O planejamento estratégico não vale nada – a menos que haja primeiro uma visão estratégica.
Se você não sabe para onde está indo, todos os caminhos não levarão a lugar nenhum
O planeamento estratégico é o processo contínuo de tomada de decisões empreendedoras presentes (assunção de riscos) de forma sistemática e com o maior conhecimento do seu futuro; organizar sistematicamente os esforços necessários para levar a cabo estas decisões; e medir os resultados dessas decisões em relação às expectativas por meio de feedback organizado e sistemático.
Se você não sabe para onde está indo, poderá acabar em outro lugar.
Uma meta sem plano é apenas um desejo.
Se todos estão pensando da mesma forma, então alguém não está pensando.
Temos um plano estratégico. Chama-se ‘fazer coisas’.
Mesmo se você estiver no caminho certo, você será atropelado se ficar parado.
O planejamento estratégico para o futuro é a indicação mais promissora de nossa crescente inteligência social.
O único propósito do planejamento estratégico é permitir que a empresa obtenha, da forma mais eficaz possível, uma vantagem sustentável sobre seus concorrentes.
A imaginação é mais importante que o conhecimento.
Um bom plano executado com violência agora é melhor do que um plano perfeito executado na próxima semana.
O fracasso é a técnica mais eficaz para otimizar o planejamento estratégico, a implementação e os processos.
Se você não sabe onde está, um mapa não ajudará.
Se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve
Aprecie suas visões e seus sonhos, pois eles são filhos de sua alma; os projetos de suas conquistas finais.
Em todas as empresas onde fiz planejamento estratégico, o valor número um que as pessoas escolhem é sempre a integridade. Os segundos valores podem ser qualidade dos produtos e serviços, cuidado com as pessoas, excelente atendimento ao cliente, rentabilidade, inovação, empreendedorismo, entre outros. Mas a integridade sempre vem em primeiro lugar.
É difícil se perder se você não sabe para onde está indo.
Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, sucumbirá em todas as batalhas
Planejamento estratégico não é pensamento estratégico. Na verdade, o planeamento estratégico muitas vezes estraga o pensamento estratégico, fazendo com que os gestores confundam a visão real com a manipulação de números.
A própria essência da liderança é que você precisa ter visão. Você não pode tocar uma trombeta incerta.
Se você não sabe onde está atualmente, você está morto.
O objetivo da estratégia empresarial – o que a distingue de todos os outros tipos de planejamento empresarial – é, em uma palavra, vantagem competitiva. Sem concorrentes não haveria necessidade de estratégia, pois o único propósito do planeamento estratégico é permitir à empresa obter, da forma mais eficiente possível, uma vantagem sustentável sobre os seus concorrentes.
A maioria dos CEO’s que fracassam pensam que encontrarão a solução para seus problemas em Finanças, Marketing, Planejamento Estratégico, etc., mas não procuram a solução para seus problemas dentro de si.
É melhor permanecer em silêncio e se considerar um tolo do que falar e confirmar que não fez as leituras designadas antes do retiro de planejamento estratégico.
Cotações de Planejamento Estratégico – Parte 2
Muitas organizações ajudam as empresas a se manterem atualizadas sobre o que está mudando ou com probabilidade de mudar. É importante que os executivos e gerentes que se concentram na cobertura de saúde de uma empresa se mantenham atualizados sobre o que está acontecendo, e é importante que os executivos de alto escalão entendam as mudanças para levar em consideração essas novas variáveis em seus cálculos de planejamento estratégico.
Você não pode tocar uma trombeta incerta.
Embora nenhum homem em sã consciência defendesse o envio das nossas forças terrestres para a China continental, e isso nunca foi pensado, a nova situação exigia urgentemente uma revisão drástica do planeamento estratégico se o nosso objectivo político fosse derrotar este novo inimigo como havíamos derrotado o antigo.
Planejamento estratégico para gerenciamento de projetos usando um modelo de maturidade de gerenciamento de projetos