Como montar um clarinete

Cada clarinete é um pequeno pedaço da história. Enquanto o clarinete está enraizado nos antigos “Instrumentos de Shepherd” interpretados pelos gregos, o clarinete moderno tomou forma na Europa em algum momento do século XVIII. Como uma versão maior e mais complexa do gravador, o clarinete é um instrumento de sopro com um tom claro e suave comum à música clássica e ao jazz. Se você estiver ingressar nas fileiras do Clarinet Player, aprender a montar e manter seu instrumento é a primeira ordem do dia. Consulte a Etapa 1 para aprender a montar o barril, organizar o bocal e manter sua buzina em boas condições de funcionamento.

Parte 1

1

Identifique e inspecione as peças individuais do clarinete. Abra a caixa do clarinete e certifique -se de que todos os componentes do clarinete estejam em boas condições de trabalho, limpos e prontos para uso. Um clarinete básico consistirá em quatro peças principais que se conectam por juntas revestidas de cortiça, bem como um bocal, que é composto de vários componentes menores. [1] A campainha se refere ao fundo, cone ou parte em forma de sino do clarinete. O caule da articulação inferior é a maior parte do clarinete. Ele deve ter teclas de metal no lado direito do instrumento quando orientadas corretamente, com uma chave de ponte apontando para a articulação superior. A melhor maneira de distinguir entre as articulações inferiores e superiores é que o caule superior terá duas conexões de cortiça, chamadas tendões, enquanto a inferior terá uma junta de cortiça inferior e um anel de metal ao redor da junta superior, que marca o ponto central de o instrumento. O caule da junta superior terá chaves no lado esquerdo do instrumento e deve ser um pouco mais curto que a junta inferior. Orientado corretamente, deve haver uma chave de ponte pendurada sobre o ponto de conexão na parte inferior e algum espaço entre as teclas termina e a parte superior da junta superior, onde se conecta ao bocal. Em outras palavras, você saberá que tem as peças alinhadas corretamente porque não deve haver chaves na parte superior ou muito inferior de nenhuma das peças. O barril é uma seção curta do instrumento que basicamente conecta a junta superior ao bocal. Não há chaves no barril, e o barril geralmente será carimbado com o nome da marca do instrumento. O porta -voz consiste no alojamento preto do bocal, bem como em uma ligadura de metal, que é usada para manter a palheta no lugar no bocal. Muitos clarinetes também vêm com uma tampa de bocal metálica, usada para proteger o bocal no caso.

  • O sino se refere ao fundo, cone ou parte em forma de sino do clarinete.
  • O caule da articulação inferior é a maior parte do clarinete. Ele deve ter teclas de metal no lado direito do instrumento quando orientadas corretamente, com uma chave de ponte apontando para a articulação superior. A melhor maneira de distinguir entre as articulações inferiores e superiores é que o caule superior terá duas conexões de cortiça, chamadas tendões, enquanto a inferior terá uma junta de cortiça inferior e um anel de metal ao redor da junta superior, que marca o ponto central de o instrumento.
  • O caule da junta superior terá chaves no lado esquerdo do instrumento e deve ser um pouco mais curto que a junta inferior. Orientado corretamente, deve haver uma chave de ponte pendurada sobre o ponto de conexão na parte inferior e algum espaço entre as teclas termina e a parte superior da junta superior, onde se conecta ao bocal. Em outras palavras, você saberá que tem as peças alinhadas corretamente porque não deve haver chaves na parte superior ou muito inferior de qualquer peça.
  • O barril é uma seção curta do instrumento que basicamente conecta a junta superior ao bocal. Não há chaves no barril, e o barril geralmente será carimbado com o nome da marca do instrumento.
  • O bocal consiste no bocal preto, bem como em uma ligadura de metal, que é usada para manter a palheta no bocal. Muitos clarinetes também vêm com uma tampa de bocal metálica, usada para proteger o bocal no caso.
  • 2

    Comece da campainha e trabalhe para cima. Primeiro, você deseja prender a campainha à junta inferior. Segurando a seção inferior, empurre e firmemente, mas firmemente, torça a campainha para frente e para trás enquanto segura a junta inferior com segurança na outra mão. Geralmente, os jogadores de clarinete montam o clarinete começando com a campainha e, em seguida, prendendo a articulação inferior, a articulação superior, o barril e o bocal, nessa ordem, embora não haja maneira errada de montá -lo. O clarinete não soará melhor ou pior se você começar montando o barril e a junta superior, então comece no fundo e pule. [2] No entanto, você monta o clarinete, provavelmente desejará montar o bocal por último, porque a palheta precisa de algum tempo para umedecer antes de jogá -lo. Por esse motivo, faz mais sentido começar com o fundo.

  • Geralmente, os jogadores do clarinete montam o clarinete começando com a campainha e, em seguida, prendendo a articulação inferior, a articulação superior, o barril e o bocal, nessa ordem, embora não haja maneira errada de montá -lo. O clarinete não soará melhor ou pior se você começar montando o barril e a junta superior, então comece no fundo e pule. [2]
  • No entanto, você monta o clarinete, provavelmente desejará montar o bocal por último, porque a palheta precisa de algum tempo para umedecer antes de jogá -lo. Por esse motivo, faz mais sentido começar com o fundo.
  • 3

    Grease todas as rolhas que ofereçam resistência. Isso tornará seu clarinete mais fácil de montar e desmontar. Na maioria das vezes, a graxa de cortiça vem em um tubo que se parece com o protetor labial. Se você não tiver nenhuma graxa de cortiça com seu clarinete, a vaselina de petróleo pode ser usada como substituto, embora seja recomendado usar graxa de cortiça real. [3]

    4

    Segurando as teclas da ponte, prenda a junta superior à parte inferior. Segure cada peça paralela ao chão, com as grandes chaves da ponte voltadas para você e alinhe -as. Certifique -se de que as teclas da ponte, duas pequenas peças de metal sob as teclas longas na lateral da articulação superior, estejam perfeitamente alinhadas e, em seguida, use um movimento suave de empurrar e torcer para prender as duas seções, alinhar as chaves da ponte e abaixar a guia superior sobre o menor para encaixá -los com segurança. [4] Segure a junta inferior com a mão direita em cima da peça, logo abaixo do conjunto de teclas no centro da peça e sobre as duas grandes teclas em direção ao fundo. Essas teclas são relativamente planas e podem ser empurradas para baixo com segurança enquanto você segura o instrumento sem arriscar nada. Segure a articulação superior com a mão esquerda embaixo da peça, envolvendo os dedos sob o instrumento e ao redor da grande chave do anel, o que deve aumentar a chave da ponte quando você a pressiona. Isso será necessário para reunir as duas peças corretamente. Alinhe cuidadosamente as teclas da ponte e ajuste o instrumento. Para garantir que você tenha alinhado o instrumento corretamente, observe a barra de metal que executa o comprimento de cada seção do instrumento, suportando as teclas. Ambos os segmentos dessa haste devem estar perfeitamente alinhados. Isso significa que as chaves da ponte também serão alinhadas.

  • agarre a junta inferior com a mão direita em cima da peça, logo abaixo do agrupamento de chaves no centro da peça e sobre as duas grandes teclas em direção ao fundo. Essas chaves são relativamente planas e podem ser empurradas para baixo com segurança enquanto você segura o instrumento sem arriscar dobrar nada.
  • Segure a articulação superior com a mão esquerda embaixo da peça, envolvendo os dedos sob o instrumento e ao redor da chave do anel grande, o que deve aumentar a chave da ponte quando você a deprimiu. Isso será necessário para reunir as duas peças corretamente. Alinhe cuidadosamente as chaves da ponte e ajuste o instrumento.
  • Para garantir que você tenha alinhado o instrumento corretamente, observe a barra de metal que executa o comprimento de cada seção do instrumento, suportando as teclas. Ambos os segmentos dessa haste devem estar perfeitamente alinhados. Isso significa que as chaves da ponte também serão alinhadas.
  • 5

    Anexe o barril. Agora vem a parte mais fácil! Prenda o barril no topo da buzina. A extremidade inferior, que se liga à articulação superior, deve ser um pouco maior que a extremidade superior, que se liga ao bocal. Empurre este pequeno pedaço na articulação superior, torcendo suavemente e verifique se ele vai para baixo e se encaixa perfeitamente. O barril é puxado ou empurrado para ajustar o clarinete, tornando o instrumento um pouco mais longo ou um pouco mais curto, dependendo. Quando você está começando, empurre o barril até que você tenha alguma noção da sua buzina e a maneira como ela precisa ser sintonizada. É comum preparar o bocal e prendê -lo ao barril, depois aparafuse esse conjunto na junta superior do clarinete antes de prender o barril também. Uma maneira não está mais errada ou mais certa. Geralmente, depende apenas do tamanho das mãos do player do clarinete: alguns jogadores acham que trabalha com o pequeno bocal muito pequeno e preferem ter o barril para se apegar enquanto prende a palheta.

  • O barril é puxado ou empurrado para sintonizar o clarinete, tornando o instrumento um pouco mais longo ou um pouco mais curto, dependendo. Quando você está começando, empurre o barril até o fim até que você tenha alguma noção da sua buzina e a maneira como ela precisa ser sintonizada.
  • É comum preparar o bocal e prendê -lo ao barril, depois estrague esse conjunto na junta superior do clarinete antes de prender o barril também. Uma maneira não está mais errada ou mais certa. Geralmente, depende apenas do tamanho das mãos do player do clarinete: alguns jogadores acham que trabalha com o pequeno bocal muito pequeno e preferem ter o barril para se apegar enquanto prende a palheta.
  • Parte 2

    montando o bocal

    1

    Prepare a palheta umedecionando -a. A metade mais espessa da palheta é chamada de estoque e, para umedecer a palheta, você precisa submergir essa parte da palheta em 1⁄2 a 1 polegada (1,3 a 2,5 cm) de água. Geralmente, é melhor iniciar o processo de montagem, imitando seu bocal, para que ele possa funcionar enquanto você faz o resto do trabalho. [5] A ação capilar da palheta puxará a água da base para a ponta. Quando a água atinge o meio da palheta, onde a fatia começa, pegue a palheta e mole rapidamente o fim para o qual você sopra. Experimente o quão saturado você deixa a palheta obter e veja o que produz a melhor ressonância para você. Dois minutos antes do início da prática da banda não é o melhor momento para este experimento. Muitos jogadores de Reed umedecerão seus juncos chupando neles. Para muitos jogadores, é um aborrecimento preparar um pequeno copo de água para absorver seus juncos na sala da banda. Embora essa seja uma maneira comum de umedecer a sua palheta, você corre o risco de controlar os juncos nos dentes. Alguns jogadores também não estão emocionados com a idéia de chupar uma fatia amarga de cana. A imersão na água é uma maneira mais uniforme de umedecer a palheta.

  • A ação capilar da palheta puxará a água da base para a ponta. Quando a água chega ao meio da palheta, onde a fatia começa, pegue a palheta e mole rapidamente o fim para o qual você sopra.
  • Experimente o quão saturado você deixa a palheta obter e veja o que produz a melhor ressonância para você. Dois minutos antes do início da prática da banda não é o melhor momento para este experimento.
  • Muitos jogadores de Reed umedecerão seus juncos chupando neles. Para muitos jogadores, é um aborrecimento preparar um pequeno copo de água para absorver seus juncos na sala da banda. Embora essa seja uma maneira comum de umedecer a sua palheta, você corre o risco de controlar os juncos nos dentes. Alguns jogadores também não estão emocionados com a idéia de chupar uma fatia amarga de cana. A imersão na água é uma maneira mais uniforme de umedecer a palheta.
  • 2

    Coloque a palheta contra o buraco do bocal. Alinhe a ponta da palheta verticalmente com a ponta do bocal. Idealmente, você deve tentar ver uma largura da unha do bocal acima da palheta, para obter o posicionamento ideal. Segure a palheta no lugar com o dedo, movendo -o um pouco com o outro até que você o alinhasse perfeitamente. Os juncos diferentes têm diferentes “pontos doces”. O alinhamento perfeito com a mesa (orifício) no bocal nem sempre é melhor. Alguns jogadores gostam de segurá -lo no lugar com o polegar e tentam explodir, verificar a ação antes de prender a ligadura. Nunca toque na borda superior fina da palheta e nunca tente não tocar na frente, porque os poros sensíveis podem ficar sujos e perder a jogabilidade. Em geral, lide com a palheta o mínimo possível.

  • Reeds diferentes têm diferentes “pontos doces”. O alinhamento perfeito com a mesa (orifício) no bocal nem sempre é melhor. Alguns jogadores gostam de segurá -lo no lugar com o polegar e tentam explodir por ele, verificar a ação antes de anexar a ligadura.
  • Nunca toque na borda superior fina da palheta e nunca tente não tocar na frente, porque os poros sensíveis podem ficar sujos e perder a jogabilidade. Em geral, lidar com a palheta o mínimo possível.
  • 3

    Mantenha a palheta no lugar com a ligadura. Coloque a ligadura de metal por cima do bocal, tomando cuidado para não lascar sua palheta. Deve haver duas linhas ou conjuntos de linhas gravadas no bocal, alinhe -as uniformemente entre elas. Aperte a ligadura sobre o meio da base, que é a metade do cenário não reduzido. Se você tem uma ligadura de metal, os parafusos ficam do mesmo lado do clarinete que a palheta. Se você tem um couro, o parafuso vai para trás com couro contra a base da palheta. Aperte os parafusos, mas deixe -os soltos para a melhor vibração e tom. Você quer que seja apertado o suficiente para manter a palheta segura, mas não apertada o suficiente para prejudicar ou deformar. Alguns clarinetes, em vez de ligaduras de metal, terão faixas de tecido ou couro usadas para manter a palheta no lugar. Às vezes, estes se anexam na parte de trás do instrumento, em frente à palheta.

  • Se você tiver uma ligadura de metal, os parafusos vão do mesmo lado do clarinete que a palheta. Se você tem um couro, o parafuso vai para trás com couro contra a base da palheta. Aperte os parafusos, mas deixe -os soltos para a melhor vibração e tom. Você quer que seja apertado o suficiente para manter a palheta segura, mas não apertada o suficiente para prejudicá -lo ou deformar.
  • Alguns clarinetes, em vez de ligaduras de metal, terão faixas de tecido ou couro usadas para manter a palheta no lugar. Às vezes, estes se anexam na parte de trás do instrumento, em frente à palheta.
  • 4

    Prenda suavemente o bocal ao barril. Orientado corretamente, a palheta deve estar voltada para a direção oposta como as chaves do clarinete. Gentilmente, mas firmemente, torça o bocal no cano do clarinete, completando o instrumento. Novamente, alguns jogadores têm filosofias diferentes sobre quando prender o bocal ao barril. Se você quiser prender o bocal ao barril, e depois aperte o barril no instrumento como o último passo, isso seria perfeitamente bom. Da mesma forma, alguns jogadores gostam de prender a ponte do bocal e o barril ao instrumento antes de colocar a palheta. É sua escolha.

  • Novamente, alguns jogadores têm filosofias diferentes sobre quando anexar o bocal ao barril. Se você quiser prender o bocal ao barril, e depois aperte o barril no instrumento como o último passo, isso seria perfeitamente bom.
  • Da mesma forma, alguns jogadores gostam de prender a ponte do bocal e o barril ao instrumento antes de colocar a palheta. É sua escolha.
  • Parte 3

    Mantendo seu clarinete

    1

    Sempre manuseie o cano cuidadosamente para evitar dobrar as chaves. Ao remover as peças individuais do clarinete do gabinete, é importante lidar com cada peça com as pontas dos dedos, tocando os tendões do instrumento para remover cada seção, sem agarrá -la ao redor do barril e causar as chaves. Segure -o como se fosse um registro de vinil, tocando as bordas. [6]

    2

    Limpe a parte externa do clarinete regularmente. Mantenha seu clarinete bem mantido e brilhante usando um pano macio e limpando o instrumento suavemente depois de manusear. Trabalhe delicadamente seu pano limpo sobre as teclas de metal, bem como entre as teclas ao redor do barril. Mesmo que suas mãos estejam limpas, os óleos naturais da pele podem quebrar e manchar o instrumento ao longo do tempo. É muito importante sempre limpar o instrumento, após cada uso, se você deseja prolongar a vida útil o máximo possível. Use um pano seco limpo para limpar seu instrumento. Nunca use nenhum tipo de polimento de metal ou líquido no instrumento, que pode danificar o acabamento e arruinar a buzina.

  • Mesmo que suas mãos estejam limpas, os óleos naturais da pele podem quebrar e manchar o instrumento ao longo do tempo. É muito importante sempre limpar o instrumento, após cada uso, se você quiser prolongar a vida disso o máximo possível.
  • Use um pano seco limpo para limpar seu instrumento. Nunca use nenhum tipo de polimento de metal ou líquido no instrumento, que pode danificar o acabamento e arruinar a buzina.
  • 3

    Swab o interior do clarinete também. A maioria dos clarinetes virá com swabs de tração que você pode usar para limpar também o interior do instrumento, ou você pode fazer o seu próprio facilmente. Um swab é basicamente uma corda com um pequeno peso (você pode usar um clipe de papel) em uma extremidade, que é jogada pelo barril e um pequeno pedaço de tecido de microfibra limpo amarrado à outra extremidade. [7] Depois de remover a campainha e o bocal da buzina, solte a extremidade ponderada do cotonete na buzina. Pegue o fim e puxe -o suavemente. Corte-o de volta por 3-4 vezes, até que o interior esteja seco. Limpar um clarinete é mais um processo de secagem do que um processo de limpeza. A umidade gera bactérias, cheiros ruins e pode quebrar as almofadas no instrumento ao longo do tempo. Os clarinetes não gostam da umidade que permanecerá no instrumento após uma longa sessão de jogo, tornando importante que você coloque completamente o interior do clarinete depois de jogá -lo. De vez em quando, deixe o estojo do clarinete aberto durante a noite para deixar o instrumento secar mais bem. Provavelmente é melhor fazer isso em casa, em um lugar seguro, não na sala da banda da escola.

  • Depois de remover a campainha e o bocal da buzina, solte a extremidade ponderada do cotonete na buzina. Pegue o fim e puxe -o suavemente. Volte de volta a 3-4 vezes, até que o interior esteja seco.
  • Limpar um clarinete é mais um processo de secagem do que um processo de limpeza. A umidade gera bactérias, cheiros ruins e pode quebrar as almofadas no instrumento ao longo do tempo. Os clarinetes não gostam da umidade que permanecerá no instrumento após uma longa sessão de jogo, tornando importante que você swab o interior do clarinete completamente depois de jogar.
  • De vez em quando, deixe o estojo do clarinete aberto durante a noite para deixar o instrumento secar mais bem. Provavelmente é melhor fazer isso em casa, em um lugar seguro, não na sala da banda da escola.
  • 4

    Limpe o bocal. Alguns jogadores gostam de usar o cotonete, enquanto outros preferem usar o Q-Tips ou Swabs de algodão para limpar o bocal com mais delicadeza. Depois de remover a palheta, seque completamente o bocal e deixe -o secar por cinco ou dez minutos antes de colocá -lo no caso. Esta, em particular, é uma peça que você não quer cheirar nojento quando a tira para jogar na próxima vez.

    5

    Leve a buzina corretamente. A ameaça mais perigosa para a vida do clarinete? Erro humano! É importante ter muito cuidado com o seu instrumento quando estiver montado para garantir que você não danifique acidentalmente a buzina. Ao carregar a buzina, segure o fundo da campainha em uma mão e embala o barril na outra mão. Nunca leve-o com uma mão como um taco de beisebol, ou olha como um rifle. Se seus tendões estiverem soltos, o instrumento poderá se separar e causar danos graves. Ao colocar a buzina, nunca a coloque na cadeira, no chão ou em qualquer outro lugar, a menos que você esteja configurando -o em um suporte de clarinete na vertical. Nunca defina o clarinete na vertical em sua campainha, que pode girar facilmente e correr o risco de danificar o instrumento.

  • Ao carregar a buzina, segure o fundo da campainha em uma mão e embala o barril na outra mão. Nunca leve-o com uma mão como um taco de beisebol, ou olha como um rifle. Se seus tendões estiverem soltos, o instrumento poderá se separar e causar danos graves.
  • Ao colocar a buzina, nunca a coloque na cadeira, no chão ou em qualquer outro lugar, a menos que você esteja configurando -a em um suporte de clarinete na vertical. Nunca defina o clarinete na vertical em sua campainha, que pode girar facilmente e correr o risco de danificar o instrumento.
  • 6

    Jogue seu instrumento regularmente para manter a ação. Uma buzina precisa ser tocada para garantir que funcione corretamente. Se você o deixar no caso por muito tempo, especialmente se não estiver seco, as chaves podem começar a goma, o molde pode crescer e um cheiro desagradável pode se desenvolver. Mesmo que você não esteja planejando jogar por várias horas, abra o caso e deixe o instrumento respirar de vez em quando. Monte -o, verifique se tudo está em boas condições de funcionamento e limpe -o para manter a vida da buzina.

    As pessoas também assistem

    otto von bismarck frases

    viva como se voce fosse morrer amanha

    capitao cita

    frases de detalhamento