Os especialistas concordam que as lentes de contato geralmente são seguras se você as usar corretamente. No entanto, você pode obter uma infecção ocular se não se importa corretamente. [1] A pesquisa sugere que lavar as mãos antes de lidar com seus contatos e limpar seus contatos com uma solução aprovada pode ajudar a manter os olhos saudáveis. [2] Enquanto colocar contatos pode ser complicado a princípio, deve se tornar mais fácil com o tempo.
Parte 1
1
Faça um exame oftalmológico. Se você estiver interessado em usar lentes de contato, faça um exame oftalmológico completo para determinar exatamente que tipo de lente corretiva você precisa. As lentes de contato podem corrigir: miopia. As pessoas míopes podem ver bem de perto, mas os objetos distantes estão embaçados. Hipermetropia. Nesta condição, as pessoas veem bem à distância, mas os objetos próximos a eles estão embaçados. Presbiopia. Essa condição ocorre quando as pessoas têm mais problemas para ver de perto à medida que envelhecem. Muitas vezes começa por volta dos 40 anos. Astigmatismo. Isso ocorre quando o olho não é moldado corretamente. Causa visão turva. Daltonismo. O daltonismo ocorre quando as pessoas não conseguem perceber algumas cores ou confundir duas cores uma com a outra. A cor de cor de vermelho/verde, o que significa que você confunde as cores vermelhas e verdes juntas, é mais comum em homens.
2
Determine que tipo de contatos você deseja. Alguns só podem ser usados durante o dia, outros só podem ser usados à noite. O oftalmologista medirá seu olho para garantir que você obtenha contatos que se encaixem e se sintam confortáveis. Depois de saber o que você precisa, existem vários tipos para escolher: lentes de contato suaves. Esses contatos são flexíveis e dobram para se encaixar. Eles podem corrigir miopia, hiperopia, astigmatismo, presbiopia ou combinações dessas condições. Eles são bons para pessoas que praticam esportes e são ativas. Lentes de contato rígidas. Essas lentes podem fornecer uma imagem melhor do que as lentes macias e podem ser usadas para a maioria das condições dos olhos. Eles também têm um risco menor de infecções oculares porque são permeáveis a gás. Isso significa que seus olhos podem respirar através deles. Se você os mantiver limpos, às vezes eles podem ser usados por até três anos; No entanto, algumas pessoas as acham desconfortáveis. Contatos híbridos. Esses contatos têm um centro rígido e uma parte externa macia. Eles são particularmente bons para pessoas com ceratoconus, ou córneas irregularmente curvas.
3
Avalie o que funciona melhor com seu estilo de vida e orçamento. Os contatos difíceis têm a vantagem de que você pode continuar usando o mesmo par por até três anos se sua receita permanecer a mesma; No entanto, algumas pessoas acham contatos suaves mais confortáveis. Se você escolher lentes de contato suaves, existem vários tipos que você pode escolher, dependendo do seu estilo de vida e orçamento. Contatos diários de desgaste: geralmente são a opção mais barata, mas exigem mais cuidados. Você tem que retirá -los todas as noites e limpá -los. Contatos diários de desgaste descartáveis: estes são usados por apenas um dia e depois jogados fora. Contatos de desgaste estendido: Esses contatos podem ser deixados durante a noite por até uma semana. Esta opção é boa para pessoas que estão muito ocupadas ou não se lembram de tirá -las todas as noites; No entanto, eles não são bons para pessoas que são propensas a infecções oculares ou alergias. Algumas marcas podem até ser aprovadas para usar continuamente por 30 dias. Contatos descartáveis: Esses contatos exigem o menor esforço para usar. Estes são usados diariamente (para que sejam removidos à noite) e são bons por um certo período, de semanas a meses, dependendo do tipo que você tem. Isso os torna mais caros.
4
Não use lentes de contato de fantasia. Embora os contatos que mudem a cor dos olhos ou da pupila possam ser divertidos, eles podem prejudicar seus olhos. [3] Se você deseja lentes coloridas, o Optometrist pode fornecer um RX válido para lentes de contato cosméticas que são seguras para usar em uma base limitada sob a direção de um oftalmologista. As lentes de contato são dispositivos médicos que são controlados pela qualidade pela Food and Drug Administration (FDA). Para que os contatos se encaixem de maneira adequada e segura, seu olho deve primeiro ser medido por um oftalmologista. As lojas que vendem contatos de fantasia sem prescrições estão fazendo isso ilegalmente. Contatos de montagem inadequada podem arranhar a superfície do olho, causar infecções e até em casos graves, cegueira. Não compre contatos sem receita médica de vendedores de rua, lojas de Halloween, salões de beleza, lojas de conveniência ou fornecedores on-line que não exigem prescrições.
Parte 2
vestindo seus contatos
1
Insira seus contatos com segurança. Pode levar alguma prática, mas depois de alguns dias, você poderá fazê -lo de maneira rápida e fácil. Siga estas etapas: [4] Lave e seque as mãos. Isso garantirá que você não transfira sujeira ou bactérias para o olho, o que pode causar uma infecção. Coloque a lente de contato na ponta do seu dedo indicador com o côncavo, com o lado do copo voltado para cima. Enquanto olha no espelho, use o dedo médio para puxar a pálpebra inferior e os cílios. Coloque o contato na superfície do olho. A borda inferior do contato deve ser a primeira parte a tocar seus olhos. Deve fazê -lo na parte branca do olho logo acima, onde você puxou a tampa inferior para baixo. Pressione o contato na superfície do olho até sentir -o grudar. Quando você afasta o dedo, o contato deve flutuar na superfície do olho. Pisque para ajustá -lo na posição correta. Se você estiver inserindo seus contatos pela primeira vez, seu médico pode sugerir que você os use por apenas uma hora no primeiro dia e depois os use por períodos mais longos. Isso dará aos seus olhos a chance de se acostumar com eles.
2
Remova seus contatos de maneira rápida e fácil. Remover seus contatos é importante porque dá aos seus olhos a chance de respirar. Alguns contatos devem ser removidos todas as noites. Para remover seus contatos: lave e seque as mãos. Use o dedo médio para puxar a pálpebra inferior para baixo. Prenda suavemente a lente da superfície do olho usando o dedo e o polegar indicadores. Isso não deve doer; No entanto, enquanto você está aprendendo, pode ser melhor manter as unhas aparadas. Isso o impedirá de se machucar ou rasgar acidentalmente a lente. Para algumas lentes, você pode usar um êmbolo (DMV), o que facilita muito a retirada de seus contatos: basta pegar o êmbolo, enfiar -o nos contatos e removê -los. Pergunte ao provedor de seus contatos se eles tiverem um que você pode ter ou comprar.
3
Retire seus contatos se tiver uma lesão ocular ou infecção. Uma lesão ou infecção requer cuidados imediatos. Peça a alguém que o leve a uma sala de emergência. Não dirija você mesmo. Obtenha cuidado imediatamente se tiver: Dor problemas de visão repentina, como desfoque ou manchas escuras em seu campo de sensibilidade à visão, ao sangramento leve ou descarregar do inchaço ou extrema coceira dos olhos e das pálpebras. Jogue fora todos os contatos que você estava usando durante a infecção para evitar a reinfecção mais tarde.
4
Evite olho seco usando lubrificantes. O olho seco acontece quando seus olhos não produzem lágrimas suficientes. Pode ser arranhado, com coceira, picada ou queimadura. Seus olhos também podem parecer vermelhos. [5] Existem vários produtos de balcão que podem proporcionar alívio: [6] lentes de contato re-embrulhando gotas ou lágrimas artificiais sem conservantes. As quedas de retenção de lentes de contato que possuem conservantes são adequadas para usar, mas evite usar lágrimas artificiais com conservantes, pois podem levar a acumular suas lentes e causar irritação. Pomadas oculares. As pomadas são mais grossas que os colírios e podem interferir na sua visão. Por esse motivo, não os use nos momentos em que você precisa dirigir ou ler. Muitas pessoas os usam antes de dormir. Se o colírio e as pomadas dos olhos não ajudarem seus olhos secos, pergunte ao seu oftalmologista sobre contatos especiais que podem ajudar a evitar o olho seco. Eles são chamados de lentes esclerais e não absorvem a umidade como as lentes de contato mais suaves, tornando -as uma boa opção se você sofrer de olhos secos. [7]
5
Faça exames oftalmológicos regulares. Seu oftalmologista pode querer que você faça vários exames de acompanhamento para garantir que seus contatos sejam adequados para você. Você pode precisar de um check -up após a primeira semana, mês ou meio ano. Depois, seu médico provavelmente recomendará uma consulta uma vez por ano para garantir que sua receita não tenha mudado.
Parte 3
Cuidando de seus contatos
1
Lave as mãos. Não toque em seus contatos com mãos impuras. Se o fizer, você está transferindo sujeira e bactérias para seus olhos. Antes de manusear seus contatos, você deve: Lave as mãos com sabão para remover óleos, sujeira e bactérias. Se você os transferir para seus contatos, isso poderá causar uma infecção ocular. Enxágue suas mãos completamente. Se você colocar sabão em seus contatos, ele vai picar quando você colocar seus contatos. Seque as mãos com uma toalha limpa. A água da torneira não foi esterilizada para que você não deseje transferi -la para seus contatos e depois para os seus olhos.
2
Use uma solução de contato estéril e preparada comercialmente. Isso será esterilizado para evitar infecções oculares e quimicamente equilibrado para combinar com a química dos seus olhos. Isso o torna mais seguro, melhor para seus contatos e menos propenso a picar. Eles estão disponíveis em farmácias locais e supermercados. Pergunte ao seu oftalmologista se existe um em particular que ela recomenda para o seu tipo de lente. Não use uma solução salina caseira. Não é esterilizado, não tem a concentração certa de sal e pode ter outros vestígios de minerais ou produtos químicos. Isso pode causar infecções oculares ou danificar as lentes. Não use água engarrafada ou de torneira. Mesmo a água purificada não é suficientemente estéril. Além disso, provavelmente vai picar porque não terá a concentração correta de sal. Não use saliva. A saliva contém bactérias, enzimas e muitos outros contaminantes que podem aumentar o risco de infecção ocular ou danificar as lentes. Não abasteça a solução de lente de contato quando você absorve seus contatos. Altere a solução para impedir o acúmulo de bactérias. Não use solução de contato expirado. Se sua solução de contato expirou, jogue fora e obtenha uma nova solução. Não vale a pena arriscar uma infecção ocular.
3
Esfregue os contatos para remover sujeira, bactérias e proteínas. Coloque o contato na palma da sua mão e enxágue -o com a solução de contato enquanto usa o dedo indicador para esfregá -lo. Isso removerá proteínas, bactérias e poeira que podem ter coletado nela enquanto você o usava. Mantenha as unhas arquivadas para impedir que elas perfurem e rasguem a lente. Se você tiver unhas longas, poderá usar certas técnicas para remover seus contatos com segurança. É melhor esfregá-los, mesmo se você tiver uma solução “sem rasp”. Faça isso com a frequência que seu tipo de lente exigir. Siga as instruções do fabricante sobre as lentes e a solução de contato, além de quaisquer recomendações do seu médico.