Melhorar rapidamente sua empatia e concentração como “jogar tênis”.

Os Gottmans são especialistas de renome mundial em questões matrimoniais e de relacionamento.

Em nossas relações, todos nós nos esforçamos para ser apreciados, afirmados e notados pelos outros em maior ou menor grau. Os Gottmans chamam isso de “necessidade de relacionamento”. Há três maneiras diferentes de responder às necessidades relacionais de outros, que podem ser comparadas graficamente a jogar tênis.

O primeiro tipo de resposta é chamado de ‘knock-back’. Quando chegar em casa, dê um beijo na bochecha de seu amante e diga: “Está um belo dia, não está?” Seu amante pode responder: “Eu também acho que é ótimo! Talvez devêssemos abrir algumas janelas”. Aqui, seu amante é como o golfista do outro lado da quadra, recebendo seu saque, que bate a bola com um chute direto de volta para onde você está, tornando mais fácil para você bater a bola de volta. Assim, sua conversa pode facilmente continuar.

A segunda resposta é “dar o primeiro passo”. Seu ente querido pode responder ao seu comentário sobre o tempo dizendo: “Você acha mesmo que sim? Acho que hoje está muito calor lá fora. Eu não gosto nada da umidade”! Neste caso, o adversário bateu o equivalente a uma bola sobre a rede, mas a bola vai completamente em direção ao outro lado da quadra e você tem que dar um dardo para pegá-la. Você pode continuar a bater a bola, mas com um pouco mais de esforço.

O terceiro tipo de resposta é a “mosca”. Desta vez, seu parceiro nem responde ao comentário sobre o tempo, mas responde com algo completamente irrelevante: “Você dirigiu para trocar seu óleo?”. Isto é o equivalente à bola que bate diretamente na rede. O jogo acabou e agora, você deve trabalhar para iniciar outro conjunto.

De acordo com a pesquisa de Gottman, as duas primeiras respostas – mesmo aquela intercalada com uma pitada de argumento – são geralmente saudáveis para um relacionamento. A mais prejudicial é a terceira, o que significa que as duas pessoas “não se vêem” uma à outra. Eles não estão envolvidos no mesmo jogo, ou não estão praticando o mesmo esporte em absoluto. É como se eles estivessem olhando para a mesma parede e um diz “esta parede é azul” enquanto o outro insiste que é vermelha.

Não precisamos concordar com tudo um com o outro, mas precisamos empatizar com eles, respeitar um ao outro e dar atenção suficiente um ao outro. Você não tem que fazer isto sempre, mas sempre que possível.

Este conselho não se aplica a casais, casais ou colegas de classe, clientes ou amigos, todos eles.

Para manter um relacionamento forte, não precisamos concordar com tudo sobre a outra pessoa, mas precisamos ter empatia com ela.

Aprenda a ouvir a voz interior

O melhor presente que podemos dar aos outros não são nossas habilidades, dinheiro ou esforço, mas nossa atenção.

Nenhum de nós tem energia ou atenção ilimitadas, mas em um estado relaxado é muito mais fácil focar conscientemente naquelas pessoas e coisas com as quais realmente nos preocupamos.

Como podemos evocar o alto nível de percepção e foco de que precisamos?

Os seguintes exercícios diários são recomendados.

  1. criar um espaço que seja exclusivamente seu (2 minutos): encontre um lugar tranquilo, desligue seu telefone e peça às pessoas para não incomodá-lo por 10 minutos. Leve algum tempo para limpar sua mesa e colocar as coisas de volta onde elas pertencem.

Relaxe seu corpo (2 minutos): endireite suas costas, sente-se em uma posição confortável, feche seus olhos, gire seus ombros, vire sua cabeça de um lado para o outro, relaxe cada parte de seu corpo e respire normalmente e naturalmente.

  1. relaxar (2 minutos): É normal que sua mente esteja cheia de pensamentos. Aceite-os, fique atento a eles e deixe-os ir e vir.
  2. solte seu coração (2 minutos): Se alguém entrar em sua mente que o tratou mal, diga “eu o perdôo” e imagine que você está cortando uma corrente que o mantém unido.

5 – Respire de gratidão (2 minutos): Revisite um momento de sua vida pelo qual você está muito grato. Mobilize todos os seus sentidos e lembre-se novamente desse sentimento. Pense onde você estava, como se sentia e com quem estava. Integre completamente a gratidão à sua respiração. Repita esta etapa três vezes.