Uma garganta seca pode ser causada por uma ampla gama de problemas subjacentes, e alguns são mais graves que outros. Instâncias agudas de secura na garganta geralmente podem ser curadas em casa com um pouco de cuidado extra, mas a garganta seca crônica pode exigir intervenção médica.
Parte 1
1
Beba muitos líquidos. Como regra geral, você deve beber oito copos de água de 80 ml (250 ml) e outros fluidos hidratantes por dia. [1] Ficar hidratado dá ao seu corpo os recursos necessários para produzir a quantidade de saliva necessária para manter a garganta úmida. Além disso, os líquidos de beber também podem diminuir e afrouxar o muco, impedindo assim que ele se agarra às paredes internas da garganta e causando irritação lá. O chá pode ser uma escolha de bebida especialmente boa para quem sofre de garganta seca. [2] Muitos chás de ervas oferecem alívio natural para gargantas irritadas, e os chás feitos de folhas de chá reais contêm antioxidantes que aumentam seu sistema imunológico. Evite chás com cafeína, pois a cafeína pode causar desidratação.
2
umedecer sua comida. Mergulhe ou misture alimentos secos com caldos, sopas, molhos, molhos, cremes, manteiga ou margarina antes de comê -los. Fazer isso é uma maneira fácil e eficaz de revestir sua garganta com umidade adicional e obter mais fluido em seu corpo. [3] Além de oferecer hidratação adicional, os alimentos úmidos também podem ser mais fáceis de engolir para pessoas que sofrem de garganta seca. Isso é especialmente verdadeiro se esses alimentos também forem macios e não servem mais quentes que a temperatura ambiente.
3
Cubra sua garganta com mel. Embora normalmente recomendado para dores de garganta, o mel também pode acalmar a garganta seca e irritada da mesma forma eficaz. Ele reveste o revestimento da garganta e o protege contra irritantes e agentes de secagem. [4] Tente dissolver 1 colher de sopa (15 ml) de mel em 25 onças (250 ml) de água quente a quente. Considerando a adição de um aperto de limão para ajudar a aumentar seu sistema imunológico também. Beba a mistura uma a três vezes ao dia. Prossiga com cautela, no entanto. Mel e limão podem aumentar o risco de desenvolver cáries se você sofre com problemas de boca a longo prazo. O mel também é inseguro para crianças menores de um ano. [5]
4
Gargarete com água salgada. A água salgada é outro remédio mais comumente usado para dor de garganta do que a garganta seca, mas nas condições certas, também pode ajudar a combater a secura da garganta. [6] Se sua garganta seca for causada por irritantes sazonais, como ar seco ou alergias, a garra de água salgada pode ser uma boa idéia. No entanto, a água salgada pode irritar a garganta seca crônica causada por outras condições. Para preparar uma água salgada, dissolver 1 colher de chá (5 ml) de sal em 250 ml de água morna. Gargare a mistura por pelo menos 30 segundos antes de cuspir. Como alternativa, você pode recarregar água de alcaçuz em vez de água salgada para obter um benefício semelhante. Escolha o pó de alcaçuz que contém alcaçuz real e dissolva 1 colher de chá (5 ml) em 250 ml de água morna. Trate o remédio como uma água salgada enxaguar.
5
mastigar chiclete ou chupar doces. Qualquer uma das opções estimulará o fluxo de saliva na boca e na garganta. Uma vez que a produção de saliva aumenta, sua garganta deve gradualmente se tornar mais úmida. [7] É melhor optar por variedades sem açúcar de chiclete e doce, especialmente se você estiver lidando com gargantas cronicamente secas. Ter muito pouca saliva na boca e na garganta o coloca em maior risco de desenvolver cáries, então jogar muito açúcar na boca em um momento como esse seria uma má idéia. Da mesma forma, você pode sugar lascas de gelo, picolés sem açúcar ou pastilhas de garganta para ajudar a manter a garganta adequada. Lozenges que contêm ingredientes entorpecentes, como mentol ou eucalipto, podem fornecer mais alívio do que as variedades padrão.
6
Crie vapor e umidade. A garganta seca pode ser causada ou mais agitada por ar seco. Faça um esforço mais consciente para respirar o ar úmido e úmido ao longo do dia. É o melhor do ar que você respira é consistentemente úmido, mas respirar brevemente a vapor pode pelo menos oferecer alívio temporário. [8] Use um umidificador. Coloque um umidificador em seu quarto em qualquer outro quarto que você gaste uma quantidade considerável de tempo. Umidificadores adicionam umidade quente ao ar e respirar esse ar úmido ajudará a acalmar e hidratar sua garganta seca. Se você não tiver um umidificador, considere encher uma panela profunda com água morna e colocá -la perto de uma fonte de calor (além de um aquecedor de espaço). À medida que a água esquenta, deve gradualmente tornar o ar na sala mais úmido. [9] Tome um banho quente e passe alguns minutos respirando no vapor. Da mesma forma, você pode posicionar seu rosto sobre uma tigela de água quente e respirar no vapor que produz. Essas opções podem pelo menos fornecer fontes temporárias de alívio da garganta seca. [10]
7
Experimente um produto de saliva artificial. Esses produtos geralmente podem ser comprados sem receita médica e podem vir na forma de sprays, swabs e enxaguatórios. [11] Embora a saliva artificial não seja tão eficaz quanto a saliva natural, ainda pode tornar os tecidos na garganta mais úmidos e podem acalmar qualquer desconforto associado à secura crônica. Procure produtos que contenham xilitol, carboximetillelulose ou hidroxietillelululose. Cada opção tem seus próprios pontos fortes e fracos, e pode funcionar melhor para você do que os outros, então você pode ter que tentar vários produtos antes de encontrar um que funcione para você.
Parte 2
Removendo fontes de secura
1
Respire pelo nariz. O ar inalado pela boca não é filtrado, por isso é mais provável que seque as membranas da garganta. Respirar pelo nariz, por outro lado, filtrará o ar e o tornará mais úmido. [12] Se o seu nariz estiver muito congestionado para respirar, tente tomar descongestionantes nasais sem receita para ajudar a remediar o problema. [13]
2
Evite alimentos secos, salgados ou picantes. Os alimentos que se enquadram nessas categorias têm maior probabilidade de agravar a secura que você já sente, por isso é melhor evitá -los até que o problema seja corrigido. [14] Além de fazer com que sua garganta pareça mais seca, picante ou salgada, os alimentos podem realmente fazer uma garganta seca parecer dolorosa. Você provavelmente pode dizer quando os alimentos são salgados ou picantes, mas você pode consumir muitos alimentos secos sem sequer perceber. Exemplos de alimentos secos consumidos em muitas famílias diariamente incluem torradas, biscoitos, pães secos, frutas secas e bananas.
3
Fique longe do álcool e da cafeína. O álcool e a cafeína realmente o desidrutam em vez de hidratá -lo, então eles tiram umidade valiosa para longe da sua garganta e do resto do seu corpo. [15] O álcool e a cafeína secam diretamente a boca e a garganta, mas podem aumentar a desidratação geral, desencadeando a micção mais frequente também. Em uma nota semelhante, você também deve evitar bebidas ácidas, incluindo a maioria dos sucos de frutas e suco de tomate. Embora esses fluidos possam não aumentar a desidratação geral, eles podem irritar uma garganta já seca e sensível. Além disso, as bebidas ácidas têm maior probabilidade de incentivar ainda mais a cárie dentária, e as pessoas que sofrem de garganta seca e boca seca já estão em maior risco de desenvolver decaimento.
4
Examine seus medicamentos. Muitos medicamentos comuns podem ser classificados como medicamentos “anticolinérgicos”. Essas diminuem as secreções, incluindo a produção de saliva, e podem resultar em uma garganta excessivamente seca. [16] Alguns exemplos incluem anti -histamínicos, antidepressivos tricíclicos e antiespasmódicos. Muitos medicamentos usados para tratar a doença de Parkinson, bexiga hiperativa e bronquite crônica também podem causar um problema. Se você suspeitar de um certo medicamento, é melhor consultar seu médico sobre isso antes de agir. Não pare de usar nenhum medicamento prescrito, a menos que seu médico diga para você fazê -lo.
5
Mudar seu enxaguatório bucal e outros produtos de atendimento odontológico. Muitos enxaguatórios bucais padrão e cremes dentários podem realmente agravar o problema, portanto, considere mudar para fórmulas especialmente formuladas para pessoas com gargantas secas ou bocas secas. [17] O enxaguatório bucal comercial ou enxágue errado pode ser especialmente prejudicial para uma garganta seca. A maioria das fórmulas contém álcool ou peróxido, e o ingrediente só fará com que sua garganta e boca experimentem mais secura. Você pode pedir recomendações a um dentista, mas se você preferir procurar uma boa alternativa, saiba que a maioria dos enxaguatórios bucais e cremes dentários formulados para gargantas e bocas secas serão rotuladas de acordo.
6
Pare de fumar. Se você fuma atualmente, desistir deve ajudar a remediar sua garganta seca. A fumaça que você inspira arrasta agentes de secagem e outros irritantes em sua garganta, e esses irritantes podem ser parcial ou totalmente responsáveis por sua secura crônica. [18] A fumaça do cigarro paralisa os cabelos no nariz e nos pulmões. Como resultado, seu sistema respiratório é incapaz de mover muco, poeira e outros irritantes para fora do corpo. Isso leva à tosse e à secura mais significativa na boca, nariz e garganta.
Parte 3
Procurando ajuda médica profissional
1
Consulte seu médico ou dentista. Se você tem uma garganta seca persistente que piora ou não desaparece com tratamento doméstico, pode ser necessário agendar uma consulta com seu médico ou dentista. Sua condição pode justificar a atenção profissional. [19] A garganta seca crônica não tratada pode levar a algumas complicações dignas de nota. Por exemplo, você pode eventualmente achar difícil engolir comida. Quando acompanhado de boca seca, uma garganta seca também pode dificultar a mastigar ou provar os alimentos, e você pode experimentar mais cáries se não conseguir produzir saliva suficiente para proteger seus dentes e gengivas. Além disso, a garganta seca que se desenvolve em dor de garganta pode ser causada por infecções virais ou bacterianas. Quando deixados sem tratamento, essas condições podem se transformar em problemas de saúde mais sérios.
2
Verifique se as condições subjacentes. Certas condições médicas podem causar uma garganta cronicamente seca e, se um deles é o culpado pelas suas dificuldades atuais, seu médico precisará diagnosticar e tratar essa condição para melhorar a própria garganta seca. [20] Algumas doenças, como a síndrome de Sjogren, afetam diretamente suas glândulas salivas e fazem com que a produção de saliva diminua. [21] Outras condições, como infecções por fungos orais, resfriados, alergias e diabetes, podem aumentar indiretamente a secura da garganta.
3
Aprenda sobre medicamentos produtores de saliva. Se a sua garganta seca for causada por doenças imunológicas ou danos à glândula saliva, seu médico poderá optar por prescrever pilocarpina, um medicamento que aumenta a produção natural de saliva ao estimular os nervos associados. [22] Como alternativa, se sua garganta seca for causada pela síndrome de Sjogren, seu médico poderá prescrever a Cevimeline para ajudar a tratá -lo e outros sintomas associados.