Embora muitas pessoas possam ver alguém que sofre de transtorno de personalidade narcisista (NPD) como sendo excessivamente confiante, a insegurança pode realmente ser uma grande causa dos comportamentos narcisistas de uma pessoa. Embora possam agir como se fossem superiores aos que os rodeiam, um narcisista pode simplesmente estar tentando encobrir seus sentimentos de insegurança e vulnerabilidade. Este artigo explica os efeitos que a insegurança tem sobre uma pessoa com NPD e as características e comportamentos comuns dos narcisistas inseguros. Caso você esteja lidando com um narcisista inseguro, também forneceremos conselhos sobre como enfrentá -los.
Sim, alguns narcisistas são inseguros e ocultam sentimentos de inferioridade. Muitas pessoas vêem os narcisistas como indivíduos egocêntricos que querem fazer tudo sobre si mesmos, mas a realidade é que muitas pessoas que lutam com o NPD também lutam com sentimentos de baixa auto-estima. Em particular, os narcisistas vulneráveis (secretos) geralmente têm menor auto-estima do que os narcisistas grandiosos (abertos). Essa insegurança é uma grande fonte de motivação para se comportar narcisisticamente. [1] Os narcisistas abertos são frequentemente muito extrovertidos, confiantes e assertivos. Seus comportamentos narcisistas geralmente são resultado de querer poder e controle sobre os outros. [2] Os narcisistas secretos geralmente são mais introvertidos, e seus comportamentos narcisistas geralmente são mais difíceis de identificar. Eles podem agir de maneira narcisista porque estão buscando validação para combater sentimentos de baixa auto-estima.
Traços de narcisistas inseguros
Falta de empatia Um dos principais sintomas do NPD é a incapacidade ou a falta de vontade de uma pessoa em simpatizar com os outros e entender seus sentimentos. Não ser capaz de se relacionar com as emoções dos outros e proporcionar conforto quando necessário pode fazer com que um narcisista perca muitos relacionamentos, e isso, por sua vez, pode fazê -los se sentir ainda mais inseguros. [3] É possível que um narcisista esteja muito ciente das dificuldades que têm relacionadas às emoções de outras pessoas, e isso pode ser uma grande parte de seus sentimentos inseguros.
Necessidade de controle de pessoas diagnosticadas com NPD são frequentemente descritas como sendo muito controladoras em seus relacionamentos, e elas podem recorrer ao uso da manipulação para conseguir o que quer. Para esconder suas inseguranças e criar o ambiente perfeito, onde eles podem receber elogios e validação, um narcisista pode estar controlando muito seu parceiro, amigos ou outras pessoas ao seu redor. Por exemplo, um narcisista pode proibir seu parceiro de sair com pessoas do sexo oposto porque elas se sentem inseguras sobre onde estão em seu relacionamento.
comportamento passivo-agressivo narcisistas que sentem inseguro podem optar por usar comportamentos passivos-agressivos para controlar ou manipular os outros para dar-lhes simpatia e louvor. Por exemplo, uma pessoa narcisista pode dar ao parceiro o tratamento silencioso, a fim de fazer com que a outra pessoa se sinta culpada ou fazê -la prestar mais atenção. [4] Para os narcisistas que estão em um relacionamento, eles podem não ser tão afetuosos com o parceiro quanto uma maneira passiva-agressiva de dizer a eles para serem mais atentos.
Sensibilidade às críticas por causa de seus sentimentos de insegurança, alguém com NPD pode ser especialmente sensível às críticas de outras pessoas, mesmo que seja para ser construtivo. Eles podem ficar defensivos ou atacar quando alguém faz um comentário, ou pode evitar completamente situações em que outros possam julgá -los. [5] Um colega de trabalho que tem NPD e também sente inseguro pode se recusar a ouvir qualquer crítica construtiva de seus colegas ou simplesmente ignorar as notas sobre seu desempenho.
Medo de rejeição e abandono parte da insegurança de um narcisista pode ser um medo subjacente de ser deixado para trás ou rejeitado por pessoas com quem se consideram próximas. Isso pode ser resultado de uma infância ou trauma negligente de uma instância passada em que alguém os deixou. Esse medo pode fazer de alguém com NPD que não esteja disposto a se abrir para os outros. [6] Para se proteger, um narcisista pode simplesmente escrever os outros como serem inferiores a eles, para que possam evitar serem feridos. Por exemplo, um colega de escola com NPD pode afirmar que é legal demais para sair com outras pessoas.
Comportamento julgador para proteger sua frágil auto-estima, um narcisista-especificamente, um narcisista secreto-pode recorrer a julgar todos ao seu redor como inferior. Ironicamente, eles podem temer ser julgados e rimos por outros, mas alguns narcisistas podem não ter reservas quando se trata de julgar os outros. [7] Um estudo descobriu que as pessoas que pontuavam mais alto em uma escala que mediam o narcisismo secreto eram mais propensas a temer ser ridicularizado por outros, mas também eram mais propensos a gostar de rir e zombar dos outros.
As tendências perfeccionistas de um narcisista podem ser parcialmente devido às expectativas muito altas que eles definiram para si mesmos. Sob seus comportamentos narcisistas, alguém com NPD pode temer ser humilhado por outros devido a suas deficiências. Por causa disso, eles podem trabalhar muito para parecer “perfeitos” e evitar qualquer constrangimento em potencial. [8] Em muitos casos, os narcisistas grandiosos tendem a ser perfeccionistas para se sentirem superiores aos outros. Por outro lado, narcisistas vulneráveis podem buscar perfeição para evitar que sua auto-estima danificasse mais.
desconfiar de outras pessoas para algumas pessoas com NPD, o medo de humilhação e suas falhas expostas podem torná -las muito desconfiadas dos outros. Para evitar esse constrangimento, eles podem se retirar completamente de determinadas situações, ou podem optar por manter seus relacionamentos mais no nível da superfície e menos íntimos. [9] O medo de parecer vulnerável também pode fazer com que eles estejam distantes com os outros, até com seu parceiro romântico. Devido a essa desconfiança e medo de vulnerabilidade, alguém com NPD pode estar relutante em estar em um relacionamento comprometido de longo prazo. Em vez disso, eles podem ter o hábito de apenas perseguir arremessos curtos.
Dificuldade com depressão e/ou ansiedade Infelizmente, esses sentimentos de insegurança e baixa auto-estima podem se transformar em problemas muito mais sérios, como depressão e ansiedade. Se eles pressionaram muita coisa a parecer superiores aos outros, narcisistas inseguros podem começar a se sentir ansiosos por sempre ter que manter uma fachada e cobrir suas fraquezas. Além disso, seus sentimentos de baixa auto-estima podem ser o resultado da depressão. [10]
comportamentos narcisistas inseguros
Eles dizem coisas autodesticas para que você faça você simpatizar. Um narcisista que se sente inseguro geralmente anseia por elogios e palavras simpáticas dos outros. Para obter sua simpatia, alguém com NPD pode intencionalmente fazer um comentário autodepreciativo, apenas para que você diga que não é verdade e elogiá-lo. [11] Por exemplo, um parceiro ou amigo da NPD pode dizer algo como: “Sou literalmente tão ruim em tudo” ou “ninguém se importa comigo” para ganhar sua simpatia.
Eles costumam se gabar de suas realizações. Para compensar ou ocultar qualquer uma de suas deficiências, um narcisista pode tentar aumentar sua imagem se gabando de suas várias realizações. Infelizmente, se eles se sentirem ameaçados por qualquer um de seus próprios sucessos, poderão tentar um abordá-lo e podem até fazer uma mentira para se parecer melhor. [12] Como exemplo, um amigo narcisista pode mentir sobre obter uma promoção no trabalho depois de ouvir sobre como você está indo no seu trabalho.
Eles reclamam que as coisas não são boas o suficiente. Um narcisista inseguro pode ter expectativas muito altas quando se trata de si e de suas vidas, e eles podem reclamar constantemente, a fim de parecer melhor do que os outros. Ao reclamar, eles estão mostrando como se mantêm para padrões mais altos do que as pessoas “regulares” e se fazem parecer superiores aos outros. [13] Por exemplo, um colega de trabalho narcisista pode dizer algo como: “Este trabalho é muito fácil para mim” ou “as pessoas claramente não sabem como é a ética de trabalho boa”.
Eles interpretam a vítima quando as coisas dão errado. Em vez de assumir a responsabilidade por seus erros, um narcisista que se sente inseguro pode ter maior probabilidade de mudar a culpa para outra pessoa e se tornar a vítima. Eles provavelmente não querem ser chamados e envergonhados, para que façam o possível para colocar esses sentimentos de culpa em outra pessoa. [14] Eles também podem usar a iluminação de gases para fazer alguém se sentir culpado, mesmo que o que aconteceu não fosse culpa deles. Esta é uma tática de manipulação comum que os narcisistas usam. Por exemplo, um parceiro narcisista ou membro da família pode colocar a culpa por um problema que eles estão tendo dizendo algo como: “Bem, eu não seria assim se você realmente se importasse comigo.”
Eles tentam fazer você se sentir inseguro. Se um narcisista se sentir encurralado, pode atacar projetando sua insegurança nas pessoas ao seu redor. Eles podem fazer isso se gabando demais de suas realizações, fazendo comentários depreciativos ou sendo excessivamente passivo-agressivo. [15] Por exemplo, um narcisista inseguro pode tentar desviar a atenção deles, dizendo que você não tem consideração pelos sentimentos deles quando mencionou algo que eles fizeram que o deixou desconfortável.
Causas de insegurança em narcisistas
Infelizmente, algumas pessoas que sofreram abuso durante a infância desenvolveram sintomas de NPD. Os comportamentos narcisistas geralmente agem como um mecanismo de defesa psicológica para aqueles que sofreram abuso ou negligência no início da vida, e as pessoas podem se voltar ao narcisismo, a fim de ocultar sentimentos de vergonha, solidão ou perda. [16]
estilos de pais prejudiciais Um pai que era inconsistente em dar a seu afeto ao filho poderia ter causado o filho a desenvolver um estilo de apego ansioso e baixa auto-estima. Se os pais foram afetuosos um momento, mas completamente negligentes no outro, é mais provável que o filho seja inseguro em relacionamentos futuros. Os narcisistas vulneráveis têm maior probabilidade de ter experimentado esse tipo de estilo de apego ansioso. [17]
Altas expectativas dos membros da família Uma pessoa pode desenvolver uma auto-estima muito baixa se crescesse em uma casa onde fossem constantemente julgadas e mantidas com padrões muito altos. Por causa dessas expectativas, eles podem desenvolver comportamentos narcisistas para se sentirem melhores que os outros e evitar qualquer sentimento de vergonha ou culpa por não cumprir esses altos padrões. [18]
lidar com um narcisista inseguro
Defina limites firmes. Se o comportamento da outra pessoa o deixar desconfortável ou está prejudicando diretamente você, estabeleça limites firmes sobre o que é e não é permitido. Além disso, verifique se esses limites vêm com consequências claras se a outra pessoa decidir quebrá -los. [19] Por exemplo, defina um limite que diz que um parceiro narcisista ou membro da família precisa respeitar seu espaço pessoal quando precisar. Isso pode ser uma resposta ao comportamento de controle de um narcisista em seu relacionamento. Crie consequências como ter menos comunicação com a outra pessoa, se mudar ou terminar com um parceiro narcisista. Se você estiver lidando com um colega de trabalho, diga a eles que levará o assunto ao seu chefe ou RH se eles continuarem fazendo você se sentir desconfortável.
Expresse seus sentimentos de maneira clara e concisa. Ao lidar com alguém com NPD, seja um membro da família, sócio, amigo ou colega de trabalho, é importante lembrar que eles podem ter dificuldade em se relacionar com o que você está dizendo devido à sua incapacidade ou falta de vontade de simpatizar. Se você quiser expressar seus sentimentos, faça -o de maneira concisa e direta. Use o idioma “i” para manter o foco em seus sentimentos em vez de colocar a culpa. Por exemplo, em vez de dizer: “Você diz coisas realmente prejudiciais”, seja mais direto ao dizer: “Sinto -me muito magoado quando você faz comentários menosprezados”.
Faça uma pausa no relacionamento se estiver afetando negativamente você. Se o comportamento da outra pessoa estiver se tornando tóxico e afetando negativamente sua vida, reserve um tempo para avaliar honestamente seu relacionamento e decidir se você precisa dar um passo atrás. Isso pode levar algumas semanas ou meses para si mesmo, ou deixá -los para sempre. Pergunte a si mesmo se o seu relacionamento com eles está sofrendo mais do que ajudá -lo. Não tenha medo de recorrer a amigos e familiares para obter conselhos. Mesmo que você não concorde completamente com o que eles têm a dizer, poderá obter novas perspectivas e encontrar soluções que talvez não pensem.
Não internalize seus comentários prejudiciais. Um narcisista que está lidando com a insegurança pode tentar lidar atacando você e fazendo você se sentir inseguro. Embora isso possa certamente ser prejudicial, é importante lembrar que esses comentários não são um reflexo preciso de você ou de seu personagem. Em vez disso, eles geralmente são um mecanismo de enfrentamento que a outra pessoa usa para desviar seus próprios sentimentos de inadequação. [20] Se você se sentir deprimido por causa de algo que eles disseram, diga algumas afirmações positivas para se lembrar do seu valor. Diga coisas como “Eu sou amado”, “Eu sou uma boa pessoa” e “Estou tentando o meu melhor” para ajudar a pensar positivamente sobre você.
Converse com um terapeuta para obter suporte extra. Ver um terapeuta pode ajudá -lo a lidar com os comportamentos de um narcisista e fornecer um espaço para saber mais sobre por que alguém com NPD pode agir da maneira que o faz. Um terapeuta também pode ser capaz de ajudá -lo a reconhecer os comportamentos narcisistas de uma pessoa e lidar com ela de uma maneira saudável. [21] Use um site como o BetterHelp para encontrar um terapeuta licenciado perto de você.