O molde do tapete pode produzir odores desagradáveis, degradar seu tapete e causar chiado nos portadores de asma. Verifique embaixo dos móveis regularmente, a fim de pegar o mofo na superfície do tapete. Se o molde atingir o apoio do tapete, será significativamente mais difícil de tratar, mas ainda existem vários remédios para experimentar. Os produtos de limpeza profissionais de carpetes têm acesso a tratamentos e máquinas adicionais, mas alguns deles estão disponíveis para alugar nos serviços de aluguel de ferramentas, sem ter que contratar um profissional.
Método 1
1:
Inspecione o tapete. Se o molde atingir o apoio na base do tapete, pode ser necessário um esforço considerável para remover. Considere contratar um limpador profissional de tapete nesse cenário. Se o molde tiver crescido em grande parte do apoio, pode ser necessário substituir o tapete. [1]
2:
ventile a sala. Abra todas as janelas e portas na sala com o tapete mofado. O fluxo de ar reduzirá a umidade que incentiva o mofo e diminuirá os odores associados. Se você planeja usar um produto de limpeza química, a ventilação reduzirá a chance de irritar seus pulmões e olhos. Se não houver janelas para a sala, ligue um ventilador apontando para uma porta.
3:
Sol o tapete, se possível. Se o seu tapete for removível, mova -o para fora e pendure -o sobre um varal resistente. 24-48 horas de luz solar direta ajudarão a matar esporos de mofo e remover a umidade que incentiva o crescimento do mofo. Se o tapete estiver embebido no apoio, não apenas as fibras superiores, pode levar muito mais tempo para secar. Deixe -o em sol direto em uma área com boa ventilação por vários dias.
4:
Remova a umidade com bicarbonato de sódio. Esta etapa absorverá a umidade e reduzirá os odores, mas serão necessários mais esforços para todos, exceto o problema de molde mais leve. Polvilhe a área afetada generosamente com bicarbonato de sódio, deixe de lado durante a noite e depois aspire -o. O pó de bebê sem talco pode ser usado. Evite o pó de bebê que contém talco, pois isso pode causar danos graves se inalado. [2] A ninhada de gato também pode ser usada como substituto.
5:
Esfregar com vinagre branco. Embora o vinagre não mate todas as espécies de mofo, é uma opção barata e muitas vezes eficaz. Usando vinagre branco para evitar manchas, aplique levemente com um frasco de spray e esfregue -o com uma escova dura. Explique o tapete ou seque ao ar em uma área bem ventilada, para evitar deixar a umidade que poderia reabastecer o molde. Algumas pessoas relatam sucesso misturando seu vinagre com uma parte igual de espíritos metilados.
Método 2
Removendo o molde do tapete com tratamentos comerciais ou profissionais
1:
Use um tratamento anti-molde. Os sprays anti-moldes ou antifúngicos estão disponíveis na maioria das farmácias e supermercados. Verifique o rótulo para obter instruções e para garantir que o produto seja seguro para uso em tapetes. Os tratamentos antifúngicos projetados para a limpeza de cozinha ou banheiro podem potencialmente descolorir ou danificar o tapete. Os produtos que incluem um tratamento “encapsulado” ou “barreira de mofo” são projetados para deixar uma barreira clara nas fibras do tapete, impedindo o crescimento futuro do molde. Isso é recomendado para tapetes mantidos em condições úmidas. Uma mistura de alvejante e água pode ser usada em vez de uma solução comercial. Misture meia xícara de alvejante com um galão de água. [3] Você pode usar o alvejante seguro para cores e testá-lo em um canto do seu tapete primeiro para garantir que isso não cause descoloração.
2:
Experimente um produto de limpeza de carpetes. Produtos de limpeza de carpetes que contêm desodorizadores removerão o cheiro do mofo, além de combater o próprio molde. Siga as instruções no rótulo do produto, pois os produtos variam. Algumas pessoas relatam sucesso com produtos de detergente Vanish para tapetes.
3:
Aplique produtos de dióxido de cloro com cautela. Alguns produtos de remoção de molde são baseados em dióxido de cloro, mas lembre -se de que esse produto químico pode alterar a cor do tapete. Teste primeiro em uma pequena área normalmente coberta por móveis, seguindo as instruções da etiqueta do produto. Dependendo do produto, você pode precisar de acesso a um vácuo úmido para removê -lo do tapete após o uso. Trabalhe em uma área bem ventilada enquanto usa produtos de dióxido de cloro, pois eles podem produzir vapores que irritam os pulmões e os olhos. Mova para uma sala diferente se sentir falta de ar ou comece a tossir.
4:
Alugue um limpador de vapor. Os aspiradores de limpeza a vapor especializados estão disponíveis para que os proprietários aluguem e podem ser efetivos na remoção de mofo persistente. [4] A secagem do tapete rapidamente é vital, ou a água usada neste método permanecerá e incentivará o crescimento de novos moldes. Use um secador de sopro ou mantenha o tapete sob luz solar direta e exploda um ventilador sobre ele. Não tente limpar seu tapete sem uma máquina especializada. A aplicação de vapor ou água quente pode encolher ou danificar facilmente o seu tapete, se for feito incorretamente.
5:
Contrate um profissional. Os profissionais podem ter maior experiência na identificação de mofo específico, bem como acesso a máquinas e produtos químicos especializados. Se você já tentou limpar a vapor, contrate um profissional para realizar explosão de gelo seco ou outro, tratamento diferente.
6:
Remova a área afetada. Se confrontado com grandes colônias de mofo que cresceram no apoio do tapete, você pode decidir que a substituição é um uso mais eficaz de tempo e dinheiro. Ao cortar o tapete danificado, corte uma borda adicional de 12 polegadas (30 centímetros) de todos os lados para garantir a remoção total. Se você fizer isso, poderá descobrir que há mofo no chão sob o tapete. Nesse caso, certifique -se de tratar completamente a área antes de substituir o tapete.
Método 3
Prevenção de molde de tapete
1:
Trate possíveis fontes de mofo e umidade. Espaços de rastreamento ou subflases úmidos podem precisar de folhas de polietileno anti-folhas ou tratamento profissional para evitar um crescimento adicional de mofo. Verifique as aberturas, armários e a parte inferior dos estofados também, para garantir que todas as fontes de mofo estejam localizadas e eliminadas. Se possível, verifique abaixo do tapete também. A maioria dos estofados de mofo pode ser tratada usando os mesmos métodos que o tapete, mas teste um canto primeiro para garantir que a cor não seja afetada.
2:
Aumentar a ventilação. O fluxo de ar ajuda a evaporar a umidade, secando áreas úmidas onde o mofo prospera. Deixe as janelas abertas ou um ventilador soprando por pelo menos duas horas por dia. Abra as janelas de manhã cedo, se possível, para remover a umidade que se acumulou durante a noite.
3:
Execute um desumidificador. Se você mora em um clima úmido, ou não há maneira fácil de ventilar a sala, compre um desumidificador. Continue funcionando à noite para remover o teor de umidade do ar, antes de se estabelecer no tapete. [5]
4:
Vacuum regularmente. A varredura pode ser eficaz, mas os tapetes podem prender a poeira e moldar esporos profundos em suas fibras, tornando a limpeza de vácuo uma opção preferida. Os aspiradores de tubarão podem ser mais eficazes, mas tendem a ser significativamente mais caros.
5:
Deixe as luzes acesas. O molde cresce bem no escuro, e a introdução de mais luz pode ajudar a reduzir a propagação do mofo. Você pode tentar deixar com luzes de baixa energia acesas por períodos de tempo. Você pode até tentar usar luzes noturnas quando vai dormir. [6] Enquanto as lâmpadas fluorescentes médias podem impedir a propagação de mofo, as luzes especiais de UV C podem ajudar a detectar e matar esporos de mofo. [7]
6:
Use um vácuo HEPA após remover as principais colônias de mofo. Depois que uma infestação grave de molde foi removida, recomenda -se alugar um vácuo ou filtro HEPA para remover os últimos esporos de mofo da área. Seda de aberturas e feche as janelas antes de usar, para minimizar a quantidade de esporos que viajam para outras áreas da casa. HEPA significa ar partículas de alta eficiência. É uma classificação usada para descrever vários produtos, não uma marca.