Se você já viu ou estudou espanhol antes, definitivamente já se deparou com a palavra y. Parece tão simples, mas como exatamente você diz? O que isso significa novamente? Neste artigo, examinaremos tudo o que você precisa saber sobre a palavra y, incluindo como ela é usada e pronunciada, além de revisar como a letra “y” funciona no idioma espanhol. ¡Vamos!
“y” é pronunciado como o som inglês “ee”. O som é tipicamente curto e muitas vezes elimina o início da palavra a seguir. Quando y muda para e antes das palavras que começam com “eu” ou “oi” (que também são pronunciadas “ee”), a palavra e é pronunciada como um cruzamento entre os sons ingleses “eh” e “ay”. [1] Quando Os falantes de espanhol nativos falam espanhol, a maioria das palavras flui um no outro com muita fluidez. Y muda para e para ajudar a diferenciar palavras “eu” ou “oi” para os ouvintes (como a palavra em inglês “a” se torna “an” antes palavras que começam com sons de vogal).
pronunciando a letra “y” em palavras espanholas
Como uma vogal, a letra “y” soa como o som inglês “ee”. A letra “Y” é uma vogal quando é por si só na palavra y (“e”), ou quando chega no final de uma palavra (normalmente precedida por outras vogais), como em Hoy (“hoje”). [ 2] Faça com que o “EE” pareça curto. Para parecer fluente em espanhol, mantenha os lábios ligeiramente abertos com a parte da frente da sua língua perto do seu palato duro.
Como consoante, a letra “Y” produz um som suave “J”. É pronunciado como um cruzamento entre “Jay” e “Chay”. A letra “Y” é consoante quando aparece no início de uma palavra, como em YA (“já”), ou no meio de uma palavra (geralmente entre 2 vogais) como em Payaso (“palhaço”). [ 3] Na Argentina e no Uruguai, “Y” é pronunciado como o som inglês “SH” quando é uma consoante. Esses países têm grandes populações que falam um dialeto chamado River Plate Spanish (Español Rioplatense).
Significado da palavra y
“y” significa “e” em espanhol. É uma conjunção que une palavras ou cláusulas, como em inglês. [4] Quando Y chega no final de uma lista de mais de 2 coisas, não há vírgula colocada após o segundo item do segundo lugar (também conhecido como, não há vírgula de Oxford no idioma espanhol, a menos que seja necessário para clareza). [5] Por exemplo: eu gusta manzanas y naranjas (“eu gosto de maçãs e laranjas”) necesito un lápiz, papel y un borrador (“eu preciso de um lápis, papel e uma borracha”) e se torna e quando precede uma palavra que começa com ” Eu ”ou“ oi ”.
“y” também pode significar “e ainda” ou “e ainda” para efeito dramático ou poético. Quando Y tem entre duas idéias contrastantes, ele pode ser usado como “e ainda” para mostrar paixão, surpresa ou eloquência. Não existe tradução direta ou regra exata para esta reviravolta, portanto, o contexto ou a ênfase falada o separam de um regular “e”. Por exemplo: Ella Estudia Mucho e Saca Buenas Notas (“Ela estuda muito e, no entanto, não obtém boas notas”) Trabajé Allí Durante años y nunca obtém un Ascenso (“Eu trabalhei lá por anos e ainda não recebi uma promoção ”)
“y” significa “e” quando é usado no início de uma pergunta. Conversalmente, Y é uma maneira rápida de iniciar uma pergunta de acompanhamento. A tradução “e” também é gramaticalmente correta nesses cenários, mas mais frequentemente significa algo como se tal “o que”, “onde está” ou “o que está acontecendo” com base na declaração anterior. [7] Por exemplo: Pessoa A: Voy a la Escuela Solo. (“Estou indo para a escola sozinha.”) Pessoa B: “Yuan? (“E quanto a Juan?”) Pessoa A: Jessica Está En la Biblioteca. (“Jessica está na biblioteca.”) Pessoa B: ¿Yamina? (“Onde está Yamina?”)
Nome e pronúncia da letra “y”
A letra “Y” é chamada de você em espanhol. Este é um nome moderno para a carta introduzida pela Royal Spanish Academy em 2010. É pronunciado com um som suave “J” (como um cruzamento entre os sons ingleses “Jay” e “Chay”). Historicamente, “Y” era chamado I Griega (“Grego ‘I'”) depois da letra grega ypsilon. [8]