua boca. Se você foi instruído pelo seu médico a usar dois sprays em cada narina, repita essas etapas novamente na mesma narina. Se você estiver usando apenas um spray em cada narina, repita essas etapas novamente na outra narina.
6
Limpe o aplicador com um tecido limpo. É importante que você mantenha o aplicador limpo para não espalhar germes e bactérias no nariz quando usa o spray. Você também deve manter o spray nasal coberto com a tampa de poeira para impedir que pequenas partículas entrem no spray. [9] Armazene o spray nasal em um ponto seco à temperatura ambiente, não no banheiro, onde o ar pode ser úmido e úmido. Se o aplicador ficar entupido, você poderá molho em água morna e enxaguar com água fria. Seque bem e guarde -o corretamente. Não use pinos ou um objeto nítido para remover o bloqueio, pois isso pode contaminar o spray nasal.
7
Esteja ciente dos efeitos colaterais potenciais do spray nasal. Sempre verifique o rótulo de spray nasal para obter uma lista de ingredientes. Se você acha que pode ser alérgico a fluticasona ou qualquer outro ingrediente do spray, converse com seu médico ou farmacêutico. Se você estiver com qualquer medicamento antifúngico ou medicamentos esteróides, informe ao seu médico ou farmacêutico. Pode ser necessário ajustar sua dose ou ser monitorado quanto aos efeitos colaterais do spray. Se você experimentar algum dos seguintes efeitos colaterais, pare de tomar o spray nasal e consultar seu médico imediatamente: [10] Dor de cabeça, tontura, náusea, diarréia ou vômito. Secura, picada, queimação ou irritação no nariz. Muco sangrento no nariz, sanção nasais ou descarga nasal espessa. Problemas de visão ou dor de face intensa. Febre, calafrios, tosse, dor de garganta ou outros sinais de infecção. Colméias, uma erupção cutânea ou coceira severa. Um som de assobio do seu nariz. Inchaço do seu rosto, garganta, lábios, olhos, língua, olhos, mãos, pés, tornozelos ou pernas inferiores. Rouquidão, chiado ou dificuldade em respirar ou engolir. Se você fez uma cirurgia no nariz no mês passado ou machucou o nariz, você deve consultar seu médico antes de usar spray nasal. Além disso, se você tiver feridas no nariz ou em qualquer problema ocular, converse com seu médico antes de usar algum medicamento para o seu nariz.