Ao contrário de outros metais, o aço inoxidável é muito difícil de soldar. Possui uma camada espessa de óxido que impede que a solda derretida grude na superfície. Embora o trabalho seja um pouco mais complicado do que a solda regular, você pode soldar com sucesso o aço inoxidável com algumas etapas simples. Primeiro, pré-trate o aço limpando-o bem e aplicando um fluxo ácido à sua superfície. Use uma solda com pelo menos 50% de estanho para o melhor ligação. Em seguida, pré -aqueça os dois pedaços de metal para que a solda derrete e se liga com eficiência.
Parte 1
1
Trabalhe em uma área bem ventilada e use equipamentos de proteção. O aço inoxidável de solda requer solventes e outros produtos químicos que possam vaporizar durante o processo de aquecimento. Faça todo o trabalho em uma área bem ventilada para evitar respirar qualquer fumaça do processo. Sempre use proteção dos olhos e luvas quando estiver soldando. [1] Trabalhe lá fora, em uma garagem com a porta aberta ou perto de uma janela. Use uma máscara de poeira para uma camada extra de proteção.
2
Limpe o aço inoxidável com um solvente para remover óleo e graxa. Os contaminantes da superfície impedem que o material soldado se ligue adequadamente. Remova qualquer contaminante de líquido ou graxa com um limpador de solvente. Despeje um pouco em um pano e limpe a área que você está soldando. [2] O álcool isopropílico é um limpador de solvente básico que funciona na maioria dos casos. Para peças cobertas de graxa ou óleo, use um limpador mais forte como acetona. A acetona é corrosiva, irritante e inflamável. Use luvas ao lidar com isso e mantê -lo longe de chamas abertas. Se você tiver algum na sua pele, mantenha a área em água corrente por 5 minutos.
3
Remova contaminantes sólidos com uma escova de arame de metal. A limpeza do solvente pode não remover contaminantes sólidos, como poeira e sujeira. Pincele os dois pedaços de metal em sua superfície de solda para prepará -los para a ligação. [3] Não se preocupe se a escovação arranha o metal um pouco. Uma superfície áspera realmente ajuda a solda a se ligar melhor.
4
Limpe um fluxo à base de ácido na superfície do aço. A chave para fazer a solda encaderna ao aço inoxidável é tratá -lo com fluxo antes de soldar. O fluxo é uma substância oleosa ou aquosa, dependendo do tipo, que limpa as superfícies de metal para que se unem melhor. Para o aço inoxidável, um fluxo ácido remove os óxidos da superfície do aço e ajuda os metais a se unir. Use um fluxo forte, baseado em ácido. Molhe um pincel com o fluxo e aplique -o ao aço inoxidável. [4] Procure um fluxo projetado especificamente para uso de aço inoxidável. Isso geralmente é impresso no rótulo do produto. Use luvas e proteção ocular ao manusear ácidos. Outros fluxos à base de resina não são eficazes para soldar aço inoxidável. Use um fluxo mais forte e baseado em ácido. Se você estiver soldando 2 pedaços de aço inoxidável, limpe os dois com o fluxo. Se você estiver soldando aço inoxidável em outro metal, limpe apenas o aço.
Parte 2
Ligação dos metais
1
Use uma solda com pelo menos 50% de estanho para obter a melhor ligação. Embora existam muitos tipos de solda, uma variedade de alto teor se liga melhor com aço inoxidável. O estanho também corresponde à cor do aço inoxidável, por isso contribui para um selo melhor visível. [5] A solda com um pouco de prata também formará um selo mais forte. Lembre -se de que a solda com prata leva mais tempo para derreter.
2
Prenda as 2 peças de metal que você está soldando para que elas se toquem. Você precisará das duas mãos ao soldar, então prenda as duas peças de metal. Organize -os no ângulo que você deseja que eles se vinculem. Em seguida, use um clipe ou torno para prendê -los no lugar. [6] Existem bancos de solda especiais com grampos para manter 2 peças de metal no lugar. Considere investir em um deles se você soldar com frequência. A maioria dos vistos de mesa também é grande o suficiente para manter 2 pedaços de metal ao mesmo tempo. Se você estiver soldando algo trancado no lugar, como um cano, apenas prenda 1 pedaço de metal.
3
Pré-aqueça as duas superfícies de metal com sua unidade de aquecimento. Tanto uma tocha quanto um trabalho de ferro de solda para isso. Aplique a unidade de aquecimento nos dois pedaços de metal ao longo da linha que você está conectando. Deixe a unidade ligada até que o metal fique quente o suficiente para derreter a solda. [7] O fluxo irá borbulhar um pouco quando estiver aquecido. Isto é normal. Para testar quando o metal estiver quente o suficiente, toque um pouco de solda à sua superfície sem a unidade de aquecimento presa. Se derreter em contato, o metal está quente o suficiente.
4
Derreta um pouco de solda no metal não-aço, se você estiver usando um. Se você está ligando um metal diferente ao aço, como cobre ou estanho, pré-tratar a superfície derretendo um pouco de solda nele. Isso dá ao aço uma superfície para se ligar. Aqueça o metal com seu ferro de solda ou tocha até ficar quente o suficiente para derreter a solda. Em seguida, pressione a solda contra o metal e deixe uma piscina na área que você está vinculando ao aço. [8] Se você estiver soldando 2 pedaços de aço inoxidável, pule esta etapa. A solda é um fio de metal fino que vem em um carretel. Quando você derrete, desenrole 15 polegadas (15 cm) do carretel para manter a mão a uma distância segura longe do calor.
5
Aplique solda na junta das 2 peças de metal. Com os dois pedaços de metal pré-tratados, a solda se ligará muito melhor. Toque a solda no metal aquecido para que ele derreta. Em seguida, espalhe a solda até cobrir toda a junta. Aplique mais calor se o metal esfriar. [9] Se você estiver usando um ferro de solda, mantenha o ferro contra a articulação. Em seguida, toque na solda ao ferro. Espalhe a solda derretida ao longo da articulação enquanto ela flui pelo ferro. Se você estiver usando uma tocha, não toque na solda diretamente à chama. Aqueça o metal com a chama até que esteja quente o suficiente para derreter a solda e toque a solda ao metal.
6
Limpe a junta com água corrente e quente para remover o fluxo restante. O fluxo é muito corrosivo, portanto, deixá -lo ligado pode danificar o metal ao longo do tempo. Deixe a solda esfriar por 2-3 minutos antes de tocá-lo. Em seguida, enxágue qualquer fluxo restante. Traga a peça de metal para uma torneira e passe água morna sobre ela. Esfregue com uma esponja ou escova de dentes para remover qualquer fluxo restante. [10] Se a peça que você soldada for muito grande ou fixa, traga um balde de água morna e esfregue a junta com uma esponja. Use um sabonete de prato suave se o fluxo não sair com uma simples lavagem.