Como escrever uma introdução de ensaio

A introdução do seu ensaio serve a dois propósitos importantes. Primeiro, ele interessa ao seu leitor e os incentiva a ler o que você tem a dizer sobre isso. Segundo, dá ao leitor um roteiro do que você vai dizer e do ponto abrangente que vai fazer – sua declaração de tese. Uma introdução poderosa chama a atenção do seu leitor e os mantém lendo.

Parte 1

Vinculando seu leitor

1

Identifique seu público. A primeira frase ou duas de sua introdução deve atrair o leitor. Você quer que alguém que leia seu ensaio seja fascinado, intrigado ou até indignado. Você não pode fazer isso se não souber quem são seus leitores provavelmente. [1] Se você está escrevendo um artigo para uma aula, não assuma automaticamente que seu instrutor é seu público. Se você escrever diretamente para o seu instrutor, acabará por encobrir algumas informações necessárias para mostrar que você entende corretamente o assunto do seu ensaio. Pode ser útil reverter o seu público com base no assunto do seu ensaio. Por exemplo, se você está escrevendo um ensaio sobre um problema de saúde para mulheres para uma aula de estudos femininos, poderá identificar seu público como jovens na faixa etária mais afetadas pelo problema.

  • Se você está escrevendo um artigo para uma aula, não assuma automaticamente que seu instrutor é seu público. Se você escrever diretamente para o seu instrutor, acabará enclando algumas informações necessárias para mostrar que você entende adequadamente o assunto do seu ensaio.
  • Pode ser útil para engenharia reversa de seu público com base no assunto do seu ensaio. Por exemplo, se você está escrevendo um ensaio sobre um problema de saúde para mulheres para uma aula de estudos femininos, poderá identificar seu público como jovens na faixa etária mais afetadas pelo problema.
  • 2

    Use o elemento de surpresa. Uma estatística surpreendente ou chocante pode chamar a atenção do seu público, ensinando imediatamente a eles algo que eles não sabiam. Tendo aprendido algo novo na primeira frase, as pessoas estarão interessadas em ver para onde você vai a seguir. [2] Para que esse gancho seja eficaz, seu fato precisa ser suficientemente surpreendente. Se você não tiver certeza, teste alguns amigos. Se eles reagirem expressando choque ou surpresa, você sabe que tem algo de bom. Use um fato ou estatística que configure seu ensaio, não algo que você estará usando como evidência para provar sua declaração de tese. Fatos ou estatísticas que demonstram por que seu tópico é importante (ou deve ser importante) para o seu público normalmente faz bons ganchos.

  • Para que esse gancho seja eficaz, seu fato precisa ser suficientemente surpreendente. Se você não tiver certeza, teste alguns amigos. Se eles reagirem expressando choque ou surpresa, você sabe que tem algo bom.
  • Use um fato ou estatística que configure seu ensaio, não algo que você usará como evidência para provar sua declaração de tese. Fatos ou estatísticas que demonstram por que seu tópico é importante (ou deve ser importante) para o seu público normalmente faz bons ganchos.
  • 3

    puxar as cordas do seu leitor. Particularmente com ensaios pessoais ou políticos, use seu gancho para envolver seu leitor emocionalmente no assunto da sua história. Você pode fazer isso descrevendo uma dificuldade ou tragédia relacionada. [3] Por exemplo, se você estivesse escrevendo um ensaio propondo uma mudança para as leis de direção bêbada, você pode abrir com uma história de como a vida de uma vítima foi mudada para sempre depois que elas foram atingidas por um motorista bêbado.

  • Por exemplo, se você estivesse escrevendo um ensaio que propondo uma mudança para as leis de direção embriagada, você pode abrir com uma história de como a vida de uma vítima foi mudada para sempre depois que elas foram atingidas por um motorista bêbado.
  • 4

    Ofereça um exemplo ou anedota relevante. Em sua leitura e pesquisa para o seu ensaio, você pode ter encontrado uma anedota divertida ou interessante que, embora relacionada, não se encaixasse no corpo do seu ensaio. Essa anedota pode funcionar muito bem como um gancho. [4] Por exemplo, se você estiver escrevendo um ensaio sobre uma figura pública, poderá incluir uma anedota sobre um hábito pessoal estranho que se relaciona de volta à sua declaração de tese. Particularmente com documentos menos formais ou ensaios pessoais, histórias humorísticas podem ser ganchos particularmente eficazes.

  • Por exemplo, se você estiver escrevendo um ensaio sobre uma figura pública, poderá incluir uma anedota sobre um hábito pessoal estranho que se relaciona de volta à sua declaração de tese.
  • Particularmente com documentos menos formais ou ensaios pessoais, histórias humorísticas podem ser ganchos particularmente eficazes.
  • 5

    Faça uma pergunta instigante. Se você está escrevendo um ensaio persuasivo, considere usar uma pergunta relevante para atrair seu leitor e fazê -los pensar ativamente sobre o assunto do seu ensaio. [5] Por exemplo: “O que você faria se pudesse interpretar Deus por um dia? Isso é exatamente o que os líderes da pequena nação ilustre de Guam tentaram responder”. Se o seu prompt de ensaio foi uma pergunta, não apenas repita -o em seu artigo. Certifique -se de apresentar sua própria pergunta intrigante.

  • Por exemplo: “O que você faria se pudesse interpretar Deus por um dia? Isso é exatamente o que os líderes da pequena nação ilha de Guam tentaram responder.”
  • Se o seu prompt de ensaio foi uma pergunta, não apenas repita -o em seu trabalho. Certifique -se de apresentar sua própria pergunta intrigante.
  • 6

    Evite clichês e generalizações. Generalizações e clichês, mesmo se apresentados para contrastar com o seu ponto, não ajudaram seu ensaio. Na maioria dos casos, eles realmente doem, fazendo você parecer um escritor não original ou preguiçoso. [6] Generalizações amplas e amplas podem soar falsas com alguns leitores e aliená -los desde o início. Por exemplo, “todo mundo quer que alguém ame” alienaria alguém que se identificasse como aromântico ou assexual.

  • generalizações amplas e amplas podem soar falsas com alguns leitores e aliená -los desde o início. Por exemplo, “todo mundo quer que alguém ame” alienaria alguém que se identificasse como aromântico ou assexual.
  • Parte 2

    Criando seu contexto

    1

    Relacione seu gancho com um tópico maior. [7] A próxima parte da sua introdução explica ao seu leitor como esse gancho se conecta ao restante do seu ensaio. Comece com um escopo mais amplo e geral para explicar a relevância do seu gancho. [8] Use uma palavra ou frase de transição apropriada, como “no entanto” ou “da mesma forma”, para passar da sua anedota específica de volta para um escopo mais amplo. Por exemplo, se você relatou uma história sobre um indivíduo, mas seu ensaio não está sobre eles, você pode relacionar o gancho de volta ao tópico maior com uma frase como “Tommy não estava sozinho. 200.000 dockworkers afetados por essa greve da União. “

  • Use uma palavra ou frase de transição apropriada, como “no entanto” ou “da mesma forma”, para passar da sua anedota específica de volta para um escopo mais amplo.
  • Por exemplo, se você relatou uma história sobre um indivíduo, mas seu ensaio não é sobre eles, você pode relacionar o gancho de volta ao tópico maior com uma frase como “Tommy não estava sozinho, no entanto. Foram mais de 200.000 trabalhadores afetados por essa greve da União. “
  • 2

    Forneça as informações básicas necessárias. Enquanto você ainda mantém as coisas relativamente gerais, informe seus leitores a saber qualquer coisa que seja necessária para que eles entendam seu argumento principal e os pontos que você está fazendo em seu ensaio. [9] Por exemplo, se sua tese se relacionar com a forma como o Blackface foi usado como um meio de fazer cumprir a segregação racial, sua introdução descreveria o que foram as performances do Blackface, e onde e quando ocorreram. Se você estiver escrevendo um artigo argumentativo, explique os dois lados do argumento de maneira neutra ou objetiva.

  • Por exemplo, se sua tese se relacionar com a forma como o Blackface foi usado como um meio de fazer cumprir a segregação racial, sua introdução descreveria o que foram as performances do Blackface, e onde e quando ocorreram.
  • Se você está escrevendo um artigo argumentativo, explique os dois lados do argumento de maneira neutra ou objetiva.
  • 3

    Defina os termos -chave para os propósitos do seu ensaio. Seu tópico pode incluir conceitos amplos ou termos de arte que você precisará definir para o seu leitor. Sua introdução não é o lugar para reiterar definições básicas de dicionário. No entanto, se houver um termo -chave que possa ser interpretado de maneira diferente, dependendo do contexto, informe seus leitores como você está usando esse termo. [10] As definições seriam particularmente importantes se o seu ensaio estiver discutindo um tópico científico, onde alguma terminologia científica pode não ser entendida pelo leigo médio. As definições também são úteis em ensaios legais ou políticos, onde um termo pode ter significados diferentes, dependendo do contexto em que são usados.

  • As definições seriam particularmente importantes se o seu ensaio estiver discutindo um tópico científico, onde alguma terminologia científica pode não ser entendida pelo leigo médio.
  • As definições também são úteis em ensaios legais ou políticos, onde um termo pode ter significados diferentes, dependendo do contexto em que são usados.
  • 4

    Mova do general para o específico. Pode ser útil pensar em sua introdução como uma pirâmide de cabeça para baixo. Com o seu gancho em cima, sua introdução recebe seus leitores no mundo mais amplo em que sua tese reside. [11] Se você estiver usando 2 ou 3 frases para descrever o contexto para sua tese, tente tornar cada frase um pouco mais específica que a antes. Desenhe seu leitor gradualmente. Por exemplo, se você estiver escrevendo um ensaio sobre fatalidades de dirigir embriagado, poderá começar com uma anedota sobre uma vítima em particular. Então você pode fornecer estatísticas nacionais e reduzi -las ainda mais às estatísticas para um determinado gênero ou faixa etária.

  • Se você estiver usando 2 ou 3 frases para descrever o contexto para sua tese, tente tornar cada frase um pouco mais específica que a anterior. Desenhe seu leitor gradualmente.
  • Por exemplo, se você estiver escrevendo um ensaio sobre fatalidades de dirigir embriagado, poderá começar com uma anedota sobre uma vítima em particular. Então você pode fornecer estatísticas nacionais e reduzi -las ainda mais às estatísticas para um determinado gênero ou faixa etária.
  • Parte 3

    Apresentando sua tese

    1

    Faça seu ponto. Depois de configurar o contexto em que você está fazendo seu argumento, diga aos leitores o objetivo do seu ensaio. Use sua declaração de tese para comunicar diretamente o ponto único que você tentará fazer através do seu ensaio. [12] Por exemplo, uma tese para um ensaio sobre o desempenho da Blackface pode ser “por causa de seu efeito humilhante e desmoralizante nos escravos afro -americanos, o Blackface foi usado menos como uma rotina de comédia e mais como uma maneira de aplicar a segregação racial”. Seja assertivo e confiante em sua escrita. Evite incluir cotão como “neste ensaio, tentarei mostrar …” Em vez disso, mergulhe bem e faça sua reivindicação, ousada e orgulhosa. Seu esboço deve ser específico, único e comprovável. Através do seu ensaio, você fará pontos que mostrarão que sua declaração de tese é verdadeira – ou pelo menos convencer seus leitores de que é provavelmente verdadeiro.

  • Por exemplo, uma tese para um ensaio sobre o desempenho da blackface pode ser “por causa de seu efeito humilhante e desmoralizante nos escravos afro -americanos, o blackface foi usado menos como uma rotina de comédia e mais como uma maneira de aplicar a segregação racial.”
  • seja assertivo e confiante em sua escrita. Evite incluir cotão como “neste ensaio, tentarei mostrar …” Em vez disso, mergulhe bem e faça sua reivindicação, ousada e orgulhosa.
  • Seu esboço deve ser específico, único e comprovável. Através do seu ensaio, você fará pontos que mostrarão que sua declaração de tese é verdadeira – ou pelo menos convencer seus leitores de que é provavelmente verdadeiro.
  • 2

    Descreva como você vai provar seu ponto. Complete sua introdução, fornecendo aos seus leitores um roteiro básico do que você dirá em seu ensaio para apoiar sua declaração de tese. Na maioria dos casos, isso não precisa ser mais do que uma frase. [13] Se você criou um esboço para o seu ensaio, esta frase é essencialmente os principais assuntos de cada parágrafo do corpo do seu ensaio. Por exemplo, se você estiver escrevendo um ensaio sobre a unificação da Itália, poderá listar 3 obstáculos à unificação. No corpo do seu ensaio, você discutiria detalhes sobre como cada um desses obstáculos foi abordado ou superado. Em vez de apenas listar todos os seus pontos de suporte, resuma -os afirmando “como” ou “por que” sua tese é verdadeira. Por exemplo, em vez de dizer: “Os telefones devem ser banidos das salas de aula porque distraem os alunos, promovem a trapaça e fazem muito barulho”, você pode dizer “os telefones devem ser proibidos das salas de aula porque agem como um obstáculo ao aprendizado”.

  • Se você criou um esboço para o seu ensaio, esta frase é essencialmente os principais assuntos de cada parágrafo do corpo do seu ensaio.
  • Por exemplo, se você estiver escrevendo um ensaio sobre a unificação da Itália, poderá listar 3 obstáculos à unificação. No corpo do seu ensaio, você discutiria detalhes sobre como cada um desses obstáculos foi abordado ou superado.
  • Em vez de apenas listar todos os seus pontos de suporte, resuma -os afirmando “como” ou “por que” sua tese é verdadeira. Por exemplo, em vez de dizer: “Os telefones devem ser banidos das salas de aula porque distraem os alunos, promovem a trapaça e fazem muito barulho”, você pode dizer “os telefones devem ser proibidos das salas de aula porque agem como um obstáculo ao aprendizado”.
  • 3

    Faça a transição suavemente para o corpo do seu ensaio. Em muitos casos, você descobrirá que poderá passar direto da sua introdução ao primeiro parágrafo do corpo. Algumas apresentações, no entanto, podem exigir uma frase de transição curta no final para fluir naturalmente para o resto do seu ensaio. [14] Para descobrir se você precisar de uma frase de transição, leia a introdução e o primeiro parágrafo em voz alta. Se você estiver fazendo uma pausa ou tropeço entre os parágrafos, trabalhe em uma transição para tornar a mudança mais suave. Você também pode fazer com que amigos ou familiares leiam o seu fácil. Se eles acharem que é agitado ou salta da introdução no ensaio, veja o que você pode fazer para suavizá -lo.

  • Para descobrir se você precisar de uma frase de transição, leia a introdução e o primeiro parágrafo em voz alta. Se você estiver fazendo uma pausa ou tropeço entre os parágrafos, trabalhe em uma transição para tornar a mudança mais suave.
  • Você também pode fazer com que amigos ou familiares leiam o seu fácil. Se eles acharem que é agitado ou salta da introdução no ensaio, veja o que você pode fazer para suavizá -lo.
  • Parte 4

    Reunindo tudo isso

    1

    Leia ensaios de outros escritores em sua disciplina. O que constitui uma boa introdução variará amplamente, dependendo do seu assunto. Uma introdução adequada em uma disciplina acadêmica pode não funcionar tão bem em outra. [15] Se você estiver escrevendo seu ensaio para uma tarefa de aula, peça ao seu instrutor exemplos de ensaios bem escritos que você pode ver. Tome nota das convenções que são comumente usadas pelos escritores nessa disciplina. Faça um breve esboço do ensaio com base nas informações apresentadas na introdução. Em seguida, olhe para esse esboço ao ler o ensaio para ver como o ensaio o segue para provar a declaração de tese do escritor.

  • Se você estiver escrevendo seu ensaio para uma tarefa de classe, peça ao seu instrutor exemplos de ensaios bem escritos que você pode ver. Tome nota das convenções que são comumente usadas pelos escritores nessa disciplina.
  • Faça um breve esboço do ensaio com base nas informações apresentadas na introdução. Em seguida, olhe para esse esboço ao ler o ensaio para ver como o ensaio o segue para provar a declaração de tese do escritor.
  • 2

    Mantenha sua introdução curta e simples. Geralmente, sua introdução deve estar entre 5 e 10 % da duração geral do seu ensaio. [16] Se você estiver escrevendo um papel de 10 páginas, sua introdução deve ter aproximadamente 1 página. Para ensaios mais curtos com menos de 1.000 palavras, mantenha sua introdução em 1 parágrafo, entre 100 e 200 palavras. Sempre siga as diretrizes do seu instrutor para o comprimento. Essas regras podem variar às vezes com base no gênero ou na forma de escrita.

  • Para ensaios mais curtos com menos de 1.000 palavras, mantenha sua introdução a 1 parágrafo, entre 100 e 200 palavras.
  • Sempre siga as diretrizes do seu instrutor por comprimento. Essas regras podem variar às vezes com base no gênero ou na forma de escrita.
  • 3

    Escreva sua introdução depois de escrever seu ensaio. Alguns escritores preferem escrever o corpo do ensaio primeiro e depois voltar e escrever a introdução. É mais fácil apresentar um resumo do seu ensaio quando você já o escreveu. [17] Ao escrever seu ensaio, convém anotar as coisas que deseja incluir em sua introdução. Por exemplo, você pode perceber que está usando um termo específico que precisa definir em sua introdução.

  • Ao escrever seu ensaio, convém anotar coisas que deseja incluir em sua introdução. Por exemplo, você pode perceber que está usando um termo específico que precisa definir em sua introdução.
  • 4

    Revise sua introdução para se encaixar em seu ensaio. Se você escreveu sua introdução primeiro, volte e verifique se sua introdução fornece um roteiro preciso do seu artigo completo. Mesmo se você escreveu um esboço, pode ter se desviado de seus planos originais. [18] Exclua qualquer preenchimento ou idioma desnecessário. Dada a falta de introdução, toda frase deve ser essencial para a compreensão do seu leitor sobre o seu ensaio.

  • Exclua qualquer preenchimento ou linguagem desnecessária. Dada a falta de introdução, toda frase deve ser essencial para a compreensão do seu leitor sobre o seu ensaio.
  • 5

    Estruture sua introdução de maneira eficaz. [19] Uma introdução de ensaio é bastante formulada e terá os mesmos elementos básicos, independentemente do seu assunto ou da disciplina acadêmica. Embora seja curto, transmite muitas informações. [20] A primeira frase ou duas deve ser o seu gancho, projetado para chamar a atenção do seu leitor e interessá -los em ler seu ensaio. As próximas frases criam uma ponte entre o seu gancho e o tópico geral do restante do seu ensaio. Termine sua introdução com sua declaração de tese e uma lista dos pontos que você fará em seu ensaio para apoiar ou provar sua declaração de tese.

  • A primeira frase ou duas deve ser o seu gancho, projetado para chamar a atenção do seu leitor e interessá -los em ler seu ensaio.
  • As próximas frases criam uma ponte entre o seu gancho e o tópico geral do resto do seu ensaio.
  • Termine sua introdução com sua declaração de tese e uma lista dos pontos que você fará em seu ensaio para apoiar ou provar sua declaração de tese.
  • As pessoas também assistem:

    frases de confucio

    frases de pontualidade

    67 frases de auto sabotamento para parar de descarrilar sua vida

    19 melhores jogos de tabuleiro para adolescentes e jovens adultos em 2023

    intp vs intj 6 diferencas entre esses tipos de personalidade