Como usar FTP

Este artigo ensina como entender e usar o protocolo de transferência de arquivos (FTP) para mover arquivos do seu computador para um servidor da web e vice -versa.

Parte 1

1:

Saiba como o FTP difere do http. O FTP significa protocolo de transferência de arquivos e é um método de conexão projetado para transferir arquivos de um servidor remoto para o computador local e vice -versa. O FTP é frequentemente usado em ambientes corporativos e acadêmicos e é a principal maneira de gerenciar servidores de páginas da web. Embora o HTTP (protocolo de transferência de hipertexto) permita transferências de arquivos, ele não é tão robusto quanto as transferências de FTP.

  • Enquanto o HTTP (protocolo de transferência de hipertexto) permite transferências de arquivos, não é tão robusto quanto as transferências de FTP.
  • 2:

    Entenda as partes de um endereço FTP. Quando você se depara com endereços FTP em uma página da Web, eles geralmente são indicados da mesma maneira que um endereço usual da página da web – com algumas exceções: por exemplo, você pode ver ftp.example.com:21. Isso significa que o endereço é ftp.example.com e a porta usada é 21. Você precisará de ambos ao conectar ao servidor FTP. Se o FTP exigir um nome de usuário, poderá ser escrito como userName@ftp.example.com: 21 onde “nome de usuário” é o nome necessário. Se nenhum nome de usuário for especificado, geralmente você precisará inserir “Anonymous” como o nome de usuário quando você se conectar. Observe que você não é realmente anônimo quando se conecta a um FTP público; O host pode ver seu endereço IP.

  • Por exemplo, você pode ver ftp.example.com:21. Isso significa que o endereço é ftp.example.com e a porta usada é 21. Você precisará de ambos ao se conectar ao servidor FTP.
  • Se o FTP exigir um nome de usuário, poderá ser escrito como username@ftp.example.com: 21 onde “nome de usuário” é o nome necessário.
  • Se nenhum nome de usuário for especificado, geralmente você precisará entrar “anônimo” como o nome de usuário quando você se conectar. Observe que você não é realmente anônimo quando se conecta a um FTP público; O host pode ver seu endereço IP.
  • 3:

    Determine como você prefere se conectar. Existem três maneiras principais de se conectar aos servidores FTP: via clientes visuais, através de clientes baseados no navegador ou através da linha de comando. Download e instalação de um cliente visual é a maneira mais usada e mais fácil de se conectar a um FTP e também oferece mais poder e controle sobre o processo. A maioria deste guia se concentrará no uso de um cliente FTP. Um cliente visual é essencialmente apenas um programa que permite inserir o endereço e a porta FTP necessários; O programa faz todo o trabalho duro a partir daí. Para se conectar a um FTP através de um navegador da Web, basta inserir o endereço FTP na barra de endereços como qualquer outro site. Você pode ser solicitado a credenciais de login e, em seguida, pode navegar nos diretórios. O uso de um navegador geralmente é muito mais lento e menos confiável do que usar um cliente designado. Se você estiver interessado em como se conectar a um FTP usando a linha de comando, consulte a seção final deste guia.

  • Um cliente visual é essencialmente apenas um programa que permite inserir o endereço e a porta FTP necessários; O programa faz todo o trabalho duro a partir daí.
  • Para conectar -se a um FTP através de um navegador da Web, basta inserir o endereço FTP na barra de endereços como qualquer outro site. Você pode ser solicitado a credenciais de login e, em seguida, pode navegar nos diretórios. Usar um navegador é geralmente muito mais lento e menos confiável do que usar um cliente designado.
  • Se você estiver interessado em se conectar a um FTP usando a linha de comando, consulte a seção final deste guia.
  • Parte 2

    Conectando -se a um servidor FTP

    1:

    Baixe FileZilla. O uso de um cliente para conectar geralmente leva a uploads e downloads mais rápidos para o servidor FTP, e o FileZilla é um dos servidores FTP mais populares disponíveis. Para baixá-lo, acesse https://filezilla-project.org no navegador da web do seu computador e faça o seguinte: Clique em Download do FileZilla Client Clique Clique no botão Green Download abaixo do cabeçalho “Filezilla”. Filezilla é o exemplo deste artigo, mas você pode usar praticamente qualquer cliente FTP da mesma maneira.

  • Clique em Download FileZilla Client
  • Clique em Download FileZilla Client na página subsequente.
  • Clique no botão Green Download abaixo do cabeçalho “Filezilla”.
  • Filezilla é o exemplo deste artigo, mas você pode usar praticamente qualquer cliente FTP da mesma maneira.
  • 2:

    Instale o Filezilla. Esse processo varia de acordo com o sistema operacional do seu computador: Windows-clique duas vezes no arquivo de configuração do Filezilla baixado, clique em sim quando solicitado, clique em Concordo, clique em Avançar quatro vezes, desmarque a caixa na página de atualização do driver, clique em Avançar , desmarque a caixa na página Winzip e clique em Avançar. Mac-Clique duas vezes no arquivo Filezilla DMG baixado, clique e arraste o ícone do aplicativo Filezilla para o ícone da pasta “Aplicativos” e siga quaisquer instruções na tela até o Filezilla começar a instalar.

  • Windows-Clique duas vezes no arquivo de configuração do Filezilla baixado, clique em Sim quando solicitado, clique em Concordo, clique em Avançar quatro vezes, desmarcar a caixa na página de atualização do driver, clique em Avançar, desmarcar a caixa na página winzip e clique em Próximo.
  • Mac-Clique duas vezes no arquivo Filezilla DMG baixado, clique e arraste o ícone do aplicativo Filezilla para o ícone da pasta “Aplicativos” e siga quaisquer instruções na tela até o Filezilla começar a instalar.
  • 3:

    Abra o Filezilla. Depois que o Filezilla estiver instalado, clique em Concluir com a caixa “Iniciar o Filezilla Now” verificada ou clique duas vezes no ícone do aplicativo Filezilla na área

    4:

    Digite as informações do seu servidor FTP. Na parte superior da janela Filezilla, preencha os seguintes campos: host – é para onde vai o endereço FTP. Nome de usuário – você entrará no nome de usuário de login aqui (se não houver nome de usuário, digite Anonymous). Senha – a senha para fazer login no servidor FTP vai aqui (deixe em branco se não houver uma senha). PORT – O número da porta do servidor FTP vai aqui.

  • Host – é aqui que vai o endereço FTP.
  • Nome de usuário – você entrará no nome de usuário de login aqui (se não houver nome de usuário, digite Anonymous).
  • Senha – a senha para fazer login no servidor FTP vai aqui (deixe em branco se não houver uma senha).
  • Porta – o número da porta do servidor FTP vai aqui.
  • 5:

    Clique em QuickConnect. Está perto do canto superior direito da janela Filezilla. O Filezilla começará a se conectar ao seu servidor.

    6:

    Revise o conteúdo do servidor FTP. Depois de conectado, você verá a árvore do diretório FTP no lado direito da janela. O quadro superior mostra a estrutura da árvore, enquanto o quadro inferior mostra o conteúdo de cada pasta. Neste ponto, você está pronto para começar a fazer upload e baixar arquivos. Cada vez que você altera as pastas, um pequeno comando é enviado ao servidor. Isso significa que haverá um pequeno atraso ao se mover entre as pastas. Você pode entrar em um local exato na barra na parte superior do lado direito. Se você não tiver permissão para determinados diretórios, receberá um erro ao tentar acessá -los.

  • Cada vez que você altera as pastas, um pequeno comando é enviado ao servidor. Isso significa que haverá um pequeno atraso ao se mover entre as pastas.
  • Você pode entrar em um local exato no bar na parte superior do lado direito.
  • Se você não tiver permissão para determinados diretórios, receberá um erro ao tentar acessá -los.
  • Parte 3

    Carregando e baixando arquivos

    1:

    Considere usar o software FTP integrado do seu computador. Os computadores Windows e Mac têm opções internas que permitem fazer upload e baixar arquivos FTP. Isso não é necessário se você já baixou e instalou o Filezilla, mas fornece uma maneira rápida de fazer upload e baixar arquivos se não precisar se conectar ou executar seu próprio servidor FTP.

    2:

    Navegue por seus diretórios locais. No lado esquerdo da janela, você verá dois quadros para navegar pelas pastas locais. Isso permitirá que você escolha arquivos para fazer upload ou locais para downloads. Você pode digitar um local exato na barra na parte superior do lado direito.

  • Você pode digitar um local exato na barra na parte superior do lado direito.
  • 3:

    Faça o download de um arquivo do servidor FTP para o seu computador. Encontre o arquivo ou pasta que você deseja baixar no lado direito da janela, encontre a pasta na qual deseja salvá -lo na janela esquerda e, em seguida, clique e arraste o arquivo do quadro inferior à direita para a parte inferior quadro à esquerda. Seu arquivo ou pasta começará a transferir automaticamente. Você pode ver o tamanho do arquivo em bytes na coluna “FileSize”. Você pode selecionar vários arquivos para baixar na mesma sessão mantendo o CTRL e clicando em cada um que você deseja. Os arquivos serão transferidos um de cada vez. Você pode adicionar arquivos à sua fila de download clicando com o botão direito do mouse e selecionando “Adicionar arquivos à fila”

  • Você pode ver o tamanho do arquivo em bytes na coluna “Filesize”.
  • Você pode selecionar vários arquivos para baixar na mesma sessão mantendo o CTRL e clicando em cada um que você deseja. Os arquivos serão transferidos um de cada vez.
  • Você pode adicionar arquivos à sua fila de download clicando com o botão direito do mouse e selecionando “Adicionar arquivos à fila”
  • 4:

    Carregue um arquivo para o servidor. Navegue até o arquivo ou a pasta que você deseja fazer upload no lado esquerdo da janela e encontre uma pasta na qual você o carregue no lado direito da janela. Se você tiver permissões para fazer upload de um arquivo no servidor FTP, clique e arraste o arquivo do lado esquerdo para o lado direito para começar a fazer o upload. A maioria dos FTPs públicos não permitirá que os usuários anônimos enviem arquivos. Os uploads normalmente levam mais do que downloads do mesmo tamanho.

  • A maioria dos FTPs públicos não permitirá que os usuários anônimos enviem arquivos.
  • Os uploads normalmente levam mais do que downloads do mesmo tamanho.
  • 5:

    Rastreie suas transferências. Você pode assistir suas transferências na estrutura inferior da janela. Você verá uma lista de arquivos que está transferindo e filmou, juntamente com o tamanho, prioridade e conclusão percentual. Você também pode ver suas transferências falhadas e concluídas usando as transferências com falha e as guias de transferência bem -sucedidas na parte inferior da janela.

    6:

    Crie seu próprio servidor. Você pode usar o Windows para criar seu próprio servidor FTP ao qual outros usuários podem conectar e fazer upload de arquivos (ou baixar arquivos).

    Parte 4

    Usando a linha de comando ftp

    1:

    Abra sua linha de comando ou terminal. O Windows, o Mac OS X e a maioria das distribuições Linux possuem um cliente FTP baseado em comando disponível no prompt de comando ou terminal: para abrir o prompt de comando do Windows, pressione ⊞ Win+R, digite CMD e pressione ↵ Enter. Para abrir o terminal no macOS, clique em Spotlight, digite terminal e clique duas vezes em termos. Para abrir o terminal na maioria das distribuições Linux, pressione Ctrl+Alt+T.

  • Para abrir o prompt de comando do Windows, pressione ⊞ Win+R, digite CMD e pressione ↵ Enter.
  • Para abrir o terminal no macOS, clique em Spotlight, digite terminal e clique duas vezes no terminal.
  • Para abrir o terminal na maioria das distribuições Linux, pressione Ctrl+Alt+T.
  • 2:

    Conecte -se a um servidor FTP. Os comandos são os mesmos para todos os clientes da linha de comando FTP, independentemente do sistema operacional. Para conectar -se ao servidor, digite ftp ftp.example.com. Depois que a conexão for feita, você será solicitado ao nome de usuário. Se você estiver se conectando a um FTP público, digite anônimo e pressione Enter quando solicitado a senha. Caso contrário, digite seu nome de usuário e senha atribuídos. [1]

    3:

    Veja os arquivos do servidor FTP. Digite Dir /P e pressione ↵ Enter para ver uma lista dos diretórios e arquivos do servidor.

    4:

    Mudar para o seu diretório preferido. Digite o diretório de CD (onde “diretório” é a pasta ou caminho para a pasta que você deseja abrir) e pressione ↵ Enter.

    5:

    Mudar para o modo binário. Por padrão, o FTP se conectará no modo ASCII, projetado para transferir arquivos de texto. Para mudar para o modo binário, digite binário e pressione ↵ Enter. O modo binário é mais adequado para baixar arquivos de mídia ou pastas inteiras.

  • O modo binário é mais adequado para baixar arquivos de mídia ou pastas inteiras.
  • 6:

    Baixe um arquivo. Use o comando get para baixar um arquivo do servidor remoto para o seu computador local. Siga o comando “Get” com o arquivo que você deseja baixar. Por exemplo, digite GET Exemplo.jpg para baixar o “exemplo.jpg” do local atual no FTP.

  • Por exemplo, digite GET Exemplo.jpg para baixar o “exemplo.jpg” do local atual no FTP.
  • 7:

    Carregue um arquivo. Use o comando put para fazer upload de um arquivo da sua máquina local no servidor FTP remoto. Siga o comando “put” com a localização do arquivo que você deseja fazer upload. Por exemplo, TIPE PUST C: \ DOCUMENTOS \ HomeMovies \ Explet2.avi para copiar o arquivo de filme “Exemplo2.avi” de sua localização doméstica para o servidor FTP.

  • Por exemplo, TIPE PUST C: \ DOCUMENTOS \ HomeMovies \ Explet2.avi para copiar o arquivo de filme “Exemplo2.avi” de sua localização doméstica para o servidor FTP.
  • 8:

    Feche a conexão. Digite próximo ao fim da conexão com o cliente FTP. Quaisquer transferências atualmente em andamento serão canceladas. [2]