Tudo o que você precisa saber sobre flanquear em D&D 5e

Você está se perguntando como incorporar a regra de flanqueamento em seu próximo encontro de combate D&D? Sem problemas! O flanqueamento é uma regra simples (mas opcional) do guia do masmorra que permite posicionar aliados a um metro e meio de um inimigo para obter vantagem nos rolos de ataque. É uma ótima maneira de incentivar a estratégia na batalha, embora alguns DMs sintam que é muito poderoso. Continue lendo para um guia completo para flanquear em D&D 5e, incluindo como usá -lo e combatê -lo em uma luta.

O flanco é uma regra opcional que concede uma vantagem estratégica na batalha. De acordo com o livro de regras 5e, “flanqueamento” é uma manobra tática que envolve posicionar dois aliados a um metro e meio de um inimigo em lados opostos. Quando dois aliados estão em lados opostos ou cantos do espaço de um inimigo, eles têm vantagem em todos os ataques corpo a corpo contra o inimigo. [1] Vantagem significa rolar 2d20s (em vez de um) e obter o resultado mais alto, aumentando seu ataque com maior probabilidade de atingir. Lembre -se: os PCs de longo alcance (que atacam à distância) não podem flanquear porque não estão a um metro e meio dos inimigos. Como é uma regra opcional, o flanqueamento pode não ser incluído no seu jogo em casa de D&D. Os DMs decidem se devem aplicar o flanqueamento. Alguns acham que isso complica demais o combate, enquanto outros acrescentam estratégia e intriga.

  • Vantagem significa rolar 2d20s (em vez de um) e tomar o resultado mais alto, aumentando seu ataque com maior probabilidade de acertar.
  • Lembre -se: os PCs de longo alcance (que atacam à distância) não podem flanquear porque não estão a um metro e meio de inimigos.
  • Como é uma regra opcional, o flanqueamento pode não ser incluído no seu jogo em casa de D&D.
  • DMS decidem se devem fazer cumprir o flanqueamento. Alguns acham que isso complica demais o combate, enquanto outros acrescentam estratégia e intriga.
  • Tipos de flanqueamento

    Flanquear com uma grade que muitas pessoas usam mapas de batalha em grade para batalhas. Em mapas com grades quadrados e hexagonais, seu PC está “flanqueando” quando eles estão ao lado de um inimigo e do lado oposto (ou canto) do espaço de um inimigo de um aliado. Para verificar novamente, desenhe uma linha através do centro do espaço de cada criatura para determinar se um inimigo é flanqueado. [2] Se a linha que você desenha atravessa os lados opostos ou os cantos do espaço do seu inimigo, esse inimigo é efetivamente flanqueado. O número de hexágonos entre aliados em uma grade hexagonal também determina o tamanho da criatura que eles podem flanquear. Por exemplo: Criaturas médias (ou menores): 2 hexágonos entre os aliados Grandes criaturas: 4 hexágonos entre os aliados enormes criaturas: 5 hexágonos entre os aliados Gargantuan Creaturas: pelo menos 6 hexágonos entre aliados

  • Se a linha que você desenha atravessa os lados opostos ou os cantos do espaço do seu inimigo, esse inimigo é efetivamente flanqueado.
  • O número de hexágonos entre aliados em uma grade hexagonal também determina o tamanho da criatura que eles podem flanquear. Por exemplo: criaturas médias (ou menores): 2 hexágonos entre os aliados grandes criaturas: 4 hexágonos entre os aliados enormes criaturas: 5 hexágonos entre os aliados Gargantuan Creaturas: pelo menos 6 hexágonos entre aliados
  • Teatro da mente flanqueando “teatro da mente” significa simplesmente que você não está usando um mapa de batalha, miniaturas ou qualquer auxílio visual. Se você é um jogador, descreva claramente suas intenções (e a posição do PC). Se você é um DM, acompanhe todas as informações relevantes, porque você tem a chamada final sobre se os PCs estão flanqueando com sucesso. [3] O teatro da mente é mais abstrato do que o combate típico com um mapa de batalha, e é por isso que é vital permanecer em cima de tudo. Por exemplo, como jogador, você pode dizer: “Quero atacar o vampiro com minha espada longa do lado oposto em que meu aliado está”. Se você é um DM, é seu trabalho lembrar para onde esse PC se move para que você possa dar a eles (e seu aliado) um bônus de flanqueamento.

  • O teatro da mente é mais abstrato do que o combate típico com um mapa de batalha, e é por isso que é vital permanecer em cima de tudo.
  • Por exemplo, como jogador, você pode dizer: “Quero atacar o vampiro com minha espada longa do lado oposto em que meu aliado está.”
  • Se você é um DM, é seu trabalho lembrar onde esse PC se move para que você possa dar a eles (e seu aliado) um bônus de flangeamento.
  • Como usar flanking

    Flanquear inimigos em qualquer encontro em que você e um aliado sejam capazes. Não há limite para quando ou onde o flanqueamento pode ser usado – então, se o DM permitir, aproveite a regra de flanqueamento sempre que possível! Desde que você e um aliado estejam seguindo as regras corretamente (e nenhum de vocês está incapacitado), você pode obter o bônus de flanqueamento. [4] Lembre -se de que, se você é um DM que permite a regra de flanqueamento, pode fazer com que monstros também flanquem seus jogadores. Taticamente inimigos inteligentes (ou criaturas com uma mentalidade de embalagem) podem tentar flanquear o lutador ou bárbaro de um partido de uma festa, por exemplo.

  • Lembre -se de que, se você é um DM que permite a regra de flanqueamento, pode ter monstros flanqueando seus jogadores também.
  • inimigos taticamente inteligentes (ou criaturas com uma mentalidade de matilha) podem tentar flanquear o lutador ou bárbaro de um partido, por exemplo.
  • Evite provocar ataques de oportunidade quando flanquear inimigos. Quando você deixa o alcance de um inimigo, eles podem usar uma reação para fazer um “ataque de oportunidade” contra o seu PC. Lembre -se disso ao se mudar para uma posição de flanqueamento para garantir que você não esteja colocando seu PC em uma posição em que eles possam ser atacados (e sofrer danos extras). [5]

    Flanqueie inimigos com uma classe de armadura alta para facilitar o ataque. No 5E, a classe de armadura de uma criatura (AC) determina como é fácil atingi -lo – e quanto maior o CA, mais difícil eles devem atingir. Portanto, se um inimigo tiver um AC alto, tente flanquear -os para obter vantagem em todos os seus ataques (e possivelmente marcar hits extras contra eles). [6]

    Pegue o feito do Sentinel para aprimorar suas habilidades de flanqueamento. O feito do Sentinel permite fazer um ataque de oportunidade, mesmo que seu inimigo se desengate – e impede que os inimigos se movam se forem atingidos com um ataque de oportunidade. Assim, o feito Sentinel pode ajudá -lo a bloquear os inimigos em uma posição em que você e um aliado podem flanquear e derrotá -los. [7] A ação de “agarrar” também pode ajudá -lo a impedir que os inimigos escapem de uma posição de flanqueamento. Ao lidar com um inimigo, você está basicamente segurando -os e prendendo -os no lugar até que eles possam quebrar a agarrar!

  • A ação “agarrar” também pode ajudá -lo a impedir que os inimigos escapem de uma posição de flanqueamento.
  • Ao lidar com um inimigo, você está basicamente segurando -os e prendendo -os no lugar até que eles possam quebrar a agarrar!
  • Como combater o flanqueamento

    escapar do flanker usando um feitiço ou recurso de classe. Se você puder se teletransportar ou sair do alcance corpo a corpo sem ter um ataque de oportunidade, faça -o! Ficar flanqueado é perigoso, então faça um balanço de seus feitiços e feitos para ver se você tem uma fuga. Se nada mais, considere usar a ação de desengate, que permite evitar ataques de oportunidade enquanto se move. [8] Por exemplo: Misty Step é um feitiço de nível 2 que permite teletransportar 30 pés de distância como uma ação de bônus. A ação de astúcia é um recurso de classe para bandidos, permitindo que eles se desengate como uma ação de bônus. Mobile é um feito – e com ele, atacar inimigos os impede de receber ataques de oportunidade a você.

  • Etapa enevoada é um feitiço de nível 2 que permite se teletransportar a 30 pés de distância como uma ação de bônus.
  • A ação astuta é um recurso de classe para Rogues, permitindo que eles se desengate como uma ação de bônus.
  • Mobile é uma façanha – e com ele, atacar inimigos os impede de receber ataques de oportunidade a você.
  • Aproveite um ataque de oportunidade e fuja do flanker. Às vezes, não há como escapar de uma posição flanqueada sem ter um ataque de oportunidade. No entanto, se você jogar um PC “tanque” (com armaduras pesadas ou muitos pontos de vida), poderá suportar o ataque – então use seu melhor julgamento e fugir se sentir que é a melhor jogada. [9] Lembre -se: as criaturas só podem fazer um único ataque de oportunidade por rodada. Se você tiver uma escolha entre tomar um ataque ou vários (quando se trata de cada vez de cada inimigo), pode ser mais sábio reduzir suas perdas e correr.

  • Lembre -se: as criaturas só podem fazer um único ataque de oportunidade por rodada.
  • Se você tiver uma escolha entre tomar um ataque ou vários (quando se trata de cada vez de cada inimigo), pode ser mais sábio reduzir suas perdas e correr.
  • Concentre todo o seu poder de fogo em um dos flankers ou incapacite -os. Para impedir que os inimigos tenham flanqueado, simplesmente domine e derrote um deles. Incentive toda a sua parte (ou o máximo possível) a concentrar seus ataques a um dos flankers – e, idealmente, derrotá -los antes que eles possam levar muitos ataques ao seu PC. [10] Se você tirar um inimigo mais cedo, isso também pode deixar o sobrevivente em uma posição perigosa (potencialmente cercada pelo seu grupo). Você também pode ter um lançador de feitiços usar um feitiço, como a pessoa de espera ou o riso hediondoso de Tasha para incapacitar um flanker.

  • Se você derrubar um inimigo mais cedo, isso também pode deixar o sobrevivente em uma posição perigosa (potencialmente cercada pelo seu partido).
  • Você também pode ter um lançador de feitiços usar um feitiço como a pessoa que Hold ou o riso horrível de Tasha para incapacitar um flanker.
  • está flanqueando uma boa regra?

    O flanco é muito eficaz, especialmente com muitos personagens corpo a corpo. Os PCs mais corpo a corpo (de curto alcance) em sua festa, mais opções de flanqueamento você tiver na batalha. Portanto, se o seu partido tiver muitos lutadores corpo a corpo, use a regra de flanqueamento com frequência – tornará a festa muito mais poderosa e ajudará você a conseguir acertos bem -sucedidos, especialmente entre grandes grupos de inimigos. [11] Considere usar a regra de flanqueamento ao lutar contra criaturas maiores também. Quanto maior a criatura, mais opções você precisará flanquear. Por exemplo, embora existam 4 maneiras de flanquear uma criatura de tamanho médio em um mapa da grade, mas 6 maneiras de flanquear uma criatura grande. Não importa o quão grande ou assustador seja uma criatura, é muito mais fácil derrotar quando dois ou mais membros do partido têm vantagem contra ela!

  • Considere usar a regra de flanqueamento ao lutar contra criaturas maiores também. Quanto maior a criatura, mais opções você precisará flanquear.
  • Por exemplo, embora existam 4 maneiras de flanquear uma criatura de tamanho médio em um mapa da grade, mas 6 maneiras de flanquear uma grande criatura.
  • Não importa o quão grande ou assustador seja uma criatura, é muito mais fácil derrotar quando dois ou mais membros do partido têm vantagem contra ela!
  • Alguns DMs acham que o flanqueamento é dominado demais no 5E. A obtenção de vantagem em todos os ataques corpo a corpo permite que os PCs causem enormes quantidades de danos (e facilitem o combate significativamente). Além disso, os inimigos precisam usar uma ação para se desengatar ou tomar 2 ataques de oportunidade (um de cada PC) para escapar de uma posição de flanqueamento. [12] Assim, alguns DMs optam por ignorar a regra de flanqueamento, porque sentem que dá aos PCs muita força. No entanto, se você é um Mestre, sempre pode modificar a regra ou criar o seu próprio! Por exemplo, você pode usar as regras da 4ª edição, que afirmam que o flanqueamento concede um +2 ao seu bônus de ataque. Dessa forma, ainda há um incentivo para os jogadores pensarem estrategicamente, mas eles não têm vantagem em cada golpe!

  • Assim, alguns DMs optam por ignorar a regra de flanqueamento porque sentem que dá a PCs muita força.
  • No entanto, se você é um DM, sempre poderá modificar a regra ou criar a sua própria! Por exemplo, você pode usar as regras da 4ª edição, que afirmam que o flanqueamento concede um +2 ao seu bônus de ataque. Dessa forma, ainda há um incentivo para os jogadores pensarem estrategicamente, mas eles não têm vantagem em cada golpe!
  • Incorporar o flanqueamento nas batalhas pode diminuí -las. Embora isso nem sempre seja verdade, alguns DMs acham que os jogadores estratégias por muito tempo durante as batalhas (embora, realisticamente, os PCs não sejam capazes de parar e conversar). Regras extras como flanqueamento podem adiar os jogadores que desejam usá -lo da melhor maneira possível. [13] No entanto, se você é um Mestre, existe uma solução simples para esse problema: coloque limites de tempo razoáveis ​​em seus jogadores. Por exemplo, você pode permitir que eles discutam por 1 minuto ou 30 segundos – mas, uma vez que isso acabar, eles precisam agir. Os jogadores merecem ser recompensados ​​por trabalharem juntos, mas também é importante manter o combate funcionando sem problemas!

  • No entanto, se você é um DM, há uma solução simples para esse problema: coloque limites de tempo razoáveis ​​em seus jogadores.
  • Por exemplo, você pode deixá -los discutir por 1 minuto ou 30 segundos – mas, uma vez que isso acabar, eles precisam agir.
  • Os jogadores merecem ser recompensados ​​por trabalharem juntos, mas também é importante manter o combate funcionando sem problemas!
  • O flanco pode ser redundante porque a vantagem não empilhe. Mesmo que um inimigo seja flanqueado e afetado por uma condição que concede vantagens contra eles, não há benefício extra para os PCs – eles obtêm vantagem ou não. Pode parecer assombroso se os jogadores o fizerem, mas já têm vantagem de outro efeito. [14] O flanco também é um risco. Um PC com a corpo a corpo pode ter que se colocar em perigo para entrar em uma posição de flanqueamento. Digamos que o lutador do partido assume um risco e flanqueie um inimigo, apenas para o mago incapacitá -los com a Hold Hold. Como Hold Pessoa concede vantagem aos ataques contra esse inimigo, o lutador pode parecer que está em perigo sem motivo.

  • O flanco também é um risco. Um PC a corpo a corpo pode ter que se colocar em perigo para entrar em uma posição de flanqueamento.
  • Diga que o lutador do partido assume um risco e flanqueia um inimigo, apenas para o mago incapacitá -los com Hold Hold.
  • Desde que Hold Pessoa concede vantagem aos ataques contra esse inimigo, o lutador pode parecer que está em perigo sem motivo.
  • Outras maneiras de obter vantagem nos inimigos

    Recursos de classe Se você quiser vantagem, mas não está em posição de flanquear um inimigo, não se preocupe – há muitas opções. A maioria das aulas tem algum tipo de recurso ou habilidade que lhes dará uma vantagem em rolos de ataque ou ataques de feitiços, então faça um balanço dos recursos da sua classe e identifique qualquer um que possa ajudar. [15] Por exemplo: o ataque imprudente dá a vantagem dos bárbaros nos rolos de ataque (embora os inimigos também tenham vantagem em seus ataques). O Totem Spirit (Wolf) oferece vantagem de aliados em rolos de ataque contra criaturas dentro da faixa corpo a corpo do bárbaro usando a habilidade. Manobras (da subclasse de lutador de mestre de batalha) como greve de distração, ataque de feijão e ataque de viagem a todos vantagens concedidas em ataques corpo a corpo.

  • Ataque imprudente dá a vantagem dos bárbaros sobre rolos de ataque (embora os inimigos também tenham vantagem em seus ataques).
  • O Totem Spirit (Wolf) oferece vantagem de aliados em rolos de ataque contra criaturas dentro da faixa corpo a corpo do bárbaro usando a habilidade.
  • Manobras (da subclasse de lutador mestre de batalha) como greve de distração, ataque de feijão e ataque de viagem a vantagem de todos os ataques a corpo a corpo.
  • Sentis, se você estiver jogando um PC de lançadeiras, é provável que você possa aprender um feitiço que concede a você (ou seus aliados) vantagem contra um inimigo. O Faerie Fire é um excelente exemplo: afeta os inimigos em um raio de 6 metros e os rodeia com luz, dando a todos os aliados vantagem em rolos de ataque contra eles (incluindo atacantes de longo alcance). [16] Outros feitiços incluem: True Strike Vicious Mockery Guiding Bolt Entangle Compell Duel Sleep Snear

  • True Strike
  • zombaria cruel
  • Bolsa guia
  • empréstimo
  • Duelo compelido
  • Dormir
  • SNARE
  • Risos hediondos de Tasha
  • Hold Pessoa
  • Zephyr Strike
  • As pessoas também assistem:

    poemas religiosos de natal e poemas de natal cristaos

    frases dos vencedores

    10 principais frases de experiencia

    9 etapas para superar as questoes de abandono em um relacionamento

    105 afirmacoes de inteligencia para aumentar seu qi