Como soldar eletrônicos

Aprender a soldar os componentes do orifício é uma habilidade essencial para qualquer amador amador ou profissional eletrônico. Você pode aprender quais equipamentos e habilidades você precisará para começar a soldar os eletrônicos corretamente.

Parte 1

1

Use um ferro de solda com o controle de calor apropriado. Para componentes elétricos de solda em placas de circuito impresso, os melhores ferros de solda são ferros de descarga eletrostática (ESD), com temperatura controlada por temperatura e de alta potência. Isso permitirá que você solda por horas e seja bom para projetos de rádio amadores complexos. Para kits simples, um ferro lápis barato se sairá bem. Use um ferro de solda de energia fixa, 25 watts para pequenos empregos e 100 watts para empregos maiores com cabeamento pesado. [1] Se possível, os ferros de temperatura variáveis ​​estão disponíveis, o que será o tratamento mais seguro das placas. A temperatura da ponta pode ser controlada para se adequar ao tamanho do trabalho.

  • Use um ferro de solda de energia fixa, 25 watts para pequenos empregos e 100 watts para empregos maiores com cabos pesados. [1]
  • Se possível, os ferros de temperatura variáveis ​​estão disponíveis, o que será o tratamento mais seguro das placas. A temperatura da ponta pode ser controlada para se adequar ao tamanho do trabalho.
  • 2

    Use o fio de solda de uma liga apropriada. A liga de solda mais comum usada em eletrônicos é de 60% e 40% de chumbo, às vezes denominada 60/40 (SN/PB); A temperatura de fusão mais baixa é na verdade 63/37. Isso é recomendado se você for novo em solda, embora por causa do conteúdo principal seja um pouco perigoso. Você deve usar a ventilação adequada (ou uma máscara respiratória adequada) ou equipamento de solda com um acessório de vácuo. A solda que é 60/40 se torna flexível a 183 ° C (361 ° F), mas não derrete até que seja de 370 ° F (188 ° C), o que significa que pode ser difícil trabalhar se você é iniciante. Em vez disso, você pode experimentar a solda com 63/37, pois derrete a 183 ° C (361 ° F). Várias ligas sem chumbo estão se tornando necessárias nos últimos anos sob a iniciativa regulatória do ROHS. Isso requer temperaturas de solda mais altas e não “molhadas”, bem como ligas de lata de estanho. Enquanto são mais seguros, também são mais confusos. O mais comum é 96,5% de estanho a 3,5% de prata e produzirá uma articulação com menos resistência elétrica do que uma liga de líder de lata. Na prática, esse não é um motivo para usá -lo; A questão da segurança é o fator determinante. Você também pode obter solda quase 100% de lata, mas é mais caro. Tanto as formulações de chumbo quanto sem chumbo estão disponíveis on-line em lugares como Solderdirect.com e em várias lojas na maioria das localidades.

  • A solda que é 60/40 se torna flexível a 183 ° C (361 ° F), mas não derrete até que seja 370 ° F (188 ° C), o que significa que pode ser difícil trabalhar se você é um principiante. Em vez disso, você pode experimentar a solda que é 63/37, pois derrete a 361 ° F (183 ° C).
  • Várias ligas sem chumbo estão se tornando necessárias nos últimos anos sob a iniciativa regulatória do ROHS. Isso requer temperaturas de solda mais altas e não “molhadas”, bem como ligas de lata de estanho. Enquanto são mais seguros, também são mais confusos. O mais comum é 96,5% de estanho a 3,5% de prata e produzirá uma articulação com menos resistência elétrica do que uma liga de líder de lata. Na prática, esse não é um motivo para usá -lo; A questão da segurança é o fator determinante. Você também pode obter solda quase 100% de lata, mas é mais caro.
  • Tanto as formulações de chumbo quanto sem chumbo estão disponíveis on-line em lugares como Solderdirect.com e em várias lojas na maioria das localidades.
  • 3

    Use um fio de solda com fluxo para trabalho elétrico. Certifique -se de que o fluxo usado seja eletricamente compatível. [2] O fluxo de solda de encanamento definitivamente não é. O fluxo é um material (resina ou uma variação para o trabalho elétrico) usado para preparar superfícies para solda. Sujeira, graxa e assim por diante interferirão na junta de solda e devem ser removidas. A inclusão do fluxo dentro do fio da solda fornece automaticamente o fluxo para as superfícies que estão sendo soldadas e é a escolha mais sensata, embora suportes muito pequenos, suportes de superfície ou solda automatizada possam usar alternativas. Existem vários fluxos diferentes geralmente disponíveis para trabalho elétrico/eletrônico. Em ordem de popularidade, são RMA, RA e fluxos solúveis em água. [3] Quanto mais ativo um fluxo for, mais importante é que ela não permaneça após a solda, para que a ação química contínua seja comprometida ou danificar a operação do equipamento elétrico ou eletrônico. Em particular, os fluxos solúveis em água devem ser removidos. Após a solda, as rosinas deixam um resíduo marrom e pegajoso que é ideal, não corrosivo e não condutor. A limpeza pode ser realizada com um produto de remoção de resina formulado por propósito ou com álcool isopropílico. O fluxo sem limpeza deixa um resíduo claro após a solda, que não é corrosiva e não condutora. Esse fluxo foi projetado para ser deixado na articulação de solda e nas áreas circundantes. O fluxo solúvel em água geralmente possui uma atividade mais alta que deixa um resíduo que deve ser limpo com água. O resíduo é corrosivo e também pode danificar a placa ou componentes se não for limpo corretamente após o uso.

  • Existem vários fluxos diferentes geralmente disponíveis para o trabalho elétrico/eletrônico. Em ordem de popularidade, são RMA, RA e fluxos solúveis em água. [3] Quanto mais ativo um fluxo for, mais importante é que ela não permaneça após a solda, para que a ação química contínua seja comprometida ou danificar a operação do equipamento elétrico ou eletrônico. Em particular, os fluxos solúveis em água devem ser removidos.
  • Após a solda, as rosinas deixam um resíduo marrom e pegajoso que é ideal, não corrosivo e não condutor. A limpeza pode ser realizada com um produto de remoção de rosina formulado por propósito ou com álcool isopropílico.
  • O fluxo sem limpeza deixa um resíduo claro após a solda, que não é corrosiva e não condutora. Este fluxo foi projetado para ser deixado nas áreas de solda e circundante.
  • O fluxo solúvel em água geralmente tem uma atividade mais alta que deixa um resíduo que deve ser limpo com água. O resíduo é corrosivo e também pode danificar a placa ou componentes se não for limpo corretamente após o uso.
  • 4

    Obtenha a placa e os componentes necessários. Principalmente, a solda elétrica lida com os componentes “passados”, cujas leads são inseridas em orifícios nas placas de circuito impressas (PCBs) e soldadas a uma almofada de metal (um rastreamento de PCB) ao redor do orifício. O interior do buraco pode ser “banhado” ou não; Neste último caso, o chumbo inserido está a conexão elétrica entre traços na parte superior e inferior da PCB. A solda a liderança de ambos os lados será geralmente necessária no último caso. A solda outros itens elétricos, como fios ou terminais, possui técnicas ligeiramente diferentes, mas os princípios gerais de operação da solda e do ferro são os mesmos. Observe que, no entanto, os terminais e outros pontos de solda não suportados exigem uma conexão mecânica firme antes da solda. Uma articulação de solda não fornece força mecânica ou resistência à vibração; Ele fornece apenas uma conexão elétrica de resistência muito baixa.

  • A solda outros itens elétricos, como fios ou terminais, possui técnicas ligeiramente diferentes, mas os princípios gerais de operação da solda e do ferro são os mesmos. Observe que, no entanto, os terminais e outros pontos de solda não suportados exigem uma conexão mecânica firme antes da solda. Uma articulação de solda não fornece força mecânica ou resistência à vibração; Ele fornece apenas uma conexão elétrica de resistência muito baixa.
  • 5

    Obtenha um grampo para segurar os componentes. Os componentes elétricos são geralmente muito pequenos e você precisará de pinças, alicate para nariz agulha ou pinças para mantê-los no lugar enquanto opera o ferro de solda e negocia a solda. Pode ser um ato de equilíbrio. Algum tipo de grampo ou suporte geralmente é melhor para manter a placa no lugar enquanto você solde os componentes.

  • Algum tipo de grampo ou suporte geralmente é melhor para manter a placa no lugar enquanto você solde os componentes.
  • Parte 2

    soldando os componentes

    1

    Prepare os componentes para solda. Selecione o componente correto verificando seu tipo e valor com cuidado. Com os resistores, verifique seu código de cores. Bend lidera corretamente, se necessário, tomando cuidado para não exceder as especificações de estresse (por exemplo, por uma curva muito afiada), e o clinch leva a se encaixar no quadro.

    2

    Seja extremamente cuidadoso e solda apenas em um ambiente apropriado. Sempre solda em uma área bem ventilada, usando respiração e proteção para os olhos. Certifique -se de colocar o ferro com segurança (usando um suporte ou suporte à prova de fogo) quando estiver ligado, mas não em uso. Os ferros podem iniciar incêndios com bastante facilidade, queimando em sua bancada, papel ou plástico. Sempre use um tapete ou placa térmica para proteger a área. Deixe de 18 a 30 cm de espaço entre os componentes eletrônicos e seu rosto, ou bits de solda ou fluxo quente podem alcançar seus olhos. Os óculos de segurança são uma precaução muito sensata. A solda derretida pode respirar e é essencialmente imprevisível.

  • Deixe 7–12 polegadas (18–30 cm) de espaço entre os componentes eletrônicos e seu rosto, ou bits de solda ou fluxo quente podem alcançar seus olhos. Os óculos de segurança são uma precaução muito sensata. A solda derretida pode respirar e é essencialmente imprevisível.
  • 3

    “estanho” a ponta de ferro de solda. Derreta uma pequena mancha de solda na extremidade do ferro de solda. Esse processo é chamado de estanho e ajuda a melhorar o fluxo de calor do ferro para o chumbo e a almofada, mantendo a placa a salvo do calor prolongado. [4] Coloque cuidadosamente a ponta (com a bolha) na interface do chumbo e da almofada. A ponta ou o blob deve tocar o chumbo e o bloco. A ponta do ferro de solda não deve tocar na área não metálica do PCB, seja fibra de vidro (muito comum) ou algum outro material. Esta área pode ser danificada pelo calor excessivo.

  • Coloque cuidadosamente a ponta (com a bolha) na interface do chumbo e da almofada. A ponta ou a blob deve tocar o chumbo e o bloco.
  • A ponta do ferro de solda não deve tocar na área não metálica da PCB, seja fibra de vidro (muito comum) ou algum outro material. Esta área pode ser danificada pelo calor excessivo.
  • 4

    Alimente o fio da solda na interface entre o bloco e o chumbo. O fluxo do fio da solda é ativo apenas muito brevemente após derreter na junta. É queimado lentamente (esta é a fumaça subindo da articulação) e perde sua eficácia à medida que faz isso. O chumbo do componente e a almofada devem ser aquecidos o suficiente para que a solda derrete no ponto de conexão. A solda fundida deve “agarrar” a almofada e liderar por meio da tensão superficial. Isso é comumente referido como umedecimento. Se a solda não derreter para a área, a causa mais provável é que o calor insuficiente foi transferido para ela, ou a superfície precisa ser limpa de graxa ou sujeira. A atividade do fluxo não foi suficiente e o fluxo externo pode ser necessário. Pode ser necessária uma limpeza cuidadosa das superfícies antes da solda. Uso Cuidado – a área de areia geralmente será muito severa e lã de aço (embora menos mecanicamente severa) adicionará pequenos pedaços de metal condutor – provavelmente levando a shorts não intencionais e mau comportamento elétrico.

  • Se a solda não derreter para a área, a causa mais provável é que o calor insuficiente tenha sido transferido para ela, ou a superfície precisa ser limpa de graxa ou sujeira. A atividade do fluxo não foi suficiente e o fluxo externo pode ser necessário. Pode ser necessária uma limpeza cuidadosa das superfícies antes da solda.
  • Use os cuidados – o papel geralmente será muito duro e a lã de aço (embora menos mecanicamente severa) adicionará pequenos pedaços de metal condutor – provavelmente levando a shorts não intencionais e mau comportamento elétrico.
  • 5

    Pare de alimentar a nova solda quando todas as superfícies estiverem molhadas. Quando as lacunas são preenchidas e as superfícies estão molhadas, você deve parar de adicionar mais solda. Não mais que uma ou duas gota de solda deve ser necessária para a maioria das juntas, embora varie um pouco para diferentes componentes. A quantidade correta de solda é determinada por: Em PCBs banhados, você deve parar de se alimentar quando um filé côncavo sólido puder ser visto ao redor da junta. Em PCBs não tocados, você deseja parar de se alimentar quando a solda formar um filé plano. Muito solda formará uma articulação bulbosa com uma forma convexa (ou seja, semelhante a um blob), enquanto muito pouca solda formará uma articulação côncava irregular. Ambos são indicações visuais de que a junta de solda está com defeito.

  • Em PCBs plaqueados, você deve parar de se alimentar quando um sólido filé côncavo pode ser visto ao redor da articulação.
  • Em PCBs não tampos, você deseja parar de alimentar quando a solda formar um filé plano.
  • Muito solda formará uma articulação bulbosa com uma forma convexa (ou seja, semelhante a um blob), enquanto muito pouca solda formará uma articulação côncava irregular. Ambos são indicações visuais de que a junta de solda está com defeito.
  • Parte 3

    soldagem bem

    1

    Mova -se rapidamente. Infelizmente, é muito fácil danificar um componente ou a placa com muito calor. Na maioria das vezes, no entanto, você pode manter os componentes e a placa segura, movendo -se rapidamente. Um dedo na placa nas proximidades pode ajudar a notar muito calor. Tente errar do lado de ferros que são menos poderosos do que você pensa que pode precisar. Um ferro de 30 watts será adequado para a maioria dos trabalhos eletrônicos. A solda prática é uma ideia muito boa. Se estiver trabalhando com uma placa de circuito dupla face, verifique os dois lados quanto a boas juntas de solda. Uma boa articulação parecerá brilhante e em forma de cone. Se parecer gelado e monótono, provavelmente é uma articulação fria. [5]

  • Tente errar do lado de ferros que são menos poderosos do que você pensa que pode precisar. Um ferro de 30 watts será adequado para a maioria dos trabalhos eletrônicos. A soldagem da prática é uma ideia muito boa.
  • Se estiver trabalhando com uma placa de circuito dupla face, verifique os dois lados quanto a boas juntas de solda. Uma boa articulação parecerá brilhante e em forma de cone. Se parecer gelado e monótono, provavelmente é uma articulação fria. [5]
  • 2

    Considere o uso de dissipadores de calor para proteger componentes sensíveis. Alguns componentes (diodos, transistores, etc.) são bastante suscetíveis a danos causados ​​pelo calor e requerem uma pequena pia de calor de alumínio presa em suas pistas no lado oposto da PCB. Pequenos dissipadores de calor de alumínio podem ser adquiridos através de casas de suprimentos eletrônicos. Hemostats (pequenos) também podem ser usados.

    3

    Aprenda a reconhecer quando há solda suficiente presente. Após uma aplicação adequada de solda, a solda ficará brilhante e não sem graça. As indicações visíveis são a melhor maneira de saber se sua junta de solda é boa. A solda deve derreter na superfície dos componentes eletrônicos ou traços de PCB, em vez da ponta do ferro de solda. Dessa forma, quando a solda esfria, forma uma conexão estreita à superfície do metal. A articulação da solda deve revestir a superfície do componente uniformemente, não muito de que forma um globo, nem muito pouco que não revestem completamente a superfície.

  • A articulação da solda deve revestir a superfície do componente uniformemente, não muito de que forma um globo, nem muito pouco que não revestem completamente a superfície.
  • 4

    Mantenha o ferro de solda limpo. Fluxo queimado, resina do núcleo da solda ou bainhas de plástico de fios podem contaminar a ponta de ferro de solda. Tais contaminantes impedem a formação de uma ligação adequada entre os componentes eletrônicos. Isso é indesejável porque aumenta a resistência elétrica e também reduz a resistência mecânica da articulação da solda. Uma ponta limpa é brilhante o tempo todo, sem escalada queimada. Limpe o ferro entre cada componente que você solda. Use uma esponja úmida ou lã de bronze (ou bronze) para limpá -la bem.

  • Limpe o ferro entre cada componente que você solda. Use uma esponja úmida ou lã de bronze (ou bronze) para limpá -la bem.
  • 5

    Deixe a solda esfriar completamente antes de mover os componentes. A solda permanece macia por um tempo, e há pouca indicação visual quando a fase mole termina. Esse resfriamento deve apenas alguns segundos na maioria das situações eletrônicas; Grandes componentes têm mais massa e são mais difíceis de aquecer o suficiente para soldá -los e também demoram muito mais para esfriar para solidificar. Se os componentes estiverem muito quentes para manusear, use alicates de nariz de agulha ou uma ferramenta chamada Helping Hands, que consiste em dois clipes de jacaré presos a um pouco de suporte articulado. Se você assistir com cuidado, a solda de resfriamento se acalmará diante de seus olhos.

  • Se os componentes estiverem quentes demais para manusear, use o alicate de nariz de agulha ou uma ferramenta chamada Helping Hands, que consiste em dois clipes de jacaré presos a um pouco de suporte articulado. Se você assistir com cuidado, a solda de resfriamento se acalmará diante de seus olhos.
  • 6

    Pratique em componentes lixo. É importante praticar em coisas descartáveis ​​antes de se mudar direto para a tentativa de soldar algo importante. Obtenha alguns componentes de lixo de um rádio antigo ou algo para praticar. Ninguém é perfeito, nem mesmo os profissionais. Não tenha vergonha de repetir um pouco de trabalho de solda (é oficialmente chamado de retrabalho no negócio). Isso economizará tempo na solução de problemas mais tarde.

  • Ninguém é perfeito, nem mesmo os profissionais. Não tenha vergonha de repetir um pouco de trabalho de solda (é oficialmente chamado de retrabalho no negócio). Isso economizará tempo na solução de problemas mais tarde.