Os conectores elétricos são necessários para unir circuitos elétricos. Mas, para usar um conector elétrico, você precisa anexá -lo a um fio por meio de crimpagem. Esteja você juntando 2 pedaços de fio ou um fio diretamente em um terminal elétrico, a qualidade da conexão depende de quão bem você prejudica o fio para o conector. Felizmente, com as ferramentas certas e um pouco de know-how, você terá seus circuitos elétricos conectados rapidamente!
Parte 1
1
Compre um crimper de catraca por simplicidade e durabilidade. Os criminosos de catraca têm uma catraca embutida, o que significa que tudo o que você precisa fazer é aplicar pressão suficiente às alças e o crimper fará o resto. Essas ferramentas também possuem mandíbulas mais amplas, o que as ajuda a cobrir mais área de superfície do conector. [1] Compre críperos de catraca em lojas de hardware em casa ou fornecedores on -line.
2
Compre um crimper manual para uma opção mais barata, mas menos eficaz. Os críticos manuais podem fornecer os mesmos resultados que um crimpagem de catraca, mas você precisa se esforçar mais. Durante a crise, você precisa tomar cuidado para alinhar as mandíbulas no conector enquanto aplica pressão às alças. Deixar de alinhar as mandíbulas pode levar a crimpagem inadequada. Não apenas isso, mas os critérios manuais são muito mais suscetíveis a desgaste. [2] Assim como os critérios de catraca, você pode comprar críperos manuais em lojas de hardware em casa ou fornecedores on -line.
3
Escolha um dado de crimpagem que corresponda ao medidor de arame que você está usando. O dado de crimpagem é a peça no topo do crimper que faz a crimpagem, e quase todos os critérios vêm com um. No entanto, é importante garantir que o dado seja apropriado para o seu medidor de arame, pois cada peça é projetada para um intervalo específico. Determine o medidor do fio que você precisa para prender e verifique se você tem um dado apropriado. [3] O isolamento do fio vermelho é de 22 a 16 calibre. O isolamento do fio azul é de 16 a 14 calibre. O isolamento do fio amarelo é de 12 a 10 calibre. Se o seu fio não tiver isolamento colorido, verifique a embalagem do seu medidor.
Parte 2
removendo seu fio
1
Coloque 1⁄4 polegada (0,64 cm) da extremidade do fio no dado de crimpagem. Localize o orifício designado para o medidor do seu fio no dado de crimpagem. Por exemplo, se você estiver com um fio vermelho de calibre 15, selecione o orifício projetado para um alcance que cobre esse intervalo de bitola. Certifique -se de que a quantidade de fio seja aproximadamente igual ao barril de metal do conector, que geralmente é de 0,64 cm de 1⁄4 polegada). [4] A maioria das matrizes de crimpagem possui orifícios com código de cores que designam onde colocar fios coloridos específicos.
2
Puxe o isolamento para expor o fio nu dentro. Aplique a pressão nas alças do crimper e afaste a ferramenta do fio para arrancar o isolamento. O fio exposto interno deve ter o mesmo comprimento que o barril do conector de metal. [5] Se você estiver usando um crimper manual, mantenha as mandíbulas do crimper perpendicular ao fio e continue mantendo o crimper constantemente nessa posição ao aplicar pressão às alças do crimper. Coloque o fio despojado ao lado do barril do conector – deve ser aproximadamente do mesmo tamanho ou até 0,64 cm de até 1⁄4 polegadas).
3
Torça o fio exposto para torná -lo mais denso. Agarre o final do fio exposto com o polegar e o dedo indicador. Agora, torça -o para a esquerda ou direita para torná -lo mais firme e compacto. [6] Sempre torça a ponta do fio, mesmo que pareça compacta – isso permite uma conexão mais positiva para o conector.
Parte 3
Anexando o conector
1
Insira o fio no conector até que o isolamento toque o barril. Coloque cuidadosamente a parte exposta do fio no conector. Continue fazendo isso até que o isolamento faça contato com o barril do conector. [7] Certifique -se de que o fio não esteja se estendendo além do barril com mais de 1⁄4 polegada (0,64 cm).
2
Coloque o barril do conector no slot crimper apropriado. Coloque o terminal na posição horizontal com o lado do barril voltado para cima e o lado plano voltado para baixo. Agora, mantenha a ferramenta perpendicular ao barril. Para ferramentas com marcas coloridas, combine o isolamento com a cor apropriada no crimper. Se sua ferramenta de crimpagem não tiver marcas coloridas, verifique se as marcações do medidor na lateral do crimper correspondem ao medidor do seu fio. [8] Nunca prenda seu fio com um slot que não corresponda ao medidor ou na cor do isolamento do seu fio.
3
aperte o crimper sobre o barril com força considerável. Para crimpers manuais, mantenha a ferramenta perpendicular ao terminal e sobre o barril – closer no anel do que o isolamento do fio. Segure o crimper constante e aperte as alças com uma quantidade considerável de força. Não se preocupe em aplicar muita pressão – é quase impossível de “sobreviver”. Você é bom ir! Certifique -se de que o fio e o conector sejam mantidos firmemente juntos após o crimp, separando -os.
4
Solde o fio ao conector se a conexão estiver solta. Em alguns casos, a conexão é deixada solta devido a um tamanho ou conector errado. Se você não quiser começar tudo de novo, solda a junta entre o conector e o fio. Insira a ponta da pistola de solda nesse local e aplique uma pequena quantidade de solda até conectar o fio e o conector. [10] Limpe a ponta do ferro de solda se ficar confuso para garantir que a conexão seja o mais limpa possível. Use um ferro de solda de 30 a 6 a 60 W que possa soldar a 500 a 600 ° F (260 a 316 ° C) para obter os melhores resultados.
5
sele o terminal com fita elétrica ou encolhimento de calor. Use uma tesoura para remover um pequeno pedaço de fita elétrica grande o suficiente para cobrir o terminal de crimpagem. Enrole cerca de 2 camadas de fita para ajudar a impedir que o metal corroa. [11] Sempre sele o terminal quando sua conexão for exposta ao calor, neve, vento ou chuva.